A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O mundo de Sophia Língua Portuguesa Manuela Monteiro Ano 2004/05

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O mundo de Sophia Língua Portuguesa Manuela Monteiro Ano 2004/05"— Transcrição da apresentação:

1 O mundo de Sophia Língua Portuguesa Manuela Monteiro Ano 2004/05
Um Trabalho de Manuela Monteiro Ano 2004/05

2 O mundo de Sophia                    

3 Sophia de MelIo Breyner Andresen nasceu no Porto, a 6 de Novembro de 1919, e é um nome dos mais amados entre os poetas contemporâneos.

4 De origem dinamarquesa, pelo lado paterno, viveu numa grande quinta do Campo Alegre, no seio de uma família aristocrática. A sua infância e adolescência decorreram entre o Porto e Lisboa, onde frequentou o Curso de Filologia Clássica. Após o seu casamento com o advogado Francisco Sousa lavares, fixou-se nesta cidade, onde ainda vive.

5 Na obra poética de Sophia de Mello Breyner dificilmente encontramos dados para reconstruir a sua biografia; Sophia não põe na sua obra o registo de dados de vida pessoal: não há lamentações líricas de desespero ou de comoção. É uma poesia que pretende ser impessoal. Sophia é uma cidadã do mundo, do qual pretende extrair toda a objectividade tornando-o a sua própria identidade, daí que o mundo seja a sua própria biografia.

6 O próprio nome de Sophia é simbólico, representa como que uma predestinação, que ela recusa. É, de facto, um nome que significa vulgarmente “sabedoria” e que, segundo Eduardo Lourenço, implica uma certa responsabilidade e vai muito para além do simples “saber’.

7 A obra de Sophia é, contudo, um exercício de simplicidade sobre coisas concretas: a verdura da árvore, o sussurro das tílias, a casa da infância, a brisa, o sol, a lua, a voz do mar, etc.                                     

8 «A minha poesia é a minha convivência com as coisas, a minha participação no real, o meu encontro com as vozes e com as imagens, por isso o poema não fala de uma vida ideal, mas sim de uma vida concreta» («Arte Poética II», Geografia).

9 Entre os elementos fundamentais que caracterizam o seu mundo, estão:

10 mar/maresia

11 tempo (dividido e absoluto)

12 natureza / cidade

13 Antiguidade Clássica

14 O seu mundo é povoado por deuses e não por homens, daí ser mais fácil encontrá-lo nos vestígios e lugares da civilização grega do que no mundo actual.

15 A praia, o mar, o jardim, a casa são evocações de imagens da infância e da juventude e representam momentos inesquecíveis do desenvolvimento do seu ser.

16 A noite é para esta poetisa «o espaço imenso» que lhe permite uma libertação pelo sonho.

17 A cidade é também uma confusão que impede a procura da perfeição e da harmonia e do equilíbrio, referências do mundo antigo.

18 É justamente a esta noção clássica de equilíbrio, que é associado o sentimento de justiça e de verdade.

19 0 universo poético de Sophia de Mello Breyner
0 jogo dos quatro elementos A procura da justiça terra - fauna, flora,... água - mar, praia, espuma,... ar - vento, brisa, sopro,... fogo-sol, luz, lume,... verdade igualdade das classes sociais tomada de consciência dos problemas do comportamento humano natureza

20 FIM


Carregar ppt "O mundo de Sophia Língua Portuguesa Manuela Monteiro Ano 2004/05"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google