A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Répteis OS PRIMEIROS VERTEBRADOS TETRÁPODOS BEM-SUCEDIDOS NO MEIO TERRESTRE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Répteis OS PRIMEIROS VERTEBRADOS TETRÁPODOS BEM-SUCEDIDOS NO MEIO TERRESTRE."— Transcrição da apresentação:

1 Répteis OS PRIMEIROS VERTEBRADOS TETRÁPODOS BEM-SUCEDIDOS NO MEIO TERRESTRE.

2 Tartarugas:

3 Jabutis:

4 Cágados:

5 Lagartos:

6 Lagartixas:

7 Cobras

8 Adaptações dos répteis ao meio terrestre: -Tegumento queratinizado espesso. - Maior eficiência pulmonar que dispensou a respiração cutânea. -Transformação de amônia em ácido úrico - Fecundação interna. - Ovo amniótico com casca e anexos embrionários.

9

10

11

12 Jacarés e crocodilos:

13 Economia de água: uma adaptação muito importante: QUERATINA: proteína que impermeabilizou a pele seca dos répteis. Respiração pulmonar. Fecundação interna. Ovo protegido por casca.

14

15 Corpo coberto com pele seca queratinizada (não mucosa)pelequeratinizadamucosa EsqueletoEsqueleto interno completamente ossificado; ossificado CoraçãoCoração dividido em três cavidades: duas aurículas e um ventrículo,com a exceção do crocodilo que possui quatro cavidades;aurículasventrículo

16

17

18 O produto de excreção nitrogenada é o ácido úrico, eliminado pela cloaca, juntamente com as fezes, na forma de uma pasta semi-sólida, o que envolve perdas mínimas de água.

19 Ovo com casca calcária e resistente à perda de água, com cavidade amniótica;saco vitelíno e alantoide.Ovo

20 Funções de cada anexo embrionário: Vesícula vitelina(saco vitelino): Bolsa que abriga o vitelo, substância rica em nutrientes para nutrir o embrião. Âmnio: Membrana que envolve o embrião e delimita a cavidade amniótica que contém o líquido amniótico, que protege o embrião contra choques mecânicos e dessecação. Alantoide: Armazena as excretas nitrogenadas e realizar as trocas gasosas. Cório: Membrana que envolve o embrião e todos os demais anexos embrionários.

21

22

23 Uma variação de 2° a 4º Celsius (C) pode determinar se o embrião será macho ou fêmea. Em algumas tartarugas, por exemplo, os ovos incubados entre 26° e 28º C na areia, determina a diferenciação de um organismo macho, e os ovos com temperatura acima de 30º C, originam fêmeas. A temperatura e o sexo!!!

24 Os répteis têm sexos separados e a fecundação e interna; realiza-se no interior do corpo da fêmea. Os répteis possuem órgão copulador,geralmente alojado na cavidade abdominal.

25 Hemipênis das cobras:

26 Testudíneos (Quelônios):

27 Lepidossauros:

28

29

30 Crocodilianos: crocodilos, jacarés e gaviais.

31 Dragão de Komodo

32 Cladograma:

33

34

35

36 Peixes cartilaginosos Peixes ósseosAnfíbiosRépteis Sistema Digestório Respiração Sistema circulatório. Excreção Reprodução Características externas Curiosidades Exemplos


Carregar ppt "Répteis OS PRIMEIROS VERTEBRADOS TETRÁPODOS BEM-SUCEDIDOS NO MEIO TERRESTRE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google