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1 / 38 AVALIAÇÃO DE UM PROCESSO E SOFTWARE PARA A PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS DE ENSINO Foz do Iguaçu, 02 de Setembro de 2010. Luciete Basto de Andrade Albuquerque.

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1 1 / 38 AVALIAÇÃO DE UM PROCESSO E SOFTWARE PARA A PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS DE ENSINO Foz do Iguaçu, 02 de Setembro de Luciete Basto de Andrade Albuquerque Luiz Augusto Matos da Silva 16° Congresso Internacional de Educação a Distância

2 2 / 38 Organização Contextualização e Motivação ARARA: Autoria de Objetos Digitais Complexos Baseada em Documentos Avaliação da Metodologia e Software ARARA Considerações Finais

3 3 / 38 Contexto Objetos Digitais Complexos (ODCs) Coleção heterogênea e inter-relacionada de subpartes digitais; Conteúdo e Metadados; Padrões de interoperabilidade para o compartilhamento e reuso de ODCs. (BEKAERT e outros, 2005)

4 4 / 38 Contextualização Autoria de Objetos Digitais Complexos produção de conteúdo; definição de metadados. Iniciativas de padronização formatos abertos de metadados (SCORM, IMS CP etc.); novas etapas e ferramentas ao processo de autoria.

5 5 / 38 Transformação em formato web Figura 1. Processo de Autoria de um Objeto Digital Complexo. HTML, imagens etc.

6 6 / 38 Transformação pacote compactado Pacote ZIP HTML, imagens etc. Figura 1. Processo de Autoria de um Objeto Digital Complexo (cont.).

7 7 / 38 Ambiente Virtual de Aprendizagem Biblioteca Digital Pacote ZIP Figura 1. Processo de Autoria de um Objeto Digital Complexo (cont.).

8 8 / 38 Motivação Para o autor (professor) isso consiste em: Atividade onerosa (tempo e custo); Adição de novos termos, ferramentas e procedimentos; Alta dependência de especialistas (e.g., webdesigner).

9 9 / 38 Uma metodologia e um software para a autoria de ODCs baseada em documentos. Objetivo: Reduzir os esforços empregados no processo de autoria convencional. ARARA: Autoria de Objetos Digitais Complexos Baseada em Documentos (SILVA e SANTANCHÈ, 2009)

10 10 / 38 ARARA: Autoria de Objetos Digitais Complexos Baseada em Documentos Processamento de Texto A funcionalidade de estilos Figura 2. O uso de estilos em um processador de texto. Semântica in Loco (SANTANCHÈ, 2007)

11 11 / 38 ARARA: Autoria de Objetos Digitais Complexos Baseada em Documentos Figura 3. Processo de autoria de ODCs da metodologia ARARA. Padrão aberto

12 12 / 38 ARARA: Autoria de Objetos Digitais Complexos Baseada em Documentos Figura 4. Template de um documento do Microsoft Word.

13 13 / 38 ARARA: Autoria de Objetos Digitais Complexos Baseada em Documentos Figura 5. Produção e anotação de conteúdo.

14 14 / 38 ARARA: Autoria de Objetos Digitais Complexos Baseada em Documentos Figura 6. Produção e anotação de conteúdo (cont.).

15 15 / 38 ARARA: Autoria de Objetos Digitais Complexos Baseada em Documentos Figura 7. Extração de conteúdo.

16 16 / 38 ARARA: Autoria de Objetos Digitais Complexos Baseada em Documentos Figura 8. Conversão em formato aberto.

17 17 / 38 ARARA: Autoria de Objetos Digitais Complexos Baseada em Documentos Figura 9. Publicação no Moodle e no Reload LD Player.

18 18 / 38 Avaliação da Metodologia e Software ARARA Objetivo Avaliar o processo e o software de produção de conteúdo de ensino ARARA, visando a sua validação no desenvolvimento de cursos a distância baseados na web.

19 19 / 38 Avaliação da Metodologia e Software ARARA Metodologia Pesquisa-ação Estudo de caso Observação participante Aplicação de questionários

20 20 / 38 Avaliação da Metodologia e Software ARARA Atividades realizadas Curso: Produção de conteúdo de ensino para cursos a distância suportados por tecnologias digitais Público-alvo: professores autores C.H.: 20 horas (presencial) + 10 horas (a distância)

21 21 / 38 Avaliação da Metodologia e Software ARARA Conteúdos do curso: 1. Ambientação na plataforma 2. Introdução a Objetos e Unidades de Aprendizagem 3. Metodologia e software ARARA 4. Criação de uma Unidade de Aprendizagem

22 22 / 38 Avaliação da Metodologia e Software ARARA Diagnóstico dos participantes Conhecimentos em Informática Participou de curso a distância

23 23 / 38 Avaliação da Metodologia e Software ARARA Diagnóstico dos participantes Serviços de Internet utilizados

24 24 / 38 Avaliação da Metodologia e Software ARARA Diagnóstico dos participantes Tipos de conteúdos digitais já produzidos

25 25 / 38 Avaliação da Metodologia e Software ARARA Diagnóstico dos participantes Aplicação do conteúdo digital já produzido

26 26 / 38 Avaliação da Metodologia e Software ARARA Diagnóstico dos participantes Ferramentas utilizadas para a autoria de conteúdo digital

27 27 / 38 Avaliação da Metodologia e Software ARARA Diagnóstico dos participantes Conhecimentos do Moodle

28 28 / 38 Figura 10. Curso Produção e Autoria de ODCs no Moodle UFAC.

29 29 / 38 Figura 11. Conteúdo e metadados produzidos conforme a metodologia ARARA.

30 30 / 38 Figura 12. Extração e montagem automática do ODC no ARARA.

31 31 / 38 Figura 13. Publicação do ODC no Moodle UFAC.

32 32 / 38 Considerações Finais Contribuições Avaliação do processo e validação do software de produção de conteúdo de ensino ARARA; Diagnóstico das competências e habilidades dos docentes autores de conteúdo digital para EAD da Universidade Federal do Acre; Formação de docentes autores de conteúdo digital para EAD.

33 33 / 38 Considerações Finais 15 Unidades de Aprendizagem (de diferentes áreas) produzidas ÁreaQuant.Temas Educação6Currículo, Didática, Formação de Professor, Teorias Matemática4Cálculo, Álgebra, Educação Matemática Letras2Libras Informática2Banco de Dados, Redes de Computadores Física1Astronomia

34 34 / 38 Considerações Finais Experiência inter e multidisciplinar

35 35 / 38 Considerações Finais Observações Limitações no manuseio de ferramentas essenciais. Motivação no aprendizado de novas tecnologias/abordagens. Redução da complexidade inerente ao processo convencional.

36 36 / 38 Considerações Finais Situação atual do trabalho Análise dos dados referentes à validação do software ARARA; Correções/adaptações do software; Produção do relatório final.

37 37 / 38 Referências BEKAERT, Jeroen; DE KOONING, Emiel; VAN DE WALLE, Rik. Packaging models for the storage and distribution of complex digital objects in archival information systems: a review of MPEG-21 DID principles. Multimedia Systems, v. 10, n. 4, p , IMS-LD. IMS Learning Design Information Model. IMS Global Learning Consortium, Inc., Disponível em:. Acesso: 18 maio SANTANCHÈ, André. Otimizando a anotação de Objetos de Aprendizagem através da Semântica in Loco. In: Anais do XVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, SILVA, Luiz Augusto Matos da; SANTANCHÈ, André. ARARA: Autoria de Objetos Digitais Complexos Baseada em Documentos. In: Anais do XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2009.

38 38 / 38 Luizmatos.eti.br twitter.com/luizmatos

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40 40 / 38 ARARA: Autoria de Objetos Digitais Complexos Baseada em Documentos Figura 10. Esquema conceitual do IMS Learning Design (IMS LD, 2003). IMS Learning Design (IMS-LD) Papel realiza atividades utilizando recursos.

41 41 / 38 ARARA: Autoria de Objetos Digitais Complexos Baseada em Documentos Quadro 1. Mapeamento estilos e elementos do IMS Learning Design. Estilo do DocumentoElementos do IMS Learning Design ILS Title Document

42 42 / 38 ARARA: Autoria de Objetos Digitais Complexos Baseada em Documentos Estilo do DocumentoElementos do IMS Learning Design ILS Learner ILS Prerequisite Quadro 1. Mapeamento estilos e elementos do IMS Learning Design (cont.).

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