A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

8 ano PRP Prof. José Victor Gaylussac. Oceania Este continente pode ser dividida em: Melanésia: “ilha dos negros” Micronésia: “ilhas pequenas” Polinésia:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "8 ano PRP Prof. José Victor Gaylussac. Oceania Este continente pode ser dividida em: Melanésia: “ilha dos negros” Micronésia: “ilhas pequenas” Polinésia:"— Transcrição da apresentação:

1 8 ano PRP Prof. José Victor Gaylussac

2 Oceania Este continente pode ser dividida em: Melanésia: “ilha dos negros” Micronésia: “ilhas pequenas” Polinésia: “muitas ilhas” Austrália, a maior das ilhas.

3 População As populações nativas mais famosas na Oceania são os maoris (moram na Nova Zelândia) e os aborígenes (vivem na Austrália). Esses povos foram, em geral, escravizados, caçados, mortos por doenças trazidas pelos europeus. Na Oceania, há muitos contrastes sociais, pois a Austrália e Nova Zelândia possuem elevados IDHs e, consequentemente, uma ótima condição de vida. São países industrializados. Nos demais países, há pobreza, fome e desigualdade social, pois são países com baixa industrialização e baixo IDH. Timor Leste. Fonte: pobreza-en-australia/

4 Austrália Possui Chefe de Estado (pessoa que não possui poderes administrativos, apenas representando o país em cerimônias e eventos – Rainha da Inglaterra) e Chefe de Governo (pessoa que possui poder administrativo, incluindo as questões econômicas do país – primeiro ministro eleito pela população). Sociedade multicultural: além dos aborígenes e dos descendentes de ingleses, há a presença de grande quantidade de imigrantes, dentre eles: italianos, gregos, chineses, franceses... Agricultura: praticada em grandes propriedades de terra, sendo a colheita mecanizada.

5 Nova Zelândia Na ilha do Norte há a presença de maior parte da população. Na ilha do Sul, o relevo e o clima são empecilhos para o aumento populacional, porém nesta ilha há diversas atividades turísticas, dentre elas o ecoturismo (atividade turística que utiliza o meio ambiente de forma sustentável e incentiva a conservação do patrimônio cultural). A indústria está relacionada com as atividades agropecuárias, com destaque nas produções de laticínios, têxteis e frigoríficos.

6 Antártica No continente antártico, não há povos nativos, pois além das temperaturas muito baixas, há pouca precipitação e vegetação, pois o solo é em grande parte congelado. A ocupação da Antártica esteve a principio ligada a interesses econômicos, pois a região possui muitas riquezas naturais como petróleo, carvão, minério de ferro, entre outros. Em 1959, ficou definido internacionalmente através de do Tratado Antártico que o continente seria ocupado apenas por bases de pesquisas. Segundo o Tratado é proibido a militarização, os testes nucleares e depósitos de lixo radioativo. O clima no mundo é interferido pelas massas de ar da Antártica. Caso haja um degelo total deste continente, além do aumento do nível do mar, a temperatura iria aumentar também.

7 Camada de Ozônio Protege os seres vivos contra uma grande incidência dos raios U.V. (ultravioletas). Gases conhecidos como “CFC” (clorofluorcarbono), usados em refrigeradores e em aerossóis causam a destruição da molécula de ozônio. problemas provocados pelo excesso da radiação ultravioleta: Causa câncer de pele, danos à lavoura, catarata.

8 Efeito Estufa Gases (vapor d’agua, metano, gás carbono) presentes na atmosfera absorvem o calor do Sol, mantendo a temperatura do planeta agradável e sem grandes variações. Sem o efeito estufa não haveria vida na Terra. Exemplo: Em Mercúrio, onde não há atmosfera, as temperaturas variam de 450ºC durante o dia a -170ºC durante a noite.

9 Aquecimento Global Ocorre a partir do excesso de gases que causam o Efeito Estufa. São exemplos de gases: gás carbônico (derivado das indústrias, carros, queimadas...) e Metano (indústrias e flatulência dos bovinos). Possuem como consequências: Aumento da temperatura Degelo nas montanhas. Aumento no nível dos oceanos, que podem inundar cidades litorâneas. Tempestades violentas e secas demoradas.

10 Regionalização na Guerra Fria Primeiro Mundo: países capitalistas e desenvolvidos economicamente (economia de mercado onde o governo interfere o mínimo possível); Segundo Mundo: Países socialistas e com economia planificada (o governo planejando o que e onde deve ser produzido); Terceiro Mundo: países capitalistas menos desenvolvidos economicamente, dependentes economicamente dos capitalistas ricos. OBS: Esta divisão é considerada ultrapassada, pois representava uma divisão política do período da Guerra Fria.

11 Regionalziação Norte x Sul Norte: apresentam um crescimento econômico (produção de bens e serviços), acompanhado de melhoria do padrão de vida da população. Sul: predomínio de atividades agrícolas, com baixo grau de industrialização, com economias instáveis (crises) dependência de importações (alta tecnologia) e capital estrangeiro. Caracterizado pela subordinação econômica, política e cultural dos países desenvolvidos.

12 Regionalização Econômica Desenvolvidos possuem um grande crescimento econômico e industrial boa qualidade de vida, como saúde, preocupação com os idosos, acesso ao conhecimento, a cultura, segurança, boa renda pra maioria da população etc., Subdesenvolvidos possuem características inversas, como não oferece boa condição de vida à sua população, economia dependente, grande concentração de renda, educação deficiente assim como a saúde.

13 Blocos Econômicos São agrupamentos de nações reunidas para facilitar a circulação de mercadorias entre si. Sob a economia globalizada, ajudam a abrir as fronteiras das nações ao livre comércio.

14 São classificadas como: Área de livre comércio, área em que há redução ou eliminação de tarifas alfandegárias; União aduaneira: define regras para o comércio de nações fora do bloco; Mercado comum: acordo que permite a livre circulação de capitais, serviços e pessoas; União econômica monetária: acordo em que os países adotam uma moeda única.

15 Exemplos de Blocos Econômicos Mercosul - Mercado Comum do Sul (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela.) NAFTA - North America Free Trade Agreement (Países da América do Norte) União Europeia (Maioria dos países europeus)

16 Índice de Desenvolvimento Humano Avalia: Renda, Educação, Expectativa de vida Não avalia: violência, trânsito, desigualdade social...

17 BRICS ou BRICA Países emergentes: Brasil, Rússia, India, China e África do Sul São países subdesenvolvidos industrializados, que vem possuindo grande crescimento econômico nos últimos anos. Esses países, assim como alguns outros países subdesenvolvidos, só começaram a se industrializar no período entre as GM e no pós 2 GM. 1- Motivos: Globalização, onde muitos países visando expandir seu mercado consumidor e obter lucro, instalaram filias de empresas nacionais em países subdesenvolvidos, como o Brasil. 2- Necessidade de reduzir as importações, ou seja, produzir para abastecer o mercado interno.

18 Esses países investem em: 1- Educação: básico para ter uma mão de obra qualificada e consequentemente geradora de lucros para o governo; 2- Tecnologia: com o investimento na educação, o uso da tecnologia auxilia no crescimento industrial e consequentemente econômico. 3- Ciência: básico para melhora da saúde e qualidade de vida da população.


Carregar ppt "8 ano PRP Prof. José Victor Gaylussac. Oceania Este continente pode ser dividida em: Melanésia: “ilha dos negros” Micronésia: “ilhas pequenas” Polinésia:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google