A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Paródia. Características A paródia é a recriação de um texto, geralmente célebre, conhecido, uma reescritura de caráter contestador, irônico, zombeteiro,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Paródia. Características A paródia é a recriação de um texto, geralmente célebre, conhecido, uma reescritura de caráter contestador, irônico, zombeteiro,"— Transcrição da apresentação:

1 Paródia

2 Características A paródia é a recriação de um texto, geralmente célebre, conhecido, uma reescritura de caráter contestador, irônico, zombeteiro, crítico, satírico, humorístico, jocoso. A paródia constrói, assim, um percurso de desvio em relação ao texto parodiado, numa espécie de insubordinação crítica, cômica.

3 Características Parte da intertextualidade, a paródia é um intertexto, ou seja, é um texto resultante de um texto origem que pode ser escrito ou oral. Essa intertextualidade também pode ocorrer em pinturas, no jornalismo e nas publicidades.

4 Como fazer? Para elaborar uma paródia, é fundamental entender que ela é uma brincadeira que fazemos com textos, como poemas, letras de músicas, provérbios etc. Na paródia, o significado do texto é modificado com o objetivo de produzir humor. Lembre-se de que você deve fazer paródias com elegância. Em hipótese alguma utilize uma linguagem menor, que deponha contra você

5 Exemplos Texto-Base: Primeiro Ato Gilberto Scarton Sem professor. Sem aula. Sem provas. Sem notas Sem computador. Sem dom. Sem queda. Sem inspiração. Sem estresse! Só tu. Tu e tu. Tu e o texto. Tu e a folha em branco. Que impassível espera ser preenchida, para entretecer contigo a teia de palavras que liga todas as dimensões de tua existência, nesta travessia de comunicação de ti para contigo, de ti para o outro. Sem. Só tu. Com teu ritmo. Com tua pulsação. Com paixão. Na aventura do cotidiano. De resgatar a memória. De fecundar o presente. De gestar o futuro. Anunciando esperanças. Denunciando injustiças. In(en)formando o mundo com tua-vida-toda-linguagem. Sem! Levanta tua voz em meio às desfigurações da existência, da sociedade, tu tens a palavra. A tua palavra. Tua voz. E tua vez. Paródia: Primeiro Filho Antonio Carlos Paim Terra Sem telefone. Sem campainha. Sem cachorro. Sem estresse. Sem vizinho. Sem tudo. Sem nada. Sem roupa! Só tu. Eu e tu. Tu e o teu corpo. Tu e o clima romântico. Eu impassível espero por ti, para entrelaçar contigo uma teia de carinhos que liga toda a dimensão de nossos corpos, nesta travessia de vibrações de ti para comigo, de mim para contigo. Sem camisinha. Só prazer. Com nosso ritmo. Com minha pulsação. Com paixão. Na aventura do cotidiano. De rasgar a tua roupa. De fecundar o presente. De gestar o futuro. Anunciando um bebê. Informando ao mundo o nascimento de uma vida. Sem preparativos! Levemos o fato para a sociedade. Nós temos a felicidade. O nosso filho. Daqui a nove meses. Será a tua vez.

6 CHAPEUZINHO PENTELHO Aqui se segue a verdadeira história do Lobo Mingau e Chapeuzinho Pentelho. Na verdade, Lobo Mingau até que é calmo. Chapeuzinho Pentelho foi quem o fez ficar furioso. Lobo Mingau estava vindo da casa da sua prima, Loba Qualker, que tinha dado uma festa para a turma da escola. Ele estava vindo meio rápido e começou a sentir sérias dores na barriga, mas continuou. No mesmo instante, Chapeuzinho Pentelho estava levando umas verduras para a sua vovó e precisava ir correndo, para não estragar as verduras, pois era longe. Em certa hora do dia, Chapeuzinho Pentelho enxergou o Lobo Mingau debaixo de uma árvore e foi ate ele. O Lobo Mingau, quando a viu, saiu correndo para uma moita, pois não queria conversar com a Chapeuzinho Pentelho. Então Chapeuzinho Pentelho, que adorava uma brincadeira, saiu atrás e, quando o achou, perguntou: - Lobo Mingau, por que você está fugindo de mim? O Lobo Mingau disse-lhe: - Não estou correndo, estou incentivando você para que brinquemos de esconde-esconde. Chapeuzinho Pentelho percebeu a inverdade da conversa, mas não saiu da moita. Então o Lobo Mingau, mais que rapidamente, foi para outra moita. Chapeuzinho Pentelho o achou de novo. Por fim, o Lobo Mingau chegou a uma moita bem satisfatória e ficou bem à vontade. De repente, Chapeuzinho Pentelho apareceu e logo lhe perguntou: - Lobo Mingau, por que é que toda vez que eu chego perto de uma moita em que você está, você sai rapidinho para outra? O Lobo Mingau respondeu: - É para ver se você me deixa cochilar em paz. ( Emanuel F. de Paula) Adaptada de


Carregar ppt "Paródia. Características A paródia é a recriação de um texto, geralmente célebre, conhecido, uma reescritura de caráter contestador, irônico, zombeteiro,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google