A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PALESTRA : DIA: 16/10/2012 ÁS 15 HS. LOCAL: GRUPO ESPÍRITA HUMBERTO DE CAMPOS RUA LICÍNIO BARCELOS, 168 - IRAJÁ/RJ) TEMA: AFINAL: “QUEM FOI MARIA DE MAGDALA”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PALESTRA : DIA: 16/10/2012 ÁS 15 HS. LOCAL: GRUPO ESPÍRITA HUMBERTO DE CAMPOS RUA LICÍNIO BARCELOS, 168 - IRAJÁ/RJ) TEMA: AFINAL: “QUEM FOI MARIA DE MAGDALA”"— Transcrição da apresentação:

1 PALESTRA : DIA: 16/10/2012 ÁS 15 HS. LOCAL: GRUPO ESPÍRITA HUMBERTO DE CAMPOS RUA LICÍNIO BARCELOS, IRAJÁ/RJ) TEMA: AFINAL: “QUEM FOI MARIA DE MAGDALA” EXPOSITOR: WANDERLEY A. ALVES

2 A EVOLUÇÃO ESPIRITUAL DE MARIA MADALENA: O MAIOR EXEMPLO DE TRANSFORMAÇÃO MORAL QUE A HISTÓRIA CONHECEU. A MULTIDÃO DE PECADOS REDIMIDOS PELA FORÇA PODEROSA DO AMOR.

3 DO AMOR MUNDANO AO AMOR DIVINO! FASCINADA PELO AMOR DE JESUS, MADALENA ROMPEU TODAS AS BARREIRAS DO PRECONCEITO HUMANO, ALCANÇANDO A PLENITUDE DA VIDA ESPIRITUAL.

4 AFINAL: “QUEM FOI MARIA DE MAGDALA”?  PERSONAGEM IMPORTANTE NA PASSAGEM DE JESUS PELA TERRA.  ELA É UM MISTÉRIO PARA HISTORIADORES PESQUISADORES E ATÉ ALGUNS RELIGIOSOS.  DOIS OU TRÊS LIVROS QUE PERTENCIAM A BÍBLIA, FORAM EXCLUÍDOS PELA IGREJA DA ÉPOCA, POR TEREM ALGUMAS PASSAGENS QUE NÃO AGRADAVAM OS GOVERNANTES.  UM DELES, O DA PRÓPRIA MADALENA, QUE PROVAVELMENTE FOI EXCLUÍDO PELA IGREJA, POR TRATAR-SE DE UMA MULHER, POIS NAQUELA ÉPOCA, ELAS NÃO TINHAM O MESMO VALOR SOCIAL QUE OS HOMENS.

5 FIDELIDADE AO MESTRE! MADALENA APARECE NO NOVO TESTAMENTO COMO FIEL E ARDOROSA DISCÍPULA DE JESUS. MADALENA APARECE NO NOVO TESTAMENTO COMO FIEL E ARDOROSA DISCÍPULA DE JESUS. ELA FOI BEATIFICADA PELAS IGREJAS CATÓLICA, ORTODOXA E ANGLICANA, SENDO ASSIM FESTEJADA NO DIA 22 DE JULHO, INCLUSIVE PELOS LUTERANOS. “SANTA” MARIA MADALENA É PROVENIENTE DA CIDADE DE MAGDALA, SITUADA NA MARGEM OCIDENTAL DO MAR DA GALILÉIA, COMO BEM INDICA SEU SOBRENOME.

6 ENTRANDO NO TÚNEL DO TEMPO: UMA DE SUAS REENCARNAÇÕES, OCORREU EM UMA CIVILIZAÇÃO QUE TERIA EXISTIDO NA ATLÂNTIDA, a.C. MADALENA TERIA SIDO ÍRIS A DEUSA DO ARCO ÍRIS.

7 BELEZA E TRAIÇÃO! A HISTÓRIA DE ÍRIS, APONTA DOIS FATOS IMPORTANTES: - ERA UMA JOVEM DE RARA BELEZA. - E SUA TRAIÇÃO AO SÁBIO, FILÓSOFO E ASTRÔNOMO NA ANTIGA ATLÂNTIDA. - E SUA TRAIÇÃO AO SÁBIO, FILÓSOFO E ASTRÔNOMO NA ANTIGA ATLÂNTIDA.

8 O PERDÃO! DEPOIS DE RECEBER O PERDÃO DESSE ESPÍRITO MARAVILHOSO, ÍRIS VEIO EM INÚMERAS REENCARNAÇÕES, SOFRENDO O GRANDE ARREPENDIMENTO PELO QUE FIZERA.

9 DEUSA MENSAGEIRA! OS GREGOS ACREDITAVAM QUE ÍRIS TINHA COMO FUNÇÃO MANTER A LIGAÇÃO ENTRE O CÉU E A TERRA, ENTRE OS DEUSES E OS HOMENS, TRANSMITINDO ORDENS, PEDIDOS E CONSELHOS. ELA É SÍMBOLO DE MODERAÇÃO, EQUILÍBRIO, BOAS NOTÍCIAS, SERENIDADE, PACIÊNCIA, ESTABILIDADE, PRAZER, TEMPERANÇA E HARMONIA.

10 MADALENA O MITO É NECESSÁRIO RECONHECER O PAPEL ARQUETÍPICO (PADRÃO) DE MADALENA E DA SUA UNIÃO COM JESUS, UMA UNIÃO SAGRADA, QUE TAMBÉM OCORREU NO PLANO FÍSICO. (Margareth Starbird - graduada em História Européia e Literatura Comparada)

11 O CONTADOR DE HISTÓRIA: CERTO DIA, QUANDO TINHA ENTRE 10 E 11 ANOS, MADALENA FOI LEVADA POR SUA FAMÍLIA À JERUSALÉM PARA A COMEMORAÇÃO DA PÁSCOA. PASSEANDO PELA PRAÇA, OUVIU UM CONTADOR DE HISTÓRIA DIZER: “UM DIA QUE NÃO ESTÁ LONGE, ELE VIRÁ E SURGIRÁ COMO LIBERTADOR DO POVO ELEITO”.

12 O CONTADOR DE HISTÓRIA: AO OUVIR ESTAS PALAVRAS, MADALENA FICOU COM UM BRILHO NOS OLHOS E PERGUNTOU: -“E COMO ELE SERÁ”? O VENERANDO CONTADOR DE HISTÓRIA ENTÃO, DISSE-LHE:

13 O CONTADOR DE HISTÓRIA:  ELE SERÁ BELO COMO A MADRUGADA;  SERÁ BRAVIO COMO O MAR AÇOITADO PELOS VENTOS;  SERÁ NOBRE COMO A LABAREDA DO FOGO;  E SERÁ OUSADO COMO UMA ESPADA NUA;  A SUA VOZ SERÁ PENETRANTE E DOCE COMO UM FAVO DE MEL;  E SEU OLHAR BALSÂMICO COMO A TERNURA DE UM CORAÇÃO DE MÃE TRANSMITINDO VIDA A UM FILHO DOENTE.

14 O AMOR! MADALENA JAMAIS PODERIA DIZER, POR QUAL RAZÃO AMOU À ESTE HOMEM ESTRANHO, QUE UM DIA HAVERIA DE CHEGAR.

15 ENVOLVIMENTO PERNICIOSO AOS 15 ANOS, ELA MORAVA EM JERUSALÉM EM JERUSALÉM, E, FOI ENVOLVIDA POR UM FALSO AMOR; ACORDANDO EM UM BORDEL. COMEÇAVA ENTÃO, SUA VIDA TUMULTUADA. FICOU RICA E FAMOSA, VIVIA EM UMA BELA MANSÃO, TINHAS JÓIAS, ROUPAS FINAS, MAS NÃO TINHA A PAZ QUE TANTO ASPIRAVA. DIZIAM QUE TINHA SETE DEMÔNIOS, QUE À POSSUÍAM.

16 ERA PROCURADA PELOS HIPÓCRITAS! SUA MANSÃO ERA PROCURADA PELOS PRÍNCIPES DAS SINAGOGAS, RICOS NEGOCIANTES, OPULENTOS SENHORES DE TERRAS E DE ESCRAVOS, FUNCIONÁRIOS DE ALTA CATEGORIA DA ADMINISTRAÇÃO HERODIANA, QUE LHE DEPOSITAVAM NO REGAÇO MOEDAS DE OURO, JÓIAS, DRACMAS, PERFUMES RAROS, PRESENTES DE PRATA EXÓTICOS.

17 SEUS OLHOS ERAM NOSTÁLGICOS:  ELA SE DAVA AO LUXO DE ESCOLHER QUEM LHE APROUVESSE E SE TORNOU DETENTORA DOS SEGREDOS DOS FARISEUS, AQUELES QUE BAIXAVAM A CABEÇA NA RUA, COM ARES PUDICOS, MAS QUE A BUSCAVAM, EMCOBERTOS POR MANTOS NEGROS, NA CALADA DA NOITE.  MARIA DE MAGDALA OU MADALENA, CONTUDO, NÃO ERA FELIZ. SURDA TRISTEZA A MINAVA, ENTREGANDO-SE, POR VEZES, DIAS SEGUIDOS, À PROFUNDA AMARGURA. ESPÍRITOS INFELIZES A TOMAVAM, EM NOITES VARIADAS, DEIXANDO-A ALHEADA, OLHOS PERDIDOS NO MISTÉRIO DE INSONDÁVEIS DISTÂNCIAS.

18 RENASCIMENTO DA ESPERANÇA CERTO DIA, UM MENDIGO VAI À SUA MANSÃO E DISSE-LHE: - LEMBRA-SE DE MIM”? - SOU AQUELE QUE UM DIA A INTERPELEI EM SUA CARRUAGEM PEDINDO-LHE UMA MOEDA PARA IR VER O MESSIAS, QUE FAZIA CURAS MARAVILHOSAS, E QUERIA QUE ELE ME CURASSE.

19 VIAGEM PARA CAFARNAUM CONTINUA ELE: -A SENHORA JOGOU-ME UMA MOEDA E PEDIU-ME QUE, QUANDO EU O ENCONTRASSE, VIESSE AVISAR-LHE. -POIS BEM SENHORA, EU O ENCONTREI E FUI CURADO DA LEPRA, VEJA: (ABRINDO A CAMISA). -E HOJE ELE ESTARÁ AQUI PERTO, EM CAFARNAUM.

20 ENCONTRO COM JESUS SERVINDO-SE DE UMA EMBARCAÇÃO, ATRAVESSOU O LAGO E FOI TER COM JESUS, EM CAFARNAUM, NA CASA DE PEDRO. SERVINDO-SE DE UMA EMBARCAÇÃO, ATRAVESSOU O LAGO E FOI TER COM JESUS, EM CAFARNAUM, NA CASA DE PEDRO. LÁ CHEGANDO, AO VER JESUS, FICA FASCINADA E AJOELHA-SE AOS SEUS PÉS.

21 DIÁLOGO COM JESUS: -JESUS LHE DIZ: MARIA! -E, ELA... COMO SABES MEU NOME? - EU TE CONHEÇO DESDE ANTES MARIA. -O QUE FAÇO RABI? -JESUS LHE SORRIU COM BONDADE E DISSE: -VAI, MARIA!... SACRIFICA-TE E AMA SEMPRE. -AMA OS TEUS FILHOS, OS FILHOS DAQUELES QUE NÃO TÊM MÃES. LONGO É O CAMINHO, DIFÍCIL A JORNADA, ESTREITA A PORTA, MAS A FÉ REMOVE OS OBSTÁCULOS... NADA TEMAS; É PRECISO CRER SOMENTE!

22 A CONVERSÃO DE MADALENA “NA MANHÃ SEGUINTE. A CIDADE DE MAGDALA SOUBE, PASMADA, A NOTÍCIA DO ARREPENDIMENTO E DA CONVERSÃO DA PECADORA. DISTRIBUÍRA TUDO QUANTO POSSUÍA E, COM O ESTRITAMENTE NECESSÁRIO, INICIARA NOVA VIDA."

23 NA CASA DE SIMÃO – O RICO FARISEU. EM OUTRA OCASIÃO, MADALENA FICA SABENDO QUE JESUS IRIA À CASA DE SIMÃO, UM RICO FARISEU. TUDO SE DEU TÃO RÁPIDO! ELA ADENTRA AO RECINTO, E SE ARROJA AOS PÉS DO RABI QUE PERMANECE IMPASSÍVEL, NA POSIÇÃO EM QUE SE ENCONTRAVA.

24 ENSINAMENTO DO MESTRE: JESUS SERVE-SE DO MOMENTO PARA LECIONAR O AMOR, EXALTANDO O GESTO DAQUELA MULHER QUE AJOELHADA A SEUS PÉS, REGA-OS COM SUAS LÁGRIMAS, ENXUGA-OS COM SEUS CABELOS E OS UNGE COM O EXCELSO PERFUME QUE IMPREGNA TODO O AMBIENTE.

25 O PERDÃO DOS PECADOS FALA JESUS PARA MADALENA: "POR ISSO TE DIGO QUE OS SEUS MUITOS PECADOS LHE SÃO PERDOADOS, PORQUE MUITO AMOU; MAS AQUELE A QUEM POUCO É PERDOADO, POUCO AMA.” (LUCAS, VII, 47) ERGUE-SE A VOZ DE JESUS COM INFINITA MAJESTADE: "MULHER, A TUA FÉ TE SALVOU; VAI-TE EM PAZ.” (LUCAS, VII, 48)

26 O ARREPENDIMENTO É O 1º PASSO: ZÉ VAI A IGREJA PARA SE CONFESSAR E CHEGANDO LÁ, APÓS AS COSTUMEIRAS SAUDAÇÕES DO PADRE, ESTE LHE PEDE QUE ENTRE NO CONFESSIONÁRIO. ENTÃO, O PADRE INICIA FAZENDO AS SEGUINTES PERGUNTAS:

27 O ARREPENDIMENTO É O 1º PASSO : JOSÉ, VOCÊ JÁ ROUBOU? - NÃO SEU PADRE! - JÁ MATOU ALGUÉM? NÃO! - JÁ DESEJOU A MULHER DO PRÓXIMO? NÃO! - FALOU MAL DOS OUTROS? NÃO! - VOCÊ ODEIA ALGUÉM? NÃO!

28 O ARREPENDIMENTO É O 1º PASSO : É EGOÍSTA? NÃO! - VOCÊ É INVEJOSO? NÃO! - É SENSUAL? NÃO! - VOCÊ É AVARENTO? NÃO! - É PREGUIÇOSO? NÃO! SATISFEITO, DIZ-LHE ENTÃO O PADRE: - ORA ZÉ VOCÊ NÃO TEM PECADO NENHUM. - TENHO SIM DIZ O ZÉ. - MAS, QUAL É O PECADO, INDAGA O PADRE. “É QUE EU SOU “MENTIROSO”!

29 JESUS ENALTECEU O VALOR DO ARREPENDIMENTO : “EM VERDADE, EM VERDADE VOS DIGO, QUE HAVERÁ MAIS ALEGRIA NO CÉU, POR UM PECADOR QUE SE ARREPENDE, DO QUE POR NOVENTA E NOVE JUSTOS, QUE NÃO NECESSITAM DE ARREPENDIMENTO”. PENSE NISSO! (JESUS – SEGUNDO LUCAS, CAPÍTULO 15, V. 7).

30 VISITA AO SEPULCRO: NO DOMINGO, INDO AO TÚMULO COM JOANA DE CUSA, MARIA, A MÃE DE MARCOS E OUTRAS MULHERES, ENCONTROU A PEDRA DO SEPULCRO REMOVIDA E DOBRADOS OS LENÇÓIS QUE LHE HAVIAM ENVOLVIDO O CORPO. ELA TEMEU QUE OS JUDEUS HOUVESSEM ROUBADO O SEU CORPO. ENQUANTO AS DEMAIS MULHERES RETORNARAM A JERUSALÉM A INFORMAR O OCORRIDO, MARIA PERMANECEU NO JARDIM, A CHORAR.

31 MADALENA – 1ª A VER JESUS A SAUDADE FEITA DE DOR LHE ESTRANGULAVA O PEITO, QUANDO OUVIU A VOZ D'ELE, CHAMANDO-A PELO NOME. O MESTRE ESTAVA ALI, VIVO, RADIOSO. FOI ANUNCIAR O FATO AOS DISCÍPULOS, QUE NÃO CRERAM. POR QUE HAVERIA JESUS DE APARECER A ELA, LOGO PARA ELA? SOMENTE MARIA, A MÃE D'ELE A ABRAÇOU E LHE PEDIU DETALHES.

32 PRECONCEITO APÓS A MORTE DE JESUS, MADALENA FICA SÓ, NINGUÉM QUERIA SUA COMPANHIA, POR CIÚME E PRECONCEITO. MADALENA PEDE A PEDRO QUE A LEVE COM ELE, MAS ELE DIZ NÃO. ELA SENTE FOME E PROCURA TRABALHO, PORÉM, TODOS NEGAM-LHE O PEDIDO. OS HOMENS SUGEREM-LHE QUE VOLTASSE A SUA VIDA DE ANTES, SUA VIDA EQUIVOCADA.

33 PALAVRAS DE MATEUS: "PEDRO, VOCÊ SEMPRE FOI PRECIPITADO. AGORA TE VEJO LUTANDO CONTRA A MULHER COMO A UM ADVERSÁRIO. SE JESUS A TORNOU DIGNA, QUEM ÉS TU PARA REJEITÁ-LA? CERTAMENTE JESUS A CONHECE MUITO BEM. FOI POR ISSO, QUE A AMOU MAIS QUE AMA A NÓS".

34 ASCENSSÃO DE JESUS APÓS 40 DIAS, NO MONTE DAS OLIVEIRAS, JUNTO AOS QUINHENTOS DISCÍPULOS, MADALENA O VIU ASCENDER LENTAMENTE, AS MÃOS VOLTADAS PARA ELES, COMO NUM GESTO DE AFAGO, AS VESTES LUMINOSAS, DESAPARECENDO ANTE SEUS OLHOS.

35 VÍTIMA DO PRECONCEITO?  APÓS ESTES FATOS, MADALENA DESEJOU SEGUIR COM OS APÓSTOLOS, PARA PREGAR A BOA NOVA. TODAVIA, ELES TEMERAM QUE SUA PRESENÇA PUDESSE SER PERNICIOSA, SEMEANDO DESCONFIANÇA, NAQUELES DIAS INICIAIS DAS LUZES DO NOVO REINO.  ELA EXPERIMENTOU SOLIDÃO E ABANDONO E, PARA DIMINUIR A IMENSA SAUDADE DO RABI PASSOU A ANDAR PELAS LONGAS PRAIAS QUE TANTO O RECORDAVAM.  ELA AGORA ERA OBRIGADA À MENDIGAR!

36 ENCONTRO COM OS LEPROSOS NUMA DESSAS TARDES, VIU UMA MULTIDÃO DE PESSOAS CAMINHANDO EM SUA DIREÇÃO. ERAM OS LEPROSOS QUE VINHA PROCURAR O MESSIAS PARA SEREM CURADOS.

37 MADALENA NO VALE DOS LEPROSOS AO SEREM INFORMADOS QUE JESUS HAVIA SIDO CRUCIFICADO E MORTO, TODOS CHORAM! MADALENA SEGUE CAMINHO COM ELES, E O VALE DOS IMUNDOS RECEBIA NAQUELE INSTANTE, UMA BELA MORADORA. MADALENA DETINHA-SE POR HORAS A FALAR DE JESUS, SAUDOSA, DO QUE APRENDERA COM QUEM ERA “O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA”.

38 10 ANOS SE PASSARAM! UM DIA, MADALENA AO BANHAR-SE, VERIFICA UMA LEVE PIGMENTAÇÃO EM SUA PELE. SIM! ELA ESTAVA CONTAMINADA PELA LEPRA. SENTINDO QUE A ENERGIA DA VIDA DIMINUÍA EM SUAS VEIAS, DESEJOU REVER JOÃO E, A DOCE MÃE DE JESUS, AQUELA QUE TANTO A AFAGARA EM SUAS AMARGURAS, E FOI A ÉFESO, MORRENDO ÀS PORTAS DA CIDADE.

39 MADALENA NOS BRAÇOS DE JESUS APÓS SUA DESENCARNAÇÃO, MARIA SE VÊ FORA DO CORPO, BELA COMO ANTES. VÊ SEU CORPO, VÊ A SANTÍSSIMA E JOÃO. OLHA PARA O MAR E VÊ NO MEIO DAS ONDAS UMA LUZ BRILHANDO E VINDO EM SUA DIREÇÃO.

40 MADALENA NO REINO DE DEUS! ERA JESUS DE BRAÇOS ABERTOS QUE LHE DIZ: -MARIA. RECOLHENDO-A BRANDAMENTE NOS BRAÇOS E MORMURA: -MARIA, JÁ PASSASTE A PORTA ESTREITA! AMASTE MUITO! VEM! EU TE ESPERO AQUI! -RABONI! DIZ MARIA. -DESCANSE MARIA, TU FOSTE FIEL, VIM BUSCAR-TE PARA O MEU REINO.

41 BIBLIOGRAFIA: -LUCAS VII – 36 a 50. -LIVRO: “PERDÔO-TE. MEMÓRIAS DE UM ESPÍRITO DE AMÁLIA SOLER. -MATÉRIA DO JORNAL: “MUNDO ESPÍRITA” DE DEZEMBRO/ LIVRO: “BOA NOVA” – PELO ESPÍRITO HUMBERTO DE CAMPOS – (PSICOGRAFIA DE CHICO XAVIER).

42 DE VOLTA AO CENÁRIO TERRESTRE: ESTE ESPÍRITO RETORNA À TERRA ENTRE (1225 E 1274), COMO O GRANDE TOMÁS DE AQUINO, PADRE DOMINICANO, FILÓSOFO, TEÓLOGO, QUE, CANSADO DE EXCESSOS DE TEORIZAÇÕES, DESEJOSO DE PASSAR À PRÁTICA DO BEM, PEDIU UMA ENCARNAÇÃO EXCLUSIVAMENTE PARA ISSO, NUM CORPO COM LIMITAÇÕES CEREBRAIS, PARA QUE ASSIM SE CONCENTRASSE NA MISSÃO SOB A ÉGIDE DA QUAL REENCARNARA. PADRE FILÓSOFOTEÓLOGO PADRE FILÓSOFOTEÓLOGO

43 FONTE: MENTORA ESPIRITUAL DE BENJAMIN TEIXEIRA E DO INSTITUTO SALTO QUÂNTICO, EUGÊNIA É UM ESPÍRITO QUE SE MANIFESTA EM FORMA FEMININA, APARENTANDO UMA SENHORA ESBELTA DE CINQÜENTA ANOS APROXIMADOS, COM TEZ MUITO ALVA E CABELOS NEGROS - CURIOSAMENTE, A PELE PARECE MUITO JOVEM, APESAR DO ASPECTO MADURO.

44 ESPÍRITO EUGÊNIA: OLHAR EXPRESSIVO E AMOROSO, TEM UMA TOCANTE AURA DE BONDADE QUE COMOVE OS CIRCUNSTANTES, AMIÚDE COM SUA PRESENÇA SIMPLESMENTE, ANTES MESMO QUE QUALQUER MANIFESTAÇÃO MEDIÚNICA MAIS OSTENSIVA LHE ATESTE A CHEGADA. ÀS VEZES, CHEIRO DE FLORES, EM PARTICULAR ROSAS, EVIDENCIA MAIS EXPRESSIVAMENTE SUA VISITA, PARA OS QUE ESTÃO NO PLANO FÍSICO DE EXISTÊNCIA.

45 ESPÍRITO EUGÊNIA: EUGÊNIA REENCARNOU COMO ASPÁSIA DE MILETO, GRANDE FILÓSOFA GREGA, MESTRA DE SÓCRATES, NO FAMIGERADO “SÉCULO DE PÉRICLES”. E, MAIS RECENTEMENTE, NA CONDIÇÃO DE SANTA BERNADETTE SOUBIROUS, A MÉDIUM VIDENTE QUE, EM LOURDES, FRANÇA, TESTEMUNHOU A APARIÇÃO DA AMANTÍSSIMA IMAGEM DE NOSSA SENHORA.

46 DE VOLTA AO TUNEL DO TEMPO: MADALENA MAIS TARDE VEIO À REENCARNAR- SE NA ESPANHA EM 28/03/1515, COMO TEREZA DE ÁVILA (TEREZINHA DE JESUS), EM PLENA IDADE MÉDIA. DESENCARNANDO EM: 04/10/1582 )

47 TEREZA DE ÁVILA (MADALENA) FOI UMA RELIGIOSA E ESCRITORA ESPANHOLA, FAMOSA PELA REFORMA QUE REALIZOU NA ORDEM DAS CARMELITAS E PELAS SUAS OBRAS MÍSTICAS. FOI UMA RELIGIOSA E ESCRITORA ESPANHOLA, FAMOSA PELA REFORMA QUE REALIZOU NA ORDEM DAS CARMELITAS E PELAS SUAS OBRAS MÍSTICAS. FOI PROCLAMADA A DOUTORA DA IGREJA PELO PAPA PAULO VI.

48 TEREZA DE ÁVILA – PERFIL (REENCARNAÇÃO DE MADALENA)  POSSUIDORA DE EXTRAORDINÁRIA MEDIUNIDADE, DE CURA, VIDÊNCIA, AUDIÊNCIA, DESDOBRAMENTO, EFEITOS FÍSICOS, PSICOGRAFIA E OUTRAS.  NÃO FOI COMPREENDIDA PELA IGREJA DE SEU TEMPO, POIS A CIÊNCIA DA MEDIUNIDADE NÃO ERA ACEITA PELO CLERO ROMANO.

49 TEREZA DE ÁVILA – PERFIL (REENCARNAÇÃO DE MADALENA)  ESCREVIA POESIAS E ASSUNTOS RELIGIOSOS SEMPRE VIGIADA PELOS SEUS TUTORES E PADRES CONFESSORES. ENCLAUSURADA POR ELES QUE LHE TIRAVAM TINTA E PAPEL.  CONSTRUIU ASILOS, ORFANATOS E HOSPITAIS. COM A AJUDA FINANCEIRA DE SUA FAMÍLIA E DE OUTROS QUE CONFIAVAM EM SUA MISSÃO.

50 TEREZA DE ÁVILA – PERFIL (REENCARNAÇÃO DE MADALENA)  CHAMARAM-NA DE LOUCA, VAIDOSA E ORGULHOSA, POR DISCORDAR DO QUE ACHAVA ERRADO NA IGREJA.  VALENTE E OBSTINADA EM SUAS CONVICÇÕES. NÃO TINHA MEDO DE DIZER O QUE SENTIA, POIS ERA ACOMPANHADA PELA VOZ E INTUIÇÃO DE JESUS (ÀS VEZES O VIA).  NA FASE DE DESCOBRIMENTO, VIA SUAS VIDAS PASSADAS, E ATRAVÉS DISSO, SABIA O QUE DEVIA FAZER, A FIM DE MELHORAR O SEU FUTURO, CUMPRINDO A LEI DE CAUSA E EFEITO.

51 OS OBSESSORES  TERRÍVEIS OBSESSORES LHE DIZIAM: -MERECE TUDO O QUE TEM SOFRIDO, POIS É ORGULHOSA E AMBICIOSA. ELA LHES RESPONDIA: -NUNCA FUI AMBICIOSA. O QUE DESEJO, É MAIS LUZ E NOBREZA DE SENTIMENTOS PARA A HUMANIDADE. INSISTIA O OBSESSOR: -VOCÊ É O SÍMBOLO DE TODOS OS VÍCIOS E DE TODAS AS BAIXEZAS. NÃO É DE ESTRANHAR QUE NA TERRA EXISTA UMA IGREJA DE CRISTO PROSTITUÍDA, QUANDO NO ESPAÇO TAMBÉM HÁ MENTIRA E PROSTITUIÇÃO. -ELA RESPONDEU: -VOCÊ NÃO ME ASSUSTA, SEI BEM QUEM É (FALSOS PROFETAS DA ERRATICIDADE).

52 TEREZA DE ÁVILA FALAVA COM AS FLORES.  PARA DEUS, NÃO EXISTEM PECADORES, E SIM FILHOS PRÓDIGOS, QUE AO VOLTAREM ENCONTRAM LUGARES CERTOS A MESA, E COLO CARINHOSO PARA OS RECEBER.  PORQUE SEGUNDO JESUS, HÁ MAIS FESTA E ALEGRIA NO CÉU, POR UM PECADOR QUE SE ARREPENDE, DO QUE POR TODOS OS JUSTOS QUE ALI ESTÃO.

53 REFORMADORA DAS CONGREGAÇÕES RELIGIOSAS  APESAR DE TER FEITO TANTOS PRODÍGIOS E DE HAVER ASSOMBRADO O MUNDO COM SUAS CURAS MILAGROSAS, PARECENDO UMA ALMA PRIVILEGIADA, AO CHEGAR AO ESPAÇO, QUAL NÃO FOI SUA SURPRESA AO VER QUE AINDA TINHA QUE ESTUDAR A CIÊNCIA MAIS DIFÍCIL DE SE APRENDER: - A DE SABER PERDOAR! (AMÁLIA DOMINGO SOLER, 1904 – EXPOENTE DO ESPIRITISMO ESPANHOL NOS SÉCULOS XIX E XX)

54 ÚLTIMA ENCARNAÇÃO: (1910/1997) MADALENA VOLTA A REENCARNAR NO SÉCULO XX, COMO MADRE TERESA DE CALCUTÁ. (FONTE: LIVRO: “MULHERES DO EVANGELHO” – PELO ESPÍRITO ESTEVÃO – PSICOGRAFIA DE: ROBSON PINHEIRO).

55 MISSIONÁRIA DO SÉCULO XX AGNES GONXHA BOJAXHIU (SKOPJE, 26/08/1910 — CALCUTÁ, 05/09/ 1997), CONHECIDA MUNDIALMENTE COMO MADRE TERESA DE CALCUTÁ OU BEATA TERESA DE CALCUTÁ, FOI UMA MISSIONÁRIA CATÓLICA ALBANESA, NASCIDA NA REPÚBLICA DA MACEDÔNIA E NATURALIZADA INDIANA, BEATIFICADA PELA IGREJA CATÓLICA EM CONSIDERADA, POR ALGUNS, A MISSIONÁRIA DO SÉCULO XX, FUNDOU A CONGREGAÇÃO "MISSIONÁRIAS DA CARIDADE", TORNANDO-SE CONHECIDA AINDA EM VIDA PELO COGNOME DE "SANTA DAS SARJETAS ". SKOPJE1910CALCUTÁ 1997 MISSIONÁRIACATÓLICA ALBANESA REPÚBLICA DA MACEDÔNIA NATURALIZADAINDIANA SÉCULO XXMISSIONÁRIAS DA CARIDADESKOPJE1910CALCUTÁ 1997 MISSIONÁRIACATÓLICA ALBANESA REPÚBLICA DA MACEDÔNIA NATURALIZADAINDIANA SÉCULO XXMISSIONÁRIAS DA CARIDADE

56 TÍTULOS E HOMENAGENS:  PADMA SHREE - ÍNDIA,  RAMON MAGSAYSAY AWARD FOUNDATION - FILIPINAS,  DOUTORA HONORIS CAUSA EM MEDICINA E CIRURGIA PELA FACULDADE DE MEDICINA E CIRURGIA DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SAGRADO CORAÇÃO (CARTA DE JOÃO PAULO II)  PRÊMIO NOBEL PARA A PAZ  MEDALHA PRESIDENCIAL DA LIBERDADE - ESTADOS UNIDOS, 1985.

57 UMA GRANDE LIÇÃO: UM SENHOR CERTA FEITA LHE FALOU: -‘EU NÃO DARIA BANHO EM UM LEPROSO NEM POR UM MILHÃO DE DOLARES’. MADRE TERESA LHE RESPONDEU: -“NEM EU”. SOMENTE POR AMOR SE PODE DAR BANHO EM UM LEPROSO”!

58 “SE AS PESSOAS SÃO IRRACIONAIS, INCONSEQUENTES E EGOÍSTAS… AME-AS DE QUALQUER MODO”. “EU SINTO QUE O GRANDE DESTRUIDOR DA PAZ HOJE É O ABORTO, PORQUE É UMA GUERRA CONTRA A CRIANÇA, UMA MATANÇA DIRETA DE CRIANÇAS INOCENTES, ASSASSINADAS PELA PRÓPRIA MÃE. E SE NÓS ACEITAMOS QUE UMA MÃE PODE MATAR ATÉ MESMO O SEU PRÓPRIO FILHO, COMO É QUE PODEMOS DIZER ÀS OUTRAS PESSOAS PARA NÃO SE MATAREM? (…) QUALQUER PAÍS QUE ACEITE O ABORTO NÃO ESTÁ ENSINANDO O SEU POVO A AMAR, MAS A USAR DE QUALQUER VIOLÊNCIA PARA CONSEGUIR O QUE SE QUER. É POR ISSO QUE O MAIOR DESTRUIDOR DO AMOR E DA PAZ É O ABORTO.” (DISCURSO PROFERIDO EM WASHINGTON, DC, EM 3 DE FEVEREIRO DE 1994).

59 VISÃO HISTÓRICA DE MADALENA: (SABOTAGEM)  PAULO DE TARSO AOS CORÍNTIOS (15.5-8) NOVO TESTAMENTO:  “APARECEU A CEFAS (PEDRO), E DEPOIS AOS DOZE, EM SEGUIDA APARECEU A MAIS 500 IRMÃOS DE UMA VEZ, A MAIORIA DOS QUAIS AINDA VIVE, ENQUANTO ALGUNS JÁ ADORMECERAM. POSTERIORMENTE APARECEU A TIAGO, E, DEPOIS A TODOS OS APÓSTOLOS, E EM ÚLTIMO LUGAR TAMBÉM A MIM, O ABORTIVO (*) OBS: CADÊ MARIA DE MADALENA NO TEXTO DE PAULO? PAULO? (*) ABORTIVO: RECURSO DE ORATÓRIA UTILIZADO POR PAULO PARA SE DIMINUIR, POR NÃO TER CONVIVIDO COM JESUS.

60 TEXTO DE MARCOS – )  “ORA, TENDO RESSUSCITADO NA MADRUGADA DO 1º DIA DA SEMANA, JESUS APARECEU 1º A MARIA DE MAGDALA, DE QUEM HAVIA EXPULSADO 7 DEMÔNIOS”. OBS: NOTARAM A CONTROVÉRSIA DOS TEXTOS?

61 MADALENA... APÓSTOLA?  PAULO CRIA UM CRITÉRIO, AFIRMANDO QUE APÓSTOLO É TODO AQUELE QUE VIU JESUS RESSUSCITADO. E, DENTRO DESTE CONCEITO, MADALENA TAMBÉM É APÓSTOLA, E, EVIDENTEMENTE DIVIDIRIA O PODER COM OS DEMAIS.  PERMITINDO ASSIM QUE ELA PREGASSE A BOA NOVA, FIZESSE CULTOS, EXORCISMOS, ETC.  SE A CRENÇA NA RESSURREIÇÃO ERA O PILAR DO CRISTIANISMO, NÃO É ABSURDO DIZER QUE MADALENA FOI A FUNDADORA DO CRISTIANISMO.

62 ALGUMAS CURIOSIDADES:  JESUS BEIJAVA MADALENA NA BOCA FREQUENTEMENTE, E QUE ESTA ERA SUA COMPANHEIRA.  MAS, TAMBÉM BEIJAVA OS OUTROS DISCÍPULOS NA BOCA E QUE ESTE BEIJO, NÃO TINHA CONOTAÇÃO ERÓTICA. (EVANGELHO DE FILIPE – NÃO CANÔNICO)

63 AFINAL... MADALENA FOI PROSTITUTA?  NOS EVANGELHOS CANÔNICOS FALAM DE DUAS MARIAS:  UMA DELAS É AQUELA QUE UNGE A CABEÇA DE JESUS NA CASA DE LÁZARO, E ESTA MARIA É IRMÃ DE LÁZARO.  A OUTRA É A QUE UNGE OS PÉS DE JESUS NA CASA DE SIMÃO O RICO FARISEU. (HISTÓRICAMENTE É ANÔNIMA E PECADORA) MAS, SEGUNDO DIVALDO FRANCO É MADALENA).  É IMPORTANTE ESCLARECER, QUE NA PALESTINA ROMANA ONDE VIVIA JESUS, UMA MULHER “PECADORA”, PODERIA SER UMA MULHER QUE COMESSE CARNE DE PORCO, QUE NÃO PAGASSE O DÍZIMO. ONDE ENTÃO, ESTARIA ESCRITO QUE A MULHER PECADORA É PROSTITUTA?  NO TEMPO DE JESUS PARA SER PECADORA, BASTAVA NÃO CUMPRIR OS 10 MANDAMENTOS.

64 TENTARAM DESMORALIZAR MADALENA, ABAFAR SUA IMPORTÂNCIA DENTRO DO CRISTIANISMO! TERTULLIANUS (160/220 d.C.) PADRE DA IGREJA, VAI ESCREVER NO FINAL DO SEC.II, QUE TEM CONHECIMENTO QUE COMUNIDADES CRISTÃS, SÃO LIDERADAS POR MULHERES, QUE FAZEM CULTO, CURAS, EXORCISMOS E ATÉ BATIZAM. E QUE ESTAS MULHEERES SE INSPIRAM EM MARIA MADALENA.

65 GOLPE DE MISERICÓRDIA NA REPUTAÇÃO DE MADALENA NO ANO 591 D.C. O PAPA GREGÓRIO MAGNO I, LANÇA UMA HOMILÍA (FALA DIRIGIDA A TODOS OS CRISTÃOS). NESTA HOMILÍA O PAPA AFIRMA QUE, AQUELA MULHER ARREPENDIDA E PECADORA QUE UNGIU OS PÉS DE JESUS, ERA MADALENA. JOGANDO UMA INJÚRIA E MACULANDO A REPUTAÇÃO DE MADALENA.

66 QUERIA O PAPA DIZER :  - PAREM DE CULTUAR ESTA MULHER. QUEM ESTÁ DIZENDO É O PAPA. E PARA REFORÇAR ESTA FALA, COLOCA MADALENA COMO A PADROEIRA DAS PROSTITUTAS.  E CONTINUA: - AFIRMA QUE OS 7 DEMÔNIOS, EXPULSOS POR JESUS, REPRESENTAVAM TODOS OS VÍCIOS DA HUMANIDADE.

67 MULHERES UNIDAS!  EM 1968, POR PRESSÃO DAS FEMINISTAS, O VATICANO, APÓS DEBATE DE UMA SEMANA, ENTRE O PAPA E SEUS MEMBROS, DECIDIU QUE, HISTÓRICAMENTE, NÃO HAVIA ELEMENTOS PARA SE AFIRMAR, QUE MADALENA FOSSE PROSTITUTA. MAS DISSE: “QUE O POVO NÃO SAIBA DISSO”. ( ESTA AFIRMAÇÃO, ESTÁ EM UM COLÓQUIO FEITO POR VÁRIOS TEÓLOGOS NO VATICANO, E QUE FOI RATIFICADO PELO PAPA).

68 MADALENA – O PARÁCLITO  APROXIMADAMENTE NO SÉCULO II, TEMOS VÁRIOS TEXTOS CRISTÃOS, NOS QUAIS MADALENA É COLOCADA COMO LÍDER.  “ELA É O PARÁCLITO, QUE LEMBRA O QUE ELES ESQUECERAM E ENSINA O QUE FALTOU ENSINAR”.  (EVANGELHO DE FILIPE, PISTIS SHOFHIA, DIÁLOGO DO SALVADOR, ETC.)

69 BIBLIOGRAFIA:  ESTUDO HISTÓRICO SEM CONOTAÇÃO RELIGIOSA, PROFERIDA POR LAIR AMARO FARIA (HISTORIADOR E PROFESSOR DA PUC/RJ), NO CENTRO ESPÍRITA IRMÃ CLARA – 2011)

70 CONCLUSÃO  ESTE ESPÍRITO DE MULHER FORTE, DESTEMIDA, POLÊMICA, CORAJOSA E ACIMA DE TUDO, HUMANA (ADMITINDO DORES E PRAZERES). ESSA É A PERSONALIDADE DE MARIA MADALENA QUE NOS ENCANTA. VEJAMOS NELA A REPRESENTAÇÃO DA INDIVIDUALIDADE FEMININA. ATÉ MESMO TODAS AS PERSEGUIÇÕES QUE SOFREU E SOFRE FALAM DOS PRECONCEITOS DE QUE A MULHER DE CARNE E OSSO TEM SIDO ALVO, DESDE AQUELES TEMPOS.  ESSAS PERSEGUIÇÕES NÃO CONTRAPÕEM O MITO, O IDEAL QUASE PATOLÓGICO.

71 CONCLUSÃO;  A HISTÓRIA DE MARIA MADALENA RETRATA A DIGNIDADE DA SUPERAÇÃO, DA DEDICAÇÃO, DA CORAGEM DE VIVER SUAS VERDADES, DA CAPACIDADE DE ENTREGA INCONDICIONAL, SEM PERDER SUA INDIVIDUALIDADE DE MULHER.

72 FINAL: SEJA LÁ O QUE O HOMEM DO PASSADO, A IGREJA E AS RELIGIÕES TENHAM ESCONDIDO SOBRE A PERSONAGEM MARIA MADALENA, A SUA IMPORTÂNCIA NA IMPLANTAÇÃO DO CRISTIANISMO FOI EXTREMAMENTE VITAL, ELA VEIO PARA AJUDAR JESUS. SUA LIGAÇÃO COM O MESTRE DOS MESTRES ESTÁ CONDIGNAMENTE RECONHECIDA NATURALMENTE NAS ESFERAS ESPIRITUAIS. SUA LIGAÇÃO COM O MESTRE DOS MESTRES ESTÁ CONDIGNAMENTE RECONHECIDA NATURALMENTE NAS ESFERAS ESPIRITUAIS. AQUI NA TERRA, OS ARTISTAS DO PASSADO CONSERVARAM, ESCONDERAM (MOSTRANDO) A VERDADE E NO TEMPO EM QUE VIVEMOS, NO ALVORECER DA NOVA ERA, A VERDADE SE ABRE, DESFRALDA O SEU LEQUE, DEIXANDO EM LETRAS GARRAFAIS A INEGÁVEL VERDADE. JÁ NÃO É APENAS QUESTÃO DE TER OLHOS PARA VER, TRATA-SE DE EVIDÊNCIAS TÃO INCONTESTÁVEIS QUE A VERDADE ESTÁ SE IMPONDO A TODOS, QUEIRAMOS OU NÃO. JÁ NÃO É APENAS QUESTÃO DE TER OLHOS PARA VER, TRATA-SE DE EVIDÊNCIAS TÃO INCONTESTÁVEIS QUE A VERDADE ESTÁ SE IMPONDO A TODOS, QUEIRAMOS OU NÃO.

73 OBRIGADO PELA PRESENÇA QUE JESUS OS ABENÇOEM, ILUMINEM E OS LEVEM COM SEGURANÇA ATÉ AOS SEUS LARES! COM JESUS SEMPRE!


Carregar ppt "PALESTRA : DIA: 16/10/2012 ÁS 15 HS. LOCAL: GRUPO ESPÍRITA HUMBERTO DE CAMPOS RUA LICÍNIO BARCELOS, 168 - IRAJÁ/RJ) TEMA: AFINAL: “QUEM FOI MARIA DE MAGDALA”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google