A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A família necessita um dia para unir-se DOMINGO: O dia do Senhor O dia da família.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A família necessita um dia para unir-se DOMINGO: O dia do Senhor O dia da família."— Transcrição da apresentação:

1

2 A família necessita um dia para unir-se

3 DOMINGO: O dia do Senhor O dia da família

4 esforço para reconstruir a famíliafaçam um esforço para reconstruir a família... FREI PATRICIO SCIADINI – OCD

5 A FAMÍLIA E O DOMINGO...hoje caberá, porventura, às famílias cristãs essa missão, vivendo-o, antes de mais, como o Dia do Senhor e Dia da Família.

6 A FAMÍLIA E O DOMINGO A Eucaristia dominical é, também para cada família, fonte de reconciliação, unidade, alegria e esperança. Isto implica uma catequese intra-familiar sobre o significado e o modo de viver o Domingo, Dia do Senhor, Dia da Família.

7 humanizar a sociedade...é urgente revalorizar a prática do Domingo como caminho para humanizar a sociedade. Domingo como Dia do Senhor e da FamíliaÉ necessário dar testemunho convincente da beleza e da alegria de viver o Domingo como Dia do Senhor e da Família.

8 Domingo tem de ser reservado a Deus, não a esportes, diz papa O domingo tem de ser um dia reservado a Deus, e não ao esporte ou entretenimento.... também demonstrou sua preocupação ante o " enfraquecimento da família ". "Quando o domingo perde seu significado e se torna um ´fim de semana´ no qual domina a diversão e o esporte, as pessoas se fecham em um horizonte tão estreito que não são capazes de ver o céu". João Paulo II também ressaltou que a valorização do domingo como dia reservado ao lazer leva a um "enfraquecimento da vida familiar e ao afastamento (dos fiéis) da Igreja". O papa considera que o domingo deve ser um dia dedicado ao repouso e de preces a Deus.

9 importância da Eucaristia...fisou a importância da Eucaristia. "Ela (a Eucaristia) é um compromisso irrenunciável [o papa pediu] ele pediu que eles " defendessem o casamento e a família."

10 Missa dominical Missa dominical, testemunho eloqüente para um mundo sem Deus; assegura o Papa Em particular, menciona: o desmoronamento da vida familiar, o afastamento da Igreja, a visão limitada da vida que deixa de despertar entre o povo o sublime chamado a dirigir seus passos para uma verdade que os transcende. «Portanto --sublinhou o pontífice--, o domingo é odia supremo da fé, um dia indispensável, o dia da esperança cristã.

11 Papa defende valores da família Objetivo: devolver uma sociedade tragicamente fragmentada aos desejos de Deus. frear as drogas e a criminalidade... medidas concretas que favoreçam sua estabilidade. Para JP II este é o caminho para frear as drogas e a criminalidade.

12 Não se esqueça que ajudando a família se contribui para solucionar outros problemas graves como a assistência aos doentes e idosos, e se - João Paulo II põe um freio às drogas e ao aumento da criminalidade.

13 texto em defesa da famíliatexto em defesa da família modelo da família sustentado pelo Vaticano O objetivo político, é o de mobilizar os deputados católicos presentes nos parlamentos de muitas nações e influenciar aos de outra orientação, que por motivos religiosos, filosóficos ou de conveniência, estão abertos a defender com leis precisas o modelo da família sustentado pelo Vaticano.

14 A família está ameaçada por direitos mal entendidos; constata o Papa promover leisé tarefa dos governantes promover leis que favoreçam a vitalidade dela

15 Eucaristia, antídoto para a ameaça do individualismo A Eucaristia, antídoto para a ameaça do individualismo; segundo Ratzinger Conhecemos a força da violência neste mundo, as ameaças contra a paz e contra os fundamentos éticos da humanidade.

16 «Nos une ao Senhor e nesse sentido nos une entre nós.... Cristo presente na «Eucaritia constrói a Igreja».... «Nos une ao Senhor e nesse sentido nos une entre nós. É vínculo, no sentido de que nos faz membros do Corpo de Cristo.

17 EUCARISTIA TROUXE A MAIOR REVOLUÇÃO DA HISTÓRIA, DIZ PAPA Uma revolução social, pois perante a Eucaristia os fiéis reúnem-se deixando de lado sua condição social, suas convicções políticas e até suas preferências mútuas.

18

19 Já não há judeu nem grego; nem escravo nem livre; nem homem nem mulher, já que todos vós sois um em Cristo Jesus Nestas palavras percebe-se a verdade e a força da revolução cristã, profunda a revolução mais profunda história humana da história humana, que se experimenta precisamente ao redor da Eucaristia.

20 Estamos unidos para além de nossas diferenças de nacionalidade, de profissão, de classe social, de idéias políticas: nos abrimos uns aos outros para nos convertermos em uma só coisa a partir dEle...é bom sempre velar para que as recorrentes tentações de particularismo, ainda que de boa fé, não vão, de fato, no sentido oposto

21 Domingo é dia do Senhor, diz papa É o dia do Senhor Duplo sentido: dom de Deus ao homem e louvor do homem a Deus transformou-se em fim de semana O tempo livre carece de um centro, o encontro com Aquele que é a nossa origem e nossa meta O primeiro dia da semana – dia da manhã da criação O domingo recorda o último dia da criação


Carregar ppt "A família necessita um dia para unir-se DOMINGO: O dia do Senhor O dia da família."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google