A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 12:Segurança na rede. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 12:Segurança na rede. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta."— Transcrição da apresentação:

1 Aula 12:Segurança na rede. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade Curso de Informática – UNATI: Tecnologias de Informação e Comunicação: com enfoque aos ambientes colaborativos Horário: 14:30 às 16:30 30.Agosto. 2011

2 A Internet é cada vez, mais utilizada como meio de comunicação. Milhões de usuários de todas as idades a utilizam diariamente, e apesar de ser um meio versátil e uma fonte inesgotável de recursos, apresenta alguns perigos associados.

3 O que são: Malwares são utilizados para referenciar os softwares que possuem intenções maliciosas,ou seja, programas que podem comprometer a integridade dos dados de um computador.

4 VÍRUS -É um programa que age como um vírus biológico infectando um sistema (computador) e pode replicar-se, causando danos. - Os vírus podem causar desconfiguração dos componentes da máquina, remover arquivos, e desinstalar aplicativos...

5 Como se propagam: Abrir arquivos suspeitos anexados aos e- mails; Executar programas de procedência duvidosa, apartir da internet, disquetes, CDs, etc; Utilizar software pirata.

6 WORMS Se diferenciam dos vírus pela forma de propagação, podem se aproveitar de vulnerabilidades dos sistemas para espalharem pela rede. Se espalham, através de e-mails, links enviados através de programas de mensagem instantâneas.

7 Como evitar Evitar clicar em links suspeitos em e-mails de origem duvidosas Manter o sistema operacional, programas e antivírus instalados e sempre atualizados - Instalar patches sempre que forem disponibilizados.

8 Cavalo de Tróia Assim como o mitológico cavalo de Tróia parecia ser um presente, mas na verdade escondia soldados gregos em seu interior que tomaram a cidade de Tróia, os cavalo de Tróia da atualidade são programas de computador que parecem ser úteis, mas na verdade comprometem a sua segurança e causam muitos danos.

9 Um cavalo de Tróia normalmente se apresenta como um e-mail com anexos de supostas atualizações de segurança da Microsoft, mas na verdade são vírus que desativam programas antivírus e firewalls abrindo a porta para outros riscos.

10 Exemplo: 1. A vítima do MSN recebe a seguinte mensagem: Da uma olhada nesse link é um video do sapo motoqueiro, é muito legal. http://[removido]/sapo_motoqueiro.cmd 2. Ao clicar no link, a vítima, além de contaminar sua máquina, envia a mesma mensagem para usuários de sua lista de contato. 3. O vídeo é apresentado com o intuito de distrair a vítima, enquanto o código malicioso é executado

11 Sapo Motoqueiro. Um novo worm brasileiro que espalhou pela rede do comunicador instantâneo MSN. Como as demais pragas do gênero, o vírus envia mensagens automatizadas, dessa vez prometendo vídeos. Quando o usuário executar, será infectado pelo worm, que então enviará mensagens para sua lista de contatos e roubará senhas de banco.

12 FRAUDES NA INTERNET

13

14

15

16

17 Como evitar a propagação de vírus Ao enviar cópias, apague no corpo do e-mail o endereço de quem lhe enviou e para quem enviou, não use o campo 'Cc:', use sempre o campo 'Cco:' (cópia oculta) ou 'Bc' [Blind copy], assim o e-mail de todos estará preservado.

18 Antivírus. Os antivírus são programas desenvolvidos por empresas de segurança, com o objetivo de detectar e eliminar vírus encontrados no computador. Os antivírus possuem uma base de dados contendo as assinaturas dos vírus de que podem eliminar. Desta forma, somente após a atualização de seu banco de dados, os vírus recém-descobertos podem ser detectados.

19 Atividade. Para responder algumas de nossas duvidas vamos acessar: http://www.navegueprotegido.com.br

20 Procure mais informações... http://www.navegueprotegido.com.br/CuidadosNavegar.aspx

21 CAIS/RNP – CENTRO DE ATENDIMENTO A INCIDENTES DE SEGURANÇA. HTTP://WWW.RNP.BR/CAIS/. CARTILHA DE SEGURANÇA PARA INTERNET – CERT.BR, VERSÃO 3.1. HTTP://CARTILHA.CERT.BR/ SYMANTEC – EMPRESA FABRICANTE DE SOFTWARE HTTP://WWW.SYMANTEC.COM/ SUPERDOWNLOADS – ACERVO DE PROGRAMAS PARA DOWNLOAD HTTP://WWW.SUPERDOWNLOADS.COM.BR SECURITY FOCUS – PUBLICAÇÃO E DISCUSSÃO DE VULNERABILIDADES. HTTP://WWW.SECURITYFOCUS.COM REFERÊNCIAS


Carregar ppt "Aula 12:Segurança na rede. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google