A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO A IMUNOBIOLOGIA Prof. Fabricio Rochedo Conceição 05 de novembro de 2012 Graduação em Biotecnologia Disciplina.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO A IMUNOBIOLOGIA Prof. Fabricio Rochedo Conceição 05 de novembro de 2012 Graduação em Biotecnologia Disciplina."— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO A IMUNOBIOLOGIA Prof. Fabricio Rochedo Conceição 05 de novembro de 2012 Graduação em Biotecnologia Disciplina de Imunobiologia

2 Imunologia é o ramo da biologia que estuda o sistema imune (sistema que defende o organismo contra agressores) Defina imunologia?

3 Quem são os agressores?

4 Vírus Bactérias Helmintos Fungos Grãos de pólen Protozoários Células tumorais Artrópodos Prions Grupos sanguíneos

5 O sistema imune é composto...

6

7

8 TIPOS DE RESPOSTA IMUNE Inata (inespecífica) Adaptativa (específica)

9

10 ATIVA: adquirida devido ao contato com o antígeno após infecção ou vacinação PASSIVA: adquirida devido a transferência de células ou anticorpos de um indivíduo imunizado – colostro ou soroterapia TIPOS DE IMUNIDADE

11 TRÍADE IMUNOLÓGICA Especificidade Memória Tolerância

12 História da Imunologia - Chineses – século XV - Edward Jenner – 1798 * Varíola Vacina (do latim vaccinus, das vacas) Pai da Imunologia

13 Figure de maio de 1980 – erradicação da varíola

14 Figure 1-33

15 História da Imunologia VACINAS INATIVADAS Pasteur estudava a bactéria que causa a cólera aviária (Pasteurella multocida), cultivando-a e injetando-a em galinhas. Ao voltar de férias, ele injetou uma cultura velha e, surpreendentemente, as galinhas não morreram. Pasteur concluiu: cultura velha, e fez uma cultura fresca. Desta vez, como ele tinha poucas galinhas, resolveu usar algumas do experimento anterior. Resultado: as galinhas do experimento anterior sobreviveram e as não inoculadas previamente morreram. Pasteur reconheceu que o envelhecimento da cultura tinha enfraquecido a bactéria (inativação), a ponto de torná-la não letal, e aplicou este conhecimento para projetar outras vacinas (anthrax e raiva). Louis Pasteur

16 História da Imunologia Elie Metchnikoff IMUNIDADE CELULAR Teoria dos fagócitos. Observou a fagocitose de esporos de fungos por leucócitos e antecipou a idéia de que a imunidade era devido às células brancas do sangue.

17 História da Imunologia Emil von Behring kitasato Shibasaburo IMUNIDADE HUMORAL Antitoxina da difteria. Demonstraram que o soro de animais imunes à difteria podia conferir proteção (imunidade passiva). Esse componente, antitoxina, era capaz de neutralizar, precipitar toxinas, aglutinar e lisar bactérias.

18 Imunologia e Biotecnologia Diagnóstico de doenças Tratamento de doenças Prevenção de doenças...

19 Obrigado!


Carregar ppt "INTRODUÇÃO A IMUNOBIOLOGIA Prof. Fabricio Rochedo Conceição 05 de novembro de 2012 Graduação em Biotecnologia Disciplina."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google