A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Guarulhos. “ MANUTENÇÃO DE POÇOS TUBULARES PROFUNDOS DO SAAE GUARULHOS " Tecga. Lais Mayume Higuti – Depto. de Manut.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Guarulhos. “ MANUTENÇÃO DE POÇOS TUBULARES PROFUNDOS DO SAAE GUARULHOS " Tecga. Lais Mayume Higuti – Depto. de Manut."— Transcrição da apresentação:

1 Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Guarulhos

2 “ MANUTENÇÃO DE POÇOS TUBULARES PROFUNDOS DO SAAE GUARULHOS " Tecga. Lais Mayume Higuti – Depto. de Manut. e Operação– Gerência de Prod. de Água e Tratam. de Efluentes Olavo C. de Castro Filho – Depto. de Manut. e Operação– Gerência de Prod. de Água e Tratam. de Efluentes Geol. José Carlos Castellani – Gerente Operacional da DH Perfuração de Poços Ltda. Beatriz Anea - Depto. de Manut. e Operação– Gerência de Prod. de Água e Tratam. de Efluentes

3 Guarulhos – Região Metropolitana Mairiporã Santa Isabel Itaquequecetuba São Paulo Arujá

4 Guarulhos – Aspectos físicos e territoriais Guarulhos é o segundo maior município paulista em população, com mais de habitantes segundo dados do Censo do IBGE (2010). Distribuição de Áreas - Área Legal: 341 km² Fonte: SEP - DP - SIGEO/1997

5 Sistema de Abastecimento de Água em Guarulhos Cid. Satélite Pimentas Bonsucesso Vila Any Gopouva 284 L/s L/s439 L/s51 L/s263 L/s Poços 125 L/s Cabuçu 266 L/s T.Grande 74 L/s L/s SABESP 340 L/s SAAE 125 L/s Poços L/s TOTAL Alto Tietê

6 Guarulhos – Sistema de abastecimento de água Cerca de 98% da população de Guarulhos é atendida com água potável. De acordo com dados de fevereiro de 2013, são ligações, entre ativas e cortadas, que dão atendimento a economias, para cerca de 2.220,75 quilômetros de rede (total geral até dezembro de 2011).

7 SAAE Guarulhos Objetivos O presente artigo tem como finalidade expor a experiência positiva alcançada nos Sistemas de Captação de Águas Subterrâneas, utilizados para o abastecimento público do Município de Guarulhos, após a execução de manutenções nos poços tubulares profundos em caráter de recuperação, prevenção e correção de problemas existentes.

8 SAAE Guarulhos Objetivos Os trabalhos a serem descritos foram iniciados em Setembro/2013, portanto serão considerados, neste artigo, apenas as melhorias identificadas de imediato, das quais podemos destacar o aumento na vazão de captação e a diminuição do consumo energético.

9 SAAE Guarulhos Introdução Nos últimos 15 (quinze) anos o município de Guarulhos obteve um expressivo aumento populacional. Os núcleos habitacionais, localizados em regiões distantes das áreas centrais, foram crescendo progressivamente, inviabilizando os sistemas de abastecimento de água até então existentes. Como alternativa para sanar o problema, optou-se pela exploração do manancial subterrâneo que demonstrou ser viável dentro das disponibilidades técnico-econômicas e pela sua existência próxima aos bairros emergentes.

10 SAAE Guarulhos Introdução 27 (vinte e sete) poços em operação. 7 (sete) poços sendo perfurados. Em algumas regiões como Jd. São João e Lavras 40,00% (quarenta) da água distribuída provem dos poços e no bairro Cecap esse percentual corresponde a 100,00% (cem).

11 SAAE Guarulhos Introdução Por se tratar de serviços que necessitam de mão de obra e maquinário especializado a autarquia sempre terceirizou as manutenções dos poços tubulares profundos. Devido a problemas licitatórios, o SAAE Guarulhos ficou descoberto desta prestação de serviços por um período de 15 meses, Julho de 2012 a Setembro de 2013.

12 SAAE Guarulhos Introdução Assim, quando a licitante vencedora assumiu o contrato, se deparou com 04 (quatro) poços paralisados, sendo 03 (três) com problema de bomba queimada e 01 (um) com a bomba caída, e os demais com redução da vazão de captação devido, principalmente, a falta de manutenções. Até o momento, a empresa atuou em 19 (dezenove) poços.

13 SAAE Guarulhos Metodologia Primeiramente desenvolvemos um cronograma com a programação de manutenções dos poços. 1.Sistemas paralisados; 2.Situação da região abastecida e 3.Possibilidade de aumento mais significativo na vazão de captação.

14 SAAE Guarulhos Metodologia Equipamentos utilizados: - 1 Guincho com capacidade de 10 Toneladas, instalada sobre caminhão F ou Sonda Percussora com capacidade de 05 Toneladas; - 1 Compressor com capacidade para 150 PCM X 175 PSI; - 1 conjunto de ferramentas para medição de profundidade e limpeza do poço; - Produtos químicos conforme o projeto dos trabalhos, devidamente condicionados; - 1 equipamento para a perfilagem óptica; - Equipamentos para medição de nível e vazão.

15 SAAE Guarulhos Metodologia Os trabalhos se desenvolveram da seguinte forma: Retirada do tubo edutor

16 SAAE Guarulhos Metodologia Retirada do conjunto moto-bomba

17 SAAE Guarulhos Metodologia Manutenção (Tratamento físico-químico): limpeza, desinfecção e desenvolvimento com compressor. Dependendo da situação do poço, determinamos o período e o tipo de limpeza a ser realizado (pistoneamento, jateamento e escovamento dos filtros).

18 SAAE Guarulhos Metodologia Tratamento Químico: Os produtos químicos têm por finalidade acelerar e facilitar a remoção de materiais que se encontram no poço (principalmente na região filtrante da coluna de revestimento) e dessa forma aumentar a eficiência da limpeza.

19 SAAE Guarulhos Metodologia Pistoneamento: Consiste em operar um pistão dentro do poço, com movimento de subida e descida. Este processo provoca fluxo e refluxo da água em direção ao aquífero e deste para a parte interna do poço, com remoção de partículas finas, favorecendo um rearranjo adequado do pré-filtro e melhorando a condutividade hidráulica.

20 SAAE Guarulhos Metodologia Jateamento: Consiste no tratamento frontal das porções filtrantes do poço, através do lançamento de jatos de água com volume e velocidade controlada.

21 SAAE Guarulhos Metodologia Escovamento: Utilizado para remover incrustações na superfície interna do revestimento (tubos e filtros) do poço. Trata-se de um processo mecânico que consiste em movimentos descendentes e ascendentes repetidos algumas vezes, utilizando uma escova com cerdas de nylon ou de aço.

22 SAAE Guarulhos Metodologia Perfilagem Óptica: Trata-se da colocação de uma sonda no poço (câmera filmadora digital a cores, com visada de fundo e lateral e iluminação própria). Esta ferramenta auxilia no diagnóstico de problemas construtivos do poço e/ou de contaminação de aquíferos.

23 SAAE Guarulhos Metodologia Teste de Vazão: rebaixamento (20h), recuperação (4h) e escalonado (4h). Um teste de vazão de bombeamento é uma operação que consiste no bombeamento de um poço durante um certo intervalo de tempo e o registro da evolução dos rebaixamentos em função do tempo.

24 SAAE Guarulhos Resultados Poço 35 (Av. Lauro de G. Silveira c/ av. S. Expedito – Jardim São Geraldo)

25 SAAE Guarulhos Resultados – Poço 35 Após a retirada da bomba constatamos que esta se encontrava queimada. Neste poço foram identificados 03 (três) rompimentos na tubulação de revestimento em profundidades superficiais. Como não havia contaminação no poço este continuou a ser utilizado, porém, devido ao risco de queda de fragmento pelo rompimento, foi recomendado seu reencamisamento parcial que se encontra em planejamento.

26 SAAE Guarulhos Resultados – Poço 35 Poço 35 (Término da manutenção: 12/09/2013) Conjunto moto-bomba retiradoConjunto moto-bomba recomendado Marca Ebara – Modelo BHS 813-8Marca Ebara – Modelo BHS profundidade instalada: 168m Vazão: 0 (bomba queimada) / 40m³/h (antes da queima) Vazão: 43 m³/h Potência: 100 HP / 74,57 KWPotência: 60 HP / 44,74 KW

27 SAAE Guarulhos Resultados – Poço 35

28 SAAE Guarulhos Resultados Poço 16 (Est. Olaria n° 95 – Jd. São João)

29 SAAE Guarulhos Resultados – Poço 16 Após a retirada da bomba constatamos que esta se encontrava queimada. Depois de realizada a perfilagem óptica identificamos a existência de filtros além da profundidade da bomba, que foi reposicionada promovendo o aumento da vazão de 6,5 m³/h para 18 m³/h. A bomba instalada se encontrava subdimensionada, assim houve a troca do conjunto moto- bomba submersível que promoveu outro aumento de vazão que passou a 25m³/h. Ou seja, houve um aumento de quase 04 (quatro) vezes a vazão de extração deste poço.

30 SAAE Guarulhos Resultados – Poço 16 Poço 16 (Término da manutenção: 09/10/2013) Conjunto moto-bomba retiradoConjunto moto-bomba recomendado Marca Ebara – Modelo BHS Marca Ebara – Modelo BHS profundidade instalada: 198mprofundidade instalada: 216m Vazão: 0 (bomba queimada) / 6,5m³/h (antes da queima) Vazão: 25 m³/h Potência: 32,5 HP / 24,24 KWPotência: 40 HP / 29,83 KW

31 SAAE Guarulhos Resultados – Poço 16

32 SAAE Guarulhos Resultados Poço 07 (Rua Particular s/n ( entrada pela Av. Bela Vista do Paraíso, 1660) Jd. N. Portugal)

33 SAAE Guarulhos Resultados – Poço 07 Constatou-se o superdimensionamento da bomba, que será substituída, promovendo redução no consumo de energia de 11,93 KW para 9,32 KW. Destaque para o aumento na vazão de captação de 2,5 m³/h para 10,9 m³/h, em mais de 04 (quatro) vezes, após a realização do tratamento físico-químico.

34 SAAE Guarulhos Resultados – Poço 07 Poço 07 (Término da manutenção: 23/10/2013) Conjunto moto-bomba retiradoConjunto moto-bomba recomendado Marca Ebara – Modelo BHS Marca Ebara – Modelo BHS profundidade instalada: 175 m Vazão: 2,5m³/hVazão: 10,9 m³/h Potência: 16 HP / 11,93 KWPotência: 12,5 HP / 9,32 KW

35 SAAE Guarulhos Resultados – Poço 07

36 SAAE Guarulhos Resultados Poço 38 (Rua Zeferino Alves Oliveira, s/n° - Jardim Ponte Alta)

37 SAAE Guarulhos Resultados – Poço 38 Durante a manutenção notamos que os filtros do referido poço se encontravam muito obstruídos, assim realizamos uma intensa limpeza, na expectativa de conseguirmos um expressivo aumento na vazão de captação. Porém a manutenção promoveu um efeito negativo, provavelmente existiam rompimentos nos filtros e, devido a colmatação destes, o material do pré-filtro não penetrava no poço. Assim, quando realizamos a limpeza, possibilitamos a entrada deste material.

38 SAAE Guarulhos Resultados – Poço 38 Poço 38 (Término da manutenção: 30/10/2013) Conjunto moto-bomba retiradoConjunto moto-bomba recomendado Marca Ebara – Modelo BHS profundidade instalada: 78 m Vazão: 16,9 m³/h Potência: 18 HP / 13,42 KW

39 SAAE Guarulhos Resultados – Poço 38

40 SAAE Guarulhos Conclusão Em alguns casos o aumento de vazão foi imediato, foram constatados acréscimos significativos da produção do poço a partir da limpeza dos filtros. Em outros, foram identificados o superdimensionamento do conjunto moto- bomba promovendo, após a adequação do equipamento, redução da demanda de energia necessária para seu funcionamento. Em sua maioria a falta de informação construtiva do poço fazia com que este não fosse adequadamente explorado. Após a realização da perfilagem óptica alguns poços tiveram suas bombas reposicionadas promovendo, dessa forma, acréscimo na vazão de captação.

41 SAAE Guarulhos Conclusão Até o presente momento contabilizamos um acréscimo de vazão de aproximadamente 90 m³/h (25 L/s) por conta das manutenções e adequações realizadas.

42 Departamento Manutenção e Operação Gerência de Produção de Água e Tratamento de Efluentes


Carregar ppt "Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Guarulhos. “ MANUTENÇÃO DE POÇOS TUBULARES PROFUNDOS DO SAAE GUARULHOS " Tecga. Lais Mayume Higuti – Depto. de Manut."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google