A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 O mundo de Sophia Um Trabalho de Manuela Monteiro Ano 2004/05 Língua Portuguesa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 O mundo de Sophia Um Trabalho de Manuela Monteiro Ano 2004/05 Língua Portuguesa."— Transcrição da apresentação:

1 1 O mundo de Sophia Um Trabalho de Manuela Monteiro Ano 2004/05 Língua Portuguesa

2 2 O mundo de Sophia

3 3 Sophia de MelIo Breyner Andresen nasceu no Porto, a 6 de Novembro de 1919, e é um nome dos mais amados entre os poetas contemporâneos.

4 4 De origem dinamarquesa, pelo lado paterno, viveu numa grande quinta do Campo Alegre, no seio de uma família aristocrática. A sua infância e adolescência decorreram entre o Porto e Lisboa, onde frequentou o Curso de Filologia Clássica. Após o seu casamento com o advogado Francisco Sousa lavares, fixou-se nesta cidade, onde ainda vive.

5 5 Na obra poética de Sophia de Mello Breyner dificilmente encontramos dados para reconstruir a sua biografia; Sophia não põe na sua obra o registo de dados de vida pessoal: não há lamentações líricas de desespero ou de comoção. É uma poesia que pretende ser impessoal. Sophia é uma cidadã do mundo, do qual pretende extrair toda a objectividade tornando-o a sua própria identidade, daí que o mundo seja a sua própria biografia.

6 6 O próprio nome de Sophia é simbólico, representa como que uma predestinação, que ela recusa. É, de facto, um nome que significa vulgarmente sabedoria e que, segundo Eduardo Lourenço, implica uma certa responsabilidade e vai muito para além do simples saber.

7 7 A obra de Sophia é, contudo, um exercício de simplicidade sobre coisas concretas: a verdura da árvore, o sussurro das tílias, a casa da infância, a brisa, o sol, a lua, a voz do mar, etc.

8 8 «A minha poesia é a minha convivência com as coisas, a minha participação no real, o meu encontro com as vozes e com as imagens, por isso o poema não fala de uma vida ideal, mas sim de uma vida concreta» («Arte Poética II», Geografia).

9 9 Entre os elementos fundamentais que caracterizam o seu mundo, estão:

10 10 mar/maresia

11 11 tempo (dividido e absoluto)

12 12 natureza / cidade

13 13 Antiguidade Clássica

14 14 O seu mundo é povoado por deuses e não por homens, daí ser mais fácil encontrá-lo nos vestígios e lugares da civilização grega do que no mundo actual.

15 15 A praia, o mar, o jardim, a casa são evocações de imagens da infância e da juventude e representam momentos inesquecíveis do desenvolvimento do seu ser.

16 16 A noite é para esta poetisa «o espaço imenso» que lhe permite uma libertação pelo sonho.

17 17 A cidade é também uma confusão que impede a procura da perfeição e da harmonia e do equilíbrio, referências do mundo antigo.

18 18 É justamente a esta noção clássica de equilíbrio, que é associado o sentimento de justiça e de verdade.

19 19 0 universo poético de Sophia de Mello Breyner 0 jogo dos quatro elementos -terra - fauna, flora,... -água - mar, praia, espuma,... -ar - vento, brisa, sopro,... -fogo-sol, luz, lume,... natureza A procura da justiça -verdade -igualdade das classes sociais -tomada de consciência dos problemas do comportamento humano

20 20 FIM


Carregar ppt "1 O mundo de Sophia Um Trabalho de Manuela Monteiro Ano 2004/05 Língua Portuguesa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google