A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Assunto Assunto: NARRATIVAS DE AVENTURAS.  Aventura (do latim adventura) significa “coisas que estão por vir”. A definição da palavra já contém a ideia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Assunto Assunto: NARRATIVAS DE AVENTURAS.  Aventura (do latim adventura) significa “coisas que estão por vir”. A definição da palavra já contém a ideia."— Transcrição da apresentação:

1 Assunto Assunto: NARRATIVAS DE AVENTURAS

2

3  Aventura (do latim adventura) significa “coisas que estão por vir”. A definição da palavra já contém a ideia de risco, de perigo...  A aventura sempre foi revisitada. O tema rendeu incríveis histórias em lugares empolgantes e desafiadores.

4  NO DESERTO  NA FLORESTA  NO MAR  ENTRE QUATRO PAREDES  NO ESPAÇO SIDERAL  NA MONTANHA  URBANA

5  O HEROI:  O protagonista (= heroi) é alguém que descobriu ou realizou alguma coisa além do nível normal das realizações ou das experiências. O heroi é alguém que deu a própria vida por algo maior que ele mesmo.

6  A BRAVURA:  A história da humanidade apresenta inúmeros personagens que se destacam pela bravura. Neste contexto, “bravo” pode ser o homem corajoso, audacioso, como o bravio, selvagem. O que fica desses personagens é a figura grandiosa, eternamente heróica, fascinante porque destoa do comportamento das pessoas comuns.

7  O antagonista (anti-heroi) é o vilão da história. Sempre está em oposição ao heroi. São inimigos.  No clímax da narrativa geralmente protagonista e antagonista lutam em prol do bem.

8  O que aconteceu? ____ Fato (enredo)  Com quem? _________ Personagem  Onde? _____________ Espaço  Quando? ___________ Tempo  Como? _____________ Modo  Quem está contando? __ Narrador

9  ELEMENTOS DA NARRATIVA: ENREDO O texto narrativo, geralmente, segue o esquema abaixo:  1. APRESENTAÇÃO: Estabelecimento de uma situação.  2. COMPLICAÇÃO (PROBLEMA): Etapa de conflito entre as personagens.  3. CLÍMAX: Momento culminante de tensão.  4. DESFECHO (SOLUÇÃO): Ocasião em que os fatos levam ao final da história.

10  PERSONAGEM  Personagem – Seres criados pela imaginação do escritor, participantes dos acontecimentos narrados, ou seja, aqueles que realizam as ações.  Personagem principal – É a personagem de maior relevância na história – HERÓI e VILÃO  Personagens secundárias – Participam da história, sem se destacarem muito - COADJUVANTES

11  CARACTERÍSTICAS DOS PERSONAGENS  Características físicas – Partes físicas e de fácil verificação dos personagens.  Ex.:E veio o cachorrinho. Era pretinho, lustroso, com umas malhas cor de mel em certos lugares do focinho e do corpo. Orelhas sedosas e moles, e um rabinho que o menino logo descobriu poder funcionar como manivela.

12  Características psicológicas – Refe-rem-se às emoções dos personagens. Nem sempre as características psico-lógicas estão explícitas no texto e isto requer do leitor uma análise de tudo o que envolve o personagem (contexto).  Ex.: O cachorrinho também parecia contentíssimo, e pulava para cá e para lá. Mas era uma miniatura Pinscher. Não era só engraçadíssimo; era inteligen-tíssimo. Se lhe ensinassem, creio que chegaria a atender o telefone.

13  ESPAÇO : Lugar onde acontecem os fatos narrados.  Espaço físico – É um espaço corres- pondente à realidade.  Ex.: À saída da escola, nos portões abertos para a pequena multidão de alunos alegres com o final das aulas, misturavam- se chuva, gritos, guarda-chuvas, mais gritos, buzinas, olhares, corre-corre.

14  Espaço virtual – É um espaço que não existe de fato, mas pode ser imaginado, porque provoca no leitor o “efeito do real”.  Ex.: Deu um passo para trás ou para frente, nem sabia mais o que fazia. Perturbado, atônito, percebeu que uma parte de seu corpo, sempre antes relaxada, estava agora com uma tensão agressiva, e isso nunca lhe tinha acontecido.

15  TEMPO : Momento em que decorrem os fatos, as ações.  Tempo cronológico – Refere-se à época (momento histórico) e ao tempo do relógio (duração).  Ex.: Um dia, quando encerrava meu trabalho, fixei a atenção em um simples objeto da minha sala.

16  FOCO NARRATIVO  Contar ou como contar implica uma determinada posição do narrador com relação ao acontecimento. A isso chamamos de foco narrativo :  NARRADOR PARTICIPANTE ou NARRADOR PERSONAGEM  NARRADOR OBSERVADOR  NARRADOR ONISCIENTE ou ONIPRESENTE

17  NARRADOR PARTICIPANTE ou NARRADOR PERSONAGEM:  Ele é um dos personagens, principal ou secundário, da sua história. Ele está dentro da história e vê os acontecimentos de dentro para fora. Ele não precisa ser necessariamente o personagem principal; pode ser também alguém que, estando no local dos acontecimentos, presenciou-os. Nesse caso, a narrativa é elaborada em 1ª pessoa (eu / nós).  Ex.: Ali parei. Meu reflexo testemunhava as marcas do passado e trazia, à tona, as lembranças da infância e da adolescência. As imagens, agora, misturavam-se, comprometendo minha lucidez. Senti meu corpo flutuar e minha visão apagar-se, de forma que eu me concentrava em recordações, apenas.

18  NARRADOR OBSERVADOR:  Ele simplesmente relata os fatos, registrando as ações e as falas dos personagens. Ele conta, como mero espectador, uma história vivida por terceiros. É a narrativa escrita em 3ª pessoa (ele, ela, eles, elas).  Ex.: A velha senhora disse ao verdureiro que ele poderia guardar a carrocinha na casa dela que lugar não faltava. Ele mostrou-se agradecido, porém disse que iria incomodar a madame.

19  TIPOS DE DISCURSO:  DIRETO: o personagem fala. Aparecem os dois- pontos, anunciando que o personagem vai falar e, depois, parágrafo e travessão na fala do personagem.  Ex.: Durante a aula, o professor comentou: - Nossa flora é muito rica. Devemos preservá-la. Então Henrique perguntou: - Qual é o significado da palavra flora, professor ? - Flora é o conjunto das espécies de plantações de uma região.

20  INDIRETO: o narrador é quem conta, com as suas palavras, o que o personagem falou. Aparecem as palavras que se usa no lugar dos dois-pontos e há mudança de tempo verbal.  Ex.: Durante a aula o professor comentou que nossa flora era muito rica e que deveríamos preservá-la. Então, Henrique perguntou-lhe qual era o significado da palavra flora. O professor respondeu-lhe que era o conjunto das espécies de plantações de uma região.

21  LEMBRE-SE:  A narrativa de aventura é cheia de acontecimentos grandiosos e emocionantes que podem ser engraçados, absurdos ou perigosos.

22


Carregar ppt "Assunto Assunto: NARRATIVAS DE AVENTURAS.  Aventura (do latim adventura) significa “coisas que estão por vir”. A definição da palavra já contém a ideia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google