A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capítulo 1 – Geografia: Introdução e conceitos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capítulo 1 – Geografia: Introdução e conceitos"— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo 1 – Geografia: Introdução e conceitos
1 – O que é e o que estudamos em Geografia? 2 – Conceitos importantes Prof. Mirian Loregian. M.Sc Geografia

2 1 - O que é e o que estudamos em Geografia?
Estuda o espaço do homem. Ou seja, como as sociedades humanas organizam o espaço em que vivem. GEOGRAFIA O espaço do homem compreende toda a superfície terrestre, que se encontra dividida em inúmeros países. Portanto, a Geografia estuda o meio urbano e o meio rural, as transformações que o homem realiza na natureza e os inúmeros países de nosso planeta.

3 2 – Conceitos importantes
CONCEITO – é um padrão, um modelo a ser seguido. Toda ciência é formulada em conceitos. A linguagem geográfica necessita de conceitos chave como pré-requisito para análise dos fenômenos geográficos. Tomando a sociedade como objeto de estudo da Geografia, apontamos seus 5 conceitos fundamentais.

4 2 – Conceitos importantes
Conceito de LUGAR São os lugares que nos são familiares, que fazem parte de nossa vida, nos dão identidade própria e nos permitem estabelecer relações com lugares diferentes no resto do mundo. É a porção do espaço apropriado para a vida, que é vivido, experienciado, reconhecido e cria identidade para grupos e indivíduos através de laços afetivos com eles. Ex: O drama do imigrante.

5 2 – Conceitos importantes
Conceito de PAISAGEM É a porção visível (aspectos naturais e sociais) do lugar que podemos ver, que a visão pode alcançar. Esta pode ser definida como o domínio do visível. Ela é percebida pelos nossos sentidos físicos (é formada não apenas de imagens mas também de cores, movimentos, odores, sons, etc) mas, pode sofrer várias interpretações pelos nossos pontos de vista sobre o mundo.

6 2 – Conceitos importantes
Conceito de ESPAÇO GEOGRÁFICO O espaço geográfico é o espaço construído através da transformação do mesmo pelo homem (relação sociedade – espaço). É o conjunto de lugares, com diferentes naturezas, que passaram por diferentes processos históricos e unidos por uma complexa rede de relações. Ele tem vida e movimento, diferente da paisagem que é estática. É a união dos elementos naturais e culturais-sociais (homem) em movimento (trabalho).

7 2 – Conceitos importantes
Conceito de TERRITÓRIO É um espaço definido e delimitado por e a partir das relações de poder, dominação e apropriação que nele se instalam. Agora já não estamos falando da divisão com o natural e sim com a noção de divisão social. Ex: o país, o bairro, um bloco econômico, a cerca, o muro.

8 2 – Conceitos importantes
Conceito de REGIÃO É uma área separada, através de um critério, por possuir semelhanças em comum. Ex: Região Sudeste do Brasil. Região do vinho na França.

9 2 – Conceitos importantes
LUGAR ESPAÇO GEOGRÁFICO PAISAGEM

10 2 – Conceitos importantes
REGIÃO SUL DO BRASIL TERRITÓRIO BRASILEIRO

11 QUESTÕES 1 – Qual é o conceito geográfico associado ao plano do cotidiano, do vivido e do indivíduo? 2 – Qual é o conceito geográfico associado a tudo aquilo que a visão alcança e é interpretado pelo nosso conhecimento pessoal? 3 – Qual é o conceito geográfico associado a separação do todo através de um critério por suas semelhanças?

12 QUESTÕES 4 – Qual é o conceito geográfico associado a uma área onde existe relação de poder e dominação no uso do espaço? 5 – Qual é o conceito geográfico associado ao espaço transformado pela ação do homem e seu trabalho através de processos históricos e unidos por uma complexa rede de relações?


Carregar ppt "Capítulo 1 – Geografia: Introdução e conceitos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google