A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GRADUANDO : Anderson Heitor Veríssimo DISCLIPLINA : Instrumentação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GRADUANDO : Anderson Heitor Veríssimo DISCLIPLINA : Instrumentação"— Transcrição da apresentação:

1 GRADUANDO : Anderson Heitor Veríssimo DISCLIPLINA : Instrumentação
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO TECNOLÓGICODEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA MEDIDOR DE VAZÃO GRADUANDO : Anderson Heitor Veríssimo DISCLIPLINA : Instrumentação PROFESSOR : Luciano Fontes

2 MEDIDOR DE VAZÃO Introdução Aparelho Projeto Tipos de Medidores
Conclusão Referência

3 MEDIDOR DE VAZÃO Introdução
Para medição de vazão de líquidos em tubulações fechadas, o medidor eletromagnético utiliza montagem por inserção, facilitando sua instalação em campo.

4 MEDIDOR DE VAZÃO Aparelho Medidor de Vazão Magnético Yokogawa AXF

5 MEDIDOR DE VAZÃO Características: - Sem partes móveis - Um único tamanho de sensor pode cobrir diferentes diâmetros - Aplicáveis em tubulações de até 40 polegadas -Saída 4-20 mA - Modelo com indicador local e saída pulso - Indicador remoto com totalização opcional Aplicações: - Macromedição - Distribuição de água - Água (tratada e bruta), efluentes, entre outros - Líquidos com condutividade mínima de 5 ms/cm.

6 MEDIDOR DE VAZÃO Ente Físico Sensor (Transdutor) Interface
Projeto Conjunto de Técnicas para o Projeto Sinal Elétrico Ente Físico Sensor (Transdutor) Interface Homem- Máquina Conformador (Adaptador) Processamento do sinal

7 MEDIDOR DE VAZÃO 1 - Ente Físico
Tubulação de um empresa, onde se deseja ter a medição de consumo de água. Instalação

8 MEDIDOR DE VAZÃO 2 - Sensor (Transdutor )
Medidor de vazão magnético Yokogawa AXF, o princípio de medição deste aparelho se baseia na lei de Faraday, isto é, quando um condutor elétrico se move num campo magnético cortando as linhas de campo forma-se uma F.E.M (Força Eletro Motriz) no condutor proporcional a velocidade do condutor, então a F.E.M induzida é função da velocidade do liquido que é proporcional a vazão volumétrica de saída.

9 MEDIDOR DE VAZÃO 3 - Conformador 4 - Processamento do Sinal
Este medidor já possui um amplificador integrado a seu circuito. 4 - Processamento do Sinal Possui um saída de 4-20 mA, tem um indicador local e saída de pulso, estes pulsos são, na seqüência, enviados para uma unidade pré-amplificadora ou um conversor para que resultem em sinal de saída (pulsos quadrados) de alta impedância ou sinais analógicos.

10 MEDIDOR DE VAZÃO 5 - Interface Homem-Máquina
O Medidor de vazão magnético Yokogawa AXF, possui um display integrado, para leitura local, indicador totalizador eletrônico local, microprocessador programável, alimentado por bateria interna com capacidade para 2 anos. Apresenta saída analógica de 4-20 mA proporcional à vazão instantânea em todos os modelos, possibilitando sua ligação a outros dispositivos como CLPs, indicadores remotos, registradores de dados, entre outros. Um dos modelos com sinal de saída em forma de trem de pulsos pode ser conectado a indicadores remotos onde é possível obter-se a totalização, saída relê para alarme ou controle, indicação digital ou analógica e entrada para dois sensores (dependendo do modelo).

11 MEDIDOR DE VAZÃO Tipos de Medidores ‡ SIGNET 2550
Promass 83 I Coriolis Coriolis Rotamas    MEDIDOR TIPO TURBINA Modelo DP FLOWMATE OVAL M-III

12 MEDIDOR DE VAZÃO CONCLUSÃO Medidor muito empregado no mercado.
Algumas características justificam o alto uso deste aparelho. Tecnologia conhecida, custo relativamente baixo, ausência de partes móveis, pouca manutenção e aplicação para muitos tipos de fluído. O instrumento possui algumas limitações - faixa de medição restrita, sensíveis a fluidos sujos e ao perfil de fluxo, potencial para alto custo de manutenção (borda de placa de orifício gastos, orifício de tubos pitot obstruídos, etc).

13 MEDIDOR DE VAZÃO REFERÊMCIAS www.controleinstrumentacao.com.br


Carregar ppt "GRADUANDO : Anderson Heitor Veríssimo DISCLIPLINA : Instrumentação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google