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PLANO DE CARREIRAS Curitiba Nórdica Veículos S.A..

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1 PLANO DE CARREIRAS Curitiba Nórdica Veículos S.A.

2 PÓS VENDA Nórdica Veículos S.A.

3 Nórdica Veículos S.A. Gestão de Pessoas Clique nos cargos para visualizar as competências necessárias para exercer a função. DIRECIONAMENTO DA EVOLUÇÃO DE CARREIRA Opção de duplo direcionamento na mesma classe. Opção de único direcionamento na mesma classe. Opção de direcionamento para classe superior.

4 Almoxarife de peças D Almoxarife de peças D Almoxarife de peças C Almoxarife de peças C Assistente adm. de peças II Assistente adm. de peças II Assistente adm. de serviços III Assistente adm. de serviços III Orçamentista C Assistente adm. de serviços II Assistente adm. de serviços II Almoxarife de peças A Almoxarife de peças A Almoxarife de peças B Almoxarife de peças B Assistente adm. de peças I Assistente adm. de peças I Vendedor interno de peças C Vendedor interno de peças C Orçamentista B Assistente adm. de serviços I Assistente adm. de serviços I Auxiliar de mecânico/eletricista Auxiliar de mecânico/eletricista Mecânico D Eletricista D Mecânico D Eletricista D Mecânico C Eletricista C Mecânico C Eletricista C Mecânico B Eletricista B Mecânico B Eletricista B Mecânico A Eletricista A Mecânico A Eletricista A PLANO DE CARREIRA Assistente adm. de peças III Assistente adm. de peças III Assistente garantia pl. manut. C Assistente garantia pl. manut. C Classe 1 Operacional Classe 2 Operacional Classe 3 Operacional Classe 4 Operacional Classe 5 Operacional Analista de indicadores II Analista de indicadores II Analista de indicadores III Analista de indicadores III Assistente adm. de pós-venda III Assistente adm. de pós-venda III Assistente adm. de pós-venda I Assistente adm. de pós-venda I Assistente adm. de pós-venda II Assistente adm. de pós-venda II Assistente adm. de seguros III Assistente adm. de seguros III Assistente adm. de seguros II Assistente adm. de seguros II Assistente adm. de seguros I Assistente adm. de seguros I Ferramenteiro

5 Mecânico especialista III Eletricista especialista III Mecânico especialista III Eletricista especialista III Vendedor interno de peças B Vendedor interno de peças B Consultor Técnico C Consultor Técnico C Consultor Técnico B Consultor Técnico B Mecânico especialista II Eletricista especialista II Mecânico especialista II Eletricista especialista II Consultor Técnico A Consultor Técnico A Vendedor interno de peças A Vendedor interno de peças A Mecânico líder Orçamentista A Assistente garantia. pl. manut. A Assistente garantia. pl. manut. A Assistente garantia. pl. manut. B Assistente garantia. pl. manut. B Representante de pós-venda Representante de pós-venda Mecânico especialista I Eletricista especialista I Mecânico especialista I Eletricista especialista I Classe 6 Operacional Classe 7 Operacional Classe 8 Operacional Classe 9 Operacional Analista de indicadores I Analista de indicadores I Encarregado de oficina Encarregado de oficina Classe 10 Operacional

6 6 CARGO CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS FORMAÇÃO ACADÊMICAFORMAÇÃO COMPLEMENTARTREINAMENTO INTERNO Auxiliar de mecânico / eletricista Slide 4 - Pontualidade - Pró-atividade - Comunicação - Dinamismo - Inovação - Trabalho em equipe - Desenvolvimento - Ensino médio completo - Mecânica básica - Informática básica TV Fenabrave - A ética profissional - Comunicação interpessoal - 5s – A base para a qualidade - Equipamentos de proteção coletiva e proteção individual - Trabalho em equipe - Comportamento seguro no trabalho Presenciais – Portal de competências - T018 br Manutenção Preventiva - T034 br Inspeção e Ajustes de Motores - T228 Sistema de Freios Convencional e ABS - T058 Multímetro – Valores Elétricos Básicos - T040 br Inspeção e Ajustes da Transmissão - T017 br Metrologia e Dispositivos de Controle de Torque - T077 br (LA) Matemática Básica - T069 br Eletricidade básica

7 7 CARGO CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS FORMAÇÃO ACADÊMICAFORMAÇÃO COMPLEMENTARTREINAMENTO INTERNO Mecânico / Eletricista D Slide 4 - Pontualidade - Pró-atividade - Comunicação - Dinamismo - Inovação - Trabalho em equipe - Desenvolvimento - Ensino médio completo - Mecânica diesel - Informática básica TV Fenabrave - A ética profissional - Comunicação interpessoal - 5s – A base para a qualidade - Equipamentos de proteção coletiva e proteção individual - Trabalho em equipe - Comportamento seguro no trabalho E-learning – Portal de competências - C044 br Desafio da marca Volvo Trucks (Curso e Teste) - C080 br (LA) Ferramentas do pós-venda – TSV - C135 GDS - Conhecimento Básico - Módulo Oficina - T150 Impact Self Study – alto estudo (Curso e Teste) - T175 br 1 Atualizações técnicas 2008 (Curso e Teste) - T174/1 br (LA) Conhecimento do Produto Auto-estudo – Portal de competências - C121/1 br (LA) Apontamento e Tempos de Oficina Presenciais – Portal de competências - T018 br Manutenção Preventiva - T034 br Inspeção e Ajustes de Motores - T228 Sistema de Freios Convencional e ABS - T058 Multímetro – Valores Elétricos Básicos - T040 br Inspeção e Ajustes da Transmissão - T017 br Metrologia e Dispositivos de Controle de Torque - T077 br (LA) Matemática Básica - T069 br Eletricidade básica - T100 br (LA) Mecânica Geral

8 8 CARGO CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS FORMAÇÃO ACADÊMICAFORMAÇÃO COMPLEMENTAROUTRAS COMPETÊNCIASTREINAMENTO INTERNO Mecânico / Eletricista C Slide 4 - Pontualidade - Pró-atividade - Comunicação - Dinamismo - Inovação - Trabalho em equipe - Desenvolvimento - Planejamento e organização - Foco no cliente - Ensino médio completo - Mecânica diesel - Informática básica - Peças Volvo - Ferramentas - Sistemas de trabalho (GDS, Impact, VSR, Mundo Volvo, FST, BST, TSV). TV Fenabrave - A ética profissional - Comunicação interpessoal - 5s – A base para a qualidade - Equipamentos de proteção coletiva e proteção individual - Trabalho em equipe - Comportamento seguro no trabalho E-learning – Portal de competências - C044 br Desafio da marca Volvo Trucks (Curso e Teste) - C080 br (LA) Ferramentas do pós-venda – TSV - C135 GDS - Conhecimento Básico - Módulo Oficina - T150 Impact Self Study – alto estudo (Curso e Teste) - T175 br 1 Atualizações técnicas 2008 (Curso e Teste) - T174/1 br (LA) Conhecimento do Produto Auto-estudo – Portal de competências - C121/1 br (LA) Apontamento e Tempos de Oficina Presenciais – Portal de competências - T018 br Manutenção Preventiva - T034 br Inspeção e Ajustes de Motores - T228 Sistema de Freios Convencional e ABS - T058 Multímetro – Valores Elétricos Básicos - T040 br Inspeção e Ajustes da Transmissão - T017 br Metrologia e Dispositivos de Controle de Torque - T077 br (LA) Matemática Básica - T069 br Eletricidade básica - T100 br (LA) Mecânica Geral - T041 br Sistema de Freio Pneumático - T013 br (LA) Conhecimento do Produto Elétrica (Para eletricistas) - T066 br Elétrica Linha F / T067 br Elétrica Ônibus / T068 br Elétrica VM (em qual linha for trabalhar)

9 9 CARGO CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS FORMAÇÃO ACADÊMICA FORMAÇÃO COMPLEMENTAR OUTRAS COMPETÊNCIASTREINAMENTO INTERNO Mecânico / Eletricista B Slide 4 - Pontualidade - Pró-atividade - Comunicação - Dinamismo - Inovação - Trabalho em equipe - Desenvolvimento - Planejamento e organização - Foco no cliente - Ensino médio completo - Mecânica diesel - Informática básica - CNH: B - Peças Volvo - Ferramentas - Sistemas de trabalho (GDS, Impact, VSR, Mundo Volvo, FST, BST, TSV). TV Fenabrave - A ética profissional - Comunicação interpessoal - 5s – A base para a qualidade - Equipamentos de proteção coletiva e individual - Trabalho em equipe - Comportamento seguro no trabalho E-learning – Portal de competências - C044 br Desafio da marca Volvo Trucks (Curso e Teste) - C080 br (LA) Ferramentas do pós-venda – TSV - C135 GDS - Conhecimento Básico - Módulo Oficina - T150 Impact Self Study – alto estudo (Curso e Teste) - T175 br 1 Atualizações técnicas 2008 (Curso e Teste) - T174 br (LA) Conhecimento do Produto Auto-estudo – Portal de competências - C121/1 br (LA) Apontamento e Tempos de Oficina Presenciais - T018 br Manutenção Preventiva - T034 br Inspeção e Ajustes de Motores - T228 Sistema de Freios Convencional e ABS - T058 Multímetro – Valores Elétricos Básicos - T040 br Inspeção e Ajustes da Transmissão - T017 br Metrologia e Dispositivos de Controle de Torque - T077 br (LA) Matemática Básica - T069 br Eletricidade básica - T100 br (LA) Mecânica Geral - T041 br Sistema de Freio Pneumático - T013 br (LA) Conhecimento do Produto - T007 br Caixa de Mudanças I-Shift - Geração C - T086 br (LA) Suspensão ECS - T008 br Freio EBS - T048 br Reparo e Recondicionamento da Transmissão - T049 br Reparo e Recondicionamento do Eixo Traseiro - T065 br (LA) Eixo Dianteiro, Direção e Suspensão - T041 br Sistema de Alimentação de Ar Comprimido - T066 br Elétrica Linha F / T067 br Elétrica Ônibus / T068 br Elétrica VM (em qual for trabalhar) - T032 br Diagramas Elétricos - T033 br Reparo e Recondicionamento do Motor - T094 br (LA) VTT - Motor - T206/1 Teste seus Conhecimentos de Especialidades de Motores - T222/1 Teste seus Conhecimentos da Plataforma Giratória do Motor Traseiro (Para ônibus)

10 10 CARGO CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS FORMAÇÃO ACADÊMICA FORMAÇÃO COMPLEMENTAR OUTRAS COMPETÊNCIASTREINAMENTO INTERNO Mecânico / Eletricista A Slide 4 - Pontualidade - Pró-atividade - Comunicação - Dinamismo - Inovação - Trabalho em equipe - Desenvolvimento - Planejamento e organização - Foco no cliente - Tomada de decisão - Ensino médio completo - Mecânica diesel - Informática básica - CNH: D / E - Licença para empilhadeira - Peças Volvo - Ferramentas - Sistemas de trabalho (GDS, Impact, VSR, Mundo Volvo, FST, BST, TSV). TV Fenabrave - A ética profissional - Comunicação interpessoal - 5s – A base para a qualidade - Equipamentos de proteção coletiva e individual - Trabalho em equipe - Comportamento seguro no trabalho - Relacionamento interpessoal e comunicação - O segredo da inovação – gerenciando novas ideias E-learning – Portal de competências - C044 Desafio da marca Volvo Trucks (Curso e Teste) - C080 Ferramentas do pós-venda – TSV - C135 GDS - Conhecimento Básico - Módulo Oficina - T150 Impact Self Study – alto estudo (Curso e Teste) - T175 Atualizações técnicas 2008 (Curso e Teste) - T174 Conhecimento do Produto Auto-estudo – Portal de competências - C121/1 Apontamento e Tempos de Oficina Presenciais - T018 Manutenção Preventiva - T034 Inspeção e Ajustes de Motores - T228 Sistema de Freios Convencional e ABS - T058 Multímetro – Valores Elétricos Básicos - T040 Inspeção e Ajustes da Transmissão - T017 Metrologia e Dispositivos de Controle de Torque - T077 Matemática Básica - T069 Eletricidade básica - T100 br (LA) Mecânica Geral - T041 Sistema de Freio Pneumático - T013 Conhecimento do Produto - T007 Caixa de Mudanças I-Shift - Geração C - T086 Suspensão ECS - T008 Freio EBS - T048 Reparo e Recondicionamento da Transmissão - T049 Reparo e Recondicionamento do Eixo Traseiro - T065 Eixo Dianteiro, Direção e Suspensão - T041 Sistema de Alimentação de Ar Comprimido - T066 Elétrica Linha F/T067 Elétrica Ônibus /T068 Elétrica VM (Qual linha for trabalhar) - T032 Diagramas Elétricos - T033 Reparo e Recondicionamento do Motor - T094 VTT - Motor - T206/1 Teste seus Conhecimentos de Especialidades de Motores - T222/1 Teste seus Conhecimentos da Plataforma Giratória do Motor Traseiro (Para ônibus) - T052 Ferramenta de Diagnóstico – Atualização e Manutenção - T053 Ferramenta de Diagnóstico – Conexão e Operação - T054 Ferramenta de Diagnóstico – Testes, Calibração e Parâmetros - T055 Ferramenta de Diagnóstico – Programação - T253/1 Dynafleet – Conhecimento Técnico - T038/1 Código de Falhas - ECU Sistemas

11 11 CARGO CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS FORMAÇÃO ACADÊMICA FORMAÇÃO COMPLEMENTAR OUTRAS COMPETÊNCIASTREINAMENTO INTERNO Mecânico especialista III Slide 5 - Pontualidade - Pró-atividade - Comunicação - Dinamismo - Inovação - Trabalho em equipe - Desenvolvimento - Planejamento e organização - Foco no cliente - Tomada de decisão - Liderança - Resolução de conflitos - Ensino médio completo - Mecânica diesel - Informática – Nível intermediário - CNH: D / E - Licença para empilhadeira - Peças Volvo - Ferramentas - Sistemas de trabalho (GDS, Impact, VSR, Mundo Volvo, FST, BST, TSV). TV Fenabrave - A ética profissional - Comunicação interpessoal - 5s – A base para a qualidade - Equipamentos de proteção coletiva e individual - Trabalho em equipe - Comportamento seguro no trabalho - Relacionamento interpessoal e comunicação - O segredo da inovação – gerenciando novas ideias - Liderando a equipe - Liderança e ética - Administração eficaz de conflitos - O atendimento eficiente ao cliente – Introdução - O profissional e o relacionamento com o cliente – I - O profissional e o relacionamento com o cliente - II - Excelência nos relacionamentos com clientes - Como evitar o estresse e a depressão - Comunicação interpessoal – permissividade, autoritarismo e resolução conjunta - NR10 E-learning – Portal de competências - C044 Desafio da marca Volvo Trucks (Curso e Teste) - C080 Ferramentas do pós-venda – TSV - C135 GDS - Conhecimento Básico - Módulo Oficina - T150 Impact Self Study – alto estudo (Curso e Teste) - T175 Atualizações técnicas 2008 (Curso e Teste) - T174 Conhecimento do Produto Auto-estudo – Portal de competências - C121/1 Apontamento e Tempos de Oficina Presenciais - T018 Manutenção Preventiva - T034 Inspeção e Ajustes de Motores - T228 Sistema de Freios Convencional e ABS - T058 Multímetro – Valores Elétricos Básicos - T040 Inspeção e Ajustes da Transmissão - T017 Metrologia e Dispositivos de Controle de Torque - T077 Matemática Básica - T069 Eletricidade básica - T100 br (LA) Mecânica Geral - T041 Sistema de Freio Pneumático - T013 Conhecimento do Produto - T007 Caixa de Mudanças I-Shift - Geração C - T086 Suspensão ECS - T008 Freio EBS - T048 Reparo e Recondicionamento da Transmissão - T049 Reparo e Recondicionamento do Eixo Traseiro - T065 Eixo Dianteiro, Direção e Suspensão - T041 Sistema de Alimentação de Ar Comprimido - T066 Elétrica Linha F/T067 Elétrica Ônibus /T068 Elétrica VM (Qual linha for trabalhar)

12 12 CARGO CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS FORMAÇÃO ACADÊMICA FORMAÇÃO COMPLEMENTAR OUTRAS COMPETÊNCIASTREINAMENTO INTERNO Mecânico especialista III Slide 5 Presenciais - T032 Diagramas Elétricos - T033 Reparo e Recondicionamento do Motor - T094 VTT - Motor - T206/1 Teste seus Conhecimentos de Especialidades de Motores - T222/1 Teste seus Conhecimentos da Plataforma Giratória do Motor Traseiro (Para ônibus) - T052 Ferramenta de Diagnóstico – Atualização e Manutenção - T053 Ferramenta de Diagnóstico – Conexão e Operação - T054 Ferramenta de Diagnóstico – Testes, Calibração e Parâmetros - T055 Ferramenta de Diagnóstico – Programação - T253/1 Dynafleet – Conhecimento Técnico - T038/1 Código de Falhas - ECU Sistemas - T246/1 Diagnóstico de Transmissão

13 13 CARGO CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS FORMAÇÃO ACADÊMICA FORMAÇÃO COMPLEMENTAR OUTRAS COMPETÊNCIASTREINAMENTO INTERNO Mecânico especialista II Slide 5 - Pontualidade - Pró-atividade - Comunicação - Dinamismo - Inovação - Trabalho em equipe - Desenvolvimento - Planejamento e organização - Foco no cliente - Tomada de decisão - Liderança - Resolução de conflitos - Ensino superior incompleto/completo - Mecânica diesel - Informática – Nível intermediário - CNH: D / E - Licença para empilhadeira - Peças Volvo - Ferramentas - Sistemas de trabalho (GDS, Impact, VSR, Mundo Volvo, FST, BST, TSV). TV Fenabrave - A ética profissional - Comunicação interpessoal - 5s – A base para a qualidade - Equipamentos de proteção coletiva e individual - Trabalho em equipe - Comportamento seguro no trabalho - Relacionamento interpessoal e comunicação - Liderando a equipe - Liderança e ética - O segredo da inovação – gerenciando novas ideias - Administração eficaz de conflitos - O atendimento eficiente ao cliente – Introdução - O profissional e o relacionamento com o cliente – I - O profissional e o relacionamento com o cliente - II - Excelência nos relacionamentos com clientes - Como evitar o estresse e a depressão - Comunicação interpessoal – permissividade, autoritarismo e resolução conjunta - NR10 - Liderança - Liderança - aula 1 - Liderança - aula 2 - Liderança - aula 3 - Liderança - aula 4 E-learning – Portal de competências - C044 Desafio da marca Volvo Trucks (Curso e Teste) - C080 Ferramentas do pós-venda – TSV - C135 GDS - Conhecimento Básico - Módulo Oficina - T150 Impact Self Study – alto estudo (Curso e Teste) - T175 Atualizações técnicas 2008 (Curso e Teste) - T174 Conhecimento do Produto Auto-estudo – Portal de competências - C121/1 Apontamento e Tempos de Oficina Presenciais - T018 Manutenção Preventiva - T034 Inspeção e Ajustes de Motores - T228 Sistema de Freios Convencional e ABS - T058 Multímetro – Valores Elétricos Básicos - T040 Inspeção e Ajustes da Transmissão - T017 Metrologia e Dispositivos de Controle de Torque - T077 Matemática Básica - T069 Eletricidade básica - T100 br (LA) Mecânica Geral - T041 Sistema de Freio Pneumático - T013 Conhecimento do Produto - T007 Caixa de Mudanças I-Shift - Geração C - T086 Suspensão ECS - T008 Freio EBS

14 14 CARGO CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS FORMAÇÃO ACADÊMICA FORMAÇÃO COMPLEMENTAR OUTRAS COMPETÊNCIASTREINAMENTO INTERNO Mecânico especialista II Slide 5 Presenciais - T048 Reparo e Recondicionamento da Transmissão - T049 Reparo e Recondicionamento do Eixo Traseiro - T065 Eixo Dianteiro, Direção e Suspensão - T041 Sistema de Alimentação de Ar Comprimido - T066 Elétrica Linha F/T067 Elétrica Ônibus /T068 Elétrica VM (Qual linha for trabalhar) - T032 Diagramas Elétricos - T033 Reparo e Recondicionamento do Motor - T094 VTT - Motor - T206/1 Teste seus Conhecimentos de Especialidades de Motores - T222/1 Teste seus Conhecimentos da Plataforma Giratória do Motor Traseiro (Para ônibus) - T052 Ferramenta de Diagnóstico – Atualização e Manutenção - T053 Ferramenta de Diagnóstico – Conexão e Operação - T054 Ferramenta de Diagnóstico – Testes, Calibração e Parâmetros - T055 Ferramenta de Diagnóstico – Programação - T253/1 Dynafleet – Conhecimento Técnico - T038/1 Código de Falhas - ECU Sistemas - T246/1 Diagnóstico de Transmissão

15 15 CARGO CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS FORMAÇÃO ACADÊMICA FORMAÇÃO COMPLEMENTAR OUTRAS COMPETÊNCIASTREINAMENTO INTERNO Mecânico especialista I Slide 5 - Pontualidade - Pró-atividade - Comunicação - Dinamismo - Inovação - Trabalho em equipe - Desenvolvimento - Planejamento e organização - Foco no cliente - Tomada de decisão - Liderança - Resolução de conflitos - Ensino superior incompleto / completo - Mecânica diesel - Informática - Nível intermediário - CNH: D / E - Licença para empilhadeira - Peças Volvo - Ferramentas - Sistemas de trabalho (GDS, Impact, VSR, Mundo Volvo, FST, BST, TSV). TV Fenabrave - A ética profissional - Comunicação interpessoal - 5s – A base para a qualidade - Equipamentos de proteção coletiva e individual - Trabalho em equipe - Comportamento seguro no trabalho - Relacionamento interpessoal e comunicação - Liderando a equipe - Liderança e ética - O segredo da inovação – gerenciando novas ideias - Administração eficaz de conflitos - O atendimento eficiente ao cliente – Introdução - O profissional e o relacionamento com o cliente – I - O profissional e o relacionamento com o cliente - II - Excelência nos relacionamentos com clientes - Como evitar o estresse e a depressão - Comunicação interpessoal – permissividade, autoritarismo e resolução conjunta - NR10 - Liderança - Liderança - aula 1 - Liderança - aula 2 - Liderança - aula 3 - Liderança - aula 4 - Relacionamento interpessoal no trabalho 1 - Relacionamento interpessoal no trabalho 2 - Motivação pessoal - Motivação – Nós sabemos onde ela está! E-learning – Portal de competências - C044 Desafio da marca Volvo Trucks (Curso e Teste) - C080 Ferramentas do pós-venda – TSV - C135 GDS - Conhecimento Básico - Módulo Oficina - T150 Impact Self Study – alto estudo (Curso e Teste) - T175 Atualizações técnicas 2008 (Curso e Teste) - T174 Conhecimento do Produto Auto-estudo – Portal de competências - C121/1 Apontamento e Tempos de Oficina Presenciais - T018 Manutenção Preventiva - T034 Inspeção e Ajustes de Motores - T228 Sistema de Freios Convencional e ABS - T058 Multímetro – Valores Elétricos Básicos - T040 Inspeção e Ajustes da Transmissão - T017 Metrologia e Dispositivos de Controle de Torque - T077 Matemática Básica - T069 Eletricidade básica - T100 br (LA) Mecânica Geral - T041 Sistema de Freio Pneumático

16 16 CARGO CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS FORMAÇÃO ACADÊMICA FORMAÇÃO COMPLEMENTAR OUTRAS COMPETÊNCIASTREINAMENTO INTERNO Mecânico especialista I Slide 5 Presenciais - T013 Conhecimento do Produto - T007 Caixa de Mudanças I-Shift - Geração C - T086 Suspensão ECS - T008 Freio EBS - T048 Reparo e Recondicionamento da Transmissão - T049 Reparo e Recondicionamento do Eixo Traseiro - T065 Eixo Dianteiro, Direção e Suspensão - T041 Sistema de Alimentação de Ar Comprimido - T066 Elétrica Linha F/T067 Elétrica Ônibus /T068 Elétrica VM (Qual linha for trabalhar) - T032 Diagramas Elétricos - T033 Reparo e Recondicionamento do Motor - T094 VTT - Motor - T206/1 Teste seus Conhecimentos de Especialidades de Motores - T222/1 Teste seus Conhecimentos da Plataforma Giratória do Motor Traseiro (Para ônibus) - T052 Ferramenta de Diagnóstico – Atualização e Manutenção - T053 Ferramenta de Diagnóstico – Conexão e Operação - T054 Ferramenta de Diagnóstico – Testes, Calibração e Parâmetros - T055 Ferramenta de Diagnóstico – Programação - T253/1 Dynafleet – Conhecimento Técnico - T038/1 Código de Falhas - ECU Sistemas - T246/1 Diagnóstico de Transmissão

17 17 CARGO CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS FORMAÇÃO ACADÊMICA FORMAÇÃO COMPLEMENTAR OUTRAS COMPETÊNCIASTREINAMENTO INTERNO Mecânico líder Slide 5 - Pontualidade - Pró-atividade - Comunicação - Dinamismo - Inovação - Trabalho em equipe - Desenvolvimento - Planejamento e organização - Foco no cliente - Tomada de decisão - Liderança - Resolução de conflitos - Ensino superior incompleto / completo - Mecânica diesel - Informática – Nível intermediário - CNH: D / E - Licença para empilhadeira - Peças Volvo - Ferramentas - Sistemas de trabalho (GDS, Impact, VSR, Mundo Volvo, FST, BST, TSV). TV Fenabrave - A ética profissional - Comunicação interpessoal - 5s – A base para a qualidade - Equipamentos de proteção coletiva e individual - Trabalho em equipe - Comportamento seguro no trabalho - Relacionamento interpessoal e comunicação - Liderando a equipe - Liderança e ética - O segredo da inovação – gerenciando novas ideias - Administração eficaz de conflitos - O atendimento eficiente ao cliente – Introdução - O profissional e o relacionamento com o cliente – I - O profissional e o relacionamento com o cliente - II - Excelência nos relacionamentos com clientes - Como evitar o estresse e a depressão - Comunicação interpessoal – permissividade, autoritarismo e resolução conjunta - NR10 - Liderança - Liderança - aula 1 - Liderança - aula 2 - Liderança - aula 3 - Liderança - aula 4 - Relacionamento interpessoal no trabalho 1 - Relacionamento interpessoal no trabalho 2 - Motivação pessoal - Motivação – Nós sabemos onde ela está! - Fidelização de clientes E-learning – Portal de competências - C044 Desafio da marca Volvo Trucks (Curso e Teste) - C080 Ferramentas do pós-venda – TSV - C135 GDS - Conhecimento Básico - Módulo Oficina - T150 Impact Self Study – alto estudo (Curso e Teste) - T175 Atualizações técnicas 2008 (Curso e Teste) - T174 Conhecimento do Produto Auto-estudo – Portal de competências - C121/1 Apontamento e Tempos de Oficina Presenciais - T018 Manutenção Preventiva - T034 Inspeção e Ajustes de Motores - T228 Sistema de Freios Convencional e ABS - T058 Multímetro – Valores Elétricos Básicos - T040 Inspeção e Ajustes da Transmissão - T017 Metrologia e Dispositivos de Controle de Torque - T077 Matemática Básica

18 18 CARGO CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS FORMAÇÃO ACADÊMICA FORMAÇÃO COMPLEMENTAR OUTRAS COMPETÊNCIASTREINAMENTO INTERNO Mecânico líder Slide 5 Presenciais - T069 Eletricidade básica - T100 br (LA) Mecânica Geral - T041 Sistema de Freio Pneumático - T013 Conhecimento do Produto - T007 Caixa de Mudanças I-Shift - Geração C - T086 Suspensão ECS - T008 Freio EBS - T048 Reparo e Recondicionamento da Transmissão - T049 Reparo e Recondicionamento do Eixo Traseiro - T065 Eixo Dianteiro, Direção e Suspensão - T041 Sistema de Alimentação de Ar Comprimido - T066 Elétrica Linha F/T067 Elétrica Ônibus /T068 Elétrica VM (Qual linha for trabalhar) - T032 Diagramas Elétricos - T033 Reparo e Recondicionamento do Motor - T094 VTT - Motor - T206/1 Teste seus Conhecimentos de Especialidades de Motores - T222/1 Teste seus Conhecimentos da Plataforma Giratória do Motor Traseiro (Para ônibus) - T052 Ferramenta de Diagnóstico – Atualização e Manutenção - T053 Ferramenta de Diagnóstico – Conexão e Operação - T054 Ferramenta de Diagnóstico – Testes, Calibração e Parâmetros - T055 Ferramenta de Diagnóstico – Programação - T253/1 Dynafleet – Conhecimento Técnico - T038/1 Código de Falhas - ECU Sistemas - T246/1 Diagnóstico de Transmissão - C0157 Argumentação de peças genuínas - C093 Ferramentas do Pós-venda - garantia

19 19 CARGO CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS FORMAÇÃO ACADÊMICA FORMAÇÃO COMPLEMENTAR OUTRAS COMPETÊNCIASTREINAMENTO INTERNO Encarregado de oficina Slide 5 - Pontualidade - Pró-atividade - Comunicação - Dinamismo - Inovação - Trabalho em equipe - Desenvolvimento - Planejamento e organização - Foco no cliente - Tomada de decisão - Liderança - Resolução de conflitos - Ensino superior incompleto / completo - Mecânica diesel - Informática – Nível intermediário - CNH: D / E - Licença para empilhadeira - Peças Volvo - Ferramentas - Sistemas de trabalho (GDS, Impact, VSR, Mundo Volvo, FST, BST, TSV). TV Fenabrave - A ética profissional - Comunicação interpessoal - 5s – A base para a qualidade - Equipamentos de proteção coletiva e individual - Trabalho em equipe - Comportamento seguro no trabalho - Relacionamento interpessoal e comunicação - Liderando a equipe - Liderança e ética - O segredo da inovação – gerenciando novas ideias - Administração eficaz de conflitos - O atendimento eficiente ao cliente – Introdução - O profissional e o relacionamento com o cliente – I - O profissional e o relacionamento com o cliente - II - Excelência nos relacionamentos com clientes - Como evitar o estresse e a depressão - Comunicação interpessoal – permissividade, autoritarismo e resolução conjunta - NR10 - Liderança - Liderança - aula 1 - Liderança - aula 2 - Liderança - aula 3 - Liderança - aula 4 - Relacionamento interpessoal no trabalho 1 - Relacionamento interpessoal no trabalho 2 - Motivação pessoal - Motivação – Nós sabemos onde ela está! - Fidelização de clientes - Estruturando a equipe - Gerenciando equipes eficazes - Gestão eficaz voltada para o desenvolvimento de lideranças - Estratégia dos líderes vencedores - Aplicando os três pilares da liderança E-learning – Portal de competências - C044 Desafio da marca Volvo Trucks (Curso e Teste) - C080 Ferramentas do pós-venda – TSV - C135 GDS - Conhecimento Básico - Módulo Oficina - T150 Impact Self Study – alto estudo (Curso e Teste) - T175 Atualizações técnicas 2008 (Curso e Teste) - T174 Conhecimento do Produto Auto-estudo – Portal de competências - C121/1 Apontamento e Tempos de Oficina Presenciais - T018 Manutenção Preventiva - T034 Inspeção e Ajustes de Motores - T228 Sistema de Freios Convencional e ABS

20 20 CARGO CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS FORMAÇÃO ACADÊMICA FORMAÇÃO COMPLEMENTAR OUTRAS COMPETÊNCIASTREINAMENTO INTERNO Encarregado de oficina Slide 5 Presenciais - T058 Multímetro – Valores Elétricos Básicos - T040 Inspeção e Ajustes da Transmissão - T017 Metrologia e Dispositivos de Controle de Torque - T077 Matemática Básica - T069 Eletricidade básica - T100 br (LA) Mecânica Geral - T041 Sistema de Freio Pneumático - T013 Conhecimento do Produto - T007 Caixa de Mudanças I-Shift - Geração C - T086 Suspensão ECS - T008 Freio EBS - T048 Reparo e Recondicionamento da Transmissão - T049 Reparo e Recondicionamento do Eixo Traseiro - T065 Eixo Dianteiro, Direção e Suspensão - T041 Sistema de Alimentação de Ar Comprimido - T066 Elétrica Linha F/T067 Elétrica Ônibus /T068 Elétrica VM (Qual linha for trabalhar) - T032 Diagramas Elétricos - T033 Reparo e Recondicionamento do Motor - T094 VTT - Motor - T206/1 Teste seus Conhecimentos de Especialidades de Motores - T222/1 Teste seus Conhecimentos da Plataforma Giratória do Motor Traseiro (Para ônibus) - T052 Ferramenta de Diagnóstico – Atualização e Manutenção - T053 Ferramenta de Diagnóstico – Conexão e Operação - T054 Ferramenta de Diagnóstico – Testes, Calibração e Parâmetros - T055 Ferramenta de Diagnóstico – Programação - T253/1 Dynafleet – Conhecimento Técnico - T038/1 Código de Falhas - ECU Sistemas - T246/1 Diagnóstico de Transmissão - C0157 Argumentação de peças genuínas - C093 Ferramentas do Pós-venda - garantia - C001 Gestão de oficina

21 21 CARGO CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS FORMAÇÃO ACADÊMICAFORMAÇÃO COMPLEMENTAROUTRAS COMPETÊNCIASTREINAMENTO INTERNO Almoxarife de peças D Slide 4 - Pontualidade - Pró-atividade - Comunicação - Dinamismo - Inovação - Trabalho em equipe - Desenvolvimento - Ensino médio completo - Informática básica- Nota fiscal eletrônica TV Fenabrave - A ética profissional - Comunicação interpessoal - 5s – A base para a qualidade - Equipamentos de proteção coletiva e proteção individual - Trabalho em equipe - As operações de almoxarifado e transporte - Princípios do atendimento em peças - O atendimento eficiente ao cliente por telefone - Nota fiscal eletrônica

22 22 CARGO CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS FORMAÇÃO ACADÊMICA FORMAÇÃO COMPLEMENTAROUTRAS COMPETÊNCIASTREINAMENTO INTERNO Almoxarife de peças C Slide 4 - Pontualidade - Pró-atividade - Comunicação - Dinamismo - Inovação - Trabalho em equipe - Desenvolvimento - Planejamento e organização - Ensino médio completo - Informática básica- Nota fiscal eletrônica - Peças Volvo - Ferramentas - Sistema de trabalho (GDS e BD) TV Fenabrave - A ética profissional - Comunicação interpessoal - 5s – A base para a qualidade - Equipamentos de proteção coletiva e proteção individual - Trabalho em equipe - As operações de almoxarifado e transporte - Princípios do atendimento em peças - O atendimento eficiente ao cliente por telefone - Nota fiscal eletrônica E-learning – Portal de competências - C044/1 br Desafio da marca Volvo Trucks (Curso) - C044/1 br Desafio da marca Volvo Trucks (Teste) - C135/1 GDS - Conhecimento Básico - Módulo Oficina - C083/1 br (LA) Produto do Pós Venda - Peças e Serviços Genuínos

23 23 CARGO CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS FORMAÇÃO ACADÊMICA FORMAÇÃO COMPLEMENTAROUTRAS COMPETÊNCIASTREINAMENTO INTERNO Almoxarife de peças B Slide 4 - Pontualidade - Pró-atividade - Comunicação - Dinamismo - Inovação - Trabalho em equipe - Desenvolvimento - Planejamento e organização - Ensino médio completo - Informática básica- Nota fiscal eletrônica - Peças Volvo - Ferramentas - Sistema de trabalho (GDS e BD) TV Fenabrave - A ética profissional - Comunicação interpessoal - 5s – A base para a qualidade - Equipamentos de proteção coletiva e proteção individual - Trabalho em equipe - As operações de almoxarifado e transporte - Princípios do atendimento em peças - O atendimento eficiente ao cliente por telefone - Nota fiscal eletrônica - O segredo da inovação – gerenciando novas ideias E-learning – Portal de competências - C044/1 br Desafio da marca Volvo Trucks (Curso) - C044/1 br Desafio da marca Volvo Trucks (Teste) - C135/1 GDS - Conhecimento Básico - Módulo Oficina - C083/1 br (LA) Produto do Pós Venda - Peças e Serviços Genuínos Presencial – Portal de competências - T013/2 br Conhecimento do Produto - C057/3 br (LA) Argumentação de Peças Genuínas

24 24 CARGO CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS FORMAÇÃO ACADÊMICA FORMAÇÃO COMPLEMENTAROUTRAS COMPETÊNCIASTREINAMENTO INTERNO Almoxarife de peças A Slide 4 - Pontualidade - Pró-atividade - Comunicação - Dinamismo - Inovação - Trabalho em equipe - Desenvolvimento - Planejamento e organização - Ensino médio completo - Informática básica - Licença para empilhadeira - Nota fiscal eletrônica - Peças Volvo - Ferramentas - Sistema de trabalho (GDS e BD) TV Fenabrave - A ética profissional - Comunicação interpessoal - 5s – A base para a qualidade - Equipamentos de proteção coletiva e proteção individual - Trabalho em equipe - As operações de almoxarifado e transporte - Princípios do atendimento em peças - O atendimento eficiente ao cliente por telefone - Nota fiscal eletrônica - O segredo da inovação – gerenciando novas ideias E-learning – Portal de competências - C044/1 br Desafio da marca Volvo Trucks (Curso) - C044/1 br Desafio da marca Volvo Trucks (Teste) - C135/1 GDS - Conhecimento Básico - Módulo Oficina - C083/1 br (LA) Produto do Pós Venda - Peças e Serviços Genuínos - C093/1 br (LA) Ferramentas do Pós Venda - Garantia Presencial – Portal de competências - T013/2 br Conhecimento do Produto - C057/3 br (LA) Argumentação de Peças Genuínas - T100/1 br (LA) Mecânica Geral

25 25 CARGO CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS FORMAÇÃO ACADÊMICA FORMAÇÃO COMPLEMENTAROUTRAS COMPETÊNCIASTREINAMENTO INTERNO Ferramenteiro Slide 4 - Pontualidade - Pró-atividade - Comunicação - Dinamismo - Inovação - Trabalho em equipe - Desenvolvimento - Planejamento e organização - Ensino médio completo - Informática básica- Nota fiscal eletrônica - Ferramentas - Sistema de trabalho (GDS e BD) TV Fenabrave - A ética profissional - Comunicação interpessoal - 5s – A base para a qualidade - Equipamentos de proteção coletiva e proteção individual - Trabalho em equipe - Princípios do atendimento em peças - O atendimento eficiente ao cliente por telefone - Nota fiscal eletrônica - O segredo da inovação – gerenciando novas ideias E-learning – Portal de competências - C044/1 br Desafio da marca Volvo Trucks (Curso) - C044/1 br Desafio da marca Volvo Trucks (Teste) - C135/1 GDS - Conhecimento Básico - Módulo Oficina - C083/1 br (LA) Produto do Pós Venda - Peças e Serviços Genuínos Presencial – Portal de competências - T013/2 br Conhecimento do Produto - T100/1 br (LA) Mecânica Geral - Ferramentas especiais Volvo - T017 Metrologia e Dispositivos de Controle de Torque - T058 Multímetro – Valores Elétricos Básicos

26 26 CARGO CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS FORMAÇÃO ACADÊMICAFORMAÇÃO COMPLEMENTAROUTRAS COMPETÊNCIASTREINAMENTO INTERNO Vendedor interno C Slide 4 - Pontualidade - Pró-atividade - Comunicação - Dinamismo - Inovação - Trabalho em equipe - Desenvolvimento - Planejamento e organização - Atendimento e foco no cliente - Apresentação pessoal - Resolução de conflitos - Visão estratégica - Ensino médio completo - Informática básica- Nota fiscal eletrônica - Técnicas de negociação TV Fenabrave - A ética profissional - 5s – A base para a qualidade - Trabalho em equipe - Postura e comportamento no ambiente de trabalho - Relacionamento interpessoal e comunicação - Melhorando sua performance como ouvinte - Princípios do atendimento em peças - O atendimento eficiente ao cliente – Introdução - O profissional e o relacionamento com o cliente – I - O profissional e o relacionamento com o cliente - II - O atendimento eficiente ao cliente por telefone - Excelência nos relacionamentos com clientes - Técnicas de negociação - Nota fiscal eletrônica E-learning – Portal de competências - C044/1 br Desafio da marca Volvo Trucks (Curso) - C044/1 br Desafio da marca Volvo Trucks (Teste) - C135/1 GDS - Conhecimento Básico - Módulo Oficina - GDS Fusion Parts E-learning - T150 Impact Self Study – alto estudo (Curso) - T150 Impact Self Study – alto estudo (Teste) - C083/1 br (LA) Produto do Pós Venda - Peças e Serviços Genuínos - C047/1 br 1. Novidades em produtos, lançamento do projeto (Curso) - C047/1 br 2. Novidades em produtos, lançamento do projeto (Teste) Auto estudo – Portal de competências - C079/2 Ferramentas do Pós venda - LPA Presencial – Portal de competências - C057/3 br (LA) Argumentação de Peças Genuínas

27 27 CARGO CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS FORMAÇÃO ACADÊMICAFORMAÇÃO COMPLEMENTAROUTRAS COMPETÊNCIASTREINAMENTO INTERNO Vendedor interno B Slide 5 - Pontualidade - Pró-atividade - Comunicação - Dinamismo - Inovação - Trabalho em equipe - Desenvolvimento - Planejamento e organização - Atendimento e foco no cliente - Apresentação pessoal - Resolução de conflitos - Visão estratégica - Ensino médio completo - Informática – Nível intermediário - Nota fiscal eletrônica - Técnicas de negociação - Peças Volvo - Sistemas de trabalho (GDS, Impact, BD) TV Fenabrave - A ética profissional - 5s – A base para a qualidade - Trabalho em equipe - Postura e comportamento no ambiente de trabalho - Relacionamento interpessoal e comunicação - Melhorando sua performance como ouvinte - Princípios do atendimento em peças - O atendimento eficiente ao cliente – Introdução - O profissional e o relacionamento com o cliente – I - O profissional e o relacionamento com o cliente - II - O atendimento eficiente ao cliente por telefone - Excelência nos relacionamentos com clientes - Técnicas de negociação - Nota fiscal eletrônica - Venda mais comunicando melhor - Como superar os desafios no atendimento ao cliente - Fidelização de clientes - Negociar, argumentar e resolver problemas com clientes - Como posicionar marcas na mente do consumidor E-learning – Portal de competências - C044/1 br Desafio da marca Volvo Trucks (Curso e Teste) - C135/1 GDS - Conhecimento Básico - Módulo Oficina - GDS Fusion Parts E-learning - T150 Impact Self Study – alto estudo (Curso e Teste) - C083/1 br (LA) Produto do Pós Venda - Peças e Serviços Genuínos - C047/1 br 1. Novidades em produtos, lançamento do projeto (Curso e Teste) - C093/1 br (LA) Ferramentas do Pós Venda - Garantia - C087/1 Selling Genuine Volvo Parts Auto estudo – Portal de competências - C079/2 Ferramentas do Pós venda - LPA Presencial – Portal de competências - T013/2 br Conhecimento do Produto - C057/3 br (LA) Argumentação de Peças Genuínas - T100/1 br (LA) Mecânica Geral

28 28 CARGO CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS FORMAÇÃO ACADÊMICAFORMAÇÃO COMPLEMENTAROUTRAS COMPETÊNCIASTREINAMENTO INTERNO Vendedor interno A Slide 5 - Pontualidade - Pró-atividade - Comunicação - Dinamismo - Inovação - Trabalho em equipe - Desenvolvimento - Planejamento e organização - Atendimento e foco no cliente - Apresentação pessoal - Resolução de conflitos - Visão estratégica - Ensino superior incompleto/completo - Informática – Nível intermediário - Nota fiscal eletrônica - Técnicas de negociação - Peças Volvo - Sistemas de trabalho (GDS, Impact, BD) TV Fenabrave - A ética profissional - 5s – A base para a qualidade - Trabalho em equipe - Postura e comportamento no ambiente de trabalho - Relacionamento interpessoal e comunicação - Melhorando sua performance como ouvinte - Princípios do atendimento em peças - O atendimento eficiente ao cliente – Introdução - O profissional e o relacionamento com o cliente – I - O profissional e o relacionamento com o cliente - II - O atendimento eficiente ao cliente por telefone - Excelência nos relacionamentos com clientes - Técnicas de negociação - Nota fiscal eletrônica - Venda mais comunicando melhor - Como superar os desafios no atendimento ao cliente - Fidelização de clientes - Negociar, argumentar e resolver problemas com clientes - Como posicionar marcas na mente do consumidor - Alavancando a venda de peças - Como aumentar suas vendas com motivação - Como evitar o stress e a depressão - O segredo da inovação – gerenciando novas ideias - Administração eficaz de conflitos E-learning – Portal de competências - C044/1 br Desafio da marca Volvo Trucks (Curso e Teste) - C135/1 GDS - Conhecimento Básico - Módulo Oficina - GDS Fusion Parts E-learning - T150 Impact Self Study – alto estudo (Curso e Teste) - C083/1 br (LA) Produto do Pós Venda - Peças e Serviços Genuínos - C047/1 br 1. Novidades em produtos, lançamento do projeto (Curso e Teste) - C093/1 br (LA) Ferramentas do Pós Venda - Garantia - C087/1 Selling Genuine Volvo Parts Auto estudo – Portal de competências - C079/2 Ferramentas do Pós venda - LPA Presencial – Portal de competências - T013/2 br Conhecimento do Produto - C057/3 br (LA) Argumentação de Peças Genuínas - T100/1 br (LA) Mecânica Geral

29 29 CARGO CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS FORMAÇÃO ACADÊMICAFORMAÇÃO COMPLEMENTAROUTRAS COMPETÊNCIASTREINAMENTO INTERNO Orçamentista C Slide 4 - Pontualidade - Pró-atividade - Comunicação - Dinamismo - Inovação - Trabalho em equipe - Desenvolvimento - Planejamento e organização - Atendimento e foco no cliente - Ensino médio completo - Mecânica básica - Informática básica - Nota fiscal eletrônicaTV Fenabrave - A ética profissional - 5s – A base para a qualidade - Trabalho em equipe - Postura e comportamento no ambiente de trabalho - Relacionamento interpessoal e comunicação - Melhorando sua performance como ouvinte - Princípios do atendimento em peças E-learning – Portal de competências - C044/1 br Desafio da marca Volvo Trucks (Curso) - C044/1 br Desafio da marca Volvo Trucks (Teste) - C135/1 GDS - Conhecimento Básico - Módulo Oficina - GDS Fusion Parts E-learning - T150 Impact Self Study – alto estudo (Curso) - T150 Impact Self Study – alto estudo (Teste) - C083/1 br (LA) Produto do Pós Venda - Peças e Serviços Genuínos - C093/1 br (LA) Ferramentas do Pós Venda - Garantia - C047/1 br 1. Novidades em produtos, lançamento do projeto (Curso) - C047/1 br 1. Novidades em produtos, lançamento do projeto (Teste) - T175 br 1 Atualizações técnicas 2008 (Curso) - T175 br 2 Atualizações técnicas 2008 (Teste) Auto estudo – Portal de competências - C079/2 Ferramentas do Pós venda - LPA Presencial – Portal de competências - T013/2 br Conhecimento do Produto

30 30 CARGO CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS FORMAÇÃO ACADÊMICAFORMAÇÃO COMPLEMENTAROUTRAS COMPETÊNCIASTREINAMENTO INTERNO Orçamentista B Slide 4 - Pontualidade - Pró-atividade - Comunicação - Dinamismo - Inovação - Trabalho em equipe - Desenvolvimento - Planejamento e organização - Atendimento e foco no cliente - Ensino médio completo - Mecânica básica - Informática básica - Nota fiscal eletrônica - Peças Volvo - Sistemas de trabalho (GDS, Impact, BD) TV Fenabrave - A ética profissional - 5s – A base para a qualidade - Trabalho em equipe - Postura e comportamento no ambiente de trabalho - Relacionamento interpessoal e comunicação - Melhorando sua performance como ouvinte - Princípios do atendimento em peças - O atendimento eficiente ao cliente – Introdução - O atendimento eficiente ao cliente por telefone - Matemática financeira aplicada I - Matemática financeira aplicada II - Matemática financeira aplicada III - Matemática financeira aplicada IV - Matemática financeira aplicada V - Matemática financeira aplicada VI E-learning – Portal de competências - C044/1 br Desafio da marca Volvo Trucks (Curso) - C044/1 br Desafio da marca Volvo Trucks (Teste) - C135/1 GDS - Conhecimento Básico - Módulo Oficina - GDS Fusion Parts E-learning - T150 Impact Self Study – alto estudo (Curso) - T150 Impact Self Study – alto estudo (Teste) - C083/1 br (LA) Produto do Pós Venda - Peças e Serviços Genuínos - C093/1 br (LA) Ferramentas do Pós Venda - Garantia - C047/1 br 1. Novidades em produtos, lançamento do projeto (Curso) - C047/1 br 1. Novidades em produtos, lançamento do projeto (Teste) - T175 br 1 Atualizações técnicas 2008 (Curso) - T175 br 2 Atualizações técnicas 2008 (Teste) Auto estudo – Portal de competências - C079/2 Ferramentas do Pós venda - LPA Presencial – Portal de competências - T013/2 br Conhecimento do Produto

31 31 CARGO CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS FORMAÇÃO ACADÊMICAFORMAÇÃO COMPLEMENTAROUTRAS COMPETÊNCIASTREINAMENTO INTERNO Orçamentista A Slide 5 - Pontualidade - Pró-atividade - Comunicação - Dinamismo - Inovação - Trabalho em equipe - Desenvolvimento - Planejamento e organização - Atendimento e foco no cliente - Resolução de conflitos - Ensino médio completo - Mecânica básica - Informática – Nível intermediário - Nota fiscal eletrônica - Peças Volvo - Sistemas de trabalho (GDS, Impact, BD) TV Fenabrave - A ética profissional - 5s – A base para a qualidade - Trabalho em equipe - Postura e comportamento no ambiente de trabalho - Relacionamento interpessoal e comunicação - Melhorando sua performance como ouvinte - Princípios do atendimento em peças - O atendimento eficiente ao cliente – Introdução - O atendimento eficiente ao cliente por telefone - Matemática financeira aplicada I - Matemática financeira aplicada II - Matemática financeira aplicada III - Matemática financeira aplicada IV - Matemática financeira aplicada V - Matemática financeira aplicada VI - Técnicas de negociação - Nota fiscal eletrônica - Negociar, argumentar e resolver problemas com clientes - O segredo da inovação – gerenciando novas ideias E-learning – Portal de competências - C044/1 br Desafio da marca Volvo Trucks (Curso) - C044/1 br Desafio da marca Volvo Trucks (Teste) - C135/1 GDS - Conhecimento Básico - Módulo Oficina - GDS Fusion Parts E-learning - T150 Impact Self Study – alto estudo (Curso) - T150 Impact Self Study – alto estudo (Teste) - C083/1 br (LA) Produto do Pós Venda - Peças e Serviços Genuínos - C093/1 br (LA) Ferramentas do Pós Venda - Garantia - C047/1 br 1. Novidades em produtos, lançamento do projeto (Curso) - C047/1 br 1. Novidades em produtos, lançamento do projeto (Teste) - T175 br 1 Atualizações técnicas 2008 (Curso) - T175 br 2 Atualizações técnicas 2008 (Teste) Auto estudo – Portal de competências - C079/2 Ferramentas do Pós venda - LPA Presencial – Portal de competências - T013/2 br Conhecimento do Produto - C057/3 br (LA) Argumentação de Peças Genuínas - T100/1 br (LA) Mecânica Geral

32 32 CARGO CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS FORMAÇÃO ACADÊMICAFORMAÇÃO COMPLEMENTAROUTRAS COMPETÊNCIASTREINAMENTO INTERNO Assistente administrativo de peças III Slide 4 - Pontualidade - Pró-atividade - Comunicação - Dinamismo - Inovação - Trabalho em equipe - Desenvolvimento - Planejamento e organização - Atendimento e foco no cliente - Apresentação pessoal - Resolução de conflitos - Ensino médio completo - Informática básica- Nota fiscal eletrônica TV Fenabrave - A ética profissional - 5s – A base para a qualidade - Trabalho em equipe - Postura e comportamento no ambiente de trabalho - Relacionamento interpessoal e comunicação - Princípios do atendimento em peças - O atendimento eficiente ao cliente – Introdução - O atendimento eficiente ao cliente por telefone - O profissional e o relacionamento com o cliente – I - O profissional e o relacionamento com o cliente - II - Excelência nos relacionamentos com clientes - Nota fiscal eletrônica E-learning – Portal de competências - C044/1 br Desafio da marca Volvo Trucks (Curso) - C044/1 br Desafio da marca Volvo Trucks (Teste) - C135/1 GDS - Conhecimento Básico - Módulo Oficina - GDS Fusion Parts E-learning - C083/1 br (LA) Produto do Pós Venda - Peças e Serviços Genuínos Presencial – Portal de competências - T013/2 br Conhecimento do Produto

33 33 CARGO CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS FORMAÇÃO ACADÊMICAFORMAÇÃO COMPLEMENTAROUTRAS COMPETÊNCIASTREINAMENTO INTERNO Assistente administrativo de peças II Slide 4 - Pontualidade - Pró-atividade - Comunicação - Dinamismo - Inovação - Trabalho em equipe - Desenvolvimento - Planejamento e organização - Atendimento e foco no cliente - Apresentação pessoal - Resolução de conflitos - Ensino médio completo - Informática básica- Sistemas de trabalho (GDS, CIGAN) - Nota fiscal eletrônica TV Fenabrave - A ética profissional - 5s – A base para a qualidade - Trabalho em equipe - Postura e comportamento no ambiente de trabalho - Relacionamento interpessoal e comunicação - Princípios do atendimento em peças - O atendimento eficiente ao cliente – Introdução - O atendimento eficiente ao cliente por telefone - O profissional e o relacionamento com o cliente – I - O profissional e o relacionamento com o cliente - II - Excelência nos relacionamentos com clientes - Nota fiscal eletrônica - Melhorando sua performance como ouvinte - Excelência nos relacionamentos com clientes - Negociar, argumentar e resolver problemas com clientes E-learning – Portal de competências - C044/1 br Desafio da marca Volvo Trucks (Curso) - C044/1 br Desafio da marca Volvo Trucks (Teste) - C135/1 GDS - Conhecimento Básico - Módulo Oficina - GDS Fusion Parts E-learning - C083/1 br (LA) Produto do Pós Venda - Peças e Serviços Genuínos - C047/1 br 1. Novidades em produtos, lançamento do projeto (Curso e Teste) - C093/1 br (LA) Ferramentas do Pós Venda - Garantia Presencial – Portal de competências - T013/2 br Conhecimento do Produto - C057/3 br (LA) Argumentação de Peças Genuínas

34 34 CARGO CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS FORMAÇÃO ACADÊMICAFORMAÇÃO COMPLEMENTAROUTRAS COMPETÊNCIASTREINAMENTO INTERNO Assistente administrativo de peças I Slide 4 - Pontualidade - Pró-atividade - Comunicação - Dinamismo - Inovação - Trabalho em equipe - Desenvolvimento - Planejamento e organização - Atendimento e foco no cliente - Apresentação pessoal - Resolução de conflitos - Ensino médio completo - Informática básica- Sistemas de trabalho (GDS, CIGAN) - Nota fiscal eletrônica TV Fenabrave - A ética profissional - 5s – A base para a qualidade - Trabalho em equipe - Postura e comportamento no ambiente de trabalho - Relacionamento interpessoal e comunicação - Princípios do atendimento em peças - O atendimento eficiente ao cliente – Introdução - O atendimento eficiente ao cliente por telefone - O profissional e o relacionamento com o cliente – I - O profissional e o relacionamento com o cliente - II - Excelência nos relacionamentos com clientes - Nota fiscal eletrônica - Melhorando sua performance como ouvinte - Negociar, argumentar e resolver problemas com clientes - Como superar os desafios no atendimento ao cliente - Fidelização de clientes - Como evitar o stress e a depressão - O segredo da inovação – gerenciando novas ideias - Administração eficaz de conflitos E-learning – Portal de competências - C044/1 br Desafio da marca Volvo Trucks (Curso) - C044/1 br Desafio da marca Volvo Trucks (Teste) - C135/1 GDS - Conhecimento Básico - Módulo Oficina - GDS Fusion Parts E-learning - C083/1 br (LA) Produto do Pós Venda - Peças e Serviços Genuínos - C047/1 br 1. Novidades em produtos, lançamento do projeto (Curso e Teste) - C093/1 br (LA) Ferramentas do Pós Venda - Garantia Presencial – Portal de competências - T013/2 br Conhecimento do Produto - C057/3 br (LA) Argumentação de Peças Genuínas - T100/1 br (LA) Mecânica Geral

35 35 CARGO CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS FORMAÇÃO ACADÊMICAFORMAÇÃO COMPLEMENTAROUTRAS COMPETÊNCIASTREINAMENTO INTERNO Assistente administrativo de serviços III Slide 4 - Pontualidade - Pró-atividade - Comunicação - Dinamismo - Inovação - Trabalho em equipe - Desenvolvimento - Planejamento e organização - Atendimento e foco no cliente - Ensino médio completo - Informática básica TV Fenabrave - A ética profissional - 5s – A base para a qualidade - Trabalho em equipe - Postura e comportamento no ambiente de trabalho - Relacionamento interpessoal e comunicação - Aprimorando as habilidades pessoais de comunicação verbal - Melhorando sua performance como ouvinte - O atendimento eficiente ao cliente – Introdução - O atendimento eficiente ao cliente por telefone - Gestão eficaz do tempo - Nota fiscal eletrônica E-learning – Portal de competências - C044/1 br Desafio da marca Volvo Trucks (Curso e Teste) - C135/1 GDS - Conhecimento Básico - Módulo Oficina - T150 Impact Self Study – alto estudo (Curso e Teste) - C083/1 br (LA) Produto do Pós Venda - Peças e Serviços Genuínos - T175/1 1 br Atualizações técnicas 2008 (Curso e Teste) Auto estudo - C121/1 br (LA) Apontamento e Tempos de Oficina Presencial – Portal de competências - C057/3 br (LA) Argumentação de Peças Genuínas

36 36 CARGO CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS FORMAÇÃO ACADÊMICAFORMAÇÃO COMPLEMENTAROUTRAS COMPETÊNCIASTREINAMENTO INTERNO Assistente administrativo de serviços II Slide 4 - Pontualidade - Pró-atividade - Comunicação - Dinamismo - Inovação - Trabalho em equipe - Desenvolvimento - Planejamento e organização - Atendimento e foco no cliente - Ensino médio completo - Informática básicaSistemas de trabalho (GDS, Mundo Volvo, Impact, VSR) TV Fenabrave - A ética profissional - 5s – A base para a qualidade - Trabalho em equipe - Postura e comportamento no ambiente de trabalho - Relacionamento interpessoal e comunicação - Aprimorando as habilidades pessoais de comunicação verbal - Melhorando sua performance como ouvinte - O atendimento eficiente ao cliente – Introdução - O atendimento eficiente ao cliente por telefone - Gestão eficaz do tempo - Nota fiscal eletrônica - O profissional e o relacionamento com o cliente – I - O profissional e o relacionamento com o cliente - II - Excelência nos relacionamentos com clientes - Como superar os desafios no atendimento ao cliente - O segredo da inovação – gerenciando novas ideias E-learning – Portal de competências - C044/1 br Desafio da marca Volvo Trucks (Curso e Teste) - C135/1 GDS - Conhecimento Básico - Módulo Oficina - T150 Impact Self Study – alto estudo (Curso e Teste) - C083/1 br (LA) Produto do Pós Venda - Peças e Serviços Genuínos - T175/1 1 br Atualizações técnicas 2008 (Curso e Teste) - C047/1 br Novidades em produtos, lançamento do projeto (Curso e Teste) - C140/1 br Plano de Manutenção Otimizada da Volvo - Introdução (Curso e Teste) Auto estudo - C121/1 br (LA) Apontamento e Tempos de Oficina Presencial – Portal de competências - C057/3 br (LA) Argumentação de Peças Genuínas - T013/2 br Conhecimento do Produto

37 37 CARGO CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS FORMAÇÃO ACADÊMICAFORMAÇÃO COMPLEMENTAROUTRAS COMPETÊNCIASTREINAMENTO INTERNO Assistente administrativo de serviços I Slide 4 - Pontualidade - Pró-atividade - Comunicação - Dinamismo - Inovação - Trabalho em equipe - Desenvolvimento - Planejamento e organização - Atendimento e foco no cliente - Ensino médio completo - Informática básicaSistemas de trabalho (GDS, Mundo Volvo, Impact, VSR) TV Fenabrave - A ética profissional - 5s – A base para a qualidade - Trabalho em equipe - Postura e comportamento no ambiente de trabalho - Relacionamento interpessoal e comunicação - Aprimorando as habilidades pessoais de comunicação verbal - Melhorando sua performance como ouvinte - O atendimento eficiente ao cliente – Introdução - O atendimento eficiente ao cliente por telefone - Gestão eficaz do tempo - Nota fiscal eletrônica - O profissional e o relacionamento com o cliente – I - O profissional e o relacionamento com o cliente - II - Excelência nos relacionamentos com clientes - Como superar os desafios no atendimento ao cliente - O segredo da inovação – gerenciando novas ideias - Administração eficaz de conflitos - Negociar, argumentar e resolver problemas com clientes - Estratégia de relacionamento - Fidelização de clientes - Como evitar o stress e a depressão E-learning – Portal de competências - C044/1 br Desafio da marca Volvo Trucks (Curso e Teste) - C135/1 GDS - Conhecimento Básico - Módulo Oficina - T150 Impact Self Study – alto estudo (Curso e Teste) - C083/1 br (LA) Produto do Pós Venda - Peças e Serviços Genuínos - T175/1 1 br Atualizações técnicas 2008 (Curso e Teste) - C047/1 br Novidades em produtos, lançamento do projeto (Curso e Teste) - C140/1 br Plano de Manutenção Otimizada da Volvo - Introdução (Curso e Teste) Auto estudo - C121/1 br (LA) Apontamento e Tempos de Oficina Presencial – Portal de competências - C057/3 br (LA) Argumentação de Peças Genuínas - T013/2 br Conhecimento do Produto - T100/1 br (LA) Mecânica Geral

38 38 CARGO CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS FORMAÇÃO ACADÊMICAFORMAÇÃO COMPLEMENTAROUTRAS COMPETÊNCIASTREINAMENTO INTERNO Assistente de garantia e plano de manutenção C Slide 4 - Pontualidade - Pró-atividade - Comunicação - Dinamismo - Inovação - Trabalho em equipe - Desenvolvimento - Planejamento e organização - Atendimento e foco no cliente - Ensino médio completo - Informática básica TV Fenabrave - A ética profissional - 5s – A base para a qualidade - Trabalho em equipe - Postura e comportamento no ambiente de trabalho - Relacionamento interpessoal e comunicação - Aprimorando as habilidades pessoais de comunicação verbal - Melhorando sua performance como ouvinte - O atendimento eficiente ao cliente – Introdução - O atendimento eficiente ao cliente por telefone - Gestão eficaz do tempo - Nota fiscal eletrônica E-learning – Portal de competências - C044/1 br Desafio da marca Volvo Trucks (Curso e Teste) - C135/1 GDS - Conhecimento Básico - Módulo Oficina - T150 Impact Self Study – alto estudo (Curso e Teste) - C083/1 br (LA) Produto do Pós Venda - Peças e Serviços Genuínos - C093/1 br (LA) Ferramentas do Pós Venda - Garantia - C140/1 br Plano de Manutenção Otimizada da Volvo - Introdução (Curso e Teste) Presencial – Portal de competências - C057/3 br (LA) Argumentação de Peças Genuínas

39 39 CARGO CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS FORMAÇÃO ACADÊMICAFORMAÇÃO COMPLEMENTAROUTRAS COMPETÊNCIASTREINAMENTO INTERNO Assistente de garantia e plano de manutenção B Slide 5 - Pontualidade - Pró-atividade - Comunicação - Dinamismo - Inovação - Trabalho em equipe - Desenvolvimento - Planejamento e organização - Atendimento e foco no cliente - Ensino médio completo - Informática - Nível intermediário - Sistemas de trabalho (GDS, Cigan, Mundo Volvo, Impact, VSR, VDA+, Argus, VF05, Campain Infotmation, SST, UCHP, Sistema de cortesia TV Fenabrave - A ética profissional - 5s – A base para a qualidade - Trabalho em equipe - Postura e comportamento no ambiente de trabalho - Relacionamento interpessoal e comunicação - Aprimorando as habilidades pessoais de comunicação verbal - Melhorando sua performance como ouvinte - O atendimento eficiente ao cliente – Introdução - O atendimento eficiente ao cliente por telefone - Gestão eficaz do tempo - Nota fiscal eletrônica - O profissional e o relacionamento com o cliente – I - O profissional e o relacionamento com o cliente - II - Excelência nos relacionamentos com clientes E-learning – Portal de competências - C044/1 br Desafio da marca Volvo Trucks (Curso e Teste) - C135/1 GDS - Conhecimento Básico - Módulo Oficina - T150 Impact Self Study – alto estudo (Curso e Teste) - C083/1 br (LA) Produto do Pós Venda - Peças e Serviços Genuínos - C093/1 br (LA) Ferramentas do Pós Venda - Garantia - C140/1 br Plano de Manutenção Otimizada da Volvo - Introdução (Curso e Teste) - T175/1 1 br Atualizações técnicas 2008 (Curso e Teste) - C047/1 br Novidades em produtos, lançamento do projeto (Curso e Teste) Auto estudo - C121/1 br (LA) Apontamento e Tempos de Oficina Presencial – Portal de competências - C057/3 br (LA) Argumentação de Peças Genuínas - T013/2 br Conhecimento do Produto

40 40 CARGO CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS FORMAÇÃO ACADÊMICAFORMAÇÃO COMPLEMENTAROUTRAS COMPETÊNCIASTREINAMENTO INTERNO Assistente de garantia e plano de manutenção A Slide 5 - Pontualidade - Pró-atividade - Comunicação - Dinamismo - Inovação - Trabalho em equipe - Desenvolvimento - Planejamento e organização - Atendimento e foco no cliente - Ensino superior incompleto/completo - Informática - Nível intermediário - Sistemas de trabalho (GDS, Cigan, Mundo Volvo, Impact, VSR, VDA+, Argus, VF05, Campain Infotmation, SST, UCHP, Sistema de cortesia TV Fenabrave - A ética profissional - 5s – A base para a qualidade - Trabalho em equipe - Postura e comportamento no ambiente de trabalho - Relacionamento interpessoal e comunicação - Aprimorando as habilidades pessoais de comunicação verbal - Melhorando sua performance como ouvinte - O atendimento eficiente ao cliente – Introdução - O atendimento eficiente ao cliente por telefone - Gestão eficaz do tempo - Nota fiscal eletrônica - O profissional e o relacionamento com o cliente – I - O profissional e o relacionamento com o cliente - II - Excelência nos relacionamentos com clientes - Como superar os desafios no atendimento ao cliente - O segredo da inovação – gerenciando novas ideias - Administração eficaz de conflitos - Negociar, argumentar e resolver problemas com clientes - Estratégia de relacionamento - Como evitar o stress e a depressão E-learning – Portal de competências - C044/1 br Desafio da marca Volvo Trucks (Curso e Teste) - C135/1 GDS - Conhecimento Básico - Módulo Oficina - T150 Impact Self Study – alto estudo (Curso e Teste) - C083/1 br (LA) Produto do Pós Venda - Peças e Serviços Genuínos - C093/1 br (LA) Ferramentas do Pós Venda - Garantia - C140/1 br Plano de Manutenção Otimizada da Volvo - Introdução (Curso e Teste) - T175/1 1 br Atualizações técnicas 2008 (Curso e Teste) - C047/1 br Novidades em produtos, lançamento do projeto (Curso e Teste) Auto estudo - C121/1 br (LA) Apontamento e Tempos de Oficina Presencial – Portal de competências - C057/3 br (LA) Argumentação de Peças Genuínas - T013/2 br Conhecimento do Produto - T100/1 br (LA) Mecânica Geral

41 41 CARGO CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS FORMAÇÃO ACADÊMICAFORMAÇÃO COMPLEMENTAROUTRAS COMPETÊNCIASTREINAMENTO INTERNO Consultor técnico C Slide 5 - Pontualidade - Pró-atividade - Comunicação - Dinamismo - Inovação - Trabalho em equipe - Desenvolvimento - Planejamento e organização - Atendimento e foco no cliente - Apresentação pessoal - Resolução de conflitos - Visão estratégica - Ensino superior incompleto/completo - Mecânica básica - Informática – Nível intermediário - Nota fiscal eletrônica - Técnicas de negociação TV Fenabrave - A ética profissional - 5s – A base para a qualidade - Trabalho em equipe - Postura e comportamento no ambiente de trabalho - Equipamentos de proteção coletiva e proteção individual - Relacionamento interpessoal e comunicação - Melhorando sua performance como ouvinte - O atendimento eficiente ao cliente – Introdução - O profissional e o relacionamento com o cliente – I - O profissional e o relacionamento com o cliente - II - O atendimento eficiente ao cliente por telefone - Excelência nos relacionamentos com clientes - Técnicas de negociação - Nota fiscal eletrônica E-learning – Portal de competências - C044/1 br Desafio da marca Volvo Trucks (Curso e Teste) - C135/1 GDS - Conhecimento Básico - Módulo Oficina - T150 Impact Self Study – alto estudo (Curso e Teste) - C083/1 br (LA) Produto do Pós Venda - Peças e Serviços Genuínos - C093/1 br (LA) Ferramentas do Pós Venda - Garantia - C047/1 br 1. Novidades em produtos, lançamento do projeto (Curso e Teste) Auto estudo – Portal de competências - C079/2 Ferramentas do Pós venda - LPA Presencial – Portal de competências - T013/2 br Conhecimento do Produto - C057/3 br (LA) Argumentação de Peças Genuínas

42 42 CARGO CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS FORMAÇÃO ACADÊMICAFORMAÇÃO COMPLEMENTAROUTRAS COMPETÊNCIASTREINAMENTO INTERNO Consultor técnico B Slide 5 - Pontualidade - Pró-atividade - Comunicação - Dinamismo - Inovação - Trabalho em equipe - Desenvolvimento - Planejamento e organização - Atendimento e foco no cliente - Apresentação pessoal - Resolução de conflitos - Visão estratégica - Ensino superior incompleto/completo - Mecânica básica - Informática - Nível intermediário - Nota fiscal eletrônica - Técnicas de negociação - Sistemas de trabalho (GDS, Mundo Volvo, Impact, VSR, VDA+, Argus, VF05, Campain Infotmation, SST) TV Fenabrave - A ética profissional - 5s – A base para a qualidade - Trabalho em equipe - Postura e comportamento no ambiente de trabalho - Equipamentos de proteção coletiva e proteção individual - Relacionamento interpessoal e comunicação - Melhorando sua performance como ouvinte - O atendimento eficiente ao cliente – Introdução - O profissional e o relacionamento com o cliente – I - O profissional e o relacionamento com o cliente - II - O atendimento eficiente ao cliente por telefone - Excelência nos relacionamentos com clientes - Técnicas de negociação - Nota fiscal eletrônica - Venda mais comunicando melhor - Como superar os desafios no atendimento ao cliente - Fidelização de clientes - Negociar, argumentar e resolver problemas com clientes - Como posicionar marcas na mente do consumidor - Como evitar o stress e a depressão E-learning – Portal de competências - C044/1 br Desafio da marca Volvo Trucks (Curso e Teste) - C135/1 GDS - Conhecimento Básico - Módulo Oficina - T150 Impact Self Study – alto estudo (Curso e Teste) - C083/1 br (LA) Produto do Pós Venda - Peças e Serviços Genuínos - C093/1 br (LA) Ferramentas do Pós Venda - Garantia - C047/1 br 1. Novidades em produtos, lançamento do projeto (Curso e Teste) - C087/1 Selling Genuine Volvo Parts - C140/1 Plano de manutenção otimizada da Volvo – Introdução (Curso e Teste) Auto estudo – Portal de competências - C079/2 Ferramentas do Pós venda - LPA Presencial – Portal de competências - T013/2 br Conhecimento do Produto - C057/3 br (LA) Argumentação de Peças Genuínas - T100/1 br (LA) Mecânica Geral

43 43 CARGO CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS FORMAÇÃO ACADÊMICAFORMAÇÃO COMPLEMENTAROUTRAS COMPETÊNCIASTREINAMENTO INTERNO Consultor técnico A Slide 5 - Pontualidade - Pró-atividade - Comunicação - Dinamismo - Inovação - Trabalho em equipe - Desenvolvimento - Planejamento e organização - Atendimento e foco no cliente - Apresentação pessoal - Resolução de conflitos - Visão estratégica - Ensino superior incompleto/completo - Mecânica básica - Informática – Nível intermediário - Nota fiscal eletrônica - Técnicas de negociação - Sistemas de trabalho (GDS, Mundo Volvo, Impact, VSR, VDA+, Argus, VF05, Campain Infotmation, SST) TV Fenabrave - A ética profissional - 5s – A base para a qualidade - Trabalho em equipe - Postura e comportamento no ambiente de trabalho - Equipamentos de proteção coletiva e proteção individual - Relacionamento interpessoal e comunicação - Melhorando sua performance como ouvinte - O atendimento eficiente ao cliente – Introdução - O profissional e o relacionamento com o cliente – I - O profissional e o relacionamento com o cliente - II - O atendimento eficiente ao cliente por telefone - Excelência nos relacionamentos com clientes - Técnicas de negociação - Nota fiscal eletrônica - Venda mais comunicando melhor - Como superar os desafios no atendimento ao cliente - Fidelização de clientes - Negociar, argumentar e resolver problemas com clientes - Como posicionar marcas na mente do consumidor - Como evitar o stress e a depressão - Alavancando a venda de peças - Como aumentar suas vendas com motivação - Negociando com sucesso I – 2 versão - Negociando com sucesso II – 2 versão - Estratégia de relacionamento - O segredo da inovação – gerenciando novas ideias - Administração eficaz de conflitos E-learning – Portal de competências - C044/1 br Desafio da marca Volvo Trucks (Curso e Teste) - C135/1 GDS - Conhecimento Básico - Módulo Oficina - T150 Impact Self Study – alto estudo (Curso e Teste) - C083/1 br Produto do Pós Venda - Peças e Serviços Genuínos - C093/1 br (LA) Ferramentas do Pós Venda - Garantia - C047/1 br Novidades em produtos, lançamento do projeto (Curso e Teste) - C087/1 Selling Genuine Volvo Parts - C140/1 Plano de manutenção otimizada da Volvo – Introdução (Curso e Teste) Auto estudo – Portal de competências - C079/2 Ferramentas do Pós venda - LPA Presencial – Portal de competências - T013/2 br Conhecimento do Produto - C057/3 br (LA) Argumentação de Peças Genuínas - T100/1 br (LA) Mecânica Geral

44 44 CARGO CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS FORMAÇÃO ACADÊMICAFORMAÇÃO COMPLEMENTAROUTRAS COMPETÊNCIASTREINAMENTO INTERNO Representante de Pós-venda Slide 5 - Pontualidade - Pró-atividade - Comunicação - Dinamismo - Inovação - Trabalho em equipe - Desenvolvimento - Planejamento e organização - Atendimento e foco no cliente - Apresentação pessoal - Resolução de conflitos - Visão estratégica - Ensino superior incompleto/completo - Informática – Nível intermediário - Técnicas de negociação - Sistemas de trabalho (GDS, Mundo Volvo, VSR, VDA+, Bradesco seguros, Sas seguros, Zurich seguros). TV Fenabrave - A ética profissional - 5s – A base para a qualidade - Trabalho em equipe - Postura e comportamento no ambiente de trabalho - Relacionamento interpessoal e comunicação - Aprimorando as habilidades pessoais de comunicação verbal - Melhorando sua performance como ouvinte - O atendimento eficiente ao cliente – Introdução - O atendimento eficiente ao cliente por telefone - O profissional e o relacionamento com o cliente – I - O profissional e o relacionamento com o cliente - II - Excelência nos relacionamentos com clientes - Como superar os desafios no atendimento ao cliente - Técnicas de negociação - Gestão eficaz do tempo - O segredo da inovação – gerenciando novas ideias - Administração eficaz de conflitos - Venda mais comunicando melhor - Fidelização de clientes - Negociar, argumentar e resolver problemas com clientes - Como posicionar marcas na mente do consumidor - Como aumentar suas vendas com motivação - Negociando com sucesso I – 2 versão - Negociando com sucesso II – 2 versão - Estratégia de relacionamento E-learning – Portal de competências - C044/1 br Desafio da marca Volvo Trucks (Curso e Teste) - C083/1 br (LA) Produto do Pós Venda - Peças e Serviços Genuínos - C093/1 br (LA) Ferramentas do Pós Venda - Garantia - C047/1 br 1. Novidades em produtos, lançamento do projeto (Curso e Teste) - C140/1 Plano de manutenção otimizada da Volvo – Introdução (Curso e Teste) Presencial – Portal de competências - T013/2 br Conhecimento do Produto - C057/3 br (LA) Argumentação de Peças Genuínas

45 45 CARGO CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS FORMAÇÃO ACADÊMICAFORMAÇÃO COMPLEMENTAROUTRAS COMPETÊNCIASTREINAMENTO INTERNO Assistente administrativo de Pós-venda III Slide 4 - Pontualidade - Pró-atividade - Comunicação - Dinamismo - Inovação - Trabalho em equipe - Desenvolvimento - Planejamento e organização - Atendimento e foco no cliente - Ensino médio completo - Informática básica- Nota fiscal eletrônica TV Fenabrave - 5s – A base para a qualidade - Trabalho em equipe - Postura e comportamento no ambiente de trabalho - Relacionamento interpessoal e comunicação - Aprimorando as habilidades pessoais de comunicação verbal - Melhorando sua performance como ouvinte - O atendimento eficiente ao cliente – Introdução - O atendimento eficiente ao cliente por telefone - Gestão eficaz do tempo - Nota fiscal eletrônica E-learning – Portal de competências - C044/1 br Desafio da marca Volvo Trucks (Curso) - C044/1 br Desafio da marca Volvo Trucks (Teste) - C135/1 GDS - Conhecimento Básico - Módulo Oficina - C083/1 br (LA) Produto do Pós Venda - Peças e Serviços Genuínos - T175/1 1 br 1 Atualizações técnicas 2008 (Curso) - T175/1 1 br 2 Atualizações técnicas 2008 (Teste) Auto estudo – Portal de competências - C121/1 br (LA) Apontamento e Tempos de Oficina Presencial – Portal de competências - C057/3 br (LA) Argumentação de Peças Genuínas

46 46 CARGO CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS FORMAÇÃO ACADÊMICAFORMAÇÃO COMPLEMENTAROUTRAS COMPETÊNCIASTREINAMENTO INTERNO Assistente administrativo de Pós-venda II Slide 4 - Pontualidade - Pró-atividade - Comunicação - Dinamismo - Inovação - Trabalho em equipe - Desenvolvimento - Planejamento e organização - Atendimento e foco no cliente - Ensino médio completo - Informática básica- Nota fiscal eletrônica - Sistemas de trabalho (GDS e Cigan) TV Fenabrave - 5s – A base para a qualidade - Trabalho em equipe - Postura e comportamento no ambiente de trabalho - Relacionamento interpessoal e comunicação - Aprimorando as habilidades pessoais de comunicação verbal - Melhorando sua performance como ouvinte - O atendimento eficiente ao cliente – Introdução - O atendimento eficiente ao cliente por telefone - Gestão eficaz do tempo - Nota fiscal eletrônica - O profissional e o relacionamento com o cliente – I - O profissional e o relacionamento com o cliente - II - Excelência nos relacionamentos com clientes - Como superar os desafios no atendimento ao cliente - O segredo da inovação – gerenciando novas ideias E-learning – Portal de competências - C044/1 br Desafio da marca Volvo Trucks (Curso e Teste) - C135/1 GDS - Conhecimento Básico - Módulo Oficina - C083/1 br (LA) Produto do Pós Venda - Peças e Serviços Genuínos - T175/1 Atualizações técnicas 2008 (Curso e Teste) - C047/1 br Novidades em produtos, lançamento do projeto (Curso e Teste) - C140/1 br Plano de Manutenção Otimizada da Volvo - Introdução (Curso e Teste) Auto estudo – Portal de competências - C121/1 br (LA) Apontamento e Tempos de Oficina Presencial – Portal de competências - C057/3 br (LA) Argumentação de Peças Genuínas - T013/2 br Conhecimento do Produto

47 47 CARGO CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS FORMAÇÃO ACADÊMICAFORMAÇÃO COMPLEMENTAROUTRAS COMPETÊNCIASTREINAMENTO INTERNO Assistente administrativo de Pós-venda I Slide 4 - Pontualidade - Pró-atividade - Comunicação - Dinamismo - Inovação - Trabalho em equipe - Desenvolvimento - Planejamento e organização - Atendimento e foco no cliente - Ensino médio completo - Informática básica- Nota fiscal eletrônica - Sistemas de trabalho (GDS e Cigan) TV Fenabrave - 5s – A base para a qualidade - Trabalho em equipe - Postura e comportamento no ambiente de trabalho - Relacionamento interpessoal e comunicação - Aprimorando as habilidades pessoais de comunicação verbal - Melhorando sua performance como ouvinte - O atendimento eficiente ao cliente – Introdução - O atendimento eficiente ao cliente por telefone - Gestão eficaz do tempo - Nota fiscal eletrônica - O profissional e o relacionamento com o cliente – I - O profissional e o relacionamento com o cliente - II - Excelência nos relacionamentos com clientes - Como superar os desafios no atendimento ao cliente - O segredo da inovação – gerenciando novas ideias - Administração eficaz de conflitos - Negociar, argumentar e resolver problemas com clientes - Estratégia de relacionamento - Fidelização de clientes - Como evitar o stress e a depressão E-learning – Portal de competências - C044/1 br Desafio da marca Volvo Trucks (Curso e Teste) - C135/1 GDS - Conhecimento Básico - Módulo Oficina - C083/1 br (LA) Produto do Pós Venda - Peças e Serviços Genuínos - T175/1 Atualizações técnicas 2008 (Curso e Teste) - C047/1 br Novidades em produtos, lançamento do projeto (Curso e Teste) - C140/1 br Plano de Manutenção Otimizada da Volvo - Introdução (Curso e Teste) Auto estudo – Portal de competências - C121/1 br (LA) Apontamento e Tempos de Oficina Presencial – Portal de competências - C057/3 br (LA) Argumentação de Peças Genuínas - T013/2 br Conhecimento do Produto - T100/1 br (LA) Mecânica Geral

48 48 CARGO CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS FORMAÇÃO ACADÊMICAFORMAÇÃO COMPLEMENTAROUTRAS COMPETÊNCIASTREINAMENTO INTERNO Analista de indicadores III Slide 4 - Pontualidade - Pró-atividade - Comunicação - Dinamismo - Inovação - Trabalho em equipe - Desenvolvimento - Planejamento e organização - Atendimento e foco no cliente - Ensino médio completo - Informática básica TV Fenabrave - 5s – A base para a qualidade - Trabalho em equipe - Postura e comportamento no ambiente de trabalho - Relacionamento interpessoal e comunicação - Aprimorando as habilidades pessoais de comunicação verbal - Melhorando sua performance como ouvinte - Gestão eficaz do tempo E-learning – Portal de competências - C044/1 br Desafio da marca Volvo Trucks (Curso e Teste) - C135/1 GDS - Conhecimento Básico - Módulo Oficina - C080 Ferramentas do pós-venda – TSV - C083/1 br (LA) Produto do Pós Venda - Peças e Serviços Genuínos Auto estudo – Portal de competências - C121/1 br (LA) Apontamento e Tempos de Oficina

49 49 CARGO CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS FORMAÇÃO ACADÊMICAFORMAÇÃO COMPLEMENTAROUTRAS COMPETÊNCIASTREINAMENTO INTERNO Analista de indicadores II Slide 4 - Pontualidade - Pró-atividade - Comunicação - Dinamismo - Inovação - Trabalho em equipe - Desenvolvimento - Planejamento e organização - Atendimento e foco no cliente - Ensino médio completo - Informática básicaSistemas de trabalho (GDS, RAT e Cigan) TV Fenabrave - 5s – A base para a qualidade - Trabalho em equipe - Postura e comportamento no ambiente de trabalho - Relacionamento interpessoal e comunicação - Aprimorando as habilidades pessoais de comunicação verbal - Melhorando sua performance como ouvinte - Gestão eficaz do tempo - O segredo da inovação – gerenciando novas ideias - Administração eficaz de conflitos - Estratégia de relacionamento E-learning – Portal de competências - C044/1 br Desafio da marca Volvo Trucks (Curso e Teste) - C135/1 GDS - Conhecimento Básico - Módulo Oficina - C080 Ferramentas do pós-venda – TSV - C083/1 br (LA) Produto do Pós Venda - Peças e Serviços Genuínos - C047/1 br Novidades em produtos, lançamento do projeto (Curso e Teste) Auto estudo – Portal de competências - C121/1 br (LA) Apontamento e Tempos de Oficina Presencial – Portal de competências - C057/3 br (LA) Argumentação de Peças Genuínas - T013/2 br Conhecimento do Produto

50 50 CARGO CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS FORMAÇÃO ACADÊMICAFORMAÇÃO COMPLEMENTAROUTRAS COMPETÊNCIASTREINAMENTO INTERNO Analista de indicadores I Slide 5 - Pontualidade - Pró-atividade - Comunicação - Dinamismo - Inovação - Trabalho em equipe - Desenvolvimento - Planejamento e organização - Atendimento e foco no cliente - Ensino médio completo - Informática - Nível intermediário Sistemas de trabalho (GDS, RAT e Cigan) TV Fenabrave - 5s – A base para a qualidade - Trabalho em equipe - Postura e comportamento no ambiente de trabalho - Relacionamento interpessoal e comunicação - Aprimorando as habilidades pessoais de comunicação verbal - Melhorando sua performance como ouvinte - Gestão eficaz do tempo - O segredo da inovação – gerenciando novas ideias - Administração eficaz de conflitos - Estratégia de relacionamento - Fidelização de clientes E-learning – Portal de competências - C044/1 br Desafio da marca Volvo Trucks (Curso e Teste) - C135/1 GDS - Conhecimento Básico - Módulo Oficina - C080 Ferramentas do pós-venda – TSV - C083/1 br (LA) Produto do Pós Venda - Peças e Serviços Genuínos - C047/1 br Novidades em produtos, lançamento do projeto (Curso e Teste) Auto estudo – Portal de competências - C121/1 br (LA) Apontamento e Tempos de Oficina - C093/1 br (LA) Ferramentas do Pós Venda - Garantia Presencial – Portal de competências - C057/3 br (LA) Argumentação de Peças Genuínas - T013/2 br Conhecimento do Produto - C001 Gestão de oficina

51 51 CARGO CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS FORMAÇÃO ACADÊMICAFORMAÇÃO COMPLEMENTAROUTRAS COMPETÊNCIASTREINAMENTO INTERNO Assistente administrativo de seguros III Slide 4 - Pontualidade - Pró-atividade - Comunicação - Dinamismo - Inovação - Trabalho em equipe - Desenvolvimento - Planejamento e organização - Atendimento e foco no cliente - Resolução de conflitos - Ensino médio completo - Informática básica TV Fenabrave - A ética profissional - 5s – A base para a qualidade - Trabalho em equipe - Postura e comportamento no ambiente de trabalho - Relacionamento interpessoal e comunicação - Aprimorando as habilidades pessoais de comunicação verbal - Melhorando sua performance como ouvinte - O atendimento eficiente ao cliente – Introdução - O atendimento eficiente ao cliente por telefone - O profissional e o relacionamento com o cliente – I - O profissional e o relacionamento com o cliente - II - Gestão eficaz do tempo E-learning – Portal de competências - C044/1 br Desafio da marca Volvo Trucks (Curso e Teste) - C135/1 GDS - Conhecimento Básico - Módulo Oficina - C140/1 Plano de manutenção otimizada da Volvo – Introdução (Curso e Teste)

52 52 CARGO CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS FORMAÇÃO ACADÊMICAFORMAÇÃO COMPLEMENTAROUTRAS COMPETÊNCIASTREINAMENTO INTERNO Assistente administrativo de seguros II Slide 4 - Pontualidade - Pró-atividade - Comunicação - Dinamismo - Inovação - Trabalho em equipe - Desenvolvimento - Planejamento e organização - Atendimento e foco no cliente - Resolução de conflitos - Ensino médio completo - Informática básica- Sistemas de trabalho (GDS, Mundo Volvo, VSR, VDA+, Bradesco seguros, Sas seguros, Zurich seguros). TV Fenabrave - A ética profissional - 5s – A base para a qualidade - Trabalho em equipe - Postura e comportamento no ambiente de trabalho - Relacionamento interpessoal e comunicação - Aprimorando as habilidades pessoais de comunicação verbal - Melhorando sua performance como ouvinte - O atendimento eficiente ao cliente – Introdução - O atendimento eficiente ao cliente por telefone - O profissional e o relacionamento com o cliente – I - O profissional e o relacionamento com o cliente - II - Gestão eficaz do tempo - Excelência nos relacionamentos com clientes - Como superar os desafios no atendimento ao cliente - O segredo da inovação – gerenciando novas ideias - Administração eficaz de conflitos E-learning – Portal de competências - C044/1 br Desafio da marca Volvo Trucks (Curso e Teste) - C135/1 GDS - Conhecimento Básico - Módulo Oficina - C140/1 Plano de manutenção otimizada da Volvo – Introdução (Curso e Teste) - C083/1 br (LA) Produto do Pós Venda - Peças e Serviços Genuínos Presencial – Portal de competências - T013/2 br Conhecimento do Produto

53 53 CARGO CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS FORMAÇÃO ACADÊMICAFORMAÇÃO COMPLEMENTAROUTRAS COMPETÊNCIASTREINAMENTO INTERNO Assistente administrativo de seguros I Slide 4 - Pontualidade - Pró-atividade - Comunicação - Dinamismo - Inovação - Trabalho em equipe - Desenvolvimento - Planejamento e organização - Atendimento e foco no cliente - Resolução de conflitos - Ensino médio completo - Informática básica- Sistemas de trabalho (GDS, Mundo Volvo, VSR, VDA+, Bradesco seguros, Sas seguros, Zurich seguros). TV Fenabrave - A ética profissional - 5s – A base para a qualidade - Trabalho em equipe - Postura e comportamento no ambiente de trabalho - Relacionamento interpessoal e comunicação - Aprimorando as habilidades pessoais de comunicação verbal - Melhorando sua performance como ouvinte - O atendimento eficiente ao cliente – Introdução - O atendimento eficiente ao cliente por telefone - O profissional e o relacionamento com o cliente – I - O profissional e o relacionamento com o cliente - II - Gestão eficaz do tempo - Excelência nos relacionamentos com clientes - Como superar os desafios no atendimento ao cliente - O segredo da inovação – gerenciando novas ideias - Administração eficaz de conflitos E-learning – Portal de competências - C044/1 br Desafio da marca Volvo Trucks (Curso e Teste) - C135/1 GDS - Conhecimento Básico - Módulo Oficina - C140/1 Plano de manutenção otimizada da Volvo – Introdução (Curso e Teste) - C083/1 br (LA) Produto do Pós Venda - Peças e Serviços Genuínos Presencial – Portal de competências - T013/2 br Conhecimento do Produto - C057/3 br (LA) Argumentação de Peças Genuínas


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