A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução O apóstolo Paulo nos coloca diante do centro de nossa discussão durante esta lição, quando estaremos estudando, no íntimo de cada um de nós,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução O apóstolo Paulo nos coloca diante do centro de nossa discussão durante esta lição, quando estaremos estudando, no íntimo de cada um de nós,"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução O apóstolo Paulo nos coloca diante do centro de nossa discussão durante esta lição, quando estaremos estudando, no íntimo de cada um de nós, crentes em Cristo, o embate que deve existir entre o viver segundo o Espírito de Deus que em nós habita e o espírito do mundo secular que também está em nós. Tema do 3T14 – A doutrina do Espírito Santo Estudo 4 – “O Espírito de Deus habita em vós” O Espírito de Deus X O espírito mundano Texto áureo: “Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? 1Coríntios 3.16

2 Aliás, não poderia ser diferente. Como seres humanos, temos que viver na contingência da vida em sociedade que recebemos como herança dos nossos ancestrais de família e de cidadania. Não pode ser diferente, pois, do contrário, estaríamos alienados da vida de testemunho e presença marcante diante do mundo que nos rodeia. Não podemos esconder-nos nas grutas da montanha para vivermos em santidade. Temos que viver em santidade em meio à turbulência do trabalho, do colégio, da família, do lazer, enfim.

3 É aí, então, que a luta se dá. Quando, diante dos costumes, palavreados, atitudes, muitas vezes irreverentes e indecorosos que o mundo nos impõe, somos levados a considerar que não é bem isto que o Senhor espera de nós, que não devemos nos curvar a tais modismos, que não podemos aceitar tais padrões, é porque, dentro de nós, o Espírito Santo de Deus está reagindo contra essas práticas e procedimentos indevidos.

4 A maior exigência socialmente colocada para o crente após a sua conversão é, sem dúvida, a de uma vida digna e honrada diante de Deus e perante a sociedade. Se sob o prisma espiritual, a maior exigência indubitavelmente será sempre a de uma vida de comunhão com o Pai, com as decorrências naturais desta vivência de devoção, espera-se que cada um de nós, como crentes em Cristo, sejamos cidadãos honrados, que vivamos em obediência às leis e regras estabelecidas no país e àquilo que o bom senso e a educação social nos impõem.

5 No entanto, para nós crentes, a visão deste conceito social é mais profunda e ampla. Paulo nos adverte sobre como devemos encarar esta exigência de vida socialmente digna no texto que escolhemos abaixo: "Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados." Ef 4.1

6 Sim, o nosso padrão é superior. Não deve ser o mesmo do homem mundano. Devemos andar em dignidade não apenas segundo o modelo do mundo, mas sim, segundo o parâmetro de Deus. Não podemos entender crentes que tenham vidas desregradas e desequilibradas. Se fomos chamados para uma vida nova, pois esta "é a vocação", o chamamento a que fomos inspirados por Deus, quando cremos em Cristo, que vivamos de forma diferenciada. Que, por nossas atitudes de "humildade, mansidão, longanimidade", mostremos ao mundo a verdadeira dignidade, aquela que nos leva a "andar no Espírito".

7 Paulo, escrevendo aos Coríntios nos indaga (1Co 3.16): “Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?” Você sente isto em seu coração? Desde que se converteu você sente algo diferente em seu interior? A presença do Espírito de Deus em seu interior é sensível? Como você convive com ele? Para isto vamos ler e meditar em alguns textos da Palavra de Deus que devem falar muito aos nossos corações:

8 Paulo, escrevendo aos efésios nos desafia: (Ef 1.3,4) “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestes em Cristo; como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor.” Você se sente chamado a uma vida santa? Diferente daquela que o mundo vive ao seu redor? É fácil ser irrepreensível diante de Deus?

9 Ainda escrevendo aos efésios nos estimula: (Ef 4.1-3) Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando- vos uns aos outros em amor, procurando diligentemente guardar a unidade do Espírito no vínculo da paz. Você se sente chamado a uma vida santa? Diferente daquela que o mundo vive ao seu redor? É fácil ser irrepreensível diante de Deus? Ou você usa a máscara do domingo?

10 Um pouco mais à frente ele nos garante algo de muito precioso e valioso: (Ef 4.7) Mas a cada um de nós foi dada a graça conforme a medida do dom de Cristo Você sente isto em seu coração? O que é para você ter a graça de Deus? O que ela opera em sua vida? E qual a medida dela em seu ser? Você sente o quanto custou a Cristo dar-lhe esta bênção?

11 Diante de tudo isto como você se sente em relação ao ministério para o qual tenha sido chamado: (Ef 4.11,12) E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Você sente que foi chamado para um ministério específico? Como você se sente em relação a ele? Você está aperfeiçoando o seu viver?

12 Efésios : E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. Toda a amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmia sejam tiradas dentre vós, bem como toda a malícia. Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. Concluindo: Que o apelo do apóstolo Paulo, seja para nós um desafio a levar-nos sempre a uma vida cristã mais santa e irrepreensível diante de Deus e dos homens


Carregar ppt "Introdução O apóstolo Paulo nos coloca diante do centro de nossa discussão durante esta lição, quando estaremos estudando, no íntimo de cada um de nós,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google