A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fernando CamposTIC - Uma experiência pedagógica 1 ENCONTRO Universidade de Évora TIC – Uma experiência pedagógica Escola EB 1 da Mina (Amadora)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fernando CamposTIC - Uma experiência pedagógica 1 ENCONTRO Universidade de Évora TIC – Uma experiência pedagógica Escola EB 1 da Mina (Amadora)"— Transcrição da apresentação:

1 Fernando CamposTIC - Uma experiência pedagógica 1 ENCONTRO Universidade de Évora TIC – Uma experiência pedagógica Escola EB 1 da Mina (Amadora) Agrupamento Cardoso Lopes 5 de Julho 2006

2 Fernando CamposTIC - Uma experiência pedagógica 2 Apresentação  As actividades inseriram-se no projecto Acordar 4 da E.S.E. Lisboa.  Escola EB 1 da Mina – Amadora  Agrupamento Cardoso Lopes  Três professores do primeiro ciclo e um professor de apoio.  Formação de dez horas por parte do professor de apoio aos professores titulares de turma.  Actividades realizadas em três visitas de duração de cinco horas.

3 Fernando CamposTIC - Uma experiência pedagógica 3 Apresentação – (continuação)  Configuração Tecnológica Escola EB1  Ferramentas Tecnológicas  Navegação Segura  Actividades Desenvolvidas  Sítio da Escola – Concepção  Bibliografia

4 Fernando CamposTIC - Uma experiência pedagógica 4 Configuração Tecnológica Hardware  4 Microcomputadores  Duas impressoras multifunções  Ligação à Internet através de ADSL  Rede Local 10Mb/s

5 Fernando CamposTIC - Uma experiência pedagógica 5 Ferramentas Tecnológicas (alunos)  Sistema Operativo Windows XP Home.  Open Office  Navegador Seguro (Browser Escolar- Página de recursos com ligações às Actividades a desenvolver e residentes no disco local, Intranet ou Internet).

6 Fernando CamposTIC - Uma experiência pedagógica 6 Ferramentas Tecnológicas (professores)  Edição de Páginas de Internet Front Page Express, WebPlus.  Edição de imagem Microsoft Paint  Transferência de Ficheiros para RCTS WS_FTP  Navegadores Internet Internet Explorer e Browser Escolar  Programa WordViewer Microsoft

7 Fernando CamposTIC - Uma experiência pedagógica 7 Navegação Segura Browser Escolar  Permite utilização de exercícios realizados com HotPotatoes sem necessidade de activação da autorização javascript em cada novo exercício.  Orienta a navegação em sítios de interesse educativo.  Proíbe o acesso a sítios não aconselháveis.  Permite o conhecimento da navegação realizada em contexto Escolar.

8 Fernando CamposTIC - Uma experiência pedagógica 8 Navegação Segura - Browser Escolar  Página com hiper ligações de interesse pedagógico.  Com hiperligação às actividades a partir partir do disco local, da Internet ou Intranet.  Só necessita de alterar a página de recursos.  Interface simplificada.

9 Fernando CamposTIC - Uma experiência pedagógica 9 Navegação Segura - Browser Escolar  Utilização em Contexto Escolar – ( À descoberta dos animais)

10 Fernando CamposTIC - Uma experiência pedagógica 10 Browser Escolar - Registos  Registo de utilização Internet (configurável)  Registo de utilização Internet 1 (configurável)  Data.  Hora.  Nome do sítio.  Endereço (formato ou pesquisa realizada).  Nome utilizador (simbólico).  Nome do Domínio (depende configuração rede).  Nome Computador. (no caso de registo de utilização deverão ser seguidos os procedimentos de confidencialidade e protecção dos dados electrónicos, de acordo com o definido pela C.N.P.Dados,) 1 (no caso de registo de utilização deverão ser seguidos os procedimentos de confidencialidade e protecção dos dados electrónicos, de acordo com o definido pela C.N.P.Dados,)

11 Fernando CamposTIC - Uma experiência pedagógica 11 Navegação Segura - Browser Escolar  Utilização em Contexto Escolar de Registo pesquisa Internet  Conhecimento da actividade por Computador – (Exemplo simulado)

12 Fernando CamposTIC - Uma experiência pedagógica 12 Actividades (professores)  Criação de exercícios através de HotPotatoes.  Conteúdos curriculares são dados pelo respectivo professor titular de turma.  Realizada a colocação na Intranet e no disco local dos ficheiros html gerados.  Alteração da página de recursos do Browser Escolar para acesso imediato à actividade.

13 Fernando CamposTIC - Uma experiência pedagógica 13 Actividades(alunos)-Metodologia  Alunos (2º ano de turmas diferentes) são preparados para a actividade pelo professor titular.  São organizados em grupos e vão para a sala de computadores.  Realizam a actividade com o apoio do professor monitor que acompanha o aluno e o ajuda.  Após a conclusão os alunos voltam à sala de aula.

14 Fernando CamposTIC - Uma experiência pedagógica 14 Actividades desenvolvidas Hot Potatoes  Actividades desenvolvidas – Descobre o Número e Descobre o Número Descobre o Número À descoberta dos animaisÀ descoberta dos animais. À descoberta dos animais  São registados o tempos que os alunos demoram a realizar a actividade. tempos  Todos os alunos concluem a actividade.  É efectuado à posterior gráficos por número de aluno com a variação estatística relativamente à duração prevista para a actividade que é entregue ao professor titular de turma.

15 Fernando CamposTIC - Uma experiência pedagógica 15 Actividades desenvolvidas Hot Potatoes- À descoberta dos animais Registo por número de aluno – Turma K

16 Fernando CamposTIC - Uma experiência pedagógica 16 Actividades desenvolvidas Hot Potatoes- À descoberta dos animais Registo por número de aluno – Turma J

17 Fernando CamposTIC - Uma experiência pedagógica 17 Actividades desenvolvidas Hot Potatoes- À descoberta dos animais Comparação entre turmas – variação percentual tempo dispendido

18 Fernando CamposTIC - Uma experiência pedagógica 18 Actividades desenvolvidas Hot Potatoes- Descobre o Número Registo por número de aluno – Turma K

19 Fernando CamposTIC - Uma experiência pedagógica 19 Actividades desenvolvidas Hot Potatoes- Descobre o número Registo por número de aluno – Turma J

20 Fernando CamposTIC - Uma experiência pedagógica 20 Actividades desenvolvidas Hot Potatoes- Descobre o número Comparação entre turmas – variação percentual tempo dispendido

21 Fernando CamposTIC - Uma experiência pedagógica 21 Actividades desenvolvidas Hot Potatoes- Descobre o Número Registo por número de aluno – Turma K F

22 Fernando CamposTIC - Uma experiência pedagógica 22 Actividades desenvolvidas WebQuest (WebSurf)  Realizada actividade de acordo com modelo WebQuest.  Os alunos vão à sala realizar a WebQuest sobre Tangram. WebQuest  Após a conclusão da WebQuest voltam à sala como os materiais obtidos e escolhem uma figura que pintam e colam numa folha formato A4.  Os alunos inventam uma história (T.k) e (T.J) com o professor titular com os desenhos realizados por toda a turma. (T.k) (T.J) desenhos (T.k) (T.J) desenhos  Foi utilizado material educativo de outro projecto já realizado pelos professores titulares de turma e realizado em colaboração na sua concepção.

23 Fernando CamposTIC - Uma experiência pedagógica 23 Actividades desenvolvidas Hot Potatoes Para reflexão e análise:  Ambas as turmas tiveram o mesmo ambiente de realização das actividades Descobre o número e À descoberta dos animais  Ambos os professores titulares elaboraram as mesmas actividades utilizando (Hotpotatoes).  Os conteúdos foram previamente leccionados por ambos os docentes.  Os tempos e percentagens obtidos na realização das actividades por aluno podem servir de indicador, das competências alcançadas pelos alunos?

24 Fernando CamposTIC - Uma experiência pedagógica 24 Sítio da Escola - Projecto Sítio Internet Escola/Agrupamento Projecto Educativo Agrupamento Legalidade Actividades Trabalhos Alunos --- Qualidade Sítio Educativo Segurança Boas práticas Sítios Função Pública Direitos de Autor Acessibilidade

25 Fernando CamposTIC - Uma experiência pedagógica 25 Sítio da Escola - Caminhos  Intranet ou Internet Endereço do Sítio (necessita internet) Caminho Alternativo \\nomeservidor\Omeusite\index.htm ( para utilizar no caso de não existir Internet mas tem de existir rede Local)  C:\ OmeuSite\index.htm (não necessita de rede local) 85 problemas de conectividade em 185 problemas técnicos reportados Fonte:ESE Lisboa projecto Acordar 4 – 24 Junho 2006

26 Fernando CamposTIC - Uma experiência pedagógica 26 Bibliografia Stallings, William –. 4 Edition. PRENTICE HALL INTERNATIONAL,INC. Stallings, William – DATA AND COMPUTER COMMUNICATIONS. 4 Edition. PRENTICE HALL INTERNATIONAL,INC.ISBN: Acordar –. Lisboa:ESE Lisboa,[Consult. 2 Abril 2006].Disponível na WWW:URL:http://acordar.eselx.ipl.pt/software.html. Acordar – Projecto competências básicas. Lisboa:ESE Lisboa,[Consult. 2 Abril 2006].Disponível na WWW:URL:http://acordar.eselx.ipl.pt/software.html.URL:http://acordar.eselx.ipl.pt/software.html. Acessibilidade à Web –,[Consult. 15 Abril 2006].Disponível na WWW:URL:http://www.acessibilidade.net/Web URL:http://www.acessibilidade.net/Web Requisitos de visitibilidade –,[Consult. 12 Abril 2006].Disponível na WWW:URL:http://www.acesso.umic.pcm.gov.pt/acesso/visitabil.htm URL:http://www.acesso.umic.pcm.gov.pt/acesso/visitabil.htmURL:http://www.acesso.umic.pcm.gov.pt/acesso/visitabil.htm Guias de Acessibilidade da AP –,[Consult. 12 Abril 2006].Disponível na WWW:URL:http://www.acesso.umic.pcm.gov.pt/abc/guiasboaspraticas.pdf URL:http://www.acesso.umic.pcm.gov.pt/abc/guiasboaspraticas.pdfURL:http://www.acesso.umic.pcm.gov.pt/abc/guiasboaspraticas.pdf Gabinete do direito de autor –,[Consult. 05 Junho 2006].Disponível na WWW:URL:http://www.gda.pt/ WWW:URL:http://www.gda.pt/URL:http://www.gda.pt/URL:http://www.gda.pt/ Indicadores de qualidade de sites –,[Consult. 12 Abril 2006].Disponível na WWW:URL:http://www.min.crie.min-edu.pt/proj_SACAUSEF/apresentacoes/Indicadores de Qualidade de sites.pps URL:http://proj_SACAUSEF/apresentacoes/Indicadores de Qualidade URL:http://proj_SACAUSEF/apresentacoes/Indicadores de Qualidade Comissão Nacional de Protecção de dados - –,[Consult. 05 Junho 2006].Disponível na WWW:URL:http://www.cnpd.pt/ WWW:URL:http://www.cnpd.pt/URL:http://www.cnpd.pt/URL:http://www.cnpd.pt/ Escola EB 1 da Mina 1 –,[Consult. 23 Junho 2006].Disponível na WWW:URL:http://www.eb1-mina-n1.rcts.pt/BrowserEscolar/browserescolar.htm WWW:URL:http://www.eb1-mina-n1.rcts.pt/BrowserEscolar/browserescolar.htmURL:http://www.eb1-mina-n1.rcts.pt/BrowserEscolar/browserescolar.htmURL:http://www.eb1-mina-n1.rcts.pt/BrowserEscolar/browserescolar.htm,-, actual. 30 Jan 2006.[Consult. 4 Abril 2006].Disponível na WWW: URL:

27 Fernando CamposTIC - Uma experiência pedagógica 27 Bibliografia (continuação) Escola EB 1 da Mina –,[Consult. 23 Junho 2006].Disponível na WWW:URL:http://www.eb1-mina-n1.rcts.pt/Actividades.htm WWW:URL:http://www.eb1-mina-n1.rcts.pt/Actividades.htmURL:http://www.eb1-mina-n1.rcts.pt/Actividades.htmURL:http://www.eb1-mina-n1.rcts.pt/Actividades.htm Escola EB 1 da Mina –,[Consult. 23 Junho 2006].Disponível na WWW:URL:http://www.eb1-mina-n1.rcts.pt/BrowserEscolar/browserescolar.htm WWW:URL:http://www.eb1-mina-n1.rcts.pt/BrowserEscolar/browserescolar.htmURL:http://www.eb1-mina-n1.rcts.pt/BrowserEscolar/browserescolar.htmURL:http://www.eb1-mina-n1.rcts.pt/BrowserEscolar/browserescolar.htm,-, actual. 30 Jan 2006.[Consult. 4 Abril 2006].Disponível na WWW: URL:


Carregar ppt "Fernando CamposTIC - Uma experiência pedagógica 1 ENCONTRO Universidade de Évora TIC – Uma experiência pedagógica Escola EB 1 da Mina (Amadora)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google