A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª Selma Maria de Araújo Assessora de Monitoria do Centro Campina Grande, julho de 2011 Relatório Monitoria CTRN 2011.1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª Selma Maria de Araújo Assessora de Monitoria do Centro Campina Grande, julho de 2011 Relatório Monitoria CTRN 2011.1."— Transcrição da apresentação:

1 Profª Selma Maria de Araújo Assessora de Monitoria do Centro Campina Grande, julho de 2011 Relatório Monitoria CTRN

2 INTRODUÇÃO CTRN - Relatório de Monitoria período letivo FORTALECIMENTO DO ENSINO DA GRADUAÇÃO NO CTRN – ANO 3 Esta apresentação consta de um resumo do Relatório das atividades desenvolvidas no período letivo , no Projeto de Ensino intitulado ‘FORTALECIMENTO DO ENSINO DA GRADUAÇÃO NO CTRN – ANO 3’, integrante do Programa Institucional de Monitoria da CPE/PRE.

3 PROJETO 2011 CTRN - Relatório de Monitoria Foram inscritos 26 Projetos de Monitoria para 2011  solicitados 64 monitores  sendo 38 monitorias remuneradas e 26 não remuneradas; Foram disponibilizadas 24 bolsas, resultando num deficit de 37%; Para a seleção foram disponibilizadas 55 vagas  sendo 24 bolsistas e 31 voluntários e foram preenchidas 31 vagas  24 bolsistas e 7 voluntários (4 ao término do ).

4 IDENTIFICAÇÃO ‘FORTALECIMENTO DO ENSINO DE GRADUAÇÃO NO CTRN – ANO 3’ Fevereiro a julho de 2011 UACA – Profº José Ivaldo Brito UAEAg – Profª Ana Paula t. Rocha UAEC – Profº Gilson A. de Miranda UAMG – Profª Maridete C. Saraiva UACA – Profº José Ivaldo Brito UAEAg – Profª Ana Paula t. Rocha UAEC – Profº Gilson A. de Miranda UAMG – Profª Maridete C. Saraiva TÍTULO DO PROJETO PERÍODO DE AVALIAÇÃO UNIDADES ACADÊMICAS / COORDENADORES CTRN - Relatório de Monitoria

5 20 QUESTION. DE AVALIAÇÃO 22 RELATÓRIOS 28 MONITORES (24 BOL. + 4 VOL.) 22 RELATÓRIOS + 20 QUESTION. + DADOS DO SCA DAS 20 DISCIPLINAS RELATÓRIO DA MONITORIA / CTRN DISCIPLINAS atendidas = 20 PROFESSORES ORIENTADORES = 22 CTRN - Relatório de Monitoria

6 AVALIAÇÃOQUALITATIVA Construção do Relatório CTRN - Relatório de Monitoria AVALIAÇÃOQUANTITATIVA RELATÓRIOS DOS MONITORES QUESTIONÁRIOS DE AVALIAÇÃO DOS MONITORES QUESTIONÁRIOS DE AVALIAÇÃO DOS MONITORES CONSIDERAÇÕESFINAIS RELATÓRIO DA MONITORIA / CTRN NO RELATÓRIO DA MONITORIA / CTRN NO DADOS DO SCA

7 QUADRO 1: Percentual de professores envolvidos com o Programa de Monitoria no período , por UA. CTRN - Relatório de Monitoria Unidades Acadêmicas Total de Professores% Profº Orient. ABC Ciências Atmosféricas ,4% Engenharia Agrícola ,0% Engenharia Civil ,5% Mineração e Geologia ,8% Total ,4% Legenda: A = total de profº da UA; B = total de profº envolvidos com o ensino de Graduação; C = total profº orientadores.

8 QUADRO 2: Demonstrativo do total de Monitores , por UA. CTRN - Relatório de Monitoria Unidade Acadêmica BolsistaVoluntárioTotal Ciências Atmosféricas Engenharia Agrícola Engenharia Civil Mineração e Geologia Total

9 QUADRO 9: Avaliação da Monitoria no CTRN , por UA, com base nos indicadores alunos/professor orientador e alunos/monitor. CTRN - Relatório de Monitoria Unidade Acadêmica Nº Discipli nas Nº Profº Orienta dores Nº Monit. Total de alunos Nº alunos / profº orient. Nº alunos / monit. BolVol UACA221152,5 UAEAg ,217,3 UAEC ,044,8 UAMG ,732,8 Total ,731,2

10 QUADRO 7: Percentual de aprovação, por disciplina da UACA, no período CTRN - Relatório de Monitoria Nº Disciplina / Código Nº de Alunos Nº de Monit. % de Aprov. Matric.Aprov. 1. Instrum. Meteor. e Téc. de Obs. de Superf. / % 2. Meteorologia Básica / %

11 QUADRO 7: Percentual de aprovação, por disciplina da UAEAg, no período CTRN - Relatório de Monitoria Nº Disciplina / Código Nº Alunos Nº de Monit. % de Aprov. Matric.Aprov. 1. Manejo dos Recursos Naturais / ,7% 2. Microbiologia Ambiental / ,1% 3. Sistemas de Produção Vegetal / ,3% 4.Química Analítica / ,8% 5.Topografia / ,8%

12 CTRN - Relatório de Monitoria Nº Disciplina / Código Nº Alunos Nº de Monit. % de Aprov. Matric.Aprov. 1. Ciências do Ambiente / e *193376,6% 2. Estradas / % 3. Fenômenos de Transporte / e ,3% 4. Hidráulica Experimental / ,8% QUADRO 7: Percentual de aprovação, por disciplina da UAEC, no período

13 CTRN - Relatório de Monitoria Nº Disciplina / Código Nº Alunos Nº de Monit. % de Aprov. Matric.Aprov. 5. Materiais de Construção Exp. / % 6. Planejamento de Transportes / ,9% 7. Resistência dos Materiais I / % 8. Topografia / ,7%

14 QUADRO 7: Percentual de aprovação, por disciplina da UAMG, no período CTRN - Relatório de Monitoria Nº Disciplina / Código Nº Alunos Nº de Monit. % de Aprov. Matric.Aprov. 1. Controle Ambiental na Mineração / % 2. Geologia Básica / (1)63,1% 3. Geologia Geral / ,2% 4. Introdução à Eng. de Minas / ,6% 5. Topografia Aplic. à Mine-ração / – ,6%

15 CTRN - Relatório de Monitoria SE O GRUPO ALVO FÊZ USO DO PROGRAMA DE MONITORIA (pergunta 2) SE HOUVE PERCEPÇÃO DE MELHORIA NO GRAU DE DESEMPENHO DA TURMA E DO ALUNO COM A MONITORIA (perg. 1 e 3) SE HOUVE PERCEPÇÃO DA IMPORTÂNCIA DA MONITORIA COMO INSTRUMENTO DE MELHORIA DO ENSINO- APRENDIZAGEM (perg. 4) O GRAU DE SATISFAÇÃO QUANTO AOS HORÁRIOS DISPONIBILIZADOS (perg. 5) SE HOUVE PERCEPÇÃO QUANTO À PREPARAÇÃO DOS MONITORES (perg. 6) Avaliação Qualitativa

16 CTRN - Relatório de Monitoria Avaliação Qualitativa Pergunta 2 SE O GRUPO ALVO FEZ USO DO PROGRAMA DE MONITORIA – observa-se que a maioria dos alunos fez uso do Programa de Monitoria - a média de 59,4% (o SIM variou de 2,6 a 100%); Perg. 1 e 3 SE HOUVE PERCEPÇÃO DE MELHORIA NO GRAU DE DESEMPENHO DA TURMA E DO ALUNO COM A MONITORIA – observa-se que houve uma boa percepção da melhoria do desempenho da turma e do desempenho individual com a monitoria, posto que a maioria dos alunos assinalou BOM nas duas perguntas (64,3% perg. nº 1 e 54,4% perg. Nº 3); Pergunta 4 SE HOUVE PERCEPÇÃO DA IMPORTÂNCIA DA MONITORIA COMO INSTRUMENTO DE MELHORIA DO ENSINO -APRENDIZAGEM - na maioria das disciplinas avaliadas, a maior parte dos alunos respondeu SIM (52,8%) ficando claro a importância da monitoria para melhoria do ensino-aprendizagem;

17 CTRN - Relatório de Monitoria Avaliação Qualitativa Pergunta 5 SE OS HORÁRIOS DE ATENDIMENTO FORAM ADEQUADOS OU O GRAU DE SATISFAÇÃO QUANTO AOS HORÁRIOS DISPONIBILIZADOS – observa-se que a maioria dos alunos ficou satisfeita com os horários disponibilizados, uma vez que o percentual de respostas foi: ADEQUADOS - 51,6%, RAZOAVELMENTE ADEQUADOS - 42,7% e INADEQUADOS - 5,7%; Pergunta 6 SE HOUVE PERCEPÇÃO QUANTO À PREPARAÇÃO OU AO TREINAMENTO DOS MONITORES – observa-se que a percepção dos alunos é de que a maioria (22 monitores avaliados) estava bem preparada para a atividade (81,6% - BEM PREPARADOS, 17,8% - RAZOAVELMENTE PREPARADOS e apenas 1,6% DESPREPARADOS).

18 Se o Monitor conhece o Plano de Ensino e o Projeto de Monitoria da disciplina. Se a infra-estrutura disponibilizada estava adequada ao exercício da monitoria. Se as atividades desenvolvidas estão coerentes com as atribuições do monitor. A percepção do monitor quanto ao desempenho da turma. CTRN - Relatório de Monitoria A percepção do monitor quanto ao seu desempenho, que pode ser confirmado pela avaliação do professor. Avaliação Qualitativa

19 CTRN - Relatório de Monitoria Itens III.1 e.2 SE O MONITOR CONHECE O PLANO DE ENSINO E O PROJETO DA DISCIPLINA - A maioria dos monitores não anexou o Plano de Ensino da disciplina e parecem desconhecer o Projeto de Monitoria da mesma. Item III.3 SE A INFRAESTRUTURA DISPONIBILIZADA ESTAVA ADEQUADA AO EXERCÍCIO DA MONITORIA - Apesar da melhoria apresentada, em alguns setores continua ser exceção a disponibilidade de ambiente específico. Também foram apontados problemas com relação aos equipamentos/materiais disponibilizados para as aulas práticas. Item III.4 SE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS ESTÃO COERENTES COM AS ATRIBUIÇÕES DO MONITOR - De um mondo geral, as atividades descritas pelos monitores estão coerentes com as suas atribuições.

20 Avaliação Qualitativa CTRN - Relatório de Monitoria Item V e VI.3 Item IV A PERCEPÇÃO DO MONITOR QUANTO AO DESEMPENHO DA TURMA – Alguns citaram que o desempenho do Programa poderia ter sido melhor se os alunos tivessem um maior comprometimento com a monitoria; se melhorassem os equipamentos e os materiais laboratório; e se tivessem um local específico para atendimento de alunos. A PERCEPÇÃO DO MONITOR QUANTO AO SEU DESEMPENHO - 22,2% dos monitores se autoavaliaram como ÓTIMOS e 77,8% como BONS (Quadro 8). Avaliação confirmada por seus orientadores no item VI.3 do mesmo Relatório, e pelos alunos na pergunta nº 6 do Questionário.

21 QUADRO 8: Resumo da Autoavaliação dos Monitores CTRN - Relatório de Monitoria Características do Monitor % Péssimo % Ruim % Regular % Bom % Ótimo Motivação 0% 3,7%55,6%40,7% Disponibilidade 0% 11,1%55,6%33,3% Iniciativa 0% 11,1%55,6%33,3% Relacionamento com os alunos 0% 11,1%55,6%33,3% Resposta ao treinamento / orientação 0% 3,7%70,4%25,9% No geral, considera-se um monitor 0% 77,8%22,2%

22 Avaliação Quantitativa a. Do total de 93 professores das UA do Centro, 24,4% participou do Projeto de Monitoria nesse período, o maior percentual desde (início da avaliação), apesar de duas disciplinas não terem tido candidatos à monitoria; b. Do total de aproximadamente 160 disciplinas oferecidas no período, 12,5% participaram do Projeto de Monitoria; c. A média de alunos por professor orientador no Centro foi de 39,7 (42,3 no ). Quando consideramos a UA, a relação variou de 2,5 (5,0 no ) na UACA a 54,7 (72,6 no na UAEC) na UAMG; d. A média de alunos por monitor, bolsista e/ou voluntário, no Centro foi de 31,2 (28,2 no ). Quando consideramos a UA, a relação variou de 2,5 (5,0 no ) na UACA a 44,8 (50,8 no ) na UAEC; CTRN - Relatório de Monitoria

23 Avaliação Quantitativa e. O % de aprovação nas disciplinas monitoradas variou de 40% a 100% (47,5% a 100% no ). Porém, o limite inferior cai para 18% quando considera-se a turma isoladamente; f. 65% (52,4% no ) das disciplinas apresentou % de aprovação superior a 70%, sendo que apenas 25% (28,6% no ) teve percentual de aprovação superior a 90%; g. 22,2% dos monitores se autoavaliou como ÓTIMO e 77,8% como BOM; h. Na avaliação dos alunos 81,6% dos monitores estavam BEM PREPARADOS, 17,8% RAZOAVELMENTE PREPARADOS e 1,6% DESPREPARADOS. CTRN - Relatório de Monitoria

24 Considerações Finais CTRN - Relatório de Monitoria Como instrumento para melhoria do ensino de Graduação no CTRN, o projeto atingiu os seus objetivos, promovendo a cooperação mútua entre alunos e professores e conseqüente melhoria do processo de ensino- aprendizagem. No período letivo foi dado continuidade ao processo da avaliação dos Monitores pelos alunos e todas as informações foram disponibilizadas em tempo real na web ( > Monitoria). Apesar do incremento de três novas bolsas, o número de bolsas ofertado ficou aquém do solicitado. O Projeto teve uma boa avaliação por parte dos monitores, professores orientadores, Coordenadores de Monitoria e dessa Assessoria de Monitoria.

25 Considerações Finais CTRN - Relatório de Monitoria No tocante ao desempenho das Coordenações nas UA, houve melhoras, mas poderia ter maior agilidade no atendimento aos requerimentos da CPE e dessa Assessoria de Monitoria, o que resultaria num melhor desempenho do Projeto como um todo. Finalizando, os resultados registrados neste Relatório mostram a importância do Programa de Monitoria para o CTRN, bem como a necessidade da sua continuidade e ampliação, de modo a propiciar uma maior participação de alunos e professores, reduzindo assim a demanda reprimida, com benefícios para todos envolvidos, principalmente pelo fortalecimento dos Cursos de Graduação do CTRN.

26 Obrigada pela paciência e um bom dia a todos. Contato: CTRN - Relatório de Monitoria


Carregar ppt "Profª Selma Maria de Araújo Assessora de Monitoria do Centro Campina Grande, julho de 2011 Relatório Monitoria CTRN 2011.1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google