A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A LENDA DE FARELOS POR: Filomena. A lenda de Farelos Esta história que vou contar, trata-se de uma história verídica, contada a mim pelos meus avó e também.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A LENDA DE FARELOS POR: Filomena. A lenda de Farelos Esta história que vou contar, trata-se de uma história verídica, contada a mim pelos meus avó e também."— Transcrição da apresentação:

1 A LENDA DE FARELOS POR: Filomena

2 A lenda de Farelos Esta história que vou contar, trata-se de uma história verídica, contada a mim pelos meus avó e também alguns vizinhos. Entre o século XIX e o século XX, mais propriamente em 1889, nasce José Lopes morador em Farelos, que também é a minha terra. Até parece uma história normal, até agora, mas é que este senhor tinha a particularidade de ter uma altura impressionante, cerca de 2.45 metros, dizem os que o conheceram ou viram objectos que lhe pertenciam. Nasceu e viveu em Farelos, até que a sua saúde devido ao seu acentuado crescimento, dizem os seus familiares, que quando parou de crescer, morreu. A sua história é quase igual à de muitos jovens que viveram no passado, começando a trabalhar aos 12 anos na mina de Aljustrel, devido à pobreza das famílias.

3 José Lopes tinha muitas dificuldades em trabalhar devido à sua enorme altura. Como todos os jovens teve de passar pela inspecção militar, onde o médico se apercebeu do seu enorme tamanho, e vendo que era muito raro, levou para Lisboa para ser estudado. Quando a noticia se espalhou, aparece uma empresa que o levou para Espanha, para o colocar no mundo do espectáculo, onde todos o admiravam. Alguns anos mais tarde voltou para a sua terra natal, já bastante doente e com a situação a piorar, até que morreu, em 1914, tinha apenas 25 anos. Ficou muito conhecido, embora morresse muito cedo. Ainda hoje se fala muito dele na minha terra, eu própria já vi uma forma de sapato dele, com a qual lhe faziam os sapatos e um retrato desenhado num pano.

4


Carregar ppt "A LENDA DE FARELOS POR: Filomena. A lenda de Farelos Esta história que vou contar, trata-se de uma história verídica, contada a mim pelos meus avó e também."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google