A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTERMODAIS Prof. Vagner Olegário Aula 1 PLT (486) Pág. 01 à 05.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTERMODAIS Prof. Vagner Olegário Aula 1 PLT (486) Pág. 01 à 05."— Transcrição da apresentação:

1 INTERMODAIS Prof. Vagner Olegário Aula 1 PLT (486) Pág. 01 à 05

2

3

4

5 Geopolítica de Transportes Antecedentes Geográficos Brasileiros ÁREA: ,599 km² (fonte IBGE) - representa 47,7% de todo o continente sul-americano. CAPITAL: Brasília POPULAÇÃO: milhões (Censo 2010) QUANTIDADE DE MUNICÍPIOS: MOEDA: Real ( R$ )Brasília DENSIDADE DEMOGRÁFICA: 22,4 hab./km2 CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO: 1,17% ao ano (2000 a 2010). EXPECTATIVA DE VIDA: 7,5 anos (Censo 2010) TAXA DE ANALFABETISMO: 9,6% (Censo 2010). RENDA PER CAPITA: R$ ,00 (ano de 2009). IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): 0,718 - alto desenvolvimento humano. O Brasil ocupa a 84º posição entre os 187 países analisados.(dados divulgados pelo PNUD em 2011)

6 Geopolítica de Transportes ECONOMIA BRASILEIRAECONOMIA BRASILEIRA: Produtos Agrícolas: algodão, arroz, café, cana-de-açúcar, laranja, soja. Pecuária: Bovinos, Eqüinos, Muares, Caprinos, Asinino, Bubalino, Suínos, Ovinos, Aves, Coelhos. Mineração: bauxita, ferro, manganês, ouro e petróleo. Indústria: de transformação, de bens de consumo e bens duráveis.cana-de-açúcarsoja PIBPIB (Produto Interno Bruto): 3,675 trilhões de reais (ano de 2010) 8ª Economia do mundo Balança Comercial: superavit de US$ 29,790 bilhões no ano de Crescimento do PIB em 2010: 7,5% Salário Mínimo Nacional: R$ 622,00 ( a partir de 1º de janeiro de 2012) Inflação em 2011: 6,5% (IPCA) Taxa de desemprego: 6,7% (IBGE 2010)

7 Geopolítica de Transportes  Área: km 2  Fronteiras terrestres: km 47,7% do continente sul-americano

8 Geopolítica de Transportes FRONTEIRA BRASILEIRASFRONTEIRA BRASILEIRAS: Fronteira é um limite (linha) que divide dois países, estados ou cidades. O Brasil possui uma extensa fronteira. No total são km de fronteiras com diversos países da América do Sul. O Brasil não possui fronteira com o Chile e com o Equador.. -Guiana Francesa: 655 km de fronteira, situada totalmente no estado do Amapá. -Suriname: 593 km de fronteira, sendo no estado do Amapá (52 km) e no Pará (541 km). -Guiana: km de fronteira, sendo no estado do Pará (642 km) e Roraima (964 km). -Venezuela: km de fronteira, sendo em Roraima (954 km) e Amazonas (538 km). - Colômbia: 644 km de fronteira, situada totalmente no território do estado do Amazonas.

9 Geopolítica de Transportes FRONTEIRA BRASILEIRASFRONTEIRA BRASILEIRAS: -Peru: km de fronteira, sendo no Amazonas (1.565 km) e Acre (1.430 km). -Bolívia: km de fronteira, sendo no Acre (618 km), Rondônia (1.342 km), Mato Grosso (780 km) e Mato Grosso do Sul (386 km) -Paraguai: km de fronteira, sendo no Mato Grosso do Sul (1.131 km) e Paraná (208 km). -Argentina: km de fronteira, sendo no Paraná (293 km), Santa Catarina (246 km) e Rio Grande do Sul (724 km). - Uruguai: km de fronteira, totalmente com o Rio Grande do Sul.,

10 Geopolítica de Transportes NORTE  Ponto mais elevado do território nacional  Grandes dificuldades para transposição terrestre

11 Geopolítica de Transportes NOROESTE  Floresta amazônica adentra os países limítrofes  Principal meio de transporte: bacia hidrográfica do rio Amazonas com aproximadamente km navegáveis  Fator de integração regional  Não alcança as principais cidades e centros comerciais dos vizinhos de fronteira

12 Geopolítica de Transportes OESTE  Cordilheira dos Andes impõe-se como obstáculo natural à transposição terrestre  Única passagem por Paso de Mendoza (Argentina)

13 Geopolítica de Transportes SUDOESTE  Planície do Pantanal, possui enchentes sazonais  Sistema hidroviário dos rios Paraná e Paraguai possui conexão com a Bacia do Prata  Bacia do Prata: complexo de rios que passam pelos territórios do Brasil, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Argentina

14 Geopolítica de Transportes SUL  Boas ligações rodoviárias e fluviais com Uruguai e a Argentina  Ponto de favorecimento das trocas comerciais no âmbito do Mercosul

15 Geopolítica de Transportes LESTE  Costa do Atlântico, com extensão de km  Liga o Brasil com seus principais parceiros comerciais

16 Geopolítica de Transportes Estão próximos do nosso litoral: Todas as concentrações urbanas com mais de 1 milhão de habitantes, exceto Brasília e Manaus Todas as refinarias de petróleo, exceto a de Manaus 97% de toda a produção industrial 90% do consumo de energia elétrica 85% de toda a população do país 83% de todas as receitas da União 75% das rodovias pavimentadas

17 Geopolítica de Transportes Rodoviário – realizado em estradas de rodagem, vantagem em ligar países Limítrofes Ferroviário - realizado em estradas de ferro, também tem vantagem em ligar Países limítrofes Aéreo – totalmente diferente dos demais, realizado por navegação aérea, Através de aeronaves Aquaviário – Pode ser: Marítimo – realizado por navios em oceanos e mares, podendo ser de cabotagem ( nacional) ou de longo curso (internacional) Fluvial – realizada em rios, portanto, interna ou seja dentro do país ou continente *** se juntar a costa de um país e um ou mais rios, será considerado cabotagem Lacustre – realizada em lagos e tem como característica a ligação de cidades e Países circuvizinhos (também é uma navegação de interior, como a fluvial) Dutoviário – transporte via dutos e pode ser dividido em oleodutos, minerodutos e gasodutos

18 18 72 mil km de malha 58 mil km pavimentados

19 19 Ferrovias 28 mil km de ferrovias, operados pelo setor privado

20 20 Portos 30 portos marítimos e 10 portos interiores, operados, basicamente, pela iniciativa privada

21 21 Hidrovias 28 mil km de vias navegáveis interiores e potencial de aproveitamento de mais 15 mil km de novas vias

22 22 Matriz de Transportes Brasileira Modo: 0,4% 4,2% 13,6% 20,7% 61,2% T o t a l: 794 bilhões de TKU (Tonelada por Km Útil) DADOS DE 2004

23 23 Matriz de Transportes Brasileira Ano: 1990 (em % do total)

24 24 Matriz de Transportes Brasileira

25 25 Matriz de Transportes Brasileira Ano: 2006 (em % do total) Fonte: ANTT, 2006

26 26 Matriz de Transportes Brasileira Ano: 2025 (objetivo) Fonte: ANTT, 2006 pretende-se diminuir a participação do modal rodoviário de 58% para 33%, distribuindo tal carga entre os outros modais O ferroviário passaria de 25% para 32%, o hidroviário de 13% para 29%, o dutoviário de 3,6% para 5% e o aéreo de 0,4% para 1%.

27 27 Comparativo entre transportes 1 Barcaça 1500 t 15 Vagões “JUMBO HOPPERS” 100 t 15 x 100 t = t 60 Caminhões 25 t 60 x 25 t = t = =

28 28 Comparativo entre Fretes HIDROVIA FERROVIA RODOVIA 36,00 60,00 95,00 R$ POR KM/T Fonte: Caramuru

29 29 Custos Logísticos x Transportes Os custos de transporte representam 2/3 do custo logístico total Custos logísticos x PIB: Países% do PIB Peru24,0 Argentina21,0 Brasil20,0 México18,0 Hong Kong13,7 Alemanha13,0 Taiwan13,0 Portugal12,7 Canadá12,0 Japão11,3 Holanda11,3 Itália11,2 Reino Unido10,6 Estados unidos 10,5 O Brasil possui um custo logístico muito alto se comparado aos demais países, Tal fato deve-se principalmente à dependência nacional das rodovias na matriz de transporte.

30 30 Desafios do governo… Atender com eficiência à demanda decorrente do crescimento interno e do comércio exterior Permitir a ligação do Brasil com os países limítrofes, fortalecendo a integração na América do Sul Reduzir os níveis de ineficiência: » Acidentes » Tempos de viagem » Custos de transportes Estruturar os corredores estratégicos de transportes Estimular a participação dos modais hidroviário e ferroviário, com maior utilização da intermodalidade Apoiar o desenvolvimento da indústria do turismo

31 Geopolítica de Transportes CUSTOS APROXIMADOS DE IMPLANTAÇÃO NO BRASIL (POR KM)CUSTOS APROXIMADOS DE IMPLANTAÇÃO NO BRASIL (POR KM): -RODOVIA – R$ ,00 (POR KM) -FERROVIA – R$ ,00 (POR KM) - HIDROVIA – R$ ,00 (POR KM), MATRIZ DE TRANSPORTE MUNDIALMATRIZ DE TRANSPORTE MUNDIAL: (%) -PAISESAQUAVIAFERROVIARODOVIA Alemanha Canadá EUA França Rússia BRASIL(*) 13,86 20,86 60,49 (*) Aerovias + dutos = 4,79% Fonte: Ministério dos Transportes (2001)

32 Até próxima aula Conceitos básicos do transportes

33 ATÉ A PRÓXIMA AULA...


Carregar ppt "INTERMODAIS Prof. Vagner Olegário Aula 1 PLT (486) Pág. 01 à 05."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google