A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Implantação da Biblioteca Virtual da FAPESP

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Implantação da Biblioteca Virtual da FAPESP"— Transcrição da apresentação:

1 Implantação da Biblioteca Virtual da FAPESP
modelo de gestão do conhecimento para agências de fomento à pesquisa Rosaly Favero Krzyzanowski Buenas Tardes Meu nome és Rosaly Favero krzyzanowski e tengo mucho gusto en estar aqui para apresentar algunas informaciones sobre la Biblioteca Virtual de la Fundación de Amparo a la Investigación del Estado de São Paulo, en Brasil. . Campinas 2006

2 1. A Instituição- FAPESP http://www.fapesp.br
Data de criação: 1962 Objetivo Apoiar o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado de São Paulo em todas as áreas do conhecimento. Para atingir este objetivo: financia projetos de pesquisa; contribui para a difusão do conhecimento e para a formação e aperfeiçoamento de pesquisadores. Receita anual 1% da receita tributária do Estado de São Paulo (a partir de 1989) valor concedido em R$ ,89, destinados a projetos de pesquisa e bolsas, através de programas regulares, especiais e de inovação tecnológica. A Biblioteca Virtual esta sendo implantada na Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo que por sua vez foi criada em 1962, com o objetivo de ,.

3 As Agências de Fomento no Cenário de Mudança
24 agências no país estruturado o Fórum das FAPs denominado “Fórum Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa Professor Francisco Romeu Landi” passa a Conselho Nacional das FAPs (CONFAP) Objetivo - colaborar com o MCT e as Secretarias de C&T na descentralização da C&T e Inovação do país.

4 FAPESP (2003- ) - Programa Mudança, Qualidade e Institucionalização
Organização das atividades e das relações de trabalho; Mapeamento de processos; Desenvolvimento, capacitação e treinamento de pessoas; Uso de Tecnologia de Informação e Comunicação; Sistema de Apoio à Gestão do Fomento na FAPESP (SAGe); Sistema de Avaliação de Programas;

5 FAPESP (2003- ) - Programa Mudança, Qualidade e Institucionalização
Comunicação científica Revista “Pesquisa FAPESP” Agência FAPESP Portal FAPESP Biblioteca Virtual La Fundación se ocupa aun con programas de divulgación científica de sus actividades. Para esto tiene su Portal FAPESP actualizado todos los días y otros medios de comunicaciones como la revista “Pesquisa FAPESP” y un site de informaciones diarias en C&T, llamado “Agencia FAPESP

6 2. Biblioteca Virtual - BV/FAPESP http://www.bv.fapesp.br
2.1 Implantação Em consonância com “Proposta de Política Nacional de Preservação da Memória da Ciência e da Tecnologia” elaborada em 2003, por Comissão Especial *, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, Brasil. Lançamento em maio de 2004 *Contou com contribuição de pessoas /entidades nacionais envolvidas no tema (Participação da FAPESP, na pessoa do seu Diretor Presidente, Prof. Francisco Romeu Landi) Su implantación sigue las recomendaciones de la “Propuesta de Política Nacional de Preservación de la Memoria de Ciência y Tecnología” elaborada en 2003, por la Comisión Especial del Consejo Nacional de Desarrollo Científico y Tecnológico - CNPq, Brasil.

7 Sociedades científicas e sociedades literárias;
Política Nacional de Memória da C & T Instituições fundamentais para Implementação “Universidades; Institutos de Pesquisa; Sociedades científicas e sociedades literárias; Arquivos públicos e particulares; [...] Museus, Memoriais e Centros de documentação e informação; Instituições de fomento; [...] e Escolas Técnicas.” Esta propuesta considera las Universidades y Instituciones de fomento, como Instituciones fundamentales por la implementación de la Política Nacional de Preservación de la Memoria de Ciencia y Tecnología. Fonte: CNPq. Uma proposta de Política Nacional de Memória da Ciência e Tecnologia. Brasília, p. 8-9.

8 Política Nacional de Memória da
C&T Recomendações “Cabe multiplicar as publicações, exposições e filmes relativos à memória da Ciência e da Tecnologia no Brasil. A sociedade precisa tomar conhecimento do alongado esforço nacional de produção do saber [...]”. Recomenda ainda que: Fonte: CNPq. Uma proposta de Política Nacional de Memória da Ciência e Tecnologia. Brasília, 2003. p. 8-9.

9 2. Biblioteca Virtual - BV/FAPESP http://www.bv.fapesp.br
2.2 Objetivos Contribuir para a preservação e a divulgação da memória institucional da FAPESP; Otimizar o acesso à informação em CT& I, para fins de pesquisa e geração de novos conhecimentos; Registrar e disseminar a informação referencial dos conteúdos em CT& I, produzidos no Estado de São Paulo com o apoio da FAPESP; Contribuir para ampliar os conteúdos nacionais em CT& I existentes nas redes eletrônicas e novas mídias. Levando em consideração essas recomendações a BV objetiva:

10 2. Biblioteca Virtual-BV /FAPESP http://www.bv.fapesp.br
2.3 Visão Estabelecer modelo de Biblioteca Virtual para as fundações de amparo a pesquisa no país, com vistas à geração de produtos e serviços destinados à comunidade científica, seguindo normas e padrões internacionais de tratamento da informação e de comunicação de dados. Objetiva ainda:

11 2. Biblioteca Virtual-BV /FAPESP http://www.bv.fapesp.br
2.4 Metodologia - BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), desenvolvida pela BIREME/OPAS/OMS (Centro Latino Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde), utilizando software C- ISIS da UNESCO. Permite: adaptações segundo as necessidades da FAPESP; Interação com outros sistemas, tais como LATTES, SciELO, SCienTI, etc. Utilização de técnicas participativas/ interdisciplinares na análise e implementação de bases de dados Para obter seus objetivos a BV/FAPESP adoptou a metodología desenvolvida pela BIREME/OPAS/OMS, utilizando software C-ISIS da UNESCO. AS principais razoes para a adoção desta metodologia foi a possibilidade de: adaptação.... Interação.... Utilização....

12 2. Biblioteca Virtual-BV /FAPESP http://www.bv.fapesp.br
2.5 Público-Alvo Comunidade científica e tecnológica, de variadas origens institucionais (especialmente aquelas de ensino e pesquisa), envolvidas na produção, disseminação, uso e preservação do conhecimento humano; Beneficiários dos programas da FAPESP (bolsistas, pesquisadores, empresas, universidades, institutos de pesquisa); Integrantes dos Setores/Gerências/Diretorias da FAPESP, para compartilhamento de informações e tomadas de decisões; Sociedade civil, para que conheça a contribuição da FAPESP ao desenvolvimento do conhecimento científico. O publico alvo que pretende atingir é: A comunidade.....especialmente as de ensino e pesquisa... Os beneficiários..... Os integrantes.... E a comunidade em geral.....

13 2.6 Estrutura da BV: Página principal
1 2 3 4

14 2.6 Estrutura da BV: Pesquisa Livre
La caja de búsqueda libre está disponible para ser llenada con las palabras elegidas por el usuario permitiendo la recuperación simultanea en todas las fuentes de la información de la BV (meta-búsqueda). Posee también: Links, para búsqueda avanzada y a “como hacer búsquedas”

15 2.6 Estrutura da BV: Busca em fontes de informação

16 Esta é a pagina de Sites em C&T, selecionados segundo critérios ´predefinidos de qualidade. Inclui pequeno resumo de cada site e o link para o mesmo na Internet.

17 Esta pagina refere-se ao Portal FAPESP na Midia que faz parte da BV e indexa diariamente matérias sobre a FAPESP publicadas nos diversos meios de comunicação.

18 2.6 Estrutura da BV: Programas de Inovação Tecnológica

19 2.6 Estrutura da BV: Destaques

20 2.6 Estrutura da BV: Registro
... CV/LATTES Aqui temos um registro de resultado de pesquisa onde se obtem: Links para Currículo LATTES dos pesquisadores brasileiros. Resumo em português e/ou inglês (quando disponíveis no documento original) Links para o texto completo e/ou Imagens (honrarias, publicações e outros)

21 Registro de Projeto Temático
Registro de artigo cientifico

22 Valor Agregado à Informação
Subsídios a estudos e avaliações institucionais; Padronização dos procedimentos, reunindo informações técnico-científicas em servidor central, com sistema gerenciador único, evitando dispersão de esforços no tratamento técnico das mesmas e nos procedimentos de busca; Compartilhamento com serviços de documentação, informação e comunicação, existentes em diferentes segmentos internos e externos à Fundação A Bv alem de seu valor de preservação e disseminação da informação em C&T oferece subsídios a estudos e avaliações institucionais...... Apresenta padronização de procedimentos..... Permite compartilhamento

23 Registros na Biblioteca Virtual
Posição em: Fontes de Informação Registros certificados (N.º) Literatura Científica Sítios em C & T Eventos Financiados pela FAPESP Eventos com participação FAPESP Projetos de pesquisa (regulares) FAPESP na Mídia TOTAL Fonte: CDi/FAPESP

24 BV - Estatística de uso mensal 2006
Posição em: Total no 1º semestre 2006: visitas únicas

25 Obrigado pela atenção! Rosaly Favero Krzyzanowski


Carregar ppt "Implantação da Biblioteca Virtual da FAPESP"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google