A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA Anemômetro Marco Vinícius A. Guimarães.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA Anemômetro Marco Vinícius A. Guimarães."— Transcrição da apresentação:

1 INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA Anemômetro Marco Vinícius A. Guimarães

2 ANEMÔMETRO O presente trabalho tem a finalidade de demonstrar uma aplicação prática de um encoder em um anemômetro, possibilitando entender um pouco mais sobre seu funcionamento, bem como suas aplicações.

3 Importância do vento Energia Eólica; Aeroportos; Barcos; Balonismo; Entre outros.

4 Anemômetro Anemômetro (do grego anemus = vento) é um instrumento utilizado para medir a velocidade do vento. O modelo mais preciso é o tipo rotor horizontal de conchas (Anemômetro de Robinson). Um rotor com 3 conchas hemisféricas aciona um mecanismo onde é instalado um sensor eletrônico. A vantagem deste sistema é que ele independe da direção do vento, e por conseguinte de um dispositivo de alinhamento.

5 Anemômetro com Enconder SIMPLICIDADE

6 Encoder O encoder é formado pelo conjunto do disco perfurado e um sensor fotoelétrico; Sensor fotoelétrico: diodo (LED) e fotodiodo ou fototransistor; Diodo (LED); Fotodiodo x Fototransistor; Quando as conchas giram, são gerados pulsos elétricos através de um encoder; A posição ou velocidade é registrada contando-se o número de pulsos gerados obtendo uma freqüência. Os pulsos elétricos são enviados pelo sensor fotoelétrico para um circuito de controle assim que o disco começa a girar;

7 Circuito de Controle O circuito de controle recebe os pulsos elétricos e transforma a variação de sua freqüência numa variação de tensão. A freqüência de pulsos captados pelo sensor gera uma onda quase quadrada que é enviada ao circuito integrado LM741 que torna esta onda dos pulsos vindos do sensor em uma onda perfeitamente quadrada. =>

8 Circuito de Controle A onda já perfeitamente quadrada fornecida pelo circuito integrado LM741 é enviada para outro circuito integrado LM331 que transforma a freqüência de pulsos em uma variação de tensão. A partir desse valor tensão na saída do LM331 faz-se o processamento do sinal através de um conversor A/D e, enviando-o finalmente para um visor onde possamos observar a velocidade do vento.

9 Gráfico frequência x tensão Basicamente pode-se dizer que o circuito de controle transforma a variação da freqüência em uma variação de tensão, sendo que esta aumenta linearmente conforme as conchas do anemômetro giram.

10 Resultados obtidos

11 Montagem eletrônica

12 OBRIGADO!!


Carregar ppt "INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA Anemômetro Marco Vinícius A. Guimarães."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google