A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pr. Antonio Moura. “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”. EC – BíbliaThompson; “Nisto conhecerão todos que.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pr. Antonio Moura. “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”. EC – BíbliaThompson; “Nisto conhecerão todos que."— Transcrição da apresentação:

1 Pr. Antonio Moura

2 “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”. EC – BíbliaThompson; “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros”. ARA – Bíblia Shedd; “Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros”. NVI – Bíblia de Estudo.

3 1 – A concepção judaica de “conhecer” (João 4:22): 1.1 – Para o israelita, confiar e conhecer eram funções do coração (Prov. 3:5) buscando-se “ter uma experiência”, denotando “intimidade”. (Gen. 4:1 e 17) “Conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu...” (EC); “Coabitou o homem com Eva, sua mulher.” (ARA); “Adão teve relações com Eva, sua mulher, e ela engravidou...” (NVI) 1.2 – O desafio de se conhecer a Deus (Ose. 6:3): “Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor.” (EC) “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor;” (ARA) “Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo.” (NVI)

4 1.3 – Para um israelita fiel, o importante era encontrar Deus (Eterno) no fluxo do tempo (shabat) e dos acontecimentos (Sal 84:10 e Isa. 58:13-14), em um envolvimento intenso, superior a um mero relacionamento cognitivo. 2. A influência da filosofia grega na concepção do “conhecer” da cultura ocidental: 2.1 – Para evidenciar Deus no campo das idéias, um conceito é criado, restringindo-se sua noção ao que os estóicos chamavam de theoria = to theion ou ta theia orao, que significa “eu vejo (orao) deus (theion)”, ou “eu vejo as coisas divinas (theia)”.

5 2.2 – João articula as concepções da fé judaica e da razão grega no conceito do “Verbo (Logos) encarnado”. João 1: – E o amor não é mais visto apenas como um atributo de Deus, mas como a própria natureza de seu ser; ou seja, “AMOR” expressa o mais alto conceito que podemos formar acerca da natureza divina. (1 João 4:8): “Aquele que não ama não conhece a Deus, “Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor”. (EC) porque Deus é amor”. (EC) 2.4 – Discipular é ensinar/orientar a amar: Tito 2:3-4

6  1. Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. 2. Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei. 3. Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me valerá. 4.O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. 5.Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. 6.O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. 7.Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 8.O amor nunca perece (acaba);


Carregar ppt "Pr. Antonio Moura. “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”. EC – BíbliaThompson; “Nisto conhecerão todos que."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google