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Carreira e Aposentadoria Como empresas e pessoas vêem e se preparam para esta nova etapa.

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Apresentação em tema: "Carreira e Aposentadoria Como empresas e pessoas vêem e se preparam para esta nova etapa."— Transcrição da apresentação:

1 Carreira e Aposentadoria Como empresas e pessoas vêem e se preparam para esta nova etapa

2 2 Motivação para este estudo

3 3

4 4 Objetivo inicial

5 5 Identificar a forma como as organizações e os profissionais estão se preparando para / planejando o momento da aposentaria.

6 6 Metodologia

7 7 O presente estudo é dividido em duas metodologias distintas e complementares: 1.Pesquisa qualitativa, com entrevista em profundidade, com roteiro estruturado com o profissional de RH responsável pela implementação do programa de preparação para a aposentadoria. A amostra foi composta por cinco empresas. Realizada em Maio/ Pesquisa quantitativa, com entrevistas telefônicas junto aos funcionários das empresas associadas à ABRH/RJ. A amostra foi composta por 300 funcionários. Realizada em abril/2011.

8 Funcionários: Fim da Vida ou Nova vida? Como os funcionários das empresas estão se preparando para este momento diferente da vida Na rolança do tempo 8

9 9 Introdução ao tema da aposentadoria

10 10 Base: 300

11 mil aposentados pelo INSS trabalham com carteira assina

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14 14 Idade (anos) Percentual que já pensou na aposentadoria (%) Modelo Estatístico Momento de maior percepção

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17 17 Imagine que daqui a seis meses você estará aposentado pelo INSS,como será a sua vida após a aposentadoria?

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28 28 *Base: 83

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33 33 Conclusões

34 34 1.O perfil por sexo, idade e estado civil reflete os parâmetros do mercado de trabalho; 2.Como a amostra foi formada por funcionários de empresas associadas da ABRH, normalmente de maior porte, a escolaridade e salários estão acima da média do trabalhar em geral; 3.Temos a presença de quase 10% de já aposentados e que retornaram à atividade. Embora a maioria declare tê-lo feito mais por prazer do que necessidade financeira; 4.Embora não seja maioria, boa parte dos que nunca pensou na aposentadoria, e justificam pela “distância” temporal que vivem em relação ao momento da aposentadoria.

35 35 1.No imaginário futuro temos uma contradição, ao mesmo tempo em que o empregado diz que continuará trabalhando ou abrirá um negócio, ele afirma que terá mais tempo livre, conviverá mais com a família, se envolverá com voluntariado. Parece um relação conflituosa entre a realidade e sonho; 2.A Idade é o maior influenciador para se despertar para o tema da aposentadoria. O momento em que este despertar se apresenta de forma mais intensa é entre os 35 e 45 anos; 3.O momento da aposentadoria se apresenta como algo idealizado, um momento de felicidade até então não vivido, de resgatar os momentos pedidos de convívio com a família e amigos. Paradoxalmente, afirmam que continuaram trabalhando para sobreviver;

36 36 1.A põe por terra a máxima de que o ideal de aposentado é aquela pessoa que fica sem compromisso. A grande maioria dos pesquisados não se imagina sem atividades quando aposentado. Mesmo para aqueles com vida financeira de aposentado resolvida, uma atividade produtiva será buscada, mesmo que na área social, passando conhecimentos ou praticando voluntariado; 2.A maioria se antevê com dificuldades financeiras e conhecem os planos de previdência privada;

37 Empresas: Preparando Funcionários para Aposentadoria Como as Empresas Brasileiras estão preparando os seus Profissionais para enfrentarem este momento com Qualidade de Vida 37

38 O Que Buscamos Entender? 38 Relevância do Tema Para as Empresas Critérios e dimensões do Programa de Preparação para Aposentadoria aplicados nas Empresas Motivação da Previdência Privada para os Colaboradores

39 Empresas Participantes 39

40 PRINCIPAIS ELEMENTOS COBERTOS NO PPA 40 Coberturas do Programa Informações Trabalhistas Previdenciária Saúde Física e Emocional Empreendedorismo Voluntariado Aspectos Sociais e Família Administração Financeira Parece ser o aspecto mais valorizado pelos colaboradores

41 41 “ O programa atual cobre aspectos psicológicos, aspectos de saúde, previdência privada, INSS, aspectos técnicos como empreendedorismo e voluntariado e aspectos financeiros” “A gente fala de saúde física e emocional, planejamento financeiro, família, empreendedorismo, novas alternativas de atuação, assistência médica, opções de mercado e previdência social” Programa de Preparação para Aposentadoria

42 42  A maioria do entrevistados declara que o Programa tem um formato genérico.  A empresa Souza Cruz informou que realiza uma pesquisa no final de cada módulo e no final do Programa para acompanhar o nível de envolvimento do colaborador.  A empresa Coelba também declarou acompanhar este envolvimento. BENEFÍCIO RECENTE NAS EMPRESAS Programa de Preparação para Aposentadoria

43 43 Acompanhamento dos Colaboradores “A gente faz um acompanhamento ao longo do Programa e após a conclusão do mesmo, e no ano seguinte voltamos a encontrar com os ex- participantes. Porém após a conclusão do Programa o líder é responsável em fazer o acompanhamento diário” “Nas duas turmas que fizemos tinha alguém do RH participando, então a gente acompanhava o nível de resistência. Também tem uma avaliação de reação no final” Sobre o acompanhamento dos colaboradores já aposentados, percebe-se que é realizado de maneira mais qualitativa, exceto para a empresa Coelba que cita que é um dos objetivos do Programa mensurar o resultado do trabalho.

44 44 Programa de Preparação para Aposentadoria O tempo de duração do Programa varia entre as empresas pesquisadas:  Coelba Em torno de três meses.  Embratel Para os colaboradores que estão próximos da aposentadoria o Programa ocorre em três encontros de oito horas, uma vez por mês. O módulo gerencial dura 8 horas.  Infoglobo No máximo um ano e no mínimo quatro meses.  Souza Cruz Nível Operacional tem duração de 8 horas, Grupo Intermediário tem duração de 32 horas e para o Grupo Sênior o Programa é individual com duração de 14 horas.  Coca-Cola Para os mais jovens (pouca experiência) o Programa dura um dia. Para os demais dois dias e meio. DURAÇÃO DO PROGRAMA

45 45 Programa de Preparação para Aposentadoria  Coelba – Colaboradores que faltam até dois anos para se aposentarem, seja proporcional ou integral.  Embratel – Limitou para colaboradores que estivesse a cinco anos da aposentadoria ou já aposentados.  Infoglobo – Quando o colaborador se aproxima dos 60 anos.  Souza Cruz – Colaboradores a partir dos 52 anos  Coca-Cola – Qualquer colaborador é elegível. Momento que o Colaborador passa fazer parte do Programa EXISTE IDADE LIMITE COM APOSENTADORIA COMPULSÓRIA? Algumas empresas declaram que sim, existe a idade limite de 60 anos. As empresas Coelba e Coca-Cola informam que não

46 46 Fluxo de Comunicação nas Empresas Divulga o Programa (Intranet) Empresa Faz a inscrição Colaborador Confirmar a participação e comunica para o gestor Empresa  Workshops  Palestras com médico Geriatra, psicólogo, professor de Educação Física...  Orientação de investimentos financeiros (A empresa Coelba realiza palestra sobre o tema e oferece atendimento individual)  Informações sobre Plano de saúde  Informações sobre previdência privada complementar (novamente a Coelba informa que oferece atendimento individual) FERRAMENTAS UTILIZADAS NO PROGRAMA Observa-se uma preocupação maior das empresas com informações sobre Plano de Saúde, pois muitos colaboradores perdem este benefício no momento da aposentadoria

47 47 Sentimento dos Colaboradores Como a adesão ao Programa é voluntária os entrevistados citam que a reação dos colaboradores é muito positiva Embratel e Infoglobo declaram que enfrentaram resistência no início do Programa por parte de alguns colaboradores, mas o quadro foi contornado com o decorrer das turmas Programa de Preparação para Aposentadoria “Ao término do Programa ele (colaborador) realmente parece muito mais seguro para deixar a empresa”

48 48 Previdência Privada  Benefício valorizado, principalmente para os colaboradores com mais idade, podendo ser considerado uma ferramenta de atração/retenção nas empresas.  Baixa adesão dos jovens, pois não se imaginam na organização por “dez anos”, existem outras prioridades/necessidades.  É uma forma de reconhecimento/valorização do colaborador por parte da empresa, tranqüilidade financeira.  Os colaboradores que aderem ao Plano de Previdência parece valorizar o benefício, conhecem o grau de importância.  No geral, para cada um Real de contribuição do colaborador a empresa contribui com outro um Real, prática do mercado.  Na maioria das empresas entrevistadas, os colaboradores não tiveram uma participação direta na concepção do Plano de Previdência, mas existem representantes da classe nos conselhos/comitês de administração do Plano.  Na empresa Coelba, o esclarecimento sobre a legislação é realizado pela Entidade responsável pela administração do Plano de Previdência. As empresas Embratel e Infoglobo declaram não existir este processo de esclarecimento. “A gente percebe isso no Programa de aposentadoria... nas turmas tem pessoas que contribuíram e outras que não contribuíram, nossos psicólogos estão ali e percebem claramente a vantagem de quem contribuiu. A partir deste diagnóstico começamos um programa de informação da importância de contribuir para a previdência privada”

49 49 Como tratar este tema com a Geração Y? “É uma dádiva de Deus ter este tipo de informação aos 30 anos. Essa turminha vai viver 110 anos...o meu objetivo é acordar as pessoas para a necessidade de pensar, se planejar e pesquisar a respeito” É PRECISO INICIAR UM PROCESSO DE REFLEXÃO Geração Y 1981/1991 Idade atual 19/29 anos Geração Orkut, Twitter Dinâmicos, antenados e inquietos Oferecer dicas e soluções para construção ou aprimoramento de projetos pessoais, carreira, planejamento financeiro é de fundamental importância para este colaborador, além de contribuir positivamente para o fortalecimento da imagem da empresa.

50 50 Conclusões

51 51 1.Pouquíssimas empresas apresentam um programa estruturado de preparação para a aposentadoria. As que já possuem estão dando os primeiros passos e aprendendo o caminho caminhando; 2.As empresas que desenvolvem este tipo de programa o fazem de forma customizada, de acordo com a realidade e cada uma. Este tipo de estudo é precedido por um levantamento demográfico da força de trabalho, mapeando os riscos de perda de conhecimento por aposentadoria. Outras, na vanguarda, abordam o tema mesmo tendo um público mais jovem, de forma preventiva; 3.Os programas são apresentados a toda a força de trabalho, em todos os níveis e faixas etárias, com participação voluntária;

52 52 1.Os programas cobrem várias dimensões da vida humana, é conduzido por especialistas em cursos, palestras, workshop, etc. É comum a utilização de empresas/consultores par conduzir as palestras, ou mesmo para apresentar todo o programa; 2.Em algumas situações o tema pode gerar uma desconfiança inicial, mas logo é compreendido e os colaboradores passam a ter uma visão muito positiva deste; 3.Os planos de previdência são muito valorizados pelos colaboradores, e percebidos como ferramenta de retenção;

53 OBRIGADO! OBRIGADO! Rogério Garber


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