A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Quebrando as maldições adquiridas ao longo da vida 1) »Provérbios 26: 2 b “a maldição sem causa não se cumpre”. 2) »Gálatas 6: 7 b “tudo o que o homem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Quebrando as maldições adquiridas ao longo da vida 1) »Provérbios 26: 2 b “a maldição sem causa não se cumpre”. 2) »Gálatas 6: 7 b “tudo o que o homem."— Transcrição da apresentação:

1

2 Quebrando as maldições adquiridas ao longo da vida 1) »Provérbios 26: 2 b “a maldição sem causa não se cumpre”. 2) »Gálatas 6: 7 b “tudo o que o homem semear, isso também ceifará”.

3 Há três verdades referentes ao primeiro texto, duas explícitas e uma implícita: 1) Maldição existe, caso contrário não existiria essa palavra. 2) Sem uma causa, a maldição não se cumpre. 3) Caso haja uma causa, a maldição se cumprirá.

4 Três perguntas essenciais sobre maldição: 1) O que é maldição? 2) O que causa a maldição? 3) O que quebra ou anula a maldição?

5 As respectivas respostas são... 1) O que é maldição? Maldição tem alguns significados, dentre eles: 1) Lançar palavras que expressam o desejo de que algo ruim aconteça a alguém. 2) Consequências desagradáveis.

6 3) Prescrição, ditame ou regra definida que regula as consequências desagradáveis ou ruins que podem ocorrer pela desobediência a uma lei. A palavra se chama “maldição” numa referência às palavras “mal dito” ou “dito mal” (ruim). Uma proclamação das consequências que alguém sofreria em decorrência da desobediência a uma lei.

7 Um exemplo bem claro se encontra no quinto livro do chamado Antigo Testamento, Deuteronômio 27: 11 – 26: 11 Nesse mesmo dia Moisés deu ordem ao povo, dizendo: 12 Quando houverdes passado o Jordão, estes estarão sobre o monte Gerizim, para abençoarem o povo: Simeão, Levi, Judá, Issacar, José e Benjamim;

8 13 e estes estarão sobre o monte Ebal para pronunciarem a maldição: Rúben, Gade, Aser, Zebulom, Dã e Naftali. 14 E os levitas dirão em alta voz a todos os homens de Israel: 15 Maldito o homem que fizer imagem esculpida, ou fundida, abominação ao Senhor, obra da mão do artífice, e a puser em um lugar escondido. E todo o povo, respondendo, dirá: Amém.

9 16 Maldito aquele que desprezar a seu pai ou a sua mãe. E todo o povo dirá: Amém. 17 Maldito aquele que remover os marcos do seu próximo. E todo o povo dirá: Amém. 18 Maldito aquele que fizer que o cego erre do caminho. E todo o povo dirá: Amém.

10 19 Maldito aquele que perverter o direito do estrangeiro, do órfão e da viúva. E todo o povo dirá: Amém, 20 Maldito aquele que se deitar com a mulher deseu pai, porquanto levantou a cobertura de seu pai. E todo o povo dirá: Amém.

11 21 Maldito aquele que se deitar com algum animal. E todo o povo dirá: Amem. 22 Maldito aquele que se deitar com sua irmã, filha de seu pai, ou filha de sua mãe. E todo o povo dirá: Amém. 23 Maldito aquele que se deitar com sua sogra. E todo o povo dirá: Amém.

12 24 Maldito aquele que ferir ao seu próximo em oculto. E todo o povo dirá: Amém. 25 Maldito aquele que receber peita para matar uma pessoa inocente. E todo o povo dirá: Amém. 26 Maldito aquele que não confirmar as palavras desta lei, para as cumprir. E todo o povo dirá: Amém.

13 » Deuteronômio Se, porém, não ouvires a voz do Senhor teu Deus, se não cuidares em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que eu hoje te ordeno, virão sobre ti todas estas maldições, e te alcançarão: 16 Maldito serás na cidade, e maldito serás no campo. 17 Maldito o teu cesto, e a tua amassadeira.

14 18 Maldito o fruto do teu ventre, e o fruto do teu solo, e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas. 19 Maldito serás ao entrares, e maldito serás ao saíres. 20 O Senhor mandará sobre ti a maldição, a derrota e o esapontamento, em tudo a que puseres a mão para fazer, até que sejas destruído, e até que repentinamente pereças,por causa da maldade das tuas obras, pelas quais me deixaste. Dever de casa: ler todo o capítulo de Deuteronômio 28

15 2) O que causa a maldição? Maldição é o pronunciamento de uma consequência ruim causada pela desobediência a uma lei ou princípio divino. Semelhante a uma sentença de pena de condenação que alguém recebe por um crime que cometeu.

16 Observação importante: Tanto quem faz parte de uma igreja quanto quem ainda não faz pode ficar debaixo de uma maldição, pois a esta não está vinculada à membresia de uma igreja, mas à desobediência aos princípios de Deus. Infelizmente há muitos irmãos com maldição na sua vida spiritual,emocional, financeira, sentimental, profissional etc, porque desobedeceram a princípios estabelecidos por Deus.

17 A primeira maldição humana que houve na Terra é descrita no livro de Gênesis, e aconteceu com pessoas que estavam em plena comunhão com Deus, mais do que qualquer um de nós, ocorreu quando Eva e Adão, seduzidos pela serpente, desobedeceram a ordem de Deus de não comerem do fruto da árvore do bem e do mal.

18 »Gênesis 3. 1 Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? 2 Respondeu a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, 3 mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais.

19 4 Disse a serpente à mulher: Certamente não morrereis. 5 Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal. 6 Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu.

20 7 Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; pelo que coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais. 8 E, ouvindo a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim à tardinha, esconderam-se o homem e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. 9 Mas chamou o Senhor Deus ao homem, e perguntou-lhe: Onde estás?

21 10 Respondeu-lhe o homem: Ouvi a tua voz no jardim e tive medo, porque estava nu; e escondi-me. 11 Deus perguntou-lhe mais: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses? 12 Ao que respondeu o homem: A mulher que me deste por companheira deu-me a árvore, e eu comi.

22 13 Perguntou o Senhor Deus à mulher: Que é isto que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente enganou-me, e eu comi. 14 Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isso, maldita serás tu dentre todos os animais domésticos, e dentre todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.

23 15 Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. 16 E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a dor da tua conceição; em dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.17 E ao homem disse: Porque deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida.

24 18 Ela te produzirá espinhos e abrolhos; e comerás das ervas do campo. 19 Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás. A consequência da desobediência foi maldição em diversas áreas da vida deles, inclusive a morte espiritual e física.

25 3) O que quebra a maldição? A maldição não pode ser quebrada apenas pela pessoa que transgrediu a lei. Por exemplo: Se um motorista avança o sinal vermelho e foi multado, ele não pode retirar ou ignorar a multa, ela vai chegar a sua casa e uma hora ele terá que pagar ou poderá ter seu veículo apreendido. Ou seja, foi amaldiçoado pelo próprio erro. Em se tratando do aspecto espiritual, a desobediência é chamada pecado.

26 A Bíblia faz uma declaração muito importante, no livro de Romanos 3: 23: “Porque todos pecaram e longe estão da glória de Deus”. Ou seja, toda a humanidade está sujeita à pena da desobediência, isto é, à maldição. Na lei humana cada crime tem uma pena específica, na Lei de Deus, cada pecado traz consigo como consequência uma maldição na área da vida em que o pecado ocorreu. A desobediência aos princípios de Deus, ainda que sutil, é extremamente perigosa.

27 A Bíblia em Gálatas 3: 13: “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro”. “- Então está tudo certo, não há mais maldição?” Não é bem assim, a quebra da maldição por Jesus é condicional, nem quem é amaldiçoado pode quebrar a maldição sozinho nem o próprio Jesus. Tem que haver uma aliança entre ambos.

28 Lembre-se: “A maldição vem pelo Pecado” Então, o que se deve fazer? A resposta está na Primeira epistola do apóstolo João, capítulo 1, versículo 8 – 9 e no livro de Atos dos apóstolos 3: 19:

29 1ª. João 1 : 8 – 9: “Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. 9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” Atos 3: 19: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, de sorte que venham os tempos de refrigério, da presença do Senhor”.

30 Poderíamos parafrasear os versículos 19 de Atos, junto ao, 9 de 1ª. João capítulo 1º. do seguinte modo: “Arrependam-se e convertam-se dos seus pecados confessando-os a Deus, e ele os perdoará e apagará e anulará toda a maldição causada por eles”.


Carregar ppt "Quebrando as maldições adquiridas ao longo da vida 1) »Provérbios 26: 2 b “a maldição sem causa não se cumpre”. 2) »Gálatas 6: 7 b “tudo o que o homem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google