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COMO FAZER UMA APRESENTAÇÃO Prof. Ms. Franco Noce Acad. Mário Simim.

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Apresentação em tema: "COMO FAZER UMA APRESENTAÇÃO Prof. Ms. Franco Noce Acad. Mário Simim."— Transcrição da apresentação:

1 COMO FAZER UMA APRESENTAÇÃO Prof. Ms. Franco Noce Acad. Mário Simim

2 Elaboração dos diapositivos  Faça os diapositivos após escrever a apresentação;  Use letras minúsculas, exceto para o TÍTULO;  Não use letras pequenas demais;  Não polua o diapositivo. Utilize no máximo 7 linhas e 7 palavras por linha;  Evite abreviações;

3  Ao mostrar dados de outros autores, coloque a referência;  Treine primeiro sozinho, depois com outros;  Seja positivo, firme;  Fale com motivação, olhando para a platéia e devagar.  Aponte para os diapositivos para orientar a platéia;  Não distraia a platéia. Elaboração dos diapositivos

4 TÍTULO DO TRABALHO Autor 1 Autor 1 Autor 3 Autor 3 Autor 5 Autor 5 Autor 2 Autor 2 Autor 4 Autor 4 Autor 6 Autor 6 Orientador (a): Nome do Professor Orientador (a): Nome do Professor

5 Introdução Apresenta o tema ou objeto de estudo; Fornece uma visão geral do trabalho (“O que me fez pensar no assunto?”). 01 a 02 diapositivos;  ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO  PRESSÕES / COBRANÇAS  SITUAÇÕES ESTRESSANTES  CONTROLE EMOCIONAL INTRODUÇÃO

6 Objetivos Objetivos Indica o que se pretende com o trabalho. Deve- se redigi- lo no impessoal (analisar,...) 01 diapositivo  Identificar as situações que podem exercer uma influência no rendimento do atleta.  Verificar o comportamento provável dos atletas.  Comparar os resultados entre equipes masculinas e femininas.

7 Justificativa Relevância do estudo “Por que eu fiz a pesquisa?” 01 diapositivo;  Investimento de empresas, mídia, a torcida e outros fatores representam uma exigente demanda psíquica e emocional;  Necessidade de um estudo mais aprofundado no que se refere às condições e fatores relacionados a essa demanda psíquica e emocional Justificativa

8 Hipóteses Possivel solução; Proposição testavel; Caracteristicas: Clara, especifica; 01 diapositivo;  Atletas de equipes femininas tendem a atribuir uma carga negativa maior às situações quando comparadas aos atletas de equipes masculinas.  De uma forma geral, em situações de estresse, as atletas de equipes femininas adotam o mesmo comportamento que os atletas de equipes masculinas. Hipóteses

9 REVISÃO DE LITERATURA Revisão de Literatura Demonstrar conhecimento da literatura básica sobre o assunto; Deve ter sequência lógica; Deve ser baseada em um conjunto de autores; 03 a 05 diapositivos. Conceito Básico do Estresse

10 METODOLOGIA Descrição das técnicas utilizadas na investigação. “Como eu fiz a pesquisa?” ± 05 diapositivos. Amostra: Indica os elementos que serão pesquisados; Apresenta as caracteristicas que identifiquem o perfil da amostra. 01 diapositivo  Superliga 97/ 98  18 equipes (11 masc & 7 fem)  190 atletas  19 técnicos Amostra METODOLOGIA

11 Instrumento Deve- se citar os instrumentos, aparato técnico, questionários e testes utilizados. 01 a 02 diapositivos Instrumento METODOLOGIA

12 Possui 76 itens: 19 escalas 4 Dimensões Instrumento Questionário de Estresse e Recuperação para Atletas (RESTQ – Sport – 76) Adaptado de Kellman & Kallus (2001) Validado no LAPES / UFMG Costa & Samulski (2003) Instrumento

13 Procedimentos Deve- se citar como os dados foram coletados. 01 a 02 diapositivos  Belo Horizonte (MTC - Hotéis)  Novembro 1997 a Março 1998  Contato prévio com os clubes  Permanência equipe: 2- 3 dias  Momento da coleta - Técnico Procedimentos METODOLOGIA

14 Análise dos Dados Deve- se citar como os dados foram coletados. 01 a 02 diapositivos  Análise descritiva dos dados demográficos  Comparação entre grupos:  equipes masculinas x equipes femininas  jogadores: mais experientes x menos experientes  percepção do nível de estresse entre técnicos x atletas Análise dos Dados METODOLOGIA

15 Cuidados Éticos Deve- se citar os procedimentos utilizados para resguardar a integridade dos sujeitos participantes. Conselhos de ética. 01 diapositivo  Contato CBV e Clubes  Objetivos e procedimentos  Autorização  Caráter anônimo e voluntário Cuidados Éticos METODOLOGIA

16 RESULTADOS Apresenta de forma clara os resultados alcançados pelo estudo; Discuti-se os resultados alcançados com os já encontrados na literatura. “O que eu encontrei?” Uniformizar a apresentação dos resultados; Gráficos, tabelas, quadros e etc. RESULTADOS & DISCUSSÃO

17 Estresse em atacantes RESULTADOS & DISCUSSÃO

18 CONCLUSÃO Síntese final do trabalho; Constitui- se de uma resposta à hipótese apresentada; Devem estar relacinadas aos objetivos; “O que eu aprendi?”  O nível de estresse para situações gerais e típicas não foi significativamente diferente entre os gêneros (h1).  De uma forma geral, comparados os gêneros, estes tendem a adotar comportamentos semelhantes nas situações típicas (h2). CONCLUSÃO

19 Tópicos Adicionais RECOMENDAÇÕES 01 diapositivo  Desenvolver testes específicos levando em consideração a idade, nível de rendimento e modalidade esportiva.  Utilizar a técnica de auto-confronto.  Verificar o estresse psicofisiológico. RECOMENDAÇÕES

20 Dê um fecho para a apresentação Obrigado pela atenção!!!


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