A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lição 11 14 de março de 2015. 1.VIVER PELA FÉ: 1.Guardar a Lei. Provérbios 28:4, 7, 9. 2.Entender todas as coisas. Provérbios 28:5. 2.CASOS PRÁTICOS:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lição 11 14 de março de 2015. 1.VIVER PELA FÉ: 1.Guardar a Lei. Provérbios 28:4, 7, 9. 2.Entender todas as coisas. Provérbios 28:5. 2.CASOS PRÁTICOS:"— Transcrição da apresentação:

1 Lição de março de 2015

2 1.VIVER PELA FÉ: 1.Guardar a Lei. Provérbios 28:4, 7, 9. 2.Entender todas as coisas. Provérbios 28:5. 2.CASOS PRÁTICOS: 1.Se é rico: Provérbios 28:8, 19, 20, 22, 24, Se é pobre: Provérbios 28:3, 6; 29:13. 3.Se tens que instruir: Provérbios 29:15. O cristão deve viver pela fé, escolhendo fazer as coisas que Deus nos disse para fazermos; e deixando em suas mãos as consequências de atuar de acordo com sua vontade.

3 «Os que abandonam a lei elogiam os ímpios, mas os que obedecem à lei lutam contra eles» (Provérbios 28:4) «Quem obedece à lei é filho sábio, mas o companheiro dos glutões envergonha o pai» (Provérbios 28:7) «Se alguém se recusa a ouvir a lei, até suas orações serão detestáveis.» (Provérbios 28:9)

4 «Os homens maus não entendem a justiça, mas os que buscam ao Senhor a entendem plenamente» (Provérbios 28:5) Provérbios 28:4 Os que deixam a leiLouvam aos ímpiosMas os que a guardamContenderão com eles Provérbios 28:5 Os homens mausNão entendem o juízoMas os que buscam ao SenhorEntendem todas as coisas Os pontos 1 e 2 deste paralelismo, nos mostram que a pessoa que não segue a lei é incapaz de distinguir o bem do mal. Por ele, louva a quem não deve louvar e é incapaz de entender a justiça. No ponto 3 podemos ver a lei como nosso «aio» que nos leva a buscar a Deus (Gálatas 3:24). Como resultado (ponto 4), Deus nos dará discernimento para poder fazer frente ao ímpio, e entender «todas as coisas».

5 «Quem aumenta sua riqueza com juros exorbitantes ajunta para algum outro, que será bondoso com os pobres.» (Provérbios 28:8) Sendo que nosso Pai é o dono de todas as riquezas deste mundo, viver pela fé implica seguir os conselhos que Ele nos deu para adquirir riquezas, e utiliza-las sabiamente.

6 «Melhor é o pobre íntegro em sua conduta do que o rico perverso em seus caminhos.» (Prov. 28:6) Quando é pobre, é mais fácil ou mais difícil viver por fé? A pobreza nunca justifica de nenhuma forma o pecado. O pobre tem os mesmos deveres que o rico (Provérbios 28:3) A qualidade moral da pessoa não se mede por suas posses. Os pobres que são justos são melhores que os ricos ímpios (Provérbios 28:6) Deus dá a vida e cuida tanto do rico como do pobre. Ambos devem respeitar-se e amar-se. Os pobres e os ricos são iguais (Provérbios 29:13)

7 «Alguns dos que professam crer na verdade têm pouco discernimento e não podem apreciar a dignidade moral… Eles têm dinheiro e propriedades e isso é suficiente para lhes dar influência sobre alguns, mas não os ergue nem um jota no favor de Deus. O dinheiro tem poder e exerce poderosa influência. Excelência de caráter e valor moral são freqüentemente passados por alto, se possuídos por um homem pobre. Que interesse tem Deus pelo dinheiro e pela propriedade? O gado sobre milhares de montanhas é Seu. Salmos 50:10. O mundo e tudo que nele há são Seus. Os moradores da Terra são para Ele como gafanhotos. Homens e propriedades são semelhantes “ao pó miúdo das balanças”. Deus não faz acepção de pessoas.» E.G.W. (Testemunhos para a igreja, v. 1, pg. 468)

8 Quando uma árvore começa a torcer-se, deve ser endireitada. Esta árvore é «castigada» atando-lhe a uma vara. Esta ação corretora não se faz com intenção de causar dano à árvore, mas para beneficiá-la. Permitir que uma criança cresça sem dizer- lhe nunca «Não» é arruinar sua vida e convertê-lo em uma vergonha para ele e para os que o rodeiam. O mesmo ocorre com as pessoas. Os falhos de carácter devem ser repreendidos ou castigados, para que a pessoa seja capaz de retificar sua conduta.

9 E.G.W. (Conselhos para professores, pais e estudantes, pg. 111)

10 «Oh, se os Elis de hoje, que se encontram por toda a parte buscando desculpas para os desvios dos filhos, assumissem prontamente a autoridade que lhes foi dada por Deus para os restringir e corrigir! Que os pais e tutores que passam por alto e desculpam o pecado dos que estão sob seus cuidados se lembrem de que assim se tornam cúmplices desses males. Se em vez de ilimitada transigência, fosse a vara do castigo usada com mais freqüência, não com ira mas com amor e oração, veríamos famílias mais felizes e a sociedade em melhor estado.» E.G.W. (Orientação da criança, pg. 175)


Carregar ppt "Lição 11 14 de março de 2015. 1.VIVER PELA FÉ: 1.Guardar a Lei. Provérbios 28:4, 7, 9. 2.Entender todas as coisas. Provérbios 28:5. 2.CASOS PRÁTICOS:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google