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PublicouTainá Felix Alterado mais de 9 anos atrás
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1 A COMPUTAÇÃO MODERNA Valdemar W. Setzer Depto. de Ciência da Computação da USP www.ime.usp.br/~vwsetzer
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2 Tópicos importantes no ensino O que é um computador Usar o Computador a papel e o HIPO O que é um algoritmo, como se desenvolve, complexidade, problemas intratáveis, etc. Para isso, usar minha técnica de atividade usando ordenação (ver detalhes em meu artigo em meu site)
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3 Introdução aos algoritmos Regras da atividade É possível examinar o conteúdo de um cartão, isto é, o número nele inscrito. Se o número de um cartão estiver tapado, ele é considerado desconhecido. O operador não pode memorizar os conteúdos dos cartões. No máximo 2 cartões podem ser examinados ao mesmo tempo para se ver seu número. Os números de 2 cartões abertos podem ser comparados, determinado-se qual possui o menor número. Dois cartões podem ser trocados de lugar.
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4 Método de seleção (Compara o 1o. com cada um dos outros, troca quando ele for maior; depois compara o 2o. com cada um dos outros, etc.) 5 10 3 7 15 2 1 91 10 5 7 15 3 2 9 5 10 3 7 15 2 1 91 5 10 7 15 3 2 9 3 10 5 7 15 2 1 91 3 10 7 15 5 2 9 2 10 5 7 15 3 1 91 2 10 7 15 5 3 9 1 10 5 7 15 3 2 91 2 10 7 15 5 3 9 1 2 9 7 15 5 3 10
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5 Método da bolha (Compara o 1o. com o 2o, troca se o 1o. for maior; depois compara o 2o. com 3o. e troca se for maior, etc.) 5 10 3 7 15 2 1 91 5 7 10 3 2 15 9 5 10 3 7 15 2 1 91 5 7 10 3 2 9 15 3 5 10 7 15 2 1 91 5 7 10 3 2 9 15 2 5 7 10 15 3 1 91 5 7 10 3 2 9 15 1 5 7 10 15 3 2 91 5 7 10 3 2 9 15 1 5 7 10 3 15 2 9 1 5 7 3 10 2 9 15
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6 Método de inserção (Compara cada par consecutivo; quando houver troca, compara para trás e troca se necessário) 5 10 3 7 15 2 1 93 5 7 10 15 2 1 9 5 10 3 7 15 2 1 93 5 7 10 2 15 1 9 5 3 10 7 15 2 1 93 5 7 2 10 15 1 9 3 5 10 7 15 2 1 93 5 2 7 10 15 1 9 3 5 7 10 15 2 1 93 2 5 7 10 15 1 9 3 5 7 10 15 2 1 9 3 2 5 7 10 1 15 9
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7 Complexidade dos algoritmos Critério: vamos usar o número de comparações Seleção e bolha: (n-1) + (n-2) +... + 1 = n(n-1)/2 Inserção: Inicialmente ordenada: n-1 Pior caso: n(n-1)/2 Valor assintótico de todos (n ): n 2 /2 NOTAÇÃO: O(n 2 )
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8 Um método mais eficiente: ordenação por árvore binária Composta por nós e arestas Raiz Folhas Pai Filho Nível 0 1 2 3 4
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9 Uma árvore binária é uma estrutura de dados em que cada nó tem no máximo 2 filhos e um só pai. ou (definição indutiva) Uma estrutura de dados de um só nó é uma árvore binária; dado um nó de uma árvore binária, a ele são associadas no máximo duas árvores binárias.
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10 1 2 3 5 7 9 10 15 3 1 5 2 7 9 10 15 5 3 2 1 10 7 15 9 5 10 3 7 15 2 1 9 Ordenação por árvore binária
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11 Nível Nós Total de nós 0 1 1 1 2 3 2 4 7 3 8 15 4 16 31......... m 2 m 2 m+1 -1
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12 Nível Nós No.compar. 0 1 n-1 1 2 n-2 2 4 n-4 3 8 n-8 4 16 n-16......... m-1 2 m-1 n-n/2 m 2 m = n n-n=0 No. total de comparações: C = (n-1)+(n-2)+(n-4)+(n-8)+...+(n-n/2) Como há m termos (0 a m-1) a serem somados, C = mn - (1 + 2 + 4 + 8 +... + n/2) = mn - (2(n/2) - 1)
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13 Isto é, C = mn - n + 1 Mas 2 m = n portanto log 2 2 m = log 2 n m log 2 2 = log 2 n m = log 2 n O número total de comparações será então C = (log 2 n)n - n + 1 = n log 2 n - n + 1 isto é, assintoticamente, O(n log 2 n)
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14 Comparação com os métodos quadráticos
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15 Espaço requerido Em cada nível, temos n elementos; como são m = log 2 n níveis, o total de espaço requerido é de n log 2 n posições (cada uma contendo um número). Variação: usar apenas 2 linhas (ao fazer a intercalação, passa-se o resultado para a outra linha). Cada uma terá n elementos, de modo que o espaço requerido será 2n
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16 Espaço requerido (cont.) Variação: 2 linhas com total de 2n posições (ao fazer a intercalação, passa-se o resultado para a outra linha) 1) 5 10 3 7 15 2 1 9 2) 5 10 3 7 2 15 1 9 1) 3 5 7 10 1 2 9 15 2) 1 2 3 5 7 9 10 15 Existem métodos com somente n posições (in-line merge). O método que se usa é dessa categoria, o Quicksort, que não usa intercalação.
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17 Outras aplicações de árvores de dados Jogos Problema: como ir podando a árvore, pois ela cresce exponencialmente estratégias (cálculo de parâmetros de vantagem conforme a posição) Situação atual do jogo Possíveis lances Possíveis situações seguintes
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18 Outras aplicações de árvores de dados (cont.) Árvores de busca Usadas em gerenciadores de bancos de dados, como o Access (“Árvores-B”)
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19 Tópicos importantes no ensino (cont.) O que é um algoritmo? Uma seqüência finita de passos, executados individualmente, cada um matematicamente bem definido Normalmente, depois de executado um passo, o passo seguinte da seqüência será o próximo a ser executado Um passo pode indicar uma mudança na ordem de execução, determinando qual passo da seqüência deve ser executado em seguida (desvio) A execução deve terminar
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20 Tópicos importantes no ensino (cont.) Problemas causados pelo computador Triviais: perda da privacidade, diminuição de empregos, etc. Profundos: influência na capacidade e na maneira de pensar pois força um pensamento lógico-simbólico, algorítmico e uma linguagem formal, em qualquer uso e exige enorme auto-controle IMPRÓPRIO ANTES DOS 17 ANOS!!! Mais profundos: influência na mentalidade Nunca houve uma metáfora tão grande para a visão de mundo de que o ser humano é uma máquina
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21 Tópicos importantes no ensino (cont.) Problemas causados pelo computador (cont.) Conseqüências da visão de mundo de que o ser humano é uma máquina: não fazem sentido Liberdade Responsabilidade Dignidade Individualidade (que transcende o corpo) Compaixão (animais não têm!) Amor altruísta
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22 Tópicos importantes no ensino (cont.) Conseqüências da visão de mundo de que o ser humano é uma máquina (cont.) Causa de grande parte da miséria social e individual que está continuamente aumentando Pensamentos de máquina (isto é, que podem ser introduzidos em uma máquina) Abafamento dos sentimentos (especialmente compaixão) Ações bestiais (inconscientes)
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23 Tópicos importantes no ensino (cont.) Solução: educar para a visão de mundo de que O SER HUMANO NÃO É UMA MÁQUINA! Ver meu artigo “I.A. - Inteligância Artificial ou Imbecilidade Automática? As máquinas podem pensar e ter sentimentos?” em meu site.
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