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1 Ana Maria Amato Camila Coury Ribeiro Eliza Santos Abreu Fernanda Schuchter Gatti Júlia Larissa Barros Lessa Pedro Cançado Ricardo Portfolio Management.

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1 1 Ana Maria Amato Camila Coury Ribeiro Eliza Santos Abreu Fernanda Schuchter Gatti Júlia Larissa Barros Lessa Pedro Cançado Ricardo Portfolio Management in New Product Development: Lessons from the Leaders I Portfolio Management in New Product Development: Lessons from the Leaders II Trabalho da disciplina de SDP – 2010/2 Prof: Lin Chih Cheng

2 2 Introdução Portfolio Management in New Product Development: Lessons From The Leaders I Portfolio Management in New Product Development: Lessons From The Leaders II Outras Considerações

3 3 Introdução Sobre os autores Fonte: http://www.stage-gate.com/aboutus_ourfounders.php Dr. Robert G. Cooper: Professor de marketing na De Groote School of Bussines, McMaster University. Fundador do StageGate Product Development Process. Possui mais de 90 publicações de artigos e 7 livros acadêmicos. Entre eles o best-seller Winning at New Products, 3ª Edição. É um dos mais mais influentes pensadores sobre a inovação em empresas no mundo de hoje.

4 4 Introdução Sobre os autores Fonte: http://www.stage-gate.com/aboutus_ourfounders.php Scott J Edgett : Professor de marketing na De Groote School of Bussines, McMaster University. Diretor do Product Development Institute. Publicou mais de 60 artigos. Conduziu seminários e projetos de consultorias na Europa e América do Norte. É pioneiro em gerenciamento de portfólio para inovação de produtos. É diretor executivo e co-fundador junto ao dr. Cooper do Product Development Institute e também da Stage-Gate International.

5 5 Introdução Sobre os autores Fonte: http://www.degroote.mcmaster.ca/faculty/profiles/KElko.html Elko J. Kleinschmidt Professor de marketing na De Groote School of Bussines, McMaster University. Especialista no processo de desenvolvimento de novos produtos, no gerenciamento de portfólio de novos produtos e os fatores de sucesso dos programas de desenvolvimento de novos produtos. Possui mais de 50 publicações. A mais recente é o livro Portfolio Management for New Products ( com R.G. Cooper e S.J. Edjet)

6 6 Introdução Sobre os autores Gestão de Portfólio Sobre os autores Gestão de Portfólio das empresas Marketing

7 7 Introdução Sobre os autores Gestão de Portfólio Sobre os autores Fonte: http://www.investopedia.com/terms/p/portfoliomanagement.asp Objetivo do artigo é responder a pergunta: Como uma empresa deve investir seu recursos para a produção de novos produtos em relação às várias oportunidades que possuem para alcançar os objetivos da empresa em relação aos seus novos produtos? Gerenciamento do Porfólio Projeto D Projeto C Projeto A Projeto B

8 8 Introdução Sobre os autores Gestão de Portfólio Sobre os autores What Does Portfolio Management Mean? The art and science of making decisions about investment mix and policy, matching investments to objectives, asset allocation for individuals and institutions, and balancing risk against. performance. Portfolio management is all about strengths, weaknesses, opportunities and threats in the choice of debt vs. equity, domestic vs. international, growth vs. safety, and many other tradeoffs encountered in the attempt to maximize return at a given appetite for risk. Fonte: http://www.investopedia.com/terms/p/portfoliomanagement.asp

9 9 Introdução Sobre os autores Metodologia de Pesquisa Sobre os autores Fonte: http://www.marco.eng.br/metodologia/aulas/aula-03-metodospesquisa.pdf Natureza da pesquisa: Básica ou Aplicada? Abordagem: Quantitativa ou Qualitativa? Objetivos: Exploratória, descritiva ou explanatória? Métodos: Pesquisa experimental, Survey, Estudo de caso, Pesquisa Ação ou Pesquisa Bibliográfica? O artigo reporta os resultados de uma investigação exploratória de práticas de gestão de portfólio

10 10 Introdução Sobre os autores Metodologia de Pesquisa Sobre os autores Como o estudo foi feito: Foram realizadas entrevistas em 35 empresas líderes em várias segmentos. Destas, 5 foram alvo de uma pesquisa mais aprofundada e detalhada. As empresas foram escolhidas de acordo com a experiência, competência e capacidade de fornecer informações relativas ao estudo. Durante as entrevistas foram investigados os detalhes das abordagens do desenvolvimento de produtos e problemas enfrentadas pelas empresas. São elas: Chemical Company (Hoechst) Industrial material supplier (English China Clay) High-technology materials producer Royal Bank of Canada Consummer goods company (Reckitt & Colman, U.K)

11 11 Introdução Sobre os autores Gestão de Portfólio Metodologia de Pesquisa Embasamento teórico Fonte: http://www.marco.eng.br/metodologia/aulas/aula-03-metodospesquisa.pdf

12 12 Introdução Portfolio Management in New Product Development: Lessons From The Leaders I Portfolio Management in New Product Development: Lessons From The Leaders II Outras Considerações

13 13 PM in NPD – Lessons from the Leaders I Foco do artigo Problemas enfrentados pelas empresas Metas do G. de portfólio Maximizando o valor do portfólio Balanceando o Portfólio Gestão de Portfólio Maximização do Valor do Portfólio Balanceamento do Portfólio Alinhamento Estratégico

14 14 PM in NPD – Lessons from the Leaders I Foco do artigo Problemas enfrentados pelas empresas Metas do G. de portfólio Maximizando o valor do portfólio Balanceando o Portfólio Gestão de Portfólio Maximização do Valor do Portfólio Balanceamento do Portfólio Alinhamento Estratégico

15 15 PM in NPD – Lessons from the Leaders I Foco do artigo Problemas enfrentados pelas empresas Metas do G. de portfólio Maximizando o valor do portfólio Balanceando o Portfólio 1. Não Reflete a Estratégia da Empresa

16 16 PM in NPD – Lessons from the Leaders I Foco do artigo Problemas enfrentados pelas empresas Metas do G. de portfólio Maximizando o valor do portfólio Balanceando o Portfólio 1.Não Reflete a Estratégia da Empresa 2.Qualidade Pobre Impróprio para comercialização Fraco Baixa Fatia do Mercado

17 17 PM in NPD – Lessons from the Leaders I Foco do artigo Problemas enfrentados pelas empresas Metas do G. de portfólio Maximizando o valor do portfólio Balanceando o Portfólio 1.Não Reflete a Estratégia da Empresa 2.Qualidade Pobre 3.Túnel, Não funil. X

18 18 PM in NPD – Lessons from the Leaders I Foco do artigo Problemas enfrentados pelas empresas Metas do G. de portfólio Maximizando o valor do portfólio Balanceando o Portfólio 1.Não Reflete a Estratégia da Empresa 2.Qualidade Pobre 3.Túnel, Não funil. 4.Go/ Kill Decisions

19 19 PM in NPD – Lessons from the Leaders I Foco do artigo Problemas enfrentados pelas empresas Metas do G. de portfólio Maximizando o valor do portfólio Balanceando o Portfólio 1.Não Reflete a Estratégia da Empresa 2.Qualidade Pobre 3.Túnel, Não funil. 4.Go/ Kill Decisions 5.Recursos Escassos

20 20 PM in NPD – Lessons from the Leaders I Foco do artigo Problemas enfrentados pelas empresas Metas do G. de portfólio Maximizando o valor do portfólio Balanceando o Portfólio 1.Não Reflete a Estratégia da Empresa 2.Qualidade Pobre 3.Túnel, Não funil. 4.Go/ Kill Decisions 5.Recursos Escassos 6.Trivialiazação do desenvolvimento de produtos.

21 21 PM in NPD – Lessons from the Leaders I Foco do artigo Problemas enfrentados pelas empresas Metas do G. de portfólio Maximizando o valor do portfólio Balanceando o Portfólio

22 22 PM in NPD – Lessons from the Leaders I Foco do artigo Problemas enfrentados pelas empresas Metas do G. de portfólio Maximizando o valor do portfólio Balanceando o Portfólio

23 23 PM in NPD – Lessons from the Leaders I Foco do artigo Problemas enfrentados pelas empresas Metas do G. de portfólio Maximizando o valor do portfólio Balanceando o Portfólio

24 24 PM in NPD – Lessons from the Leaders I Maximizando o valor do portfólio E.C.V.P.I.D.R.O.L.S.M.

25 25 PM in NPD – Lessons from the Leaders I Maximizando o valor do portfólio E.C.V.P.I.D.R.O.L.S.M.

26 26 PM in NPD – Lessons from the Leaders I Maximizando o valor do portfólio E.C.V.P.I.D.R.O.L.S.M.

27 27 PM in NPD – Lessons from the Leaders I Maximizando o valor do portfólio E.C.V.P.I.D.R.O.L.S.M.

28 28 PM in NPD – Lessons from the Leaders I Foco do artigo Problemas enfrentados pelas empresas Metas do G. de portfólio Maximizando o valor do portfólio Balanceando o Portfólio Grande Fraqueza:

29 29 PM in NPD – Lessons from the Leaders I Foco do artigo Problemas enfrentados pelas empresas Metas do G. de portfólio Maximizando o valor do portfólio Balanceando o Portfólio

30 30 PM in NPD – Lessons from the Leaders I Foco do artigo Problemas enfrentados pelas empresas Metas do G. de portfólio Maximizando o valor do portfólio Balanceando o Portfólio

31 31 PM in NPD – Lessons from the Leaders I Balanceando o Portfólio E.C.V.P.I.D.R.O.L.S.M.

32 32 PM in NPD – Lessons from the Leaders I Continuação

33 33 Introdução Portfolio Management in New Product Development: Lessons From The Leaders I Portfolio Management in New Product Development: Lessons From The Leaders II Outras Considerações

34 34 PM in NPD – Lessons from the Leaders II Alinhamento Estratégico Estratégica de cima pra baixo Onde Estamos Observações e Questões O processo de gerenciamento de portfólio

35 35 PM in NPD – Lessons from the Leaders II Alinhamento Estratégico Estratégica de cima pra baixo Onde Estamos Observações e Questões O processo de gerenciamento de portfólio

36 36 PM in NPD – Lessons from the Leaders II Alinhamento Estratégico Estratégica de cima pra baixo Onde Estamos Observações e Questões O processo de gerenciamento de portfólio Portfólio de projetos reflete a estratégia de negócio da empresa

37 37 PM in NPD – Lessons from the Leaders II Alinhamento Estratégico Estratégica de cima pra baixo Onde Estamos Observações e Questões O processo de gerenciamento de portfólio Alinhamento Estratégico Onde Estamos Observações e Questões O processo de gerenciamento de portfólio Alinhamento Estratégico Onde Estamos Observações e Questões Modelo dos Pacotes Estratégicos (Strategic Bucket Model) Definir o portfólio significa definir alvos para os gastos

38 38 PM in NPD – Lessons from the Leaders II Estratégica de cima pra baixo Modelo de Pacotes Estratégicos Modelo de Checagem 1) Definir a visão e a estratégia do negócio e fazer escolhas em cada uma das dimensões dessa estratégia Dimensões Linhas de Produtos Metas Estratégicas Geografia Tipos de Projetos Matriz de Familiaridade

39 39 PM in NPD – Lessons from the Leaders II Estratégica de cima pra baixo Modelo de Pacotes Estratégicos Modelo de Checagem 2) Criação de envelopes de dinheiro ou pacotes $

40 40 PM in NPD – Lessons from the Leaders II Estratégica de cima pra baixo Modelo de Pacotes Estratégicos Modelo de Checagem 3) Ordenação dos projetos dentro de cada pacote modelos de pontuação ou de critérios financeiros

41 41 PM in NPD – Lessons from the Leaders II Estratégica de cima pra baixo Modelo de Pacotes Estratégicos Modelo de Checagem Pontos Positivos Conecta firmemente os gastos com a estratégia de negócio Reconhece que todos os projetos de desenvolvimento que competem pelos mesmos recursos devem ser considerados na abordagem do portfólio Ponto Negativo Sobrecarga da alta gerência, que deve se envolver muito

42 42 PM in NPD – Lessons from the Leaders II Estratégica de cima pra baixo Modelo de Pacotes Estratégicos Modelo de Checagem Modelo “after the fact” 1) Projetos de novos produtos são ordenados através de um modelo de pontuação 2) Corte no ranking de projetos – onde o custo total se iguala ao orçamento

43 43 PM in NPD – Lessons from the Leaders II Estratégica de cima pra baixo Modelo de Pacotes Estratégicos Modelo de Checagem 3) Os projetos acima da linha de corte são os “First-Cut Go” e formam uma lista que é dividida em grupos de produtos. Os custos para cada grupo são determinados 4) Compara-se os preços de cada grupo com sua estratégia e procura-se gaps entre o que a empresa desejava gastar e o que ela vai gastar com aquele grupo

44 44 PM in NPD – Lessons from the Leaders II Estratégica de cima pra baixo Modelo de Pacotes Estratégicos Modelo de Checagem Várias rodadas de decisões são necessárias antes da lista final de projetos ser aprovada Menos dependência da gerência Facilidade de implementação

45 45 PM in NPD – Lessons from the Leaders II Alinhamento Estratégico Estratégica de cima pra baixo Onde Estamos Observações e Questões O processo de gerenciamento de portfólio

46 46 PM in NPD – Lessons from the Leaders II Onde Estamos Gerenciamento de Portfólio é uma questão vital. Não existe solução mágica Não existe uma solução favorita Algumas empresas estão próximas de descobrir o que realmente funciona para elas. Ainda existem muitas barreiras a serem transpostas no gerenciamento de portfólio

47 47 PM in NPD – Lessons from the Leaders II Onde Estamos Gerenciamento de Portfólio é uma questão vital. Não existe solução mágica Não existe uma solução favorita Gerenciamento de portfólio é uma questão vital, e as empresas gastam muito com isso. Três razões: a)O sucesso de um novo produto é fundamental para o sucesso da empresa – necessidade de escolher hoje o produto que vai ser o campeão no futuro b) Manifestação da estratégia da empresa: se as iniciativas de novos produtos estão erradas, a empresa falha na implementação de sua estratégia c) Alocação de Recursos: atualmente os recursos são muito escassos para serem empregados em projetos errados

48 48 PM in NPD – Lessons from the Leaders II Onde Estamos Gerenciamento de Portfólio é uma questão vital. Não existe solução mágica Não existe uma solução favorita Não existe solução Mágica: Não existe nada pronto, nem uma única resposta correta no gerenciamento de portfólio As empresas estudadas continuam em busca das soluções e melhores práticas que adéqüem a suas abordagens.

49 49 PM in NPD – Lessons from the Leaders II Onde Estamos Gerenciamento de Portfólio é uma questão vital. Não existe solução mágica Não existe uma solução favorita Não existe uma solução favorita: O problema está longe de ser resolvido Os modelos observados ainda não foram realmente testados As novas abordagens estão sendo implementadas Anos de estudos ainda serão necessários

50 50 PM in NPD – Lessons from the Leaders II Alinhamento Estratégico Estratégica de cima pra baixo Onde Estamos Observações e Questões O processo de gerenciamento de portfólio

51 51 PM in NPD – Lessons from the Leaders II Alinhamento Estratégico Estratégica de cima pra baixo Onde Estamos Observações e Questões O processo de gerenciamento de portfólio

52 52 PM in NPD – Lessons from the Leaders II Alinhamento Estratégico Estratégica de cima pra baixo Onde Estamos Observações e Questões O processo de gerenciamento de portfólio

53 53 PM in NPD – Lessons from the Leaders II Alinhamento Estratégico Estratégica de cima pra baixo Onde Estamos Observações e Questões O processo de gerenciamento de portfólio

54 54 PM in NPD – Lessons from the Leaders II Alinhamento Estratégico Estratégica de cima pra baixo Onde Estamos Observações e Questões O processo de gerenciamento de portfólio

55 55 Introdução Portfolio Management in New Product Development: Lessons From The Leaders I Portfolio Management in New Product Development: Lessons From The Leaders II Outras Considerações

56 56 Sobre os autores


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