A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguagem de Programação JAVA Técnico em Informática Professora Michelle Nery.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguagem de Programação JAVA Técnico em Informática Professora Michelle Nery."— Transcrição da apresentação:

1 Linguagem de Programação JAVA Técnico em Informática Professora Michelle Nery

2 Agenda  Biblioteca String  Características de uma String  Métodos da Biblioteca String  Conversões de String para tipos númericos e o contrário

3 Característica de uma String  Strings são utilizadas frequentemente em várias linguagens de programação como uma sequência de caracteres.  Existem muitos métodos que podemos utilizar em um objeto instanciado da classe String.  Concatenar  Tamanho da String  Buscando um caracter na String  Maiúsculas e Minusculas  Contém  Partes da String  Tipos numéricos para String  String para tipos numéricos

4 Implementação  Crie um pacote denominado classestring no projeto Linguagem de Programação.  Crie uma classe dentro desse pacote denominado ClasseString.

5 Concat: Método para Concatenação  Concatenação nada mais é do que juntar strings numa só. Isto pode ser feito de duas formas:  uma usando o método concat() da classe String ou  usando o sinal de adição (+) como operador de concatenação.

6 Implementação  Programa:  Saída:

7 Length: Método que Verifica o Tamanho da String  A classe String possui um método acessor que retorna o tamanho da String.  Esse método é denominado length().

8 Implementação  Adicione ao programa anterior as seguintes linhas de código abaixo:  Saída:

9 charAt: Método para Pegar o Caractere na Posição x  Obtem um caractere que se encontra em alguma posição dentro da string.  Para isso, usaremos o método charAt().  Obs.: Inicia em 0, o primeiro caractere.

10 Implementação  Adicione ao programa anterior as seguintes linhas de código abaixo:  Saída:

11 Substring: Método para substituir parte de uma String  O método Substring() é uma porção ou parte da string principal da qual pode formar outra string.  Adicione ao programa anterior as seguintes linhas de código abaixo:  Saída:

12 ValueOf: Método que altera um Inteiro para String  O Método ValueOf() converte um valor númerico para String.  Adicione ao programa anterior as seguintes linhas de código abaixo:  Saída:

13 toUpperCase() e toLowerCase: Método para Strings em Maiúsculas e Minúsculas  Podemos facilmente deixar todas as letras de uma sequência de caracteres maiúscula ou minúscula usando os métodos toUpperCase() e toLowerCase() respectivamente.

14 Implementação  Adicione ao programa anterior as seguintes linhas de código abaixo:  Saída:

15 Contains: Método para Verificar Conteúdo da String  Um método muito útil para verificar o conteúdo de uma string é o contains().  Contains() retorna verdadeiro (true) se houver a sequência de caracteres especificada no parâmetro.

16 Implementação  Adicione ao programa anterior as seguintes linhas de código abaixo:  Saída:

17 ValueOf: Método que altera um Inteiro para String  O Método ValueOf() converte um valor número para String.  Adicione ao programa anterior as seguintes linhas de código abaixo:  Saída:

18 Extra: Conversão de String para Outros Tipos Primitivos  Para converter um tipo primitivo para String, segue o código abaixo.

19 Lista de Exercícios 1. Dada as strings:  s1 = Programação,  s2 = JAVA e  s3 = java, Faça um programa que retorne as seguintes respostas na tela: 1. A concatenação da string s1 com s2; 2. Os tamanhos das strings s1 e s2; 3. Retorne o primeiro caracter da string s1 e s2, e os concatene. 4. Verifique se existe o na string s1 usando o método contains(). 5. Faça com que uma variável inteira receba o valor 13 e a atribua a string s2.

20 Lista de Exercícios 1. Crie um programa em que o usuário irá entrar com uma data. 1. Essa variável data será do tipo String. 2. Adicione mais 3 variáveis do tipo inteiro, dia, mes e ano. 3. Atribua a variável dia, os dias que aparecem na data digitada. 4. Atribua a variável mes, os meses que aparecem na data digitada. 5. Atribua a variável ano, os anos que aparecem na data digitada. 6. Faça uma verificação se a data digitada está correta: 1. dia > 0 && dia <=31 2. mes > 1 && mes <= ano == ano atual 7. Imprima dia, mes e ano separadamente.


Carregar ppt "Linguagem de Programação JAVA Técnico em Informática Professora Michelle Nery."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google