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Introdução à Programação Apresentação da Disciplina 1º Semestre 2011 > PUCPR > Design Digital Bruno C. de Paula.

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1 Introdução à Programação Apresentação da Disciplina 1º Semestre 2011 > PUCPR > Design Digital Bruno C. de Paula

2 Resumo da disciplina Vamos aprender a desenvolver e/ou entender o processo de desenvolvimento de algoritmos e programas voltados para a criação de protótipos que permitam a interação através diferentes plataformas digitais: PC, Web, laptops, celulares, câmeras, etc.

3 3 14/1/2014 O que é um algoritmo? Seqüência de passos que visam a atingir um objetivo bem definido; Receita de bolo; Como você faria para trocar uma lâmpada queimada?

4 4 14/1/2014 Quem sou eu? Bruno Campagnolo de Paula /

5 5 14/1/2014 Por que estou aqui? Desenvolvo ininterruptamente para Web desde 1998; Aulas na PUCPR desde 2003; Trabalhei na Continuum Entertainment, empresa pioneira da área de jogos no Paraná no jogo Inferno.Continuum Entertainment

6 6 14/1/2014 Formação tradicional Engenheiro de Computação (PUCPR), Especialista em Jogos de Computador (Positivo), Mestre em Informática Aplicada (PUCPR); Desde 2006, Pesquisador do Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR) na área de Inteligência Artificial.

7 7 14/1/2014 Desenvolvimento para Web e Plataformas Sociais Inteligência Artificial Jogos e Simulações

8 8 14/1/2014 Quem são vocês?

9 Contrato Pedagógico Guarde as informações a seguir; Aqui temos as regras, temas e formato da nossa disciplina; Qualquer mudança deverá ser indicada de maneira clara na página da disciplina; 9 14/1/2014

10 10 14/1/2014

11 Tecnologia é o que MENOS importa nesta disciplina!!!!! O importante é o conceito e não a ferramenta! (mas conhecer algumas ferramentas ajuda a entender melhor o conceito...) 11 14/1/2014

12 12 14/1/2014 Lógica de Programação Programação Multimídia Tecnologias de Programação Prototipação de Jogos Animação Procedural

13 Formato da disciplina Maioria das aulas no laboratório (práticas); Disciplina anual; 4 avaliações; 2 horas aula por semana; Divisão em 2 turmas (exceto na 1ª semana); Aulas na Quarta (dois últimos horários); OU Aulas na Quinta (dois últimos horários); 13 14/1/2014

14 14 14/1/2014 Cronograma (1º Semestre) 1º Bimestre: É o mais chato! Introdução à programação; Revisão de conceitos de matemática; Desenho procedural; Programação gráfica 2D: Linhas, curvas, formas, cor, imagens, etc. 2º Bimestre: As coisas começam a esquentar; Movimento, animação ;

15 15 14/1/2014 Cronograma (2º Semestre) 3º Bimestre: Interação, jogos mouse, teclado Programação gráfica 3D; Som; Interações alternativas: Câmera, microfone. Vídeo e Captura de Vídeo: Vídeo Tracking, realidade aumentada, etc. Física; 4º Bimestre: Projeto; Temas que faltaram; Desenvolvimento para celular.

16 16 14/1/2014

17 17 14/1/2014 Avaliação Proposta (pode mudar!) TrabalhosPesosBimestre Exercícios práticos propostos em Laboratório50%1 Prova Conceitual 150%1 Exercícios práticos propostos em Laboratório60%2 Prova Conceitual 240%2

18 18 14/1/2014 Avaliação Proposta (pode mudar!) TrabalhosPesosBimestre Exercícios práticos propostos em Laboratório e Projeto70%3 Prova Conceitual 330% 3 Exercícios práticos propostos em Laboratório e Projeto80%4 Prova Conceitual 420%4

19 19 14/1/2014 Principais Ferramentas que utilizaremos Processing: Linguagem de programação e ambiente aberto destinado à programação de imagens, animação e interações. Usado para prototipação rápida de ideias. Mobile Processing e Android Processing: Versão do Processing para dispositivos móveis (celular).

20 Ferramentas complementares usadas em algumas aulas Construct: Criador de jogos para Windows, voltado para jogos 2D; Precisa conhecer muito pouco de programação para ter um bom resultado; Exemplos de jogo desenvolvido com o Construct: Talbots Odyssey; Talbots Odyssey Equipe sem programadores! 20 14/1/2014

21 Ferramentas complementares usadas em algumas aulas Scratch: Ferramenta de programação voltada para jovens; Interface simples e baseada em arrastar e soltar; 21 14/1/2014

22 Ferramentas complementares usadas em algumas aulas Unity Flash /1/2014

23 O Processing!

24 24 14/1/2014 Bibliografia Página da disciplina; Web Sites: sing/reference/ptBR/index.html sing/reference/ptBR/index.html Livros;

25 Página da disciplina (a partir de sexta!) Sempre atualizada; Também uso o Eureka para entregas /1/2014

26 26 14/1/2014 Bibliografia Lógica de Programação: A construção de algoritmos e estruturas de dados André Luz Villar Forbellone e Henri Frederico Eberpächer Biblioteca.

27 27 14/1/2014 Bibliografia Processing: A Programming Handbook for Visual Designers and Artists Casey Reas and Ben Fry Partes do livro: img/learning/Processing- Sample pdf img/learning/Processing- Sample pdf

28 28 14/1/2014 Bibliografia Processing: Creative Coding and Computational Art (Foundation) Ira Greenberg Site do livro: com/book.html?isbn= X com/book.html?isbn= X


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