A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EDI Electronic Data Interchange. EDI tradicional Movimento electrónico de documentos standard entre ou dentro de empresas e organizações.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EDI Electronic Data Interchange. EDI tradicional Movimento electrónico de documentos standard entre ou dentro de empresas e organizações."— Transcrição da apresentação:

1 EDI Electronic Data Interchange

2 EDI tradicional Movimento electrónico de documentos standard entre ou dentro de empresas e organizações

3 Porquê a EDI Um dos problemas com a comunicação electrónica entre sistemas informáticos reside nas diferenças existentes entre formatos de ficheiros, esquemas, protocolos de troca de dados, etc., que tornam o processo de troca de dados complicado.

4 A base da EDI Contexto Semântica Sintaxe

5 Standards para EDI Com a comunicação electrónica tem que haver uma estrutura uniforme da mensagem. O destinatário tem que conhecer a sua estrutura para ser capaz de a receber e a tratar. Daí o aparecimento dos standards. EDIFACT (EUR) ANSI X12 (EUA)

6 Evolução dos Standards

7 Arquitectura (EDIFACT) Mensagem Standard Segmento Standard Elementos

8 Implementação típica de EDI

9 Benefícios da EDI Ciclo de encomendas + rápido Melhor controlo de inventário Menores flutuações financeiras Informação completa e em tempo real Tomada de decisão mais apoiada Redução de custos de processamento Menos erros

10 Problemas com a EDI (1) Implementação complexa: cada contacto é único + é necessário percorrer um longo caminho até estabelecer um novo

11 Passos de uma nova relação EDI 1. Decisão de qual o subconjunto de EDIFACT ou X12 a usar. 2. Se não existir um IC, criar um. O mesmo é verdade para as mensagens. 3. O emissor avalia o programa que cria um ficheiro extraído da aplicação de negócio. O receptor faz o mesmo para a parte de importação. 4. Ambas as partes usam um software comercial EDI para traduzir os dados extraídos / importados para mensagens standard. 5. As comunicações são instaladas e sistemas de gestão EDI são configurados para a relação 6. São efectuados testes.

12 Problemas com a EDI (2) Falta de flexibilidade: hoje, a velocidade do comércio electrónico exige soluções mais dinâmicas

13 Problemas com a EDI (3)* Penetração limitada: inviável para as PME devido ao tempo e custo + uma parte das implementações decorre da imposição de grandes grupos ás suas supply chains Estandardização difusa: Standard muito amplo + necessidade de muitos ajustes => Standard Não-Standard

14 XML-EDI XML - eXtensible Markup Language EDI – Electronic Data Interchange O propósito do XML-EDI consiste na troca estruturada de dados através de uma rede, utilizando como suporte a tecnologia XML.

15 XML-EDI Combina a semântica do EDI com a organização do XML Um formato simples e flexível Inteligível para Humanos e Aplicações Usa ficheiros de suporte para descrição dos dados (DTD e XSL)

16 Que é que o XML traz de novo? Mais flexibilidade que o HTML Menos características opcionais que SGML Pode ser facilmente gerado a partir de Bases de Dados Desenvolvimento de Document Type Definitions (DTD) que identificam formalmente cada elemento da informação e a traduzem para o EDI

17 Exemplo de XML &isep; Rua da Cantina nº213, Porto CyberSoft Rua da Liberdade nº1534, Porto Disco Rígido

18 Vantagens na sua implementação Permite dar mais realce à informação transferida, isto é, especificar a ordem da informação na mensagem Os documentos podem ter campos adicionais como por exemplo, quem criou o documento, quando e onde Pode beneficiar do contínuo desenvolvimento desta tecnologia Torna a troca de informações no comércio electrónico mais simples e eficaz.

19 Modelo XML/EDI

20 Standardização Apesar de ser flexível, o XML precisa de algumas regras para a sua padronização Existem 3 propostas mais viáveis para a Standardização do XML: X12-XML (ANSI) BizTalk (Microsoft) RosettaNet

21 Características Principais X12/XML – É mais fiel ao EDI tradicional, representando pouca evolução Biztalk – Permitindo que o XML possa ser adaptado ao tipo de mercado, é de forte implantação no mercado RosettaNet – Apresenta um modelo com regras mais rígidas, mas com menor risco de quebras

22 Comunicação entre Sistemas feita por XML/EDI

23 O OO-EDI O OO-EDI é baseado numa técnica de análise orientada a objectos, o UML, para produzir modelos de objectos que descrevem processos de negócios entre empresas. O OO-EDI é algo muito recente, pelo que ainda não existem standards A reter: O XML aparenta ser uma forma promissora para melhorar o EDI, mas o desenvolvimento não para aqui. O EDI orientado a objectos (o OO-EDI) é uma forma conhecida para o desenvolvimento do EDI.

24 Evolução das Técnicas de Análise Bloco de notas Texto Narrativo Análise Estruturada Informação e Modelação de Processos Modelação de Objectos Processamento Dados Classe de Objectos Processamento: Métodos Dados: Atributos Classe de Objectos Processamento: Métodos Dados: Atributos Análise Tradicional Análise OO A reter: No OO-EDI teremos muitos modelos UML diferentes. Estes devem ser de fácil conversão para códigos de aplicações de negócio, significando que o OO-EDI pode ter um grande potencial. Quando aplicamos um processo de análise OO a um Open- EDI, temos um OO-EDI.

25 Standards OO-EDI relatório Relatório de esboço Modelo de Referência Open-edi Standards OO-edi Guia de Referência Next Generation of UN/EDIFACT A reter: Esta figura mostra o trabalho principal que foi desenvolvido e as relações dos standards OO-EDI que poderemos ver num futuro próximo.

26 A Reter O OO-EDI é uma tecnologia nova e avançada. Uma combinação entre o XML e o OO-EDI pode ser um caminho interessante para combinar vantagens das duas técnicas. A reter: Certos autores classificam o OO-EDI como superior ao XML mas como não há soluções de trabalho, é de difícil verificação.

27 Revolução Vs. Evolução A velha tecnologia é baseada no EDI tradicional. As novas tecnologias são baseadas em standards de XML. E, no futuro?... O OO-EDI será a alternativa ao XML ? É um pouco complicado dizer que o OO-EDI seja outro paradigma ou que é apenas uma extensão de esforços anteriores com o EDI. Caso o OO-EDI substitua o XML, não será no futuro próximo


Carregar ppt "EDI Electronic Data Interchange. EDI tradicional Movimento electrónico de documentos standard entre ou dentro de empresas e organizações."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google