A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LILACS Maria Regina Chiquetto Sueli Mitiko Yano BIREME/OPS/OMS IV Reunião de Coordenação Regional da BVS Grupo de Trabalho E-Portuguese 19 e 20 de setembro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LILACS Maria Regina Chiquetto Sueli Mitiko Yano BIREME/OPS/OMS IV Reunião de Coordenação Regional da BVS Grupo de Trabalho E-Portuguese 19 e 20 de setembro."— Transcrição da apresentação:

1 LILACS Maria Regina Chiquetto Sueli Mitiko Yano BIREME/OPS/OMS IV Reunião de Coordenação Regional da BVS Grupo de Trabalho E-Portuguese 19 e 20 de setembro de 2005 Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde

2 LILACS Base de dados bibliográfica Base de dados bibliográfica criada em 1985 para registro da literatura científica e técnica na área de Ciências da Saúde, produzida nos países da América Latina e Caribe a partir de Contém: Base de dados bibliográfica artigos de revistas artigos de revistas livros e séries monográficas livros e séries monográficas teses teses manuais manuais relatórios técnico-científicos relatórios técnico-científicos documentos não convencionais documentos não convencionais

3 627 Centros Cooperantes 627 Centros Cooperantes registros registros. De 1998 a 2005 a contribuição média anual para a LILACS tem sido de registros De 1998 a 2005 a contribuição média anual para a LILACS tem sido de registros LILACS

4 Contribuição por País

5 Teses 4% Revistas 78% Não convencionais 1% Monografias 17% Distribuição por Tipo de Literatura

6 Inglês 9% Espanhol 53% Português 38% Distribuição por Idioma

7 Revistas indexadas: 690 revistas de 18 países

8 LILACS na BVS Fortalecimento do papel da LILACS como índice central da produção científica latino-americana e do Caribe; Fortalecimento do papel da LILACS como índice central da produção científica latino-americana e do Caribe; O controle bibliográfico do que é publicado em cada um dos países é fundamental para a identificação e disseminação dessa produção em formato eletrônico; O controle bibliográfico do que é publicado em cada um dos países é fundamental para a identificação e disseminação dessa produção em formato eletrônico; A LILACS permite o acesso à produção científica da Região que está tanto em papel como em suporte eletrônico. A LILACS permite o acesso à produção científica da Região que está tanto em papel como em suporte eletrônico.

9 LILACS na BVS LILACS: base de dados referencial com ligação para textos completos: LILACS: base de dados referencial com ligação para textos completos: - campo de dados na Metodologia para identificação do suporte eletrônico e URL Integração da LILACS com outros produtos e serviços da BVS: SCAD, Scielo, etc. Integração da LILACS com outros produtos e serviços da BVS: SCAD, Scielo, etc.

10 Integração de LILACS

11 Integração LILACS-SciELO-PUBMED atualização automática da LILACS a partir da atualização automática da LILACS a partir da SciELO; SciELO; envio de arquivos SciELO para PubMed; envio de arquivos SciELO para PubMed; indexação online das revistas MEDLINE; indexação online das revistas MEDLINE; redução do tempo entre aparecimento da redução do tempo entre aparecimento da revista e sua indexação em bases de dados revista e sua indexação em bases de dados internacionais. internacionais.

12 LILACS-Express É o registro do artigo da revista na base de dados LILACS tão logo seja publicado ou mesmo antes da sua publicação. É o registro do artigo da revista na base de dados LILACS tão logo seja publicado ou mesmo antes da sua publicação. LILACS Foi criada para que os elementos dos dados do registro bibliográfico dos artigos de uma revista indexada na LILACS sejam enviados pelo editor via internet em linguagem XML. Foi criada para que os elementos dos dados do registro bibliográfico dos artigos de uma revista indexada na LILACS sejam enviados pelo editor via internet em linguagem XML. No momento participam somente as revistas SciELO que são indexadas na LILACS. No momento participam somente as revistas SciELO que são indexadas na LILACS.

13

14

15 Revistas LILACS-Express 86 títulos, sendo: 68 de SciELO Brasil 68 de SciELO Brasil 14 de SciELO Chile 14 de SciELO Chile 01 do México, 01 dos Estados 01 do México, 01 dos Estados Unidos e 01 da Colômbia, que Unidos e 01 da Colômbia, que fazem parte do SciELO Saúde fazem parte do SciELO Saúde Pública Pública 01 da Argentina que utiliza a 01 da Argentina que utiliza a Metodologia SciELO

16 Documentos em formato eletrônico Total de documentos com link para Total de documentos com link para o texto completo (14,2% do total de o texto completo (14,2% do total de registros da base). Deste total, registros da base). Deste total, (90,5%) são artigos de revistas. (90,5%) são artigos de revistas. 317 títulos de revistas (SciELO ou sites 317 títulos de revistas (SciELO ou sites próprios) representando 46,0% do total de próprios) representando 46,0% do total de títulos da base. títulos da base.

17 Documentos em formato eletrônico: País x Tipo de Literatura PaísTodos os tipos de literaturaTítulos de revistas Brasil Colômbia México Argentina Chile Cuba Venezuela Peru Costa Rica Outros Total (14,2%)317 (46,0%)

18 Vantagens Maior visibilidade da revista, pois permite o Maior visibilidade da revista, pois permite o acesso ao artigo no momento da pesquisa acesso ao artigo no momento da pesquisa na base; na base; Possibilidade de fazer parte da LILACS- Possibilidade de fazer parte da LILACS- Express, reduzindo o tempo entre o Express, reduzindo o tempo entre o aparecimento da revista e sua indexação na aparecimento da revista e sua indexação na base de dados. base de dados.

19 Metodologia LILACS Conjunto de normas, manuais, guias e aplicativos desenvolvidos para bases de dados bibliográficas e referenciais.

20 Entrada e recuperação de dados na Internet: LILDBI-W Programa para entrada de dados, utilizando recursos da Internet, que permite: operação multi-usuário operação multi-usuário melhorar o controle de qualidade da entrada de dados melhorar o controle de qualidade da entrada de dados otimizar a forma de envio de registros otimizar a forma de envio de registros trabalhar com várias bases de dados ao mesmo tempo trabalhar com várias bases de dados ao mesmo tempo

21 Três perfis de acesso: Administrador: configuração do sistema; definição dos campos da base; definição das consistências de cada campo; registro de usuários; definição das permissões de acesso; visão geral da base Institucional e dos documentalistas. LILDBI_W

22 Editor editar os registros já certificados; gerar estatísticas da base certificada; controle da base de dados Institucional. Documentalista criar novos registros não certificados; editar os registros não certificados; certificar registros; importar registros; exportar registros; base de dados pessoal.

23 Perfil Documentalista:

24 Menu Documentos > Novo > Com Indexação

25 Obrigada! Maria Regina Chiquetto Sueli Mitiko Yano Sueli Mitiko Yano

26


Carregar ppt "LILACS Maria Regina Chiquetto Sueli Mitiko Yano BIREME/OPS/OMS IV Reunião de Coordenação Regional da BVS Grupo de Trabalho E-Portuguese 19 e 20 de setembro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google