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Plano de Ensino Equações Diferenciais

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Apresentação em tema: "Plano de Ensino Equações Diferenciais"— Transcrição da apresentação:

1 Plano de Ensino Equações Diferenciais
Guilherme Jahnecke Weymar Universidade Federal de Pelotas Centro de Engenharias – CENG

2 Identificação Professor: Guilherme Jahnecke Weymar
Unidade e Departamento: CENG Disciplina: Equações Diferenciais Código: Créditos: 4 Carga Horária Semanal: 4hs entre teórica e exercícios Pré-Requisitos: Cálculo 3 ( ) Cursos Atendidos: Engenharias Civil e Produção Semestre Vigente: 1º Semestre de 2015 Horários/Salas: 233/234 – Sala 603 Prédio Odontologia 631/632 – Sala 217 Anglo, Campus Porto

3 Ementa EDO da 1ª ordem; EDO de ordem superior; Sistemas de EDO.

4 Objetivos Gerais Compreender os conceitos fundamentais do estudo de equações diferenciais ordinárias e aplicá-los à problemas práticos da Física e Engenharia.

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6 Objetivos Específicos
Desenvolver os conceitos de equação diferencial ordinária, sistema de equações diferenciais ordinárias e problemas diferenciais, como problema de condições iniciais, o de condições de contorno, autovalores e autofunções Descrever modelos de aplicações (físicas e geométricas) resolvidos por construção dos problemas diferenciais adequados e sua posterior resolução Objetivos Específicos

7 Conteúdo Programático
Equações Diferenciais Ordinárias de 1ª Ordem 1. Campos de direções 2. Equações lineares 3. Fatores integrantes 4. Equações separáveis 5. Equações homogêneas 6. Equações exatas 7. Modelagem de problemas e aplicações Conteúdo Programático

8 Conteúdo Programático
Equações Diferenciais Ordinárias de Ordem Superior 1. Equações Lineares de 2ª Ordem 2. Método dos Coeficientes Indeterminados 3. Método da Variação de Parâmetros 4. Aplicações a problemas da Física e Engenharia Conteúdo Programático

9 Conteúdo Programático
Sistemas de Equações Diferenciais Ordinárias de 1ª Ordem 1. Álgebra linear relacionada 2. Sistemas lineares homogêneos com coeficientes constantes 3. Exponencial de matriz Conteúdo Programático

10 Conteúdo Programático
Problemas de Sturm-Liouville Conteúdo Programático

11 O sistema de avaliação, conforme regimento da UFPel, será composto de, no mínimo, duas provas. Para a presente disciplina, serão realizadas três (03) provas escritas, todas de caráter individual e sem consulta. Serão realizadas 3 (três) provas escritas durante o semestre, cada prova valendo 10 (dez) pontos, correspondendo a cada uma das áreas, e um exame no final do semestre. O aluno será considerado aprovado se : MA = (P1+P2+P3)/2 ≥ 7,0 Cumprir a exigência de um mínimo de 75% de presenças nas aulas ministradas Avaliação

12 Metodologia A metodologia de ensino está baseada em:
Aulas expositivas presenciais com desenvolvimento de conteúdo, com exemplos, exercícios e casos de estudo na área das engenharias; Uso de recursos multimídia, sempre que possível.

13 Calendário Provas Prova 01 20 de abril (20/04/2015) Peso: 10 pontos
12 de junho (12/06/2015) Prova 03 06 de julho (06/07/2015) Exame 10 de julho (10/07/2015) Calendário Provas

14 BOYCE, W., DIPRIMA, R., Equações diferenciais elementares e problemas de valores de contorno. Rio de Janeiro: LTC, 2012. ZILL, D. G., CULLEN, M. R. Matemática Avançada para Engenharia Equações diferenciais elementares e transformada de Laplace. Porto Alegre: Bookman, 2009. ZILL, D. G., CULLEN, M. R. Equações Diferenciais, volume 1. São Paulo: Pearson Makron Books, 2001. ÇENGEL, Y. A., PALM III, W. J. Equações Diferenciais. Porto Alegre: Bookman, 2014. XIE, W.C., Differential Equations for Engineers. New York: Cambridge University Press, 2010. O´NEAL, P.V., Advanced Engineering Mathematics. Estados Unidos: Cengage Learning, 2012. Bibliografia

15 Site Turma Site


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