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Pavilhão Policultural João António Janz – Sala Multiusos 10.02.2015 1 Breve Apresentação do 1.º Ciclo da Associação Ester Janz “A EDUCAÇÃO é a ferramenta.

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1 Pavilhão Policultural João António Janz – Sala Multiusos Breve Apresentação do 1.º Ciclo da Associação Ester Janz “A EDUCAÇÃO é a ferramenta mais poderosa que podemos usar para mudar o mundo.” Nelson Mandela

2 Lema… Mural pintado por Alunos do 1º Ciclo com a Professora de Expressão Plástica, Sílvia Barradas 2

3 1.º CICLO da Associação Ester Janz 3

4 4 Preocupação crescente com a preservação do planeta e o bem-estar das gerações futuras Despertar Alunos, Colaboradores, Pais e Comunidade para a tomada de consciência ambiental, bem como para o Consumo Responsável, baseado nos 4 Rs – REDUZIR, REUTILIZAR, RECICLAR e RECUPERAR Projeto Educativo Educar para o Ambiente * Crescer Consciente Sensibilizar a Comunidade Escolar para o tema do AMBIENTE, para a importância da preservação da biodiversidade e dos recursos, para garantir a sustentabilidade dos sistemas naturais, e, assim, contribuir para uma mudança de atitudes e comportamento

5 Projeto Educativo Todas as áreas curriculares estão focadas e contribuem, de uma forma articulada e em convergência, para a concretização do nosso Projeto Educativo. Empreendedorismo 5 Planificar atividades e eventos que visam promover uma educação e cultura empreendedoras Trabalhar junto da nossa Comunidade Escolar as competências que caracterizam os empreendedores: Iniciativa, Responsabilidade, Liderança, Inovação, Perseverança, Determinação e Trabalho em Equipa

6 Objetivos do Projeto Curricular do 1.º Ciclo … … promover: ensino com AMOR, num ambiente acolhedor de proximidade entre Alunos e Colaboradores vivências, saberes e experiências de aprendizagem diversificadas, próprias de um ensino que se pretende dinâmico e inovador desenvolvimento integral dos Alunos, contribuindo para a formação da sua personalidade Projeto Curricular – 1.º ciclo 6

7 Objetivos do Projeto Curricular do 1.º Ciclo … … promover: sucesso escolar dos Alunos e a efetiva aquisição de conhecimentos, de competências e capacidades indispensáveis ao desenvolvimento dos seus estudos preparação e formação dos Alunos com espírito crítico e criativo e capacidade de adaptação, com pensamento autónomo e inovador, em vista do exercício de uma cidadania responsável colaboração com os Pais, na tarefa de educar, que é em primeiro lugar deles, mas que conta com a Escola nesta tarefa de todos os dias 7 Projeto Curricular – 1.º ciclo

8 Como se concretiza no dia a dia ? 8

9 9 Projeto Curricular – 1.º ciclo Aquisição de competências ao nível cognitivo Motivar cada um dos nossos Alunos na construção do seu saber, de uma forma crescente e continuada ao longo da vida

10 10 Projeto Curricular – 1.º ciclo Aquisição de competências ao nível relacional, social, emocional

11 11 Projeto Curricular – 1.º ciclo Aquisição de competências ao nível físico e cultural

12 12 Projeto Curricular – 1.º ciclo Desenvolvimento do espírito de solidariedade

13 13 Projeto Curricular – 1.º ciclo Desenvolvimento do civismo

14 14 Projeto Curricular – 1.º ciclo Desenvolvimento da autonomia e sentido crítico

15 15 Projeto Curricular – 1.º ciclo Crescimento harmonioso e feliz

16 16 Projeto Curricular – 1.º ciclo Crescimento harmonioso e feliz

17 17 Projeto Curricular – 1.º ciclo Crescimento harmonioso e feliz

18 18 Projeto Curricular – 1.º ciclo Crescimento harmonioso e feliz

19 Compromisso da Associação Ester Janz: continuidade do processo educativo iniciado na Creche ou no Pré-Escolar da Associação Ester Janz preparação dos Alunos para a transição para o 2.º ciclo 19 Projeto Curricular – 1.º ciclo

20 Oferta Curricular Professor Titular de Turma assegura o ensino das atividades curriculares Professor Titular de Turma é o elemento integrador: o articulação permanente com os Professores das restantes disciplinas o conhecimento do desenvolvimento dos seus Alunos em todos os domínios escolares o docente de referência para os Alunos o interlocutor privilegiado dos Pais e Encarregados de Educação o assegura o trabalho ao nível das TIC nas áreas curriculares quer na sala de aula quer na Sala de Informática Projeto Curricular 20 1.º ciclo

21 Projeto Curricular 21 1.º ciclo Oferta Curricular Professores especializados, asseguram o ensino das disciplinas complementares curriculares Animadoras socioculturais, acompanham os Alunos nos recreios, refeições, atividades letivas, atividades durante as interrupções letivas, salas de estudo e AEC Gabinete de Psicologia e Educação Especial, acompanha os Alunos nas vertentes cognitiva e emocional, apoia os docentes e famílias

22 Proposta curricular * Inclui numa vertente de ensino experimental o Ateliê “Brincar com a Matemática” ** Inclui numa vertente de ensino experimental o Ateliê “Pequenos Cientistas” Enfoque na Educação para a Cidadania, enquanto domínio transversal a todas as atividades incluídas no currículo da Escola 22 DisciplinasHoras (aprox.)Professores PORTUGUÊS8h Professor Titular MATEMÁTICA7h ESTUDO MEIO5h Apoio Estudo / Ateliê2h Inglês1h30 (2x45´)Kids Club Música45´Foco Musical Exp. Plástica1h30Sílvia Barradas Ed. Física2h15Ricardo Barreiro Exp. Dramática45´João Jorge Meirim

23 23 Quadro Interativo e computador com ligação à Internet Sala de informática com 25 computadores

24 Método de Ensino da Leitura e da Escrita 24 Analítico-Sintético 1. Vogais 2. Ditongos (junção das vogais) 3. Consoantes (segundo a ordem do manual em vigor) 4. Correspondência entre os fonemas e os grafemas (unindo o som das consoantes e das vogais à sua representação gráfica) 5. Sílabas 6. Palavras

25 Método de Ensino da Leitura e da Escrita 25 Analítico-Sintético 7. Pequenas frases 8. Textos simples 9. Casos de leitura: “rr, s=z, al, ar, ch, …” Metodologia DOLF Associação dos sons das letras a gestos Melhor compreensão dos sons

26 “Pequenos Cientistas” e “Brincar com a Matemática” 26

27 “Brincar com a Matemática” e “Artistas de Palmo e Meio” 27

28 Interdisciplinaridade Promover o gosto pela leitura e pela escrita Promover a utilização e a exploração do espaço da Biblioteca Ler e analisar obras do Plano Nacional de Leitura Biblioteca Fernando Pessoa 28

29 Avaliação Psicológica e Psicopedagógica Aconselhamento e apoio às Famílias Aconselhamento e apoio ao Corpo Docente Intervenção nas dificuldades de aprendizagem e de atenção Acompanhamento de Alunos com NEE Dinamizações de atividades de promoção de bem-estar físico e psicológico dos Alunos Dinamização de ações de formação 29 Gabinete de Psicologia e Educação Especial

30 Dinamização de programas no 1.º Ciclo: Educação para a Saúde e para os Afetos Monitorização da Leitura Oral 30 Gabinete de Psicologia e Educação Especial

31 Educação para a Saúde e para os Afetos: o Sessões de educação emocional e afetiva desenvolvidas em sala de aula Projetos em curso… 31

32 Educação para a Saúde e para os Afetos 32

33 Disciplinas das 8h30 às 16h30 o 1.º toque às 8h25 para chamar os Alunos para a sala de aula o Intervalo da manhã - 30 minutos o Intervalo do almoço - 1h30 o Intervalo do lanche - 30 minutos Atividades extracurriculares (AEC) a partir das 17h00 Sala de estudo, 2.ª, 4.ª e 6.ª-feira, das 17h00 às 17h45 Prolongamento do Horário o das 7h30 às 8h15 (manhã) o das 17h00 às 18h30 e das 17h00 às 19h30 (tarde) Horário 1.º CEB 33

34 Horário 2014|2015 (exemplo) 34 Este horário é indicativo.

35 Prolongamento e Atividades Extracurriculares Ginástica Desportiva Taekwondo Futsal Dança Criativa Instrumentos Musicais Sala de Estudo 7h30 às 8h15 atividades livres 17h00 às 18h30 atividades livres + atividades extracurriculares + sala de estudo 18h30 às 19h30 atividades livres Natação Atividades Extracurriculares 35 Xadrez

36 Educar para o Ambiente - Sensibilização da Comunidade Escolar: o para o Consumo Responsável, baseado nos 4 Rs – REDUZIR, REUTILIZAR, RECICLAR e RECUPERAR o para a tomada de consciência ambiental e a intervenção ativa na preservação e melhoria do ambiente - Iniciativas desenvolvidas: recolha de rolhas, pilhas, tampas e cápsulas de café; manutenção dos acessos à Escola limpos; separação dos lixos na sala de aula, recreios e refeitório … Todas as iniciativas “Amigas do Ambiente” são muito bem-vindas! Projetos em curso… 36

37 Crescer com a Música o Participação nos espetáculos promovidos pela Foco Musical o Concertos Didáticos e Ensembles Musicais da Foco Musical Projetos em curso… 37

38 Ler + na AEJ: o Concursos de Leitura e de Escrita Criativa o Jornal: JEA da AEJ o Avaliação pelo Gabinete de Psicologia e Educação Especial da Leitura Oral de todos Alunos do 1.º Ciclo o Leituras de contos pelos Alunos do 1.º Ciclo na Creche e no Pré-Escolar o Dinamização de atividades curriculares e extracurriculares na Biblioteca Fernando Pessoa o Empréstimo domiciliário Projetos em curso… 38

39 Educar para o Civismo: o Envolvimento no Projeto “AEJ Solidária” o Acompanhamento dos recreios e refeitório pelo Corpo Docente e Animadoras o Promoção do cumprimento das regras de educação, nomeadamente, à refeição o Padrinhos e Afilhados Projetos em curso… 39

40 Educar para a Cultura: o SuperTmatik o Participação em Espetáculos o Visitas de Estudo o Ensino de Instrumentos - Piano, Violino e Guitarra (individualizado ou em pares) – AEC Projetos em curso… 40

41 Promoção do Desporto Interescolar o Ginástica Desportiva – AEC o Futsal – AEC o Torneios de Futsal o Campeonatos de Natação – AEC o Iniciativas de Atletismo (corridas, corridas de estafetas, corta-matos) o Taekwondo – AEC o Dança Criativa – AEC o Xadrez – AEC Projetos em curso… 41

42 Utilização Geral verão | inverno – Masculino | Feminino Atividades Desportivas Praia e Piscina Fardamento no 1.º Ciclo 42

43 E a transição…? 43

44 44 Transição para o 1.º ciclo

45 45

46 46 Transição para o 1.º ciclo

47 47

48 Atividades nas salas dos 5 anos: maior tempo de concentração, autonomia, responsabilidade, sentido crítico, autoavaliação, letras, números, resolução de problemas… Projeto transições Padrinhos e Afilhados Receção aos Alunos do 1.º ano Como podemos ajudar os nossos meninos nesta transição? 48 MOCHO e GRILO Próximo ano

49 Projeto “Transições” Período de grandes expectativas e preocupações... Diminuir a complexidade inerente ao processo da transição Projeto “Transições” Estimular as competências de pré-requisito para o 1.º ciclo

50 1.ª Avaliação out/nov Projeto “Transições” 2.ª Avaliação abr/mai Ateliê Pré-Escolar

51 Ateliê Pré-Escolar Objetivos Gerais Desenvolver Conceitos Verbais Desenvolver atitudes e comportamentos facilitadores das aprendizagens Desenvolver Conceitos Pré- Quantitativos Desenvolver a motricidade fina e consolidar a lateralidade Projeto “Transições”

52 Ateliê Pré-Escolar

53 Domínios a trabalhar… -Conceitos Verbais -Consciência Fonológica -Conceitos Pré-Quantitativos -Representação no Espaço -Lateralidade -As Posições no Espaço -Coordenação Visuomotora -Memória Auditiva -Grafismos -…

54 54 Padrinhos e Afilhados

55 55

56 Defender e promover os interesses dos pais e encarregados de educação, no que respeita à educação e ensino dos filhos e educandos enquanto alunos da escola Apelar à participação e envolvimento dos pais no processo educativo Promover e cooperar com atividades organizadas pela escola Promover eventos e atividades para Pais e Alunos Atividades diversas, por exemplo, blogue, “Trocas e Baldrocas”, Bolsa de Solidariedade Associação de Pais | APEJ Principais objetivos da APEJ Se é Pai ou Encarregado de Educação de algum Aluno do 1.º Ciclo da Associação Ester Janz, participe e faça-se sócio! 56

57 Preçário AEJ 2015|2016 Serviços Obrigatórios Joia de inscrição na Associação Ester Janz (a)Eur. 125,00 (a)este valor é pago no ato da inscrição. Matrícula / renovação de matrícula (b)Eur. 85,00 (b) este valor é devido anualmente, sendo debitado juntamente com a prestação paga com referência ao mês de março do ano letivo anterior. Este valor inclui também o Cartão do Aluno (1ª via). Quota de sócio (anual) (c)Eur. 12,00 (c) valor debitado anualmente, no primeiro mês de frequência do ano letivo. Seguro (acidentes pessoais e responsabilidade civil) (d)Eur. 5,00 (d) valor debitado anualmente, no primeiro mês de frequência do ano letivo. Mensalidade (atividades curriculares) (e)Eur. 252,00 (e) custo anual repartido por 12 prestações mensais que abrange o ensino e a avaliação das aprendizagens ao nível das áreas disciplinares curriculares, incluindo Educação Física, Expressão Plástica, Expressão Musical, Expressão Dramática, Inglês e Tecnologias de Informação e Comunicação. Alimentação e serviço de refeitório (f)Eur. 83,00 (f) a alimentação e o serviço de refeitório integram o Projeto Educativo no âmbito da “Educação para a Saúde”, concorrendo para o valor da mensalidade. 57

58 Preçário AEJ 2015|2016 Serviços Obrigatórios Joia de inscrição na Associação Ester Janz (a)Eur. 125,00 (a)este valor é pago no ato da inscrição. Matrícula / renovação de matrícula (b)Eur. 85,00 (b) este valor é devido anualmente, sendo debitado juntamente com a prestação paga com referência ao mês de março do ano letivo anterior. Este valor inclui também o Cartão do Aluno (1ª via). Quota de sócio (anual) (c)Eur. 12,00 (c) valor debitado anualmente, no primeiro mês de frequência do ano letivo. Seguro (acidentes pessoais e responsabilidade civil) (d)Eur. 5,00 (d) valor debitado anualmente, no primeiro mês de frequência do ano letivo. Mensalidade (atividades curriculares) (e)Eur. 252,00 (e) custo anual repartido por 12 prestações mensais que abrange o ensino e a avaliação das aprendizagens ao nível das áreas disciplinares curriculares, incluindo Educação Física, Expressão Plástica, Expressão Musical, Expressão Dramática, Inglês e Tecnologias de Informação e Comunicação. Alimentação e serviço de refeitório (f)Eur. 83,00 (f) a alimentação e o serviço de refeitório integram o Projeto Educativo no âmbito da “Educação para a Saúde”, concorrendo para o valor da mensalidade. 58

59 Preçário AEJ 2015|2016 Serviços Facultativos Prolongamentos (valores mensais)(g) Prolongamento das manhãs - 7h30 às 8h15(h)Eur. 15,00 Prolongamento das tardes - 17h00 às 18h30(i)Eur. 40,00 Prolongamento extra das tardes - das 17h00 às 19h30(i)Eur. 60,00 Prolongamento – valor diário para prolongamento das 7h30 às 19h30Eur. 10,00 (g) o serviço de prolongamento é definido antes do início da frequência do novo ano letivo, sendo devido o valor correspondente ao longo de todo o ano escolar. (h) custo mensal para acolhimento do aluno no início da manhã. (i) custo mensal para acompanhamento do aluno na realização dos TPC e nas Atividades extracurriculares. 59

60 Preçário AEJ 2015|2016 Atividades extracurriculares (j) Sala de estudo - 1x semana Futsal A definir Ginástica desportiva A definir Dança criativa A definir Natação A definir XadrezA definir Aprendizagem de Instrumentos Musicais de violino, guitarra, piano Aulas conjuntas ou individuais (1 ou 2 x semana) A definir (j) os horários serão divulgados no final do ano letivo em curso, para efeitos das inscrições. A efetivação das atividades de grupo dependerá do número de inscritos. Os valores devidos pela frequência das atividades serão debitados nos meses em que as mesmas se realizarem. 2x semana Futsal Taekwondo A definir Diversos Cartão de Aluno (2.ª via) Eur. 4,00 Caderneta do Aluno Eur. 1,00 Fardamento - consultar Tabela Específica 60

61 Comparticipação – “Contratos Simples” - Apoio financeiro concedido pelo Ministério da Educação, em função do escalonamento do rendimento médio do agregado familiar Valor máximo do subsídio*: 1.º Escalão Eur ,14/ano até Eur. 145,57 de rendimento per capita ; (…) 4.º Escalão Eur. 525,86 de Eur. 307,12 a Eur. 541,08 de rendimento per capita Apoios financeiros “Contratos Simples” 61 * Valores do ano anterior.

62 Apoios financeiros Cheques Ensino A ASSOCIAÇÃO ESTER JANZ é um estabelecimento aderente aos sistemas: Ticket Infância e Ticket Ensino Chèque Educa Infantil (Chèque Déjeneur) Cheque Creche (Edenred) estando habilitado a receber o pagamento das mensalidades, no todo ou em parte, através destes cheques 62

63 Diversos julho/setembro - reunião com os Pais dos Alunos que transitam para o 1.º Ciclo da Associação Ester Janz, com Professor Titular para informações mais práticas Estamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir nos próximos tempos, no âmbito da tomada de decisão da inscrição no 1.º Ciclo da Associação Ester Janz 63

64 Questões? 64

65 Obrigado pela Vossa presença! 65


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