A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Instituições Sociais: A Religião

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Instituições Sociais: A Religião"— Transcrição da apresentação:

1 Instituições Sociais: A Religião
Prof. Lucas Villar

2 A Religião (do latim: "religio" usado na Vulgata, que significa "prestar culto a uma divindade", “ligar novamente", ou simplesmente "religar") pode ser definida como um conjunto de crenças relacionadas com aquilo que parte da humanidade considera como sobrenatural, divino, sagrado e transcendental, bem como o conjunto de rituais e códigos morais que derivam dessas crenças.

3 Da pré-história aos nossos dias, constatamos a existência e a permanência de crenças e práticas religiosas dos mais diversos tipos. Estas são as duas características mais importantes da religião: sua universalidade e diversidade no espaço e no tempo. A religião é uma das instituições mais universais da humanidade. A primeira manifestação humana de um sentimento religioso, surgiu nos períodos Paleolítico e Neolítico, e que se expressava por um vínculo com a Terra e com a Natureza, os ciclos e a fertilidade.

4 FUNDAMENTOS DA RELIGIÃO
Dar um sentido à vida; Entender a origem do mundo; Superar o medo; Justificar o sofrimento e garantir a salvação; Superar a condição humana; Validar as lei morais;

5 PRINCIPAIS ELEMENTOS DA RELIGIÃO
Rituais: todas as religiões têm rituais, públicos ou privados. É a maneira de expressar a devoção. O ritual é um ato sagrado; por meio dele os fiéis entram em contato com seu deus ou suas divindades. Crenças: as crenças religiosas não obedecem à lógica da razão. Elas se situam acima da argumentação racional e são aceitas como verdadeiras. Todas as religiões tem um conjunto de crenças que respondem aos anseios de seus seguidores e sustentam suas práticas e seus ritos. Heresias: a recusa em aceitar a interpretação oficial de determinada religião. Conceito de Sagrado: o que caracteriza uma religião é a aceitação do sagrado – entendido como o conjunto de forças que operam de fora do nosso mundo. O mundo do sagrado não pertence ao nosso mundo material, mas o afeta. O fiel liga-se a esse mundo sagrado pela fé e orações. Símbolos: todas as religões tem algum símbolo que representa um elemento de ligação com as divindades.

6 RELIGIÃO, SOCIEDADE E ESTADO.
A QUESTÃO DO ESTADO LAICO; A CRÍTICA MARXISTA: ‘A RELIGIÃO É O ÓPIO DO POVO’; A QUESTÃO RELIGIÃO X CIÊNCIAS;

7 QUESTÕES POLÊMICAS IGREJA x DENOMINAÇÃO x SEITA x CULTO; A QUESTÃO SAGRADO x PROFANO; A QUESTÃO DO FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO; (http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cidades/noticia/2012/07/18/evangelicos-tentam-invadir-terreiro-em-olinda php) (http://www.youtube.com/watch?v=sDufOp-JGEU) O PRECONCEITO CONTRA OS CULTO AFRO NO BRASIL; (http://www.youtube.com/watch?v=5thoXB-94DI)

8

9

10


Carregar ppt "Instituições Sociais: A Religião"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google