A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aprender, partilhar, comunicar em segurança

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aprender, partilhar, comunicar em segurança"— Transcrição da apresentação:

1 Aprender, partilhar, comunicar em segurança
Encontro Regional eTwinning 20 e 21 de junho de 2014 Lígia Azevedo Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.

2 ERTE – Equipa SeguraNet
Centros de Competência TIC Escolas/Equipas TIC Este projeto tem como missão promover a navegação segura, crítica e esclarecida da Internet na comunidade educativa (alunos, professores e encarregados de educação). Conta com a colaboração dos Centros de Competência TIC para esta missão. Público-alvo - Comunidade Educativa (alunos, professores e encarregados de educação )

3 Realçar os aspetos positivos da Internet
Mensagem Realçar os aspetos positivos da Internet Educação, aprendizagem, literacia (recursos online, estabelecimento de contactos, aprendizagem colaborativa) Participação ativa e envolvimento cívico Criatividade Identidade e construção de conexões sociais1 1(Livingstone, 2009)

4 Com a Internet… Novas formas de brincar Novas formas de aprender
Novas formas de comunicar Novas formas de trabalhar

5 Sucesso e a Internet

6 Sucesso e a Internet Felix Kjellberg, com 24 anos, fatura nada menos que US$ 4 milhões por ano!

7 Ensinar a cumprir regras
Riscos… Utilizar facas Atravessar a rua Andar de skate Andar de carro/mota/avião Utilizar as tecnologias Ensinar a cumprir regras

8 Viste algo estranho na Internet?
Os nativos digitais! A necessidade do acompanhamento por parte dos educadores(pais/professores)

9 Segurança do computador
Atualização: do sistema operativo; do antivírus; do antispyware e da firewall. Cópias de segurança.

10 Segurança na Internet: uma questão de educação
Direitos de autor; Plágio; licenciamentos/termos de utilização; trabalhos de pesquisa (Fontes de referência; copiar/colar; aferir a validade e fiabilidade de um sítio); Internet na sala de aula

11 Avaliar a informação - qual a fiabilidade e veracidade da informação?
Confirmar a informação noutro(s) sítio(s); A utilização de sítios Web credíveis onde sejam fornecidas hiperligações para outros sítios; Pesquisar em sítios Web que, à partida, são idóneos em termos dos conteúdos que tornam públicos (instituições educativas, universidades, entidades credíveis).

12 Partilhar A questão dos Direitos de Autor na reutilização/criação de recursos; Termos de utilização dos recursos: imagem e vídeo; Privacidade dos envolvidos no que se partilha; Licenciamentos Abertos (Creative Commons).

13 eTwinning – plataforma segura
A plataforma é utilizada apenas por professores dos vários países envolvidos. Se for utilizado o espaço virtual Twinspace é salvaguardada a privacidade dos seus participantes. Os conteúdos partilhados (imagens, vídeos, entre outros) apenas entre os países parceiros.

14 eTwinning – plataforma segura
Espaço virtual privado. Sala de professores e o canto dos alunos espaços privados.

15 eTwinning – plataforma segura
Public link to this TwinSpace: As áreas atividades de projeto e o blog podem ser públicas.

16 Privacidade Obter autorizações dos encarregados de educação, relativamente à utilização da imagem; Não utilizar o nome e apelido ou nome completo, mas apenas o primeiro nome, na identificação dos alunos; Não identificar os alunos em eventuais questionários (codificar).

17 Conhecer a rede: riscos e desafios

18 Redes Sociais Proteção de dados e reputação na Internet

19 Redes Sociais Não há perfis totalmente Seguros! Palavra-chave segura;
Utilizar as definições de privacidade: Opção “Apenas amigos”; Criar listas de amigos (amigos próximos, colegas de trabalho,…) e tornar certos elementos visíveis apenas para essas listas; Personalizar a privacidade dos álbuns de fotografias; Personalizar “As coisas que as outras pessoas partilham” – evitar ser identificado nos murais dos meus amigos; Se utilizar aplicações – editar as definições de privacidade para evitar Spam e selecionar as aplicações que queremos; Bloquear preferível a eliminar utilizadores; Não fornecer dados pessoais: morada, escola, telefone,… Cuidado ao clicar em links.

20 A Pegada Digital A quantidade de informações pessoais que se relevam através das redes sociais...

21 Dependência Sintomas: Preocupação excessiva com a Internet
Irritabilidade se não tem acesso ao computador Distanciamento da família e amigos Resultados pouco satisfatórios na Escola Retração nas atividades desportivas Teste para fazer uma primeira avaliação da gravidade do problema. Kimberly Young desenvolveu o primeiro plano de tratamento para o problema da dependência da Internet. Teste de Dependência da Internet desenvolvido por Kimberly Young

22 Os Telemóveis O risco de revelar o número de telemóvel online! (Podemos estar a subscrever um serviço de valor acrescentado.)

23 Predadores Online

24 O que é o Cyberbullying?

25 Cyberbullying Consequências
Agressões visam provocar alterações de cariz psicológica, na vítima, deixando-a abatida e desmoralizada perante a comunidade real e virtual. A vítima poderá deixar de ter vontade de ir à escola, isolar-se, mostrar angústia, tornar-se agressiva, ter alterações ao nível da alimentação e do sono. Casos de suicídio e homicídio tiveram como origem este tipo de comportamento perante a vítima ou agressor.

26 Cyberbullying Consequências
Antes de sua morte, publicou um vídeo no YouTube em que usa cartões para contar sua experiência de ser chantageada, intimidada e fisicamente agredida. O vídeo se tornou viral após sua morte, resultando em repercussão internacional. Caso Amanda Todd adolescente canadense que cometeu suicídio motivado pelo Cyberbullying

27 Cyberbullying Afirmação Social Vingança Raiva Revolta Entretenimento
Motivação Afirmação Social Vingança Raiva Revolta Entretenimento Frustação Diversão “Porque sim”

28 Cyberbullying Prevenção
Alertando para as consequências deste tipo de práticas, tanto para a vítima como para o atacante; Incentivando a ética na utilização das TIC; Estando alerta para comportamentos estranhos ou anormais no grupo.

29 Campanha “Não ao discurso do ódio – Jovens contra o discurso do ódio online”
Esta campanha é coordenada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude  e tem como principal objetivo o combate ao discurso do ódio e à discriminação na sua expressão online (todas as formas de expressão que propagam, incitam, promovem ou justificam o ódio racial, a xenofobia, a homofobia, o antissemitismo e outras formas de ódio baseadas na intolerância).

30 Desafios SeguraNet Registo de Escola Desafios 2.º/3.º Ciclos Registo da turma Desafios 1.ºCiclo 7 - Desafios para alunos 3 - Desafios para pais 3 - desafios para alunos participantes  (159) Escolas 2 000 alunos 79 turmas participação das regiões autónomas da Madeira e dos Açores Decorrem ao longo do ano letivo de outubro a maio janeiro 2014

31 Desafios SeguraNet (1.º Ciclo)
A inscrição da turma efetua-se mediante o preenchimento do formulário. Consulte o regulamento.

32 Desafios SeguraNet 2.º e 3.º Ciclo/Secundário
As escolas efetuam uma inscrição/registo recorrendo ao código GEPE e à respetiva password. 7 Desafios mensais para Equipas de Professor e Alunos 3 Desafios trimestrais para Equipas de Encarregados de Educação: Os Desafios são pontuados a nível de equipa; a pontuação final de cada equipa reverte a favor da escola. Regulamento. Inscrição.

33 Recursos Alertas “O que farias?” Jogos em flash Tiras BD
Quiz4You SeguraNet Aplicação Creative Commons Folhetos de sensibilização Recursos variados (professores; pais e alunos)

34 Jogos SeguraNet

35 Quiz4You SeguraNet Os professores que queiram receber este novo recurso SeguraNet deverão preencher o seguinte formulário online.

36 Jasmim e Borboleta jogam na net
A professora Segurinha conta a história de dois amigos e colegas de turma, Jasmim e Borboleta, que combinam jogar em linha. Ao longo da história é sugerido aos alunos que desenhem, no livro, sobre alguns dos acontecimentos. Público alvo: Alunos do Pré Escolar e 1.º Ciclo Objetivo: Despertar para os cuidados que devem ter quando jogam em linha

37 Phineas e Ferb

38 The Web We Want – um guia para jovens
The Web We Want é um educativo livro de bolso, destinado a jovens entre os 13 e os 16 anos, que apresenta um conjunto de ferramentas que educa os adolescentes a saberem proteger-se quando estão online.  Este recurso, tão necessário a professores, jovens e pais, foi criado com a participação ativa de adolescentes de toda a Europa e aprovado pela Comissão Europeia.

39 Livro de Atividades dirigido ao 1.º Ciclo e à Educação Pré-Escolar
Disponível online

40 Um Guia para os Pais - Educação e os Novos Media
Disponível online

41 Quantos Queres

42 Cartazes: O que farias?

43 Projeto eSafety Label O projeto eSafety Label cria o Selo de Segurança Digital para as escolas, visando garantir maior segurança online, e a todos os níveis,  na comunidade educativa. O Selo de Segurança Digital para as escolas é uma nova iniciativa da European Schoolnet que, funcionando como serviço de apoio e de acreditação a nível europeu. As escolas portuguesas conseguiram 10 Selos de Segurança Digital.

44 eSafety Label 1 ano entre resposta a Formulário de avaliação e novo Plano de Ação Elementos comprovativos Maior nível de conformidade com a proposta do Selo de Segurança digital Plano de Ação Validade do Selo: 18 meses

45 Currículo A segurança digital no Currículo Nacional, por via das Metas Curriculares da disciplina TIC O Projeto SeguraNet desenvolveu um guia de recursos levando em conta os conteúdos definidos nas Metas Curriculares – Tecnologias de Informação e Comunicação – 7.º e 8.º anos de escolaridade. Este guia dispõe de um conjunto alargado de informações/atividades/recursos que alunos e professores podem utilizar nas suas atividades letivas, para abordar as questões relacionadas com Segurança na Internet.

46 Linha Alerta Linha de denúncia de conteúdos ilegais coordenada pela FCCN. conteúdos ilegais (pornografia infantil, apologia do racismo e apologia da violência). Denuncia através da linha Alerta.

47 Linha Ajuda A linha Ajuda é coordenada pelo IPDJ (Instituto Português do Desporto e da Juventude) no âmbito do Consórcio Internet Segura. Esta tem por base um serviço de atendimento telefónico e online de crianças, jovens, pais e professores, sobre questões relacionadas com o uso de tecnologias em linha.

48 Dia da Internet Mais Segura 2015
Registo na página da Semana Divulgação das iniciativas da Escola Sessões de sensibilização

49 Na Rede https://www.facebook.com/seguranet
https://twitter.com/SeguraNet

50 Contactos: Lígia Azevedo

51 Children See Children do


Carregar ppt "Aprender, partilhar, comunicar em segurança"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google