A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PARADIGMA FUNCIONAL. 2º TAE 2_TAE_lingaugens_de_programação.pdf.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PARADIGMA FUNCIONAL. 2º TAE 2_TAE_lingaugens_de_programação.pdf."— Transcrição da apresentação:

1 PARADIGMA FUNCIONAL

2 2º TAE 2_TAE_lingaugens_de_programação.pdf

3  Surgiu na década de 1960 devido a necessidade de desenvolvidos da área de inteligência artificial e seus subcampos.  Primeira linguagem de programação foi o LISP.  Paradigma funcional é baseado em funções matemáticas mapeando entradas e saídas.  Um programa é um conjunto de funções.  Exemplos de linguagem funcionais: Shceme COMMON LISP, ML, Haskel, Scala, Erlang.  Uma características do paradigma funcional é que a execução de um programa ;e a avaliação de expressões matemáticas que retornam e consomem valores.

4  Não existe manipulação de valores em memória, uma função apenas define um valor, uma função não faz operações sequenciais em memoria.  Dessa forma o paradigma funcional apenas avalia expressões matemáticas e não controla estados, os dados são imutáveis.  No paradigma imperativo ocorre a mudança de estados (variáveis em memória)  Na programação funcional não há alocação explicita de memoria em nem declaração explicita de variáveis.  No modelo “puro” não conceito de variável.  Forma funcional é o conceito de funções que não mantes estados e que recebem como parâmetro outras funções ou valores e retornam funções ou valores.

5  Atualmente muitas linguagem de programação implementam o paradigma funcional junto com outros paradigmas, como o orientado a objetos ou estruturado.  Linguagens de programação imperativas(OO, estruturas) tem sua implementação baseados na maquina de Turing.  Linguagem de programação funcional tem sua implementação baseada no calculo lambda.

6  Definição de função  São escritas com um nome, seguido de uma listas de parâmetros e uma expressão de mapeamento. cubo(x) = x * x * x – onde x é um número real.  Função lambda  É a base para o paradigma funcional, é uma forma utilizada para definir funções onde tem-se os parâmetros e o mapeamento. As funções lambda não tem nome. λ (x) x *x * x

7 PRÁTICA SHCEME

8  Acesse o endereço para utilizar o interpretador do Scheme.  Um programa em Scheme é uma coleção de funções

9 EXPRESSÕES MATEMÁTICA

10 EXPRESSÃO LAMBDA

11 VARIÁVEIS DE EXPRESSÃO  Também conhecidas como variáveis vinculadas.  Essas variáveis nunca mudam o seu valor após ter sido vinculado um valor a elas. define (símbolo expressão)

12 VARIÁVEIS DE EXPRESSÃO

13

14

15

16 EXPRESSÕES E CONTROLE DE FLUXO (if(predicado expressão_entao expressão_senao))

17 EXPRESSÕES E CONTROLE DE FLUXO

18

19 PYTHON

20  O Python implementa características do paradigma funcional.  Esse características não são puras, porem permite a escrita de um código mais simples e eficiente.  Linguagens de programação como PHP, Ruby Java na versão 8 C# também permitem a implementação de alguns conceitos do paradigma funcional.

21 EXPRESSÃO LAMBDA lambda variável : expressão

22 EXPRESSÃO LAMBDA

23

24

25 MAP  Recebe como parâmetro uma lista de um função e aplica a função a cada elemento da lista.

26 MAP

27

28

29 FILTER  Recebe como parâmetro uma lista e uma função e aplica a função de forma a realizar um filtro na lista de acordo com a função.

30 FILTER

31 EXERCÍCIOS aula-09-exercícios.pdf


Carregar ppt "PARADIGMA FUNCIONAL. 2º TAE 2_TAE_lingaugens_de_programação.pdf."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google