A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tradução Profa. Aline Baroni. Tradução – Síntese protéica. É a segunda etapa do processo de expressão gênica. O RNAm sintetizado após o processo de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tradução Profa. Aline Baroni. Tradução – Síntese protéica. É a segunda etapa do processo de expressão gênica. O RNAm sintetizado após o processo de."— Transcrição da apresentação:

1 Tradução Profa. Aline Baroni

2

3 Tradução – Síntese protéica. É a segunda etapa do processo de expressão gênica. O RNAm sintetizado após o processo de transcrição no núcleo, sai do seu interior e vai para o citoplasma. O RNAm é usado como molde para fazer a proteína. Esta proteína sintetizada é que irá dar a função desta célula ou expressão alguma característica.

4 Moléculas chaves envolvidas na tradução: 1.RNAm; 2.Ribossomo – subunidade maior e menor; 3.RNA t; 4.Fator de liberação;

5 Estágios da tradução: Iniciação – códon de iniciação; Elongação; Terminação – códon de terminação;

6 Termos básicos da síntese protéica: - Peptídeos – são biomoléculas formadas pela ligação de dois ou mais aminoácidos atrávés de ligações peptídicas. São divididos em:biomoléculasligação aminoácidos 2 aminoácidos: DipeptídeoDipeptídeo 3 aminoácidos: TripeptídeoTripeptídeo 4 a 10 aminoácidos: OligopeptídeoOligopeptídeo 10 a 100 aminoácidos: PolipeptídeoPolipeptídeo mais de 100 aminoácidos: ProteínaProteína -Proteínas – são moléculas de aminoácidos ligadas umas as outras por ligações peptídicas. -Aminoácidos – molécula simples formada por carbono, hidrogênio, oxigênio e hidrogênio.

7 Tipos de RNA RNA mensageiro – processo de transcrição. RNA transportador – processo de tradução.

8 Códon É o trio de base nitrogenadas do RNAm, entrará um aa na proteína. Codificam aas específicos. A tradução ocorre nos ribossomos, que se dividem em 1 subunidade menor e outra maior e o ribossomo só é montado quando se liga ao RNAm. AUGUGCGCAAUCUAG RNAm Códon de iniciação Local de iniciação Códon de parada

9 Passos da tradução: 1º) A tradução ocorre quando a subunidade menor do ribossomo ataca e se move ao local de iniciação do códon AUG, o primeiro RNA t se liga ao RNA m trazendo o anticódon UAC; 2º) Atracada a extremidade oposta do RNA t, está o aminoácido correspondente ao códon AUG = metionina. A subunidade maior se liga a subunidade menor do ribossoma. 3º) O segundo RNAt se liga ao códon do RNAm trazendo o respectivo anticódon. A metionina é transferida ao segundo RNAt e o primeiro RNA t sai. 4º) O ribossomo se move ao longo do RNA m e o próximo RNA t faz o mesmo processo, se liga ao códon trazendo o anticódon correspondente traduzindo o aminoácido (processo de elongação). 5º) Este processo continua até o códon de parada. O fator de liberação entra em ação e o tradução termina liberando a proteína.

10

11 Lembrem-se: A cada 3 bases nitrogenadas do RNAm é acrescentado 1 aminoácido na proteína. Cada proteína tem uma sequência específica de aminoácido (ex: a proteína hemoglobina e a proteína dos anticorpos possuem sequências de aas diferentes e consequentemente funções também diferentes).


Carregar ppt "Tradução Profa. Aline Baroni. Tradução – Síntese protéica. É a segunda etapa do processo de expressão gênica. O RNAm sintetizado após o processo de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google