A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Arranjos Institucionais na Região Metropolitana de Belo Horizonte José Moreira de Souza.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Arranjos Institucionais na Região Metropolitana de Belo Horizonte José Moreira de Souza."— Transcrição da apresentação:

1 Arranjos Institucionais na Região Metropolitana de Belo Horizonte José Moreira de Souza

2 Momentos do percurso – Governo do estado – Israel Pinheiro - contrata estudo técnico para delimitação da Região Metropolitana de Belo Horizonte – 14 municípios assinam um convênio que dá origem ao PLAMBEL – Plano Metropolitano de Belo Horizonte. A instituição que vinha sendo pensada desde os movimentos pela Reforma Urbana no período pré sessenta e quatro e que encontrou acolhida na Secretaria de Estado do Trabalho e Cultura Popular – Governo Magalhães Pinto – torna-se uma diretoria na Fundação João Pinheiro.

3 Momentos do percurso – Em obediência à criação da Assembléia Metropolitana reúnem-se os conselheiros no auditório Idamar Siqueira da Cruz Gouveia, no PLAMBEL O Diretor de Planejamento submete à apreciação do novo colegiado uma proposta de elaboração do Plano Diretor da RMBH como previa a Constituição do Estado de Minas Gerais. Um conselheiro, vereador pelo município de Belo Horizonte, declara a intempestividade da proposta proveniente “de um órgão autoritário” que serviu à ditadura.

4 Momentos do percurso – O governo Azeredo decide extinguir o PLAMBEL. A mesa diretora solicita a essa autarquia a elaboração do Plano Diretor Metropolitano e argui o representante do Governo do Estado sobre o sentido dessa medida, tendo em vista a importância do PLAMBEL para os municípios metropolitanos.

5 Momentos do percurso (?) – Um grupo de técnicos cria o Instituto Horizontes que batalha pela criação de um Plano Estratégico para a RMBH – 20 e 21 de agosto. Realiza-se a 1ª Conferência Metropolitana da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O encontro se encerra com Lançamento da Frente Parlamentar Mineira em prol da RMBH; Posse do Conselho Deliberativo de Desenvolvimento Metropolitano; Assinatura do decreto de regulamentação do Fundo Metropolitano; e entrega do projeto de lei de criação da Agência Metropolitana.

6 Plano de Exposição Belo Horizonte: cidade síntese das Minas Gerais. Área Metropolitana: Planejamento e Gestão Agentes, Participação e comprometimento com o processo de metropolização Conclusão

7

8

9

10

11

12

13

14


Carregar ppt "Arranjos Institucionais na Região Metropolitana de Belo Horizonte José Moreira de Souza."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google