A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Paradigma funcional.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Paradigma funcional."— Transcrição da apresentação:

1 Paradigma funcional

2 2º tae 2_TAE_lingaugens_de_programação.pdf

3 Surgiu na década de 1960 devido a necessidade de desenvolvidos da área de inteligência artificial e seus subcampos. Primeira linguagem de programação foi o LISP. Paradigma funcional é baseado em funções matemáticas mapeando entradas e saídas. Um programa é um conjunto de funções. Exemplos de linguagem funcionais: Shceme COMMON LISP, ML, Haskel, Scala, Erlang. Uma características do paradigma funcional é que a execução de um programa ;e a avaliação de expressões matemáticas que retornam e consomem valores.

4 Não existe manipulação de valores em memória, uma função apenas define um valor, uma função não faz operações sequenciais em memoria. Dessa forma o paradigma funcional apenas avalia expressões matemáticas e não controla estados, os dados são imutáveis. No paradigma imperativo ocorre a mudança de estados (variáveis em memória) Na programação funcional não há alocação explicita de memoria em nem declaração explicita de variáveis. No modelo “puro” não conceito de variável. Forma funcional é o conceito de funções que não mantes estados e que recebem como parâmetro outras funções ou valores e retornam funções ou valores.

5 Atualmente muitas linguagem de programação implementam o paradigma funcional junto com outros paradigmas, como o orientado a objetos ou estruturado. Linguagens de programação imperativas(OO, estruturas) tem sua implementação baseados na maquina de Turing. Linguagem de programação funcional tem sua implementação baseada no calculo lambda.

6 cubo(x) = x * x * x – onde x é um número real.
Definição de função São escritas com um nome, seguido de uma listas de parâmetros e uma expressão de mapeamento. cubo(x) = x * x * x – onde x é um número real. Função lambda É a base para o paradigma funcional, é uma forma utilizada para definir funções onde tem-se os parâmetros e o mapeamento. As funções lambda não tem nome. λ (x) x *x * x

7 Prática shceme

8 Acesse o endereço http://repl
Acesse o endereço para utilizar o interpretador do Scheme. Um programa em Scheme é uma coleção de funções

9 Expressões matemática

10 Expressão lambda

11 Variáveis de expressão
Também conhecidas como variáveis vinculadas. Essas variáveis nunca mudam o seu valor após ter sido vinculado um valor a elas. define (símbolo expressão)

12 Variáveis de expressão

13 Variáveis de expressão

14 Variáveis de expressão

15 Variáveis de expressão

16 Expressões e controle de fluxo
(if(predicado expressão_entao expressão_senao))

17 Expressões e controle de fluxo

18 Expressões e controle de fluxo

19 python

20 O Python implementa características do paradigma funcional.
Esse características não são puras, porem permite a escrita de um código mais simples e eficiente. Linguagens de programação como PHP, Ruby Java na versão 8 C# também permitem a implementação de alguns conceitos do paradigma funcional.

21 lambda variável : expressão
Expressão lambda lambda variável : expressão

22 Expressão lambda

23 Expressão lambda

24 Expressão lambda

25 MAP Recebe como parâmetro uma lista de um função e aplica a função a cada elemento da lista.

26 MAP

27 MAP

28 MAP

29 filter Recebe como parâmetro uma lista e uma função e aplica a função de forma a realizar um filtro na lista de acordo com a função.

30 filter

31 Exercícios aula-09-exercícios.pdf


Carregar ppt "Paradigma funcional."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google