Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
SIGMUND FREUD
2
O pai da psicanálise
3
Breve Histórico da Psicanálise
S. Freud - Austríaco, médico (neurologista-neuropsiquiatria) – 1939 - estudou o funcionamento da mente e desenvolvimento da personalidade. - descreve a personalidade – id – ego – superego - existência de uma vida mental – nível consciente - nível pré-consciente - nível inconsciente.
4
Estudos sobre Histeria e Hipnose
Freud além da alma - hipnose e histeria
5
Id - Ego - Superego
6
Id: pulsão inata, não respeita convenções sociais
Id: pulsão inata, não respeita convenções sociais. Busca satisfação incondicional do organismo: Recém-nascido Ego: O “eu” que mantém contato com o ambiente. É desenvolvido de acordo com as regras sociais, sofre pressão do meio e executa ações para manter o equilíbrio do organismo e o convívio com as pessoas. Superego: Internalização das regras sociais e da cultura.
8
Inconsciente Conflito entre o id e o superego em nível inconsciente.
Paradigma da psicanálise: somos seres possuidores de um universo de desejos e necessidades que não conhecemos. Tudo o que pensamos e queremos é apenas uma parte do que somos. O restante é reprimido pelo superego, oculta no inconsciente.
9
Freud mostra que o homem não é dono da verdade que julga conhecer sobre suas motivações, gostos, amores e ódios. O que você acha disso?
18
A origem das neuroses As pulsões continuam a pressionar o superego para chegar ao nível consciente: sonhos, atos falhos e sublimação. Neurose: resultado de desejos reprimidos que chegam à consciência como sintomas. Ex: angústia, ansiedade, pensamentos e atitudes recorrentes, causando sofrimento.
19
Fases da evolução da libido
Fase oral – 0 aos 2 anos Fase anal – 2 aos 3 anos Fase fálica – 4 aos 6 anos: complexo de Édipo Fase de latência – idade escolar Fase genital – adolescência e vida adulta
20
Psicanálise e educação
Para a psicanálise, as questões pedagógicas – metodologia, planejamento, conteúdo das matérias – são menos importantes do que a relação professor-aluno. Os fenômenos da sala de aula são mais humanos do que técnicos. O conhecimento será sempre guiado pelo desejo
21
Vivência humanizadora, compreensão do outro, busca de boas relações com o indivíduo e consigo mesmo. Busca os motivos ocultos que direcionaram seu relacionamento com os alunos e sua escolha profissional. Formação da personalidade - diálogo
22
Para a psicanálise os fenômenos da sala de aula são mais humanos do que técnicos, esse paradigma abre um caminho diferente e frutífero para os professores, o caminho da vivência humanizadora, da compreensão do outro, da busca de boas relações indivíduo consigo mesmo e com os que o cercam. Menos ênfase no método, mais preocupação com a pessoa.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.