A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 12:Segurança na rede. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 12:Segurança na rede. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta."— Transcrição da apresentação:

1 Aula 12:Segurança na rede. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade Curso de Informática – UNATI: Tecnologias de Informação e Comunicação: com enfoque aos ambientes colaborativos Horário: 14:30 às 16:30 30.Agosto. 2011

2 A Internet é cada vez, mais utilizada como meio de comunicação. Milhões de usuários de todas as idades a utilizam diariamente, e apesar de ser um meio versátil e uma fonte inesgotável de recursos, apresenta alguns perigos associados.

3 O que são: Malwares são utilizados para referenciar os softwares que possuem intenções maliciosas,ou seja, programas que podem comprometer a integridade dos dados de um computador.

4 VÍRUS -É um programa que age como um vírus biológico infectando um sistema (computador) e pode replicar-se, causando danos. - Os vírus podem causar desconfiguração dos componentes da máquina, remover arquivos, e desinstalar aplicativos...

5 Como se propagam: Abrir arquivos suspeitos anexados aos e- mails; Executar programas de procedência duvidosa, apartir da internet, disquetes, CDs, etc; Utilizar software pirata.

6 WORMS Se diferenciam dos vírus pela forma de propagação, podem se aproveitar de vulnerabilidades dos sistemas para espalharem pela rede. Se espalham, através de s, links enviados através de programas de mensagem instantâneas.

7 Como evitar Evitar clicar em links suspeitos em s de origem duvidosas Manter o sistema operacional, programas e antivírus instalados e sempre atualizados - Instalar patches sempre que forem disponibilizados.

8 Cavalo de Tróia Assim como o mitológico cavalo de Tróia parecia ser um presente, mas na verdade escondia soldados gregos em seu interior que tomaram a cidade de Tróia, os cavalo de Tróia da atualidade são programas de computador que parecem ser úteis, mas na verdade comprometem a sua segurança e causam muitos danos.

9 Um cavalo de Tróia normalmente se apresenta como um com anexos de supostas atualizações de segurança da Microsoft, mas na verdade são vírus que desativam programas antivírus e firewalls abrindo a porta para outros riscos.

10 Exemplo: 1. A vítima do MSN recebe a seguinte mensagem: Da uma olhada nesse link é um video do sapo motoqueiro, é muito legal. 2. Ao clicar no link, a vítima, além de contaminar sua máquina, envia a mesma mensagem para usuários de sua lista de contato. 3. O vídeo é apresentado com o intuito de distrair a vítima, enquanto o código malicioso é executado

11 Sapo Motoqueiro. Um novo worm brasileiro que espalhou pela rede do comunicador instantâneo MSN. Como as demais pragas do gênero, o vírus envia mensagens automatizadas, dessa vez prometendo vídeos. Quando o usuário executar, será infectado pelo worm, que então enviará mensagens para sua lista de contatos e roubará senhas de banco.

12 FRAUDES NA INTERNET

13

14

15

16

17 Como evitar a propagação de vírus Ao enviar cópias, apague no corpo do o endereço de quem lhe enviou e para quem enviou, não use o campo 'Cc:', use sempre o campo 'Cco:' (cópia oculta) ou 'Bc' [Blind copy], assim o de todos estará preservado.

18 Antivírus. Os antivírus são programas desenvolvidos por empresas de segurança, com o objetivo de detectar e eliminar vírus encontrados no computador. Os antivírus possuem uma base de dados contendo as assinaturas dos vírus de que podem eliminar. Desta forma, somente após a atualização de seu banco de dados, os vírus recém-descobertos podem ser detectados.

19 Atividade. Para responder algumas de nossas duvidas vamos acessar:

20 Procure mais informações...

21 CAIS/RNP – CENTRO DE ATENDIMENTO A INCIDENTES DE SEGURANÇA. CARTILHA DE SEGURANÇA PARA INTERNET – CERT.BR, VERSÃO SYMANTEC – EMPRESA FABRICANTE DE SOFTWARE SUPERDOWNLOADS – ACERVO DE PROGRAMAS PARA DOWNLOAD SECURITY FOCUS – PUBLICAÇÃO E DISCUSSÃO DE VULNERABILIDADES. REFERÊNCIAS


Carregar ppt "Aula 12:Segurança na rede. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google