A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

São Jose Operário Introdução a Bíblia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "São Jose Operário Introdução a Bíblia."— Transcrição da apresentação:

1 São Jose Operário Introdução a Bíblia

2 Este curso visa dar uma visão geral da Bíblia para ajudar os agentes e catequistas, pessoas que trabalham nas pastorais, coordenadores no trabalho que desenvolvem com muito carinho e dedicação na paróquia.

3 É uma oportunidade de estarmos refletindo em comunidade a Palavra de Deus e abrindo horizontes para um amadurecimento de nossa fé.

4 Tendo uma pequena noção de Bíblia fica fácil trabalhar em nossa comunidade, fazendo o Reino de Deus crescer em nosso meio, pois: “Tua palavra é lâmpada para os meus pés , e luz para o meu caminho” Sl 119.

5 PRIMEIRA PARTE

6 O que é Bíblia. Como ela é dividida. O que levou o povo a escrevê-la. A História do povo de Israel. Visão geral do Antigo Testamento. Estudo do Pentateuco.

7 A BÍBLIA A Bíblia é o principal livro do cristão.
Ela é a fonte de nossa fé. A Bíblia nasceu da vontade do povo de ser fiel a Deus e a si mesmo, nasceu da preocupação de transmitir aos outros e a nós esta vontade de ser fiel. A palavra Bíblia chegou a nós através do latim Bíblia, palavra que vem da língua grega  , plural de , diminutivo de s

8 Quem a escreveu foram homens e mulheres como nós
Quem a escreveu foram homens e mulheres como nós. Os livros que a compõe são diferentes exatamente porque procuravam responder a realidades diversas de cada momento histórico. Ela conta os acontecimentos que vão desde a experiência com Abraão até a perseguição dos primeiros cristãos. Mais de 2000 anos de experiência.

9 A redação final da Bíblia realizou-se na época do exílio.
Pode-se dizer, aproximadamente, que o período decisivo que a define tal como ela é hoje, vai de meados do séc. V ao fim do séc. IV ou início do séc. II a.C. É o livro mais conhecido do mundo, já foi traduzido para mais de 1685 línguas. Mas sua língua oficial, ou melhor línguas, foram: hebraico, aramaico e grego.

10 - Os livros da Bíblia são chamados “livros sagrados” porque foram escritos por inspiração divina. Também chamados de “livros canônicos” para indicar que constam da relação autêntica dos livros sagrados, que se denominam exatamente “cânone”.

11 - A Bíblia se divide em Antigo e Novo Testamento.
O termo testamento (latim testamentum) traduz o grego  e o hebraico berît, “aliança”, significando o fato central da salvação, a antiga Aliança do Sinai e a nova Aliança de Jesus Cristo.

12 - A Bíblia se compõe de 73 livros: 46 do AT e 27 do NT- A Bíblia começou a ser escrita por volta do ano a.c. e terminou em torno do ano 100 d.c..

13 - Ela foi escrita em três línguas: hebraico, aramaico e grego.
O Antigo Testamento foi escrito, em sua maior parte, em hebraico. 2 Mc, Sb, Dn 13 e 14 foram escritos em grego; Jt, Br, Eclo e 1 Mc foram em hebraico mas estão conservados em grego (embora extensos fragmentos de Eclo em hebraico tenham sido descobertos desde 1896); os textos de Qumrã fazem pensar que Tb tenha sido escrito em aramaico; Jr 10,11; Esd 4, 8-6, 18; 7, 12-26; Dn 2, 4-7,28 foram escritos em aramaico.

14 O Novo Testamento foi escrito em grego.
- A Bíblia hebraica foi dividida em capítulos e seções para a leitura na sinagoga, antes da era cristã. A divisão moderna e a numeração em capítulos são atribuídas a Estevão Langton (+1228), professor em Paris e mais tarde Arcebispo de Canterbury; talvez ele tenha utilizado uma divisão já existente. A divisão moderna do Antigo Testamento em versículos foi realizada por Sante Pagnini O. P., em sua Bíblia latina de 1528; o redator parisiense Robert Etienne adotou a numeração de Pagnini e numerou os versículos do Novo Testamento em sua edição de 1555.

15

16 O Novo Testamento foi escrito em grego.
- A Bíblia hebraica foi dividida em capítulos e seções para a leitura na sinagoga, antes da era cristã. A divisão moderna e a numeração em capítulos são atribuídas a Estevão Langton (+1228), professor em Paris e mais tarde Arcebispo de Canterbury; talvez ele tenha utilizado uma divisão já existente. A divisão moderna do Antigo Testamento em versículos foi realizada por Sante Pagnini O. P., em sua Bíblia latina de 1528; o redator parisiense Robert Etienne adotou a numeração de Pagnini e numerou os versículos do Novo Testamento em sua edição de 1555.

17

18 A divisão moderna e a numeração em capítulos são atribuídas a Estevão Langton (+1228), professor em Paris e mais tarde Arcebispo de Canterbury; talvez ele tenha utilizado uma divisão já existente. A divisão moderna do Antigo Testamento em versículos foi realizada por Sante Pagnini O. P., em sua Bíblia latina de 1528; o redator parisiense Robert Etienne adotou a numeração de Pagnini e numerou os versículos do Novo Testamento em sua edição de 1555.

19 Para entender uma citação bíblica
A ordem dos elementos é: o nome do livro em abreviatura, o número do capítulo e o número do versículo. Assim, Mt 5,12 corresponde ao Evangelho segundo São Mateus, capítulo 5, versículo 12. Se o livro só tiver um capítulo, aparece apenas o livro e o versículo. Assim, 2 Jo 12 para indicar 2.ª Carta de João, versículo 12. Quando são citados vários versículos ou capítulos seguidos, estão unidos por um hífen: Mt 5,12-17 (Mateus, capítulo 5, versículos 12 a 17); Mt 5-6 (Mateus, capítulos 5 e 6); Mt 5,20-6,13 (Mateus do capítulo 5, versículo 20 ao capítulo 6, versículo 13, sem qualquer interrupção

20 Quando são citados vários versículos do mesmo capítulo, mas não todos seguidos, ficam separados por um ponto: Mt 5, (a citação para no v.12 e continua do v.14 ao 17 inclusive, não incluindo o versículo 13).

21 Se forem citados diferentes capítulos do mesmo livro, tais capítulos vão separados por um ponto e vírgula mas não é repetido o nome do livro: Mt 5, ; 6,1-8 (Mateus, capítulo 5, versículo 12 e também do v. 21 a 23 inclusive; e ainda o capítulo 6, do versículo 1 a 8 inclusive). Como se pode ver, a vírgula vai sempre depois do capítulo, a separá-lo dos versículos.

22 A Bíblia foi impressa pela primeira vez (em latim) por Gutemberg (Mogúncia, 1450); antes de 1500, já haviam sido publicadas mais de cem edições. - Na época que a Bíblia foi escrita não existia papel. Ela foi escrita em papiro ou pergaminho. O papiro é uma erva própria das margens alagadiças do rio Nilo, na África. O pergaminho é uma pele de cabra, de ovelha ou outro animal, macerada em cal, raspada e polida, para servir de material de escrita

23 - Não foi uma única pessoa que escreveu a Bíblia
- Não foi uma única pessoa que escreveu a Bíblia. Homens e mulheres, jovens e velhos, pais e mães de família, agricultores, pescadores e operários de várias profissões, gente que sabia ler e escrever e gente que só sabia contar histórias.

24 - Na Bíblia encontram-se vários gêneros literários: leis, historias, crônicas, poesias, cânticos, provérbios, fábulas, novelas, etc


Carregar ppt "São Jose Operário Introdução a Bíblia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google