A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA Sensor de Temperatura Marco Vinícius A. Guimarães.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA Sensor de Temperatura Marco Vinícius A. Guimarães."— Transcrição da apresentação:

1 INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA Sensor de Temperatura Marco Vinícius A. Guimarães

2 SENSOR DE TEMPERATURA Neste trabalho demonstraremos uma utilização prática de um sensor de temperatura, utilizando um termistor, para detectar a criação de gelo em pistas de aeroportos, acionando equipes de manutenção bem como deixando em alerta o corpo de bombeiros.

3 TERMISTOR Termistor NTC; Resistência de 20kΩ à 25ºC; { [(1/T) - (1/T0)]} R T = R T0 x e R T é a resistência calculada na temperatura absoluta kelvin (T = t o C + 273); R T0 é a resistência de referência a T0 em kelvin; varia de termistor para termistor;

4 TERMISTOR De acordo com a fórmula, a resistência do termistor a 4ºC é de 58,2 k.

5 Esquema de ligação SIMPLICIDADE ALTA tensão sob baixas temperaturas

6 Aquisição do sinal Conversor A/D por aproximações sucessivas Vantagens: melhor custo/benefício; tempo de conversão pequeno; Desvantagem: mais sensível a ruído;

7 Conversor A/D por aproximações sucessiva Conversor 8 bits Estado de saída: 256 Resolução: entrada de 0-5V 19,53 mV

8 Processamento do sinal O sinal já digital que sai do conversor A/D vai para um PIC, onde iremos programá-lo fazendo com que transforme o sinal de tensão digital em um valor de temperatura. Isso é possível porque conhecemos a resistência utilizada (R) e a tensão de saída no termistor.

9 Exemplos

10 OBRIGADO!!


Carregar ppt "INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA Sensor de Temperatura Marco Vinícius A. Guimarães."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google