A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O SISTEMA IMUNITÁRIO A MELHOR DEFESA É O ATAQUE!!.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O SISTEMA IMUNITÁRIO A MELHOR DEFESA É O ATAQUE!!."— Transcrição da apresentação:

1 O SISTEMA IMUNITÁRIO A MELHOR DEFESA É O ATAQUE!!

2 A função do sistema imunitário é proteger nosso corpo contra microrganismos e corpos estranhos, que chamaremos a partir de agora de ANTÍGENOS. Existem diferentes tipos de células que compõem o sistema imunitário, as quais ficam circulando pelo sangue e outros tecidos do corpo. Essas células de defesa são denominadas, genericamente, de LEUCÓCITOS ou GLÓBULOS BRANCOS, e cada uma desempenha uma função específica na resposta imune.

3 TIPOS DE LEUCÓCITOS FUNÇÃO LOCAL ONDE SÃO PRODUZIDOS Macrófagos (ou monócitos) Devoram microrganismos, células mortas, resíduos, etc. Medula óssea Linfócitos B Produzem anticorpos (proteínas especiais que aderem à superfície do antígeno, isolando- o para ser facilmente eliminado pelos macrófagos). Medula óssea Linfócitos T Auxiliadores Comunica-se com os linfócitos B, ativando seu trabalho. Medula óssea, mas amadurecem no timo (glândula situada sobre o coração) Linfócitos T Citotóxicos Destroem células do organismo infectadas com um antígeno. Medula óssea, mas amadurecem no timo (glândula situada sobre o coração)

4 RESPOSTA IMUNE A RESPOSTA IMUNE segue, basicamente, três etapas: I – RECONHECIMENTO: Identifica o que não faz realmente parte de nosso organismo; II – COMUNICAÇÃO: As células se comunicam por meio de diferentes substâncias químicas, ativando outras células fundamentais ao sucesso da resposta imune; III – ELIMINAÇÃO: Isolar e eliminar determinado antígeno é o objetivo final das células do sistema imunitário.

5 1.Uma vez no meio interno de nosso corpo,o vírus se instala, ganhando também a corrente sanguínea, por onde se espalhará para outros locais. macrófagoscapturar os vírus, devorando-os e destruindo boa parte dos invasores. 2.A resposta de defesa do nosso corpo começa com os macrófagos, que começam a capturar os vírus, devorando-os e destruindo boa parte dos invasores. 3.Alguns fragmentos dos vírus (antígenos) são expostos nas superfícies dos macrófagos. macrófagos se ligam aos linfócitos T auxiliadores os apresenta 4.Os macrófagos se ligam aos linfócitos T auxiliadores e os apresenta os antígenos. macrófagos produzem INTERLEUCINAqueativa os linfócitos T auxiliadores 5.Os macrófagos produzem então uma substância chamada INTERLEUCINA, que ativa os linfócitos T auxiliadores, que também passa a se multiplicar e a produzir interleucina.

6 linfócitos T auxiliadores ativar outros linfócitos (b, T citotóxicos) 6. Os linfócitos T auxiliadores passam então a ativar outros linfócitos (b, T citotóxicos). linfócitos T citotóxicos reconhecer células infectadas com o vírus e destruí- las. 7. Os linfócitos T citotóxicos são responsáveis por reconhecer células infectadas com o vírus e destruí- las. Isso faz com que a multiplicação do vírus diminua, uma vez que ele depende da célula para isso. linfócitos Bproduzir anticorpos específicos 8. Os linfócitos B, por sua vez, passam a produzir anticorpos específicos e passam a se chamar PLASMÓCITOS. 9. Os anticorpos se encaixam perfeitamente sobre a superfície do vírus formando o COMPLEXO ANTÍGENO- ANTICORPO.

7 linfócitos T auxiliadores e linfócitos B formando CÉLULAS DE MEMÓRIA MEMÓRIA IMUNOLÓGICA. 10. Alguns linfócitos T auxiliadores e alguns linfócitos B se diferenciam formando CÉLULAS DE MEMÓRIA, que podem ficar circulando silenciosamente por 20 anos ou mais. Elas guardam uma espécie de fotografia do antígeno que combateram. Daí, caso entrem em contato com o mesmo antígeno novamente, elas desencadeiam a resposta imunológica mais rapidamente, destruindo o invasor. Isso se chama MEMÓRIA IMUNOLÓGICA.

8 células que atuam antes dos macrófagosNEUTRÓFILOS devoramos invasores Existem ainda células que atuam antes da chegada dos macrófagos: os NEUTRÓFILOS. Eles são a tropa de choque do sistema imunitário. Chegam ao local da infecção e devoram ferozmente os invasores, resolvendo a maior parte das infecções de curta duração. essas células morrem em pouco tempo e resulta em pus Entretanto, essas células morrem em pouco tempo devido as toxinas dos invasores. Essa batalha entre invasores e neutrófilos resulta em surgimento de pus, um líquido esbranquiçado formado de microrganismos e leucócitos mortos.

9 SINTETIZANDO... macrófagos - Os macrófagos capturam os vírus, devorando-os e destruindo boa parte dos invasores. - Os macrófagos se ligam aos linfócitos T auxiliadores (responsáveis pela ativação dos linfócitos b, que produzem anticorpos) e os apresenta os antígenos (vírus). -Os linfócitos T auxiliadores passam então a ativar outros linfócitos: b (produzem anticorpos específicos) e T citotóxicos (reconhecem e destroem células infectadas). -Alguns linfócitos T auxiliadores e alguns linfócitos b se diferenciam formando células de memória (memória imunológica). -Células que atuam antes da chegada dos macrófagos são os neutrófilos, que devoram os invasores porém morrem muito rápido e formam pus (restos de leucócitos e invasores).


Carregar ppt "O SISTEMA IMUNITÁRIO A MELHOR DEFESA É O ATAQUE!!."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google