A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Introdução Ref. Teórico Metodologia Resultados Conclusão Referências Educação a Distância: Um Estudo sobre os motivos da evasão no curso Aprender e Empreender.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Introdução Ref. Teórico Metodologia Resultados Conclusão Referências Educação a Distância: Um Estudo sobre os motivos da evasão no curso Aprender e Empreender."— Transcrição da apresentação:

1 1 Introdução Ref. Teórico Metodologia Resultados Conclusão Referências Educação a Distância: Um Estudo sobre os motivos da evasão no curso Aprender e Empreender Ivana Carneiro Almeida

2 2 Introdução Investigar os motivos da evasão de alunos de um curso gratuito ofertado na modalidade de Educação a DistânciaAprender a Empreender pela Internet-SEBRAE. As pesquisas realizadas consideram a evasão como um fator freqüente em cursos a distância. Para Xenos et al. (2002), a evasão principal preocupação de instituições de ensino a distância, é causada por múltiplos fatores endógenos e exógenos ao curso. Introdução Ref. Teórico Metodologia Resultados Conclusão Referências

3 3 Introdução Quais os motivos da desistência dos participantes que iniciavam e não concluíam o curso Aprender a Empreender pela Internet? Introdução Ref. Teórico Metodologia Resultados Conclusão Referências

4 4 Referencial Teórico Segundo Nunes [2005], a EAD é um recurso de incalculável importância como modo apropriado para atender a grandes contingentes de alunos. Walter Perry (1987) afirma que a característica básica da EAD é o estabelecimento de uma comunicação de dupla via, na medida em que professor e aluno não se encontram juntos na mesma sala. Introdução Ref. Teórico Metodologia Resultados Conclusão Referências

5 5 Referencial Teórico Woodley e Palett (2001), estudo sobre os fatores que contribuem para ou causam a evasão e o perfil dos que abandonam. 1 - Fatores relacionados ao curso a) Planejamento - Unidades mal redigidas; b) Excesso de tarefas c) Nível - Curso excessivamente difícil ou pouco rigoroso; d) Conteúdos e) Tutoria - Problemas com tutores, difíceis de contatar f) Outros fatores -freqüentes erratas nos materiais de estudo, etc. Introdução Ref. Teórico Metodologia Resultados Conclusão Referências

6 6 2 - Fatores ambientais para o estudo a) Pessoal/familiar - Enfermidade do aluno ou de familiar, troca de estado civil, nascimento de filho, cuidados com familiares, troca de residência, etc.; b) Trabalho - Aumento das horas de trabalho ou da responsabilidade, além de mais viagens, horário irregular de trabalho, troca de emprego, etc.; c) Outros - Perda de apoio econômico, falta de apoio do cônjuge ou empregador, falta de um lugar tranqüilo para o estudo. Referencial Teórico

7 7 3 - Fatores motivacionais a) Meta alcançada - O aluno não necessita completar o curso quando seu objetivo original foi alcançado b)Meta encontrada melhor em outro curso; d)Falta de interesse ou de estímulos - O aluno precisa descansar ou dedicar tempo à família; e)Maus resultados - O aluno abandona porque é pouco provável que passe à unidade seguinte; Referencial Teórico

8 8 4 - Outros fatores a) Medo das avaliações; b) Excesso de trabalho por estar matriculado em numerosos cursos; c) Erros administrativos; d) Incidentes indesejados - Estar inscrito em um curso não desejado, apresentar-se para exame em data errada, etc. Referencial Teórico

9 9 O Curso Aprender a Empreender -AE É um curso que visa oferecer aos empreendedores, empresários formais e informais de pequenos negócios, atuante na área de comércio, indústria, serviços e agroindústria, a oportunidade para interagir com conceitos básicos sobre empreendedorismo, mercado e finanças.

10 10 Metodologia de Pesquisa Antes da coleta de dados, foi realizada uma etapa de validação do instrumento de pesquisa. A carta de sondagem encaminhada em dezembro de 2004 a todos os alunos, que não concluíram o curso no período de agosto a dezembro. Após análise das respostas dos alunos, foi elaborado o questionário de pesquisa. Introdução Ref. Teórico Metodologia Resultados Conclusão Referências

11 11 Resultados e discussão Introdução Ref. Teórico Metodologia Resultados Conclusão Referências DiscriminaçãoNº(%) Masculino18352,8 Feminino17747,2 Total360100,0 Sexo Perfil do Grupo Fonte: Resultado da pesquisa. Elaborado pelo autor.

12 12 Resultados e discussão Introdução Ref. Teórico Metodologia Resultados Conclusão Referências Escolaridade (agrupada) Perfil do Grupo DiscriminaçãoNº(%) Médio completo 8022,22 Superior incompleto 14038,88 Superior completo 9726,90 Pós-graduação 4011,11 outros 30,89 Total ,0 Fonte: Resultado da pesquisa. Elaborado pelo autor.

13 13 Resultados e discussão Introdução Ref. Teórico Metodologia Resultados Conclusão Referências Faixa Etária Perfil do Grupo DiscriminaçãoNº(%) Entre 16 e 25 anos 11832,78 Entre 26 e 35 anos 12534,72 Entre 36 e 45 anos 8022,22 Acima de ,28 Total ,0 Fonte: Resultado da pesquisa. Elaborado pelo autor.

14 14 Resultados e discussão Introdução Ref. Teórico Metodologia Resultados Conclusão Referências É empresário Perfil do Grupo DiscriminaçãoNº(%) Sim9025,0 Não6718,61 Ainda não sou empresário, mas desejo ser.20356,39 Total360100,0 Fonte: Resultado da pesquisa. Elaborado pelo autor.

15 15 Resultados e discussão Introdução Ref. Teórico Metodologia Resultados Conclusão Referências Até que módulo cursou o AE Perfil do Grupo DiscriminaçãoNº(%) 1 Empreendedorismo22361,95 2 Mercado9927,50 3 Finanças3810,55 Total360100,0 Fonte: Resultado da pesquisa. Elaborado pelo autor.

16 16 Resultados e discussão Introdução Ref. Teórico Metodologia Resultados Conclusão Referências Já participou de outros cursos de educação a distância Perfil do Grupo DiscriminaçãoNº(%) Sim Não Total ,0 Fonte: Resultado da pesquisa. Elaborado pelo autor.

17 17 Resultados e discussão Introdução Ref. Teórico Metodologia Resultados Conclusão Referências Marque a razão principal de sua não conclusão do curso Motivos para não concluir o curso DiscriminaçãoNº(%) Problemas pessoais 28980,28 Problemas com o curso 5214,44 Problemas de tutoria 19 5,28 Total ,0 Fonte: Resultado da pesquisa. Elaborado pelo autor.

18 18 Resultados e discussão Introdução Ref. Teórico Metodologia Resultados Conclusão Referências Problemas pessoais que levaram a não concluir o curso ( agrupada) Motivos para não concluir o curso DiscriminaçãoNº(%) Falta de disponibilidade de tempo 16746,39 Problemas com o computador 9125,28 Viagens 25 6,94 Não houve nenhum problema 3910,83 Outros 31 8,61 Total ,0 Fonte: Resultado da pesquisa. Elaborado pelo autor.

19 19 Resultados e discussão Introdução Ref. Teórico Metodologia Resultados Conclusão Referências Problemas relacionados ao curso ( agrupada) Motivos para não concluir o curso DiscriminaçãoNº(%) Dificuldade na navegação 11231,11 Não houve nenhum problema 19052,78 Outros 5816,11 Total ,0 Fonte: Resultado da pesquisa. Elaborado pelo autor.

20 20 Resultados e discussão Introdução Ref. Teórico Metodologia Resultados Conclusão Referências Problemas relacionados à tutoria (agrupada) Motivos para não concluir o curso DiscriminaçãoNº(%) Excesso de mensagens enviadas pelo tutor 174,72 Não houve nenhum problema 31888,83 Outros 256,94 Total ,0 Fonte: Resultado da pesquisa. Elaborado pelo autor.

21 21 Resultados e discussão Introdução Ref. Teórico Metodologia Resultados Conclusão Referências Gostaria de ter nova chance para concluir o Aprender a Empreender Motivos para não concluir o curso DiscriminaçãoNº(%) No momento não teria interesse 4211,67 Talvez concluísse 6317,50 Sim, com certeza concluiria o curso ,83 Total ,0 Fonte: Resultado da pesquisa. Elaborado pelo autor.

22 22 Resultados e discussão Principal causa da desistência: problemas pessoais, talvez, um dos únicos fatores desmotivadores claramente apontado por 289 alunos. Percepção de que os primeiros módulos são melhores do que o modulo finanças, pois há uma quebra de expectativa ou a avaliação de que é superficial. Alegaram falta de tempo para não concluir o Curso.Não se trata exatamente de desmotivação, no sentido de haver perdido o interesse pelo Curso, mas de impedimentos causados por outros compromissos. Introdução Ref. Teórico Metodologia Resultados Conclusão Referências

23 23 Resultados e discussão Foram registrados constrangimentos pessoais como: a perda de emprego e problemas familiares (saúde e viagens). Muitas indicações como a falta de disponibilidade de tempo refletiu uma atitude de vida dos participantes, que possuíam uma rotina exaustiva e com tempo integralmente preenchido, que acabaram se inscrevendo no curso na expectativa de arranjar algum tempo para realizá-lo. Ficou refletida com evidência a desorganização e a dificuldade de racionalizar do tempo, agravado pela solidão da iniciativa de acesso ao Curso.

24 24 Conclusões Características: curso superior incompleto; equilíbrio quanto ao sexo;16 a 35 anos; renda 4 a 8 salários; trabalhavam; 205 ainda não eram empresários, mas com o desejo de ser. Motivos da evasão: dificuldades pessoais, principalmente as enfrentadas com a disponibilidade de tempo; o desenho do curso e a forma de disponibilizar material. Introdução Ref. Teórico Metodologia Resultados Conclusão Referências

25 25 Referências ALONSO, Katia M.. A educação a distância no Brasil: a busca de identidade. In: PRETI, Oreste (org.). Educação a distância: inícios e indícios de um percurso. Cuiabá: NEAD/IE - UFMT, ALVES, João Roberto Moreira. A educação a distância no Brasil: síntese histórica e perspectivas. Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação, BELLONI, Maria L.Educação a Distância. Campinas, SP : Autores Associados, BUSSAB, W. O ; MORETTIN, P. A Estatística Básica. Editora Saraiva. 5.a edição CHERMAN M.; BONINI, L. M Educação a distância. Mogi das Cruzes: Universidade Braz Cubas. CHAVES, Eduardo. Ensino a Distância: conceitos básicos. [online]. Disponível em: Acesso em: 17 fev. 2001, p.107 COELHO, M. L. A Evasão nos Cursos de Formação Continuada de Professores Universitários na Modalidade de Educação a Distância Via Internet - Universidade Federal de Minas Gerais, FREIRE, Paulo.(2001). Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 17ª edição. São Paulo, Paz e Terra. GARCIA ARETIO, Lorenzo. Educación a distancia hoy. In: LANDIM, Cláudia Maria das Mercês Paes Ferreira. Educação à distância: algumas considerações. Rio de Janeiro : Cláudia Maria das Mercês Paes Ferreira Ladim, KEEGAN, S. D; HOLMBERG B.; MOORE, M,; PETERS, O.; DOHMEM, G. Distance Education International Perspectives. London: Routllege, KELLER, F. (1943). Estudos sobre o Código Morse Internacional: um novo método para ensinar a recepção do código. In: KERBAURY, Rachel R.(org). Keller. São Paulo : Atica, 1983, p LANDIM, Cláudia Maria das Mercês Paes Ferreira. Educação a distância: algumas considerações. Rio de Janeiro : Cláudia Maria das Mercês Paes Ferreira Landim, LUCKESI,Cipriano Carlos.Democratização de Educação-Ensino a Distância como alternativa.In. Revista Teconologica Educacional.V 18.Jul/dez,1989 MCISAAC, Marina, RALSTON, Kelvin (1996). Third generation distance learning. Educational Media and Computer Program at Arizona State University. URL: Acesso em 06 mar.2006 MOORE, Michel G., KEARSLEY, Greg. Distance education: a systems view. Belmont (USA) : Wadsworth Publishing Company, p. NISKIER, Arnaldo. Ensino à distância: a tecnologia da esperança. 2ª edição. São Paulo: Loyola,2000. NUNES, Ivônio Barros. Pequena Introdução a Educação a Distância. Educação a Distância. n.1, jun./92, Brasília : INED, 1992b. Introdução Ref. Teórico Metodologia Resultados Conclusão Referências


Carregar ppt "1 Introdução Ref. Teórico Metodologia Resultados Conclusão Referências Educação a Distância: Um Estudo sobre os motivos da evasão no curso Aprender e Empreender."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google