A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Carlos Roberto das Virgens

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Carlos Roberto das Virgens"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Carlos Roberto das Virgens
Vírus Informática Aplicada Prof. Carlos Roberto das Virgens

2 Vírus Em informática, um vírus de computador é um programa malicioso desenvolvido por programadores (Cracker). Infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e tenta utilizando diversos meios

3 Cavalos de Troia (Trojans)
Os trojans (cavalos de Troia) são programas de software malicioso e de acesso remoto que permitem que criminosos controlem o seu computador através da sua ligação à Internet. Estes programas apresentam-se como programas benéficos mas contém código malicioso ou destrutivo que adquire permissões sem o seu conhecimento.

4 Cavalos de Tróia – consequências do ataque
Ver, alterar, copiar e apagar os seus ficheiros. Isto pode acontecer de uma só vez ou sempre que liga o computador; • Monitorizar e registrar as suas atividades e enviar essa informação para outro computador. Este processo, ajuda os criminosos a descobrir os códigos de utilizador e passwords que introduziu no seu computador; • Utilizar o seu computador para atacar outros computadores normalmente com o objetivo de sobrecarregar servidores com mensagens,espalhar vírus ou spyware; • Alterar as funções do computador; • Criar janelas pop-up com o objetivo de o aborrecer ou para se a ligar a sites maliciosos; • Executar ou encerrar um programa, processo ou ligação no seu computador; • Captar vídeo e áudio de dispositivos que tenha ligado ao seu computador.

5 Time Bomb Os vírus do tipo bomba-relógio são programados para se ativarem em determinados momentos previamente definido. Alguns vírus tornaram-se famosos como o Sexta-feira 13, Eros e o 1 de Abril.

6 Worm (Minhocas ou vermes)
Enquanto um vírus infeta um programa e necessita deste programa hospedeiro para se propagar, já o Worm é um programa completo e não precisa de outro programa para se propagar. grande perigo dos worms é a capacidade de se replicar em grande escala, enviando cópias de si próprio, o que provoca congestionamento nas redes das empresas e em toda a Internet e infiltrarem-se no sistema e permitir que terceiros assumam o controlo do computador à distância.

7 Vírus de Boot Vírus de boot foram os primeiros a surgirem.
Alojavam-se no primeiro setor do disco, surgiram nas disquetes flexíveis de 5 ¼. Os vírus transferiam-se e auto executavam-se. A contaminação dava-se quando o utilizador iniciava o computador pela disquete (pdrive) contaminada. Hijackers são programas ou scripts que "sequestram" navegadores de Internet, principalmente o Internet Explorer. Quando isso ocorre, o hijacker altera a página inicial do browser e impede o usuário de mudá-la, exibe propagandas em pop-ups ou janelas novas, instala barras de ferramentas no navegador e podem impedir acesso a determinados sites (como sites de software antivírus, por exemplo).

8 Keylogger O Keylogger é uma das mais eficientes pragas virtuais. Os mesmos são utilizados pelos cracker's para roubar senhas da internet nos sites de banking e os números dos cartões de crédito. Tipos de keyloggers utilizados pelos cracker's: O mais tradicional é o que capta as teclas digitadas no computador, e as envia via para os cracker's. Filmar os movimentos do mouse por exemplo nos teclados virtuais nos sites de bancos podendo assim saberem os códigos pessoais.

9 Vírus de Macro O Vírus de Macro surgiu pela primeira vez em 1995 através do ataque do Vírus Concept, que se esconde nas Macro, do programa de processamento de texto Microsoft Word.

10 Spyware É um programa automático de computador, que recolhe informações sobre o utilizador, hábitos na Internet transmite essa informação a uma entidade na conhecimento e consentimento. Muitos vírus transportam Spyware, que rouba certos dados confidenciais dos utilizadores.

11 Programas antivírus Os antivírus são programas de computador concebidos para prevenir, detectar vírus de computador. Existe uma grande variedade de produtos com esse intuito no mercado, a diferença entre eles está nos métodos de detectação, no preço e nas funcionalidades.


Carregar ppt "Prof. Carlos Roberto das Virgens"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google