A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Definição Classe Objeto Construtor de Classes Manipulando o objeto Namespace Utilização do namespace Herança Polimorfismo Encapsulamento Propriedades.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Definição Classe Objeto Construtor de Classes Manipulando o objeto Namespace Utilização do namespace Herança Polimorfismo Encapsulamento Propriedades."— Transcrição da apresentação:

1

2 Definição Classe Objeto Construtor de Classes Manipulando o objeto Namespace Utilização do namespace Herança Polimorfismo Encapsulamento Propriedades

3 ”É um paradigma de programação baseado na composição e interação entre diversas unidades de software chamadas de objetos” - Wikipédia

4 É a representação de um conjunto de coisas que possuem similaridades. Exemplo: Conjunto de pessoas, conjunto de ações da bolsa de valores. É o conjunto de atributos e métodos que podem compor um objeto. -> variáveis que contêm informações sobre o objeto. -> conjunto de operações que modificam os atributos.

5 Vamos representar funcionários de uma empresa. Todos os exemplos a seguir são baseados na sintaxe de C#.

6 Construtor de uma classe é um método especial que retorna um ponteiro para uma variável do tipo da classe. Normalmente utilizado para inicializar os atributos da classe.

7 public Funcionario(string nomeFun, int idadeFun, float salarioFun)‏ { // inicialização dos atributos nome = nomeFun; idade = idadeFun; salario = salarioFun; }

8 É a instanciação de uma classe. É um item do conjunto representado pela classe. Exemplo: O ”Zezinho” do conjunto de pessoas, a ação ”PETR50” do conjunto de ações da bolsa de valores. Utilizando a classe Funcionario e seu construtor definidos anteriormente, podemos instanciar vários funcionários da empresa:

9 // Declaração da variável tipo Funcionario //em alguma parte do programa Funcionario jo; // Inicialização da variável jo = new Funcionario(”João”, 80, 100f);

10 Considerando o que foi anteriormente definido, poderíamos: // Mudar o salário do Zé jo.MudaSalario(120f); // Quando o Zé fizer aniversário... jo.idade = jo.idade + 1;

11 É um conjunto de código. Auxilia na organização do código. Independe de pastas ou diretórios

12

13 Para poder ter acesso ao código que está em um namespace diferente do atual, pode-se acessá-lo da seguinte maneira:

14 Outra maneira utiliza a keyword using e em seguida o nome do namespace, antes da declaração do namespace atual:

15 Tomemos dois conjuntos: o das ovelhas e o dos cavalos. Ambos podem ser representados por classes: Cavalo e Ovelha. Ambos os conjuntos possuem similaridades: quatro patas, pêlo, massa; ambos respiram, dormem, comem, etc... Isso se deve a ambos os conjuntos pertencerem ao conjunto dos mamíferos.

16 Poderíamos então criar uma classe chamada Mamífero. numPatas, massa, etc... andar, comer, dormir, respirar... Assim, Mamífero seria classe base de Ovelha e Cavalo. Tal como, eles são classes herdeiras (filhas, derivadas) de Mamífero, herdando seus atributos e métodos.

17

18

19

20 É a capacidade de gerenciar variados tipos de dados da mesma forma. Isto é feito a partir de um ponto em comum: classe base.

21

22 Preceito - ”Separar o programa em partes, o mais isoladas possível. A idéia é tornar o software mais flexível, fácil de modificar e de criar novas implementações.” ( Wikipédia) Exemplo 1: Um usuário de computador não precisa saber como a memória de vídeo é gerenciada para poder jogar Quake. Exemplo 2: Você não precisa saber como o método ”Dormir” da classe ”Mamifero” funciona, para utilizá-lo.

23 Servem para restringir ou permitir o acesso a classes, métodos, atributos, propriedades, etc... Em C# existem 5 modificadores de acesso: Apenas membros do mesmo tipo. Apenas para tipos derivados. Apenas para código do mesmo assembly. Protected + Internal Qualquer código, sem restrição.

24

25 Servem para “mascarar” o acesso aos atributos da classe; Utilizadas junto com modificadores de acesso; Um dos pilares do Encapsulamento;

26

27

28


Carregar ppt "Definição Classe Objeto Construtor de Classes Manipulando o objeto Namespace Utilização do namespace Herança Polimorfismo Encapsulamento Propriedades."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google