A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 LINGO – Seções DATA, INIT e CALC Prof. André Marcato Livro Texto: LINGO – The Modeling Language and Optimizer.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 LINGO – Seções DATA, INIT e CALC Prof. André Marcato Livro Texto: LINGO – The Modeling Language and Optimizer."— Transcrição da apresentação:

1 1 LINGO – Seções DATA, INIT e CALC Prof. André Marcato Livro Texto: LINGO – The Modeling Language and Optimizer

2 Aula 42 Introdução Normalmente, na formatação do modelo a ser otimizado, é necessário iniciar os membros dos conjuntos relacionando-os com os respectivos conjuntos e definindo alguns parâmetros antes do LINGO resolver o modelo. Para isto, existem três seções opcionais: data section data section: permite a entrada dos membros dos conjuntos e valores dos parâmetros. init section init section: define os valores iniciais para as variáveis de decisão. calc section calc section: permite a realização de cálculos sobre os dados brutos de entrada.

3 Aula 43 A Seção de Dados de um Modelo Permite que o usuário isole os dados do restante do modelo Facilita a manutenção e mensuração das dimensões do modelo

4 Aula 44 A Seção de Dados de Um Modelo É permitido que os membros do conjunto e os valores de seus parâmetros sejam estabelecidos na mesma seção de dados.

5 Aula 45 Definição de Parâmetros Além de definir os membros dos conjuntos e os valores dos seus parâmetros, é permitido criar variáveis escalares que servem como parâmetros.

6 Aula 46 Análise What If

7 Aula 47 Inicializando um Atributo para um Único Valor

8 Aula 48 Omitindo Valores na Seção de Dados Exemplo, uma empresa de manufatura está realizando um planejamento de capacidade para os próximos anos. Sabe-se que, para os próximos dois anos, é impossível haver expansão. O LINGO considera que os parâmetros omitidos poderão assumir qualquer valor.

9 Aula 49 A Seção INIT de um Modelo É uma seção opcional. O formato desta seção é análogo ao da seção de dados (data section) Os valores fornecidos na seção INIT são utilizados como ponto inicial pelo solver do LINGO. Diferentemente das variáveis inicializadas na seção de dados, o solver é livre para alterar os valores das variáveis inicializadas na seção INIT. Esta seção só deve ser utilizada para modelos não lineares e inteiros.

10 Aula 410 A Seção INIT de um Modelo - Exemplo


Carregar ppt "1 LINGO – Seções DATA, INIT e CALC Prof. André Marcato Livro Texto: LINGO – The Modeling Language and Optimizer."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google