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Cruzeiro ANC - Verão 2011: 23 Julho a 15 Agosto

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Apresentação em tema: "Cruzeiro ANC - Verão 2011: 23 Julho a 15 Agosto"— Transcrição da apresentação:

1 Cruzeiro ANC - Verão 2011: 23 Julho a 15 Agosto
FÉRIAS EM PORTO SANTO Cruzeiro ANC - Verão 2011: 23 Julho a 15 Agosto

2 As Caras da Organização:
FÉRIAS EM PORTO SANTO As Caras da Organização: Vilela de Matos Ruy Ribeiro José Oliveira

3 A hora considerada é a Legal (de Verão):
UT (Universal Time) = Hora no Fuso 0 Continente = UT + 1 h Madeira = UT + 1 h Marrocos = UT + 0 h Coordenadas em Datum WGS84 Velocidade média considerada (GPS) = 5 nós

4 Férias em Porto Santo PERCURSO PARA PORTO SANTO

5 Plano do Cruzeiro PORTO Data E T D E T A M N
Lisboa (PM 09.12) 23-Jul Porto Santo 27-4ªf Estadia na Marina do Porto Santo Passeio à Madeira e/ou Desertas e/ou Selvagens Porto Santo 10-Ago Lisboa 15-2ªf Pode ser considerado regresso pelas Selvagens ou directo a Marrocos… TOTAL

6 Distâncias, Rumos e Tempos:
Pernas MN Rumo Horas Leixões – Porto Santo º Aveiro – Porto Santo º Lisboa – Porto Santo º 96 Sines – Porto Santo º 92 Portimão – Porto Santo º 90 Porto Santo – Madeira º 6 Porto Santo – Desertas º 8 Porto Santo – Selvagens º 36 Madeira – Desertas º 4 Madeira – Selvagens º 32

7 Coordenadas Importantes:
Latitude N Longitude W Porto Santo 33º 04’ º 19’ Madeira (Qta. do Lorde) 32º 45’ º 43’ Madeira (Funchal) º 38’ º 54’ Desertas 32º 30’ º 30’ Selvagens 30º 09’ º 52’ Leixões 41º 11’ º 42’ Aveiro 40º 38’ º 45’ Lisboa 38º 40’ º 17’ Sines 37º 57’ º 52’ Portimão º 08’ º 32’

8 Ilha do Porto Santo

9 Marina do Porto Santo

10 Marina do Porto Santo 10 10

11 Marina do Porto Santo 11 11

12 Marina do Porto Santo 12 12

13 E W

14 Ilha da Madeira

15 Marina Quinta do Lorde

16 Marina Quinta do Lorde 16 16

17 Madeira/Quinta do Lorde - Desertas
Volta=90MN=18h Calheta 60 30 Funchal

18 Circum-navegação da Madeira e Desertas

19 Circum-navegação da Madeira e Desertas
PORTO Data E T D E T A M N Porto Santo 31-Jul P. Recreio Calheta 31 (dom) P. Recreio Calheta 01-Ago Fundear para almoço na Fajã do Padres (8 MN) ou no Funchal (12 MN) Quinta do Lorde 01-Ago Quinta do Lorde 03-Ago Deserta Grande 03-Ago Deserta Grande 03-Ago Porto Santo 03 (4ªf) Total 150 19 19

20 Deserta Grande Cruzeiro ANC 2005

21 Madeira - Selvagens

22

23 Alternativas de Regresso
1 2 3 4

24 Distâncias, Rumos e Tempos:
Pernas MN Rumo Horas 1. Porto Santo - Lisboa NW/NE 120 2. Porto Santo - Portimão NE/NW 100 3. Porto Santo - Rabat º 90 Rabat - Portimão º 40 4. Porto Santo - Selvagens º 36 Selvagens - Rabat º 104 Rabat - Portimão º 40

25 Regresso pelas Selvagens / Marrocos (opcional)
PORTO Data ETD ETA MN Porto Santo 06-Ago Selvagens 07-Dom Selvagens 08-2ªf Rabat 12-6ªf Rabat 13-Sáb Portimão 15-Fer TOTAL

26 RABAT – Entrada e Marina

27 Dados Meteorológicos Jul/Ago no Continente - Madeira
Luas: 15 Jul/13 Ago...Lua Cheia 23 Jul Quarto Minguante 30 Jul Lua Nova 06 Ago Quarto Crescente Temperaturas: - do ar a 25ºC - da água…...20 a 22ºC Vento: habitualmente do quadrante NORTE, Força 4... Corrente: para SUL 0,4-0,5 nós (junto à costa marroquina pode rodar para Norte)

28 Para participar é necessário:
Ser sócio da ANC com quotas em dia Inscrever-se no Cruzeiro até 31 Janeiro Pagar até 31 de Março sinal €100,00 Ter o seguro da embarcação válido Seguir as determinações do IPTM no que se refere a equipamento da ER e a habilitações do ‘Patrão’ Cumprir as determinações da ANC 28 28

29 Dados a preencher na inscrição
Nome do Veleiro Categoria de Navegação (1, 2 ou 3) Dimensões (comprimento x boca) Bandeira (nacionalidade) Nome do ‘Patrão’ Carta de Navegador de Recreio Contactos (telemóvel e ) 29 29

30 Autorização do IPTM As ER tipo 3 (navegação costeira) só podem navegar até 60 milhas de um porto de abrigo e 25 milhas da costa (Artº 6º do R.N.R.) Os ‘Patrões’ com carta de Patrão de Costa só podem comandar ER que navegam até 25 milhas da costa (Artº 31º do R.N.R.) Para estas situações solicitaremos ao IPTM, tal como temos feito no passado, que, ao abrigo do nº 2 do Artº 53, aquelas ER e/ou os ‘Patrões’ sejam autorizados a participar no cruzeiro SÓ APLICÁVEL A BARCOS DE BANDEIRA NACIONAL 30 30

31 Documentos Obrigatórios por Veleiro (originais):
Bilhetes de Identidade (do ‘Patrão’ e de todos os tripulantes…) Livrete da Embarcação de Recreio Seguro válido da ER Carta de Navegador de Recreio Licença de Estação da ER Certificado de Operador Radiotelefonista

32 Custo Total do Cruzeiro
Veleiros de 8 a 10 m: 300,00 € Veleiros de 10 a 12 m: 375,00 € Veleiros de 12 a 15 m: 550,00 € Veleiros de 15 a 20 m: € Catamarans pagam % Estes montantes incluem basicamente a estadia nas marinas: Porto Santo e/ou Madeira 15 dias Mais dias serão pagos à parte por cada participante... - Eventuais excursões / refeições serão pagas à parte… - Se sobrar dinheiro será aplicado em placas comemorativas e/ou num jantar de convívio no Outono e/ou Livro do Cruzeiro

33 Outros opções individuais: (VALORES APROXIMADOS)
Viagem de avião directo Porto Santo TAP ou SATA – € 300,00 ida e volta Viagem de avião easyJet + Sata via Funchal LIS – FNC: € 60 a € 80, ida e volta FNC – PXO: € 100,00 ida e volta Quanto mais cedo reservar, mais barato fica… Site recomendado:

34 Outros opções individuais: (VALORES APROXIMADOS)
Viagem Naviera Armas / Lobo Marinho Portimão -> FNC aos Domingos / FNC -> Portimão aos Sábados 2 + carro: €550/830/ €230 = €780 a 1365 3 + carro: €710/ €270 = €980 ou 1410 4 + carro: €880/ €290 = €1170 ou 1740 Aluguer de carro 5 Lugares Autojardim 3d €110 a 133 / 7d €220 a 265 Rodavante 3d €120 a 130 / 7d € 260 a 275 Moínho Rent-a-Car, Lda. – é mais caro

35 Datas Chave Até 31 de Janeiro: Inscrição + dados solicitados
Até 31 de Março: Pagamento de sinal € 100,00 Até 31 de Maio: Confirmação de ida (ou desistência com direito a reembolso) e restante pagamento. Depois desta data, se houver lugar, paga + 50% Dia 8 de Julho: Reunião final de ‘Patrões’ Dia 15 de Julho: Palestra sobre “ O Céu nas noites de Verão” pelo Dr. Guilherme de Oliveira Acções de Formação antes do cruzeiro: - Mecânica de Motores Diesel (Técniates) - PAGO - Abr/Mai - Gestão da Electricidade a Bordo (Multimarine) – 27 Mai - Navegação Electrónica (Nautiradar) – 17 Jun - Segurança e Sobrevivência no Mar (Alfeite) – 30 Jun/21 Jul - Cuidados Médicos a Bordo (Dr. Pedro Gameiro) – 14 Julho - Meteorologia Náutica (Coronel H. Rodrigues) – 20 Jul

36 Contactos importantes nas marinas:
Porto Santo – Nelson Vasconcelos Tel / Tlm Qta. do Lorde – Cátia Carvalho Tel / Tlm

37 Publicações que aconselhamos…
Cartas A. Imray Chart C20 – Gibraltar to Islas Canarias Livros – Pilot Books & Almanac 1. Atlantic Spain and Portugal, 5ª edição 2006 2. Atlantic Islands, 4ª edição 2004 3. The Atlantic Crossing Guide, 6ª edição 2010 4. Atlantic Pilot Atlas, 4ª edição 2001 (weather guide) Sites:

38 Pontos Críticos: Condições de segurança se tivermos de navegar junto à costa africana Possibilidade de ocorrência de mau tempo (as pernas são longas e as previsões meteorológicas menos fiáveis…) CONTACTOS IMPORTANTES: Comando Naval – Centro de Operações Oficial de Serviço MRCC = Maritime Rescue Coordination Center Funchal

39 Como garantir a Segurança?
Manter os veleiros agrupados navegando, se possível, à vista uns dos outros Necessariamente ao alcance do VHF Contacto permanente por VHF Ch 06 Reporte diário de posição Antes de cada largada deve haver um ‘briefing’ com todos os Patrões (avaliação de riscos, estado do mar, previsões meteorológicas, ...)

40 Equipamentos recomendados:
LogMobile para localização, via satélite, de cada barco da frota, em tempo real Receptor de AIS (Sistema Automático de Identificação de Navios) Radar Navtex (490kHz em português, 518 kHz em inglês ) Piloto Automático Lanterna de cabeça (LEDs se possível) Caixa de ferramentas (ver listagem) Equipamentos OBRIGATÓRIOS: Rádio VHF com DSC, EPIRB 406 MHz, Balsa, Medicamentos e tb outros previstos no RNR

41 Comunicações Rádio VHF
Dual watch (escuta dupla) nos canais 16 e 06 Comunicações entre os barcos da frota em Canal 06 (canal internacionalmente reser- vado para as comunicações navio–navio) Canal alternativo 09 (canal reservado à navegação de recreio; não será o prioritário devido a ser usado pelas marinas) Outras comunicações: chamar em canal 16 e passar imediatamente a outro canal...

42 Telefone Satélite Do tamanho de um telemóvel GSM
Sistema duplo GSM/Satélite Emissão/Recepção de SMS mto. barata Redes Thuraya, Iridium e Globalstar Utilizam os cartões SIM normais As operadoras de rede móvel deixaram de disponibilizar estes aparelhos aos seus clientes

43 O Sistema AIS AIS – Automatic Identification System
Obrigatório desde 2005 em navios com mais de 300 tons, mais de 12 passageiros e barcos de pesca com mais de 12 metros Basicamente é um transponder, i.e., um equipamento que transmite e recebe, via rádio, informação relevante de segurança marítima Emissor / Receptor ligado ao GPS e outros equipamentos que transmite de ‘x’ em ‘x’ tempo, automaticamente, informação sobre o navio: Nome, MMSI, Posição, Velocidade, Rumo, etc. Funciona em 2 canais de VHF, não disponíveis para radiotelefonia (87B-161,975 MHz e 88B-162,025 MHz) Alcance igual ao do VHF Nas ER temos, ou um receptor de AIS, ou um emissor/receptor

44 Possíveis Dúvidas? Não, nem uma coisa, nem outra...
O AIS substitui o Radar? O AIS é melhor que o Radar? É pior? Não, nem uma coisa, nem outra... São diferentes e complementam-se muito bem!!!

45 Emissor / RECEPTOR AIS Vantagens sobre o Radar Desvantagens
- Consumo < 5% do consumo de um radar Simplicidade - Facilidade de operação 3 Tipos de Informação (recebida / enviada) 1. DADOS DINÂMICOS: Posição, Rumo, Velocidade, CPA, TCPA,… 2. DADOS ESTÁTICOS: Nome, MMSI, Comprimento, Boca, Calado,… 3. DADOS DA VIAGEM: Tipo de carga, Porto de destino, ETA,… - Precisão da Informação, em tempo real Desvantagens - Só detecta objectos equipados com emissor AIS (ligado!)

46 HOMEM AO MAR (MOB) É proibido cair ao mar!
A queda ao mar é mais provável de noite, ou com mau tempo, exactamente quando a possibilidade de encontrar e recuperar o tripulante é muito pequena. Mas mesmo de dia a probabilidade de recuperar a pessoa é reduzida. A regra fundamental é: É proibido cair ao mar!

47 De noite ou com mau tempo:
MOB – Como Prevenir? De noite ou com mau tempo: Não devem ser feitas operações fora do poço. Rizar antes da noite ou antes do mau tempo. Isto é um Cruzeiro, não é o ‘Volvo Ocean Race’. Usar arneses e linhas de vida. Os arneses não devem poder saltar por cima ou por baixo. Um tripulante sozinho de quarto não pode sair do poço. Em mareações de popa usar um “preventer” na retranca. As saídas do poço são feitas com ligação às linhas de vida do convés (BB e EB) e um 2º tripulante no poço.

48 Praxe e Etiqueta Náutica
Bandeira Nacional, içada no contra-estai ou mastro próprio, à largada e à entrada dos portos e ao cruzar com navios de guerra Galhardete ANC içado no vau de BB Mareato: bandeiras do CIS ordenadas e ligadas entre si, que se usa para engalanar os barcos (no estai de proa e também no contra-estai)

49 NOTAS IMPORTANTES: Todas as indicações, sugestões, rumos, distâncias, tempos, ameaças, etc… são dados meramente indicativos, sendo da exclusiva responsabilidade de cada ‘Patrão’ velar pela segurança dos seus tripulantes, embarcação e haveres… navegando em conformidade com as Regras de Segurança e de Boa Pilotagem... não podendo a ANC ou os seus Directores serem responsabilizados por quaisquer danos ou prejuízos que possam, eventualmente, ocorrer… Este apresentação não dispensa a elaboração, por cada ‘Patrão’, de um Plano de Viagem para o seu veleiro!!!

50 Para finalizar… Toda esta apresentação estará à V/ disposição no site da ANC… Listagem dos Participantes: uma lista actualizada com os dados de cada um será enviada a todos… Será aberta, também no site, uma BOLSA de TRIPULANTES… 50 50


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