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Objetivo Projetar um sistema de estacionamento autônomo em vagas paralelas para veículos de passeio e implementar em um protótipo de escala 1:10. O sistema.

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1 Objetivo Projetar um sistema de estacionamento autônomo em vagas paralelas para veículos de passeio e implementar em um protótipo de escala 1:10. O sistema em desenvolvimento permitirá controlar o protótipo através da leitura de um conjunto de sensores, gerando os comandos de aceleração e de giro da direção, de modo a localizar e estacionar o protótipo em uma vaga paralela. Todo processo será monitorado e acionado através da interface gráfica do LabVIEW (Ambiente gráfico para desenvolvimento de sistemas). Figura 1: Sistema de estacionamento automático SIEMENS VDO Figura 2: Resultados dos testes práticos para aplicação da Lógica Nebulosa. Estacionamento autônomo utilizando conceitos de Inteligência Artificial. Introdução A partir de estudos e trabalhos de pesquisa realizados pelo grupo, foi identificada a necessidade de utilizar conceitos de Inteligência Artificial para o desenvolvimento do projeto aplicando uma de suas técnicas, a teoria dos conjuntos difusos, conhecida como Lógica Nebulosa (“Fuzzy Logic”). Inteligência Artificial A Lógica Nebulosa possibilita tratar matematicamente expressões verbais, imprecisas, qualitativas, inerentes da comunicação humana, traduzindo os seus termos difusos em valores tratáveis por programas computacionais. Neste projeto o conhecimento específico sobre o processo de manobra foi adquirido através de testes práticos em protótipos. Os resultados obtidos podem ser observados na figura 2. Tecnologia A linguagem de programação C foi escolhida para a implementação do algoritmo no microcontrolador PIC da família 18F, fabricado pela Microchip. Para a aquisição de dados de posicionamento foram utilizados sensores de ultra-som distribuídos em pontos estratégicos do veículo, assim como um encoder para a leitura da distância percorrida pelo protótipo. Todos os dados serão processados pelo microcontrolador e enviados via rádio freqüência ao sistema responsável por monitorar o processo de estacionamento automático desenvolvido no ambiente LabVIEW. Figura 3: Aplicação de sistema de estacionamento automático em carros da montadora BMW. Aplicação Atualmente algumas montadoras de automóveis já estão disponibilizando como acessório o sistema de estacionamento automático. Na figura 3 é visto um modelo da montadora BMW que faz uma demonstração real do veículo executando o processo de estacionamento sem condutor. Conclusão A escolha deste tema para a pesquisa de iniciação científica possibilitou trabalhar com os conceitos de Inteligência Artificial e com a aplicação de uma de suas técnicas em um microcontrolador.... Vanessa Ferreira dos Santos 1 (aluno autor); Gustavo Garcia 1 (orientador) ;Maria Helena Miranda 2 (colaborador) 1-IFSP – Campus Piracicaba; 2-UNESP Campus Guaratinguetá Fomento : Referências Principais SANTOS, V. F.; GARCIA,G. MIRANDA, M. H.Estacionamento autônomo utilizando conceitos de inteligência artificial. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO,1., 2010, Guarulhos-SP Sobrenome, nome abreviado; sobrenome, nome abreviado. Título. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO,1., 2010, Guarulhos-SP UTILIZADO PARA PIBITI E PIBIC, POR EXEMPLO. UTILIZADO PARA BOLSA INSTITUCIONAL.


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