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COMO FAZER UMA APRESENTAÇÃO
Prof. Ms. Franco Noce Acad. Mário Simim
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Elaboração dos diapositivos
Faça os diapositivos após escrever a apresentação; Use letras minúsculas, exceto para o TÍTULO; Não use letras pequenas demais; Não polua o diapositivo. Utilize no máximo 7 linhas e 7 palavras por linha; Evite abreviações;
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Elaboração dos diapositivos
Ao mostrar dados de outros autores, coloque a referência; Treine primeiro sozinho, depois com outros; Seja positivo, firme; Fale com motivação, olhando para a platéia e devagar. Aponte para os diapositivos para orientar a platéia; Não distraia a platéia.
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TÍTULO DO TRABALHO Autor 1 Autor 2 Autor 3 Autor 4 Autor 5 Autor 6
Orientador (a): Nome do Professor
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ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO SITUAÇÕES ESTRESSANTES
Introdução Apresenta o tema ou objeto de estudo; Fornece uma visão geral do trabalho (“O que me fez pensar no assunto?”). 01 a 02 diapositivos; INTRODUÇÃO ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO PRESSÕES / COBRANÇAS SITUAÇÕES ESTRESSANTES CONTROLE EMOCIONAL
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Objetivos Objetivos Indica o que se pretende com o trabalho. Deve- se redigi- lo no impessoal (analisar,...) 01 diapositivo Identificar as situações que podem exercer uma influência no rendimento do atleta. Verificar o comportamento provável dos atletas. Comparar os resultados entre equipes masculinas e femininas.
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Justificativa Justificativa
Relevância do estudo “Por que eu fiz a pesquisa?” 01 diapositivo; Investimento de empresas, mídia, a torcida e outros fatores representam uma exigente demanda psíquica e emocional; Necessidade de um estudo mais aprofundado no que se refere às condições e fatores relacionados a essa demanda psíquica e emocional
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Hipóteses Hipóteses Possivel solução; Proposição testavel; Caracteristicas: Clara, especifica; 01 diapositivo; Atletas de equipes femininas tendem a atribuir uma carga negativa maior às situações quando comparadas aos atletas de equipes masculinas. De uma forma geral, em situações de estresse, as atletas de equipes femininas adotam o mesmo comportamento que os atletas de equipes masculinas.
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Conceito Básico do Estresse
Revisão de Literatura Demonstrar conhecimento da literatura básica sobre o assunto; Deve ter sequência lógica; Deve ser baseada em um conjunto de autores; 03 a 05 diapositivos. REVISÃO DE LITERATURA Conceito Básico do Estresse
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METODOLOGIA Amostra Superliga 97/ 98 18 equipes (11 masc & 7 fem)
Descrição das técnicas utilizadas na investigação. “Como eu fiz a pesquisa?” ± 05 diapositivos. Amostra: Indica os elementos que serão pesquisados; Apresenta as caracteristicas que identifiquem o perfil da amostra. 01 diapositivo METODOLOGIA Amostra Superliga 97/ 98 18 equipes (11 masc & 7 fem) 190 atletas 19 técnicos
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METODOLOGIA Instrumento Instrumento
Deve- se citar os instrumentos, aparato técnico, questionários e testes utilizados. 01 a 02 diapositivos METODOLOGIA Instrumento
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Validado no LAPES / UFMG Costa & Samulski (2003)
Instrumento Questionário de Estresse e Recuperação para Atletas (RESTQ – Sport – 76) Instrumento Possui 76 itens: 19 escalas 4 Dimensões Adaptado de Kellman & Kallus (2001) Validado no LAPES / UFMG Costa & Samulski (2003)
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METODOLOGIA Procedimentos Procedimentos Belo Horizonte (MTC - Hotéis)
Deve- se citar como os dados foram coletados. 01 a 02 diapositivos METODOLOGIA Procedimentos Belo Horizonte (MTC - Hotéis) Novembro 1997 a Março 1998 Contato prévio com os clubes Permanência equipe: 2- 3 dias Momento da coleta - Técnico
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METODOLOGIA Análise dos Dados Análise dos Dados
Deve- se citar como os dados foram coletados. 01 a 02 diapositivos METODOLOGIA Análise dos Dados Análise descritiva dos dados demográficos Comparação entre grupos: equipes masculinas x equipes femininas jogadores: mais experientes x menos experientes percepção do nível de estresse entre técnicos x atletas
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METODOLOGIA Cuidados Éticos Cuidados Éticos Contato CBV e Clubes
Deve- se citar os procedimentos utilizados para resguardar a integridade dos sujeitos participantes. Conselhos de ética. 01 diapositivo METODOLOGIA Cuidados Éticos Contato CBV e Clubes Objetivos e procedimentos Autorização Caráter anônimo e voluntário
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RESULTADOS & DISCUSSÃO
Apresenta de forma clara os resultados alcançados pelo estudo; Discuti-se os resultados alcançados com os já encontrados na literatura. “O que eu encontrei?” Uniformizar a apresentação dos resultados; Gráficos, tabelas, quadros e etc. RESULTADOS & DISCUSSÃO
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RESULTADOS & DISCUSSÃO
Estresse em atacantes
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CONCLUSÃO Síntese final do trabalho; Constitui- se de uma resposta à hipótese apresentada; Devem estar relacinadas aos objetivos; “O que eu aprendi?” CONCLUSÃO O nível de estresse para situações gerais e típicas não foi significativamente diferente entre os gêneros (h1). De uma forma geral, comparados os gêneros, estes tendem a adotar comportamentos semelhantes nas situações típicas (h2).
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RECOMENDAÇÕES Tópicos Adicionais RECOMENDAÇÕES 01 diapositivo Desenvolver testes específicos levando em consideração a idade, nível de rendimento e modalidade esportiva. Utilizar a técnica de auto-confronto. Verificar o estresse psicofisiológico.
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