A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CARTÃO BNDES SICREDI MATERIAL CONCEITUAL E EXPLICATIVO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CARTÃO BNDES SICREDI MATERIAL CONCEITUAL E EXPLICATIVO"— Transcrição da apresentação:

1 CARTÃO BNDES SICREDI MATERIAL CONCEITUAL E EXPLICATIVO
JUL/14

2 Cartão BNDES Sicredi Alinhados à nova estratégia de cartões do Sicredi, que contempla um portfólio completo de produtos, apresentamos, com muita satisfação, o Cartão BNDES Sicredi. Com o novo produto, ampliamos o relacionamento, retenção de associados e reciprocidade, contribuindo assim para que o Sicredi se torne a principal instituição financeira do nosso associado. O Cartão BNDES Sicredi auxilia no desenvolvimento dos negócios dos associados pessoa jurídica, que, por meio deste, poderão investir e modernizar suas empresas. A processadora e bandeira Cabal foi selecionada por oferecer menores custos de investimento e prazos adequados de implantação. A Cabal tem larga experiência no desenvolvimento de produtos para Cooperativas de Crédito e sua solução, que contempla um módulo de consulta para as UAs (Sipagnet) e um módulo de consulta para o associado ( está trazendo um grande ganho ao Sicredi. As compras com o cartão BNDES são feitas apenas pelo Portal de Compras do BNDES e os principais fornecedores já estão credenciados à Bandeira Cabal. PA MT RO BA TO GO MS SP PR SC RS RJ

3 Agenda INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA ORIENTAÇÃO AOS ASSOCIADOS
- Público que pode solicitar o Cartão BNDES Sicredi - Utilização do Cartão - Principais características - Bandeira Cabal - Solicitação do cartão - Desbloqueio do cartão - Como o associado realiza suas compras - Como o associado acessa sua fatura - Credenciamento BNDES - Canais de atendimento aos associados INFORMAÇÕES SOBRE OS SISTEMAS OPERACIONAIS - Sistemas e acessos ao Cartão BNDES - Documentação necessária - Formalização do cartão - Monitoramento - Alteração de limite do cartão - Relatórios - Processo de cobrança - Coobrigação - Processo de cobrança/Inadimplência - Processo de liquidação antecipada - Cancelamento da solicitação do cartão - Cancelamento do cartão INFORMAÇÕES FINANCEIRAS - Receitas - Despesas - Rateio e limites - Comparativo alocação de capital - Atendimento às Cooperativas

4 Cartão BNDES Sicredi

5 INFORMAÇÕES PARA ORIENTAÇÃO AOS ASSOCIADOS
Cartão BNDES Sicredi INFORMAÇÕES PARA ORIENTAÇÃO AOS ASSOCIADOS

6 Orientação aos Associados
Com o CARTÃO BNDES SICREDI, o associado conta com dois parceiros de peso que cooperam com o crescimento da sua empresa: BNDES e Sicredi. Com o cartão, o associado pode investir e modernizar sua empresa, adquirindo máquinas, equipamentos, veículos e uma série de produtos oferecidos pelos fornecedores cadastrados. PÚBLICO QUE PODE SOLICITAR O CARTÃO BNDES SICREDI - MPME com faturamento bruto anual de até R$ 90 MM; - Empresas de controle nacional; - Empresas que exerçam atividade econômica compatível com as Políticas Operacionais e de Crédito do BNDES*; As empresas devem estar em dia com: Tributos federais INSS FGTS RAIS Órgãos públicos BNDES * Disponível no FTP //ftp-coop.sicredi.net/diversos/cartao_bndes/. UTILIZAÇÃO DO CARTÃO Itens financiáveis com o Cartão BNDES: - Bens novos e insumos de origem nacional; - Serviços específicos, autorizados pelo BNDES; - Máquinas e equipamentos importados, desde que autorizados pelo BNDES. No portal do Cartão BNDES ( é possível verificar todas as opções de produtos disponíveis para compra.

7 Orientação aos Associados
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS - Linha de crédito pré-aprovado para MPME* - Compras parceladas, entre 3 e 48 vezes, exclusivamente pelo Portal BNDES* - Taxa de juros definida mensalmente pelo BNDES (0,97% a.m. em junho/2014)* - Compartilha do rateio das linhas de crédito do BNDES* - O pagamento ocorre através de débito em conta (todo dia 15) - Em caso de inadimplência do associado, a Cooperativa deve honrar o valor da parcela com o BNDES - Não há anuidade - Apenas um cartão por empresa - Limite de até R$ 1 milhão para cada associado* - Não há programa de recompensas* A fatura é online ( Necessário garantia de fiança dos sócios da empresa *Características do produto definidas pelo BNDES. BANDEIRA CABAL - Bandeira com grande experiência no mercado de Cartão BNDES - É a bandeira de mais dois emissores do cartão BNDES (Bancoob e BRDE); - As compras são efetuadas exclusivamente online, através do Portal de Compras do BNDES, portanto não existe POS (maquininha) - Grande parte dos estabelecimentos cadastrados no portal do BNDES aceitam a bandeira Cabal - Taxa de administração para os estabelecimentos mais atrativa - Menor custo de desenvolvimento - Parceria estratégica com bancos cooperativos

8 Orientação aos Associados
SOLICITAÇÃO DO CARTÃO A SOLICITAÇÃO É FEITA UNICAMENTE ATRAVÉS DO PRÓPRIO ASSOCIADO, NÃO É POSSÍVEL QUE A COOPERATIVA FAÇA A SOLICITAÇÃO. O associado deve acessar o Portal de Operações do Cartão BNDES no endereço Clicar no link "Solicite seu Cartão BNDES" Informar CNPJ, o tipo de controle e o CNAE Fiscal Selecionar o Banco Cooperativo Sicredi  Preencher a Proposta de Solicitação do Cartão Em caso de dúvidas siga o tutorial disponível AQUI. Atenção! Pedidos solicitados cuja aprovação não tenha sido lançada no Portal do Cartão BNDES, em até 90 dias, serão excluídos pelo BNDES. Com isso, o associado deverá fazer nova solicitação.

9 Orientação aos Associados
DESBLOQUEIO DO CARTÃO No momento da entrega do cartão BNDES Sicredi para o associado, realizado na Unidade de Atendimento, a Cooperativa deve efetuar o desbloqueio do cartão e atualização dos dados do associado. 1º Basta acessar o sistema Sipagnet 2º Pesquisar o titular do cartão 3º Entrar nos dados do cartão e solicitar a opção de desbloquear o cartão A partir deste momento, o cartão estará disponível para ser utilizado pelo associado Dúvidas sobre o Sipagnet poderão ser consultadas no manual, //ftp-coop.sicredi.net/diversos/cartao_bndes/

10 Orientação aos Associados
COMO O ASSOCIADO REALIZA SUAS COMPRAS COMPRAS ONLINE - o cartão é válido exclusivamente para compras nos catálogos dos fornecedores cadastrados no Portal do Cartão BNDES. São milhares de itens em exposição: de computadores até motos, caminhões e utilitários. Para fazer a compra, o associado deve: 1º acessar o Portal de Operações do Cartão BNDES ( utilizando seu login e senha cadastrados. 2º Fazer sua pesquisa nos menus Busca de Produtos ou Categoria de Produtos 3º Escolher o que deseja. Se o preço e o botão Comprar estiverem disponíveis, o item poderá ser comprado diretamente no Portal. Caso contrário, entre em contato com o fornecedor escolhido e negocie as condições de compra. 4º Após a conclusão da negociação, o fornecedor registará as informações da transação no Portal de Operações do Cartão BNDES. MODALIDADES DE COMPRA Direta: é aquela na qual você faz todo o processo de compra de forma online no Portal do Cartão BNDES. Indireta: quando há necessidade de negociações comerciais e especificações técnicas dos materiais. Após negociação e acordo, o fornecedor insere a compra no Portal do Cartão BNDES. PARA REALIZAR A COMPRA, O ASSOCIADO DEVE: 1º acessar o Portal de Operações do Cartão BNDES ( utilizando seu login e senha cadastrados 3º Escolher o que deseja. Se o preço e o botão Comprar estiverem disponíveis, o item poderá ser comprado diretamente no Portal. Caso contrário, entre em contato com o fornecedor e negocie as condições de compra 4º Após a conclusão da negociação, o fornecedor registará as informações da transação no Portal de Operações do Cartão BNDES

11 Orientação aos Associados
COMO O ASSOCIADO ACESSA SUA FATURA Para acesso a fatura, o associado deverá ser orientado a acessar o site . Não será encaminhada fatura impressa. No primeiro acesso, cada associado deverá criar o seu usuário para poder visualizar a fatura. Dados como tipo e número de cartão serão solicitados.

12 Orientação aos Associados
CREDENCIAMENTO BNDES O credenciamento é feito diretamente entre o fornecedor e o BNDES Em caso de dúvidas, o estabelecimento deve entrar em contato direto com o BNDES ou acessar o site Clique aqui para verificar o manual de cadastramento de estabelecimento

13 Orientação aos Associados
CANAIS DE ATENDIMENTO AOS ASSOCIADOS Central de Atendimento aos Portadores do Cartão BNDES: CABAL BRASIL (capitais e regiões metropolitanas) (demais localidades) SEGUNDA A SEXTA, DAS 08h ÀS 18h Central de Atendimento do Portal do Cartão BNDES (Problemas no Portal e Concessão de Senhas): (regiões metropolitanas) (demais localidades) ATENDIMENTO 24 HORAS SEGUNDA A SEXTA, DAS 8h ÀS 20h Central de Atendimento aos Fornecedores credenciados no Portal do Cartão BNDES:

14 INFORMAÇÕES SOBRE OS SISTEMAS OPERACIONAIS
Cartão BNDES Sicredi INFORMAÇÕES SOBRE OS SISTEMAS OPERACIONAIS

15 Sistemas Operacionais
SISTEMAS E ACESSOS AO CARTÃO BNDES ACESSO: PRINCIPAIS FUNCIONALIDADES: atribuição de limite, bloqueio e desbloqueio online de cartão, consulta de transações, atualização de dados cadastrais, entre outros MANUAL DE UTILIZAÇÃO: //ftp-coop.sicredi.net/diversos/cartao_bndes/ CUSTO MENSAL POR USUÁRIO: R$10,00 - sugerimos apenas um usuário por Cooperativa - A solicitação de novos acessos ao sistema deve ser realizada, unicamente, via IDM; - Em caso de desligamento ou exclusão de acesso do usuário, o gestor deve fazer a exclusão do colaborador via IDM. SIPAGNET SIAC PORTAL DO CARTÃO BNDES Trata-se do sistema de empréstimos, onde ficam registradas as coobrigações das Cooperativas. - Disponibilizado pelo BNDES para que os associados façam a adesão ao cartão; - É utilizado para efetuar as compras com o cartão; - O credenciamento de fornecedores são efetuados pelos próprios através deste canal.

16 Sistemas Operacionais
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA - Termo de adesão, que será disponibilizado na rede FTP, diretório //ftp-coop.sicredi.net/diversos/cartao_bndes/. Não é necessário o preenchimento do número da aprovação no termo de adesão. Este documento deverá ser assinado pelo associado no ato da entrega de documentos; - Instrumento particular de fiança, que será disponibilizado na rede FTP, diretório //ftp-coop.sicredi.net/diversos/cartao_bndes/. Este documento deverá ser assinado pelo associado no ato da entrega de documentos; - Certidão Conjunta de Débitos Relativos a Tributos Federais e à Dívida Ativa da União ou de Certidão Conjunta Positiva com Efeitos de Negativa de Débitos relativos a Tributos Federais e à Dívida Ativa da União, expedida pela Secretaria da Receita Federal e pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional ( ;  - CND - Certidão Negativa de Débito (Previdenciária) expedida pela Secretaria da Receita Federal; - Certificado de Regularidade do FGTS ( - Comprovação de Regularidade quanto à entrega da RAIS; - Declaração, na qual ateste, em síntese, que está com a sua situação regularizada perante os órgãos públicos e a legislação pertinentes, conforme modelo disponível no menu "Regras" localizado no topo da página do Portal de Operações do Cartão BNDES ( - Contrato social.

17 Sistemas Operacionais
FORMALIZAÇÃO DO CARTÃO 1. O associado deve ir até a Cooperativa e apresentar a documentação listada em “Documentação necessária”. 2. A Cooperativa deve efetuar a análise de crédito para o associado (fora da esteira), de acordo com a política de crédito do Sicredi, e comunicá-lo sobre o limite atribuído. Este limite deve constar no corpo na requisição que será explicada a seguir. 3. A cooperativa deve abrir uma requisição no USD acessando a categoria “Operações BNDES > Cartão BNDES > Envio de documentos de formalística”, enviando documentação do associado (devidamente preenchida) digitalizada. De posse dos documentos, a GOP procederá a análise formalística da solicitação, informará a aprovação do cartão pelo Sicredi ao BNDES e, após o processamento daquele Banco, atribuir o limite e a UA no sistema Sipagnet. A Cooperativa deverá abrir um incidente por cartão/associado. 4. O SLA de análise da GOP é de 6 dias úteis. 5. Caso a documentação esteja correta, a Cooperativa deverá receber o Cartão BNDES em aproximadamente 15 dias úteis. O cartão será emitido perante análise de crédito e documentação. 6. Quando receber o cartão, a cooperativa deve avisar o associado para retirada na UA. Neste momento, a Cooperativa deve atualizar os dados do associado e desbloquear o cartão no sistema Sipagnet.

18 Sistemas Operacionais
MONITORAMENTO Para que as Cooperativas possam monitorar o recebimento de solicitações de cartão realizadas pelos associados no Portal do Cartão BNDES, disponibilizamos o arquivo CB125 (CB125_748_CCCC*_relCartoesBNDESPendentes.YYYYMMDD) no FTP das Cooperativas. Após a aprovação do cartão, o monitoramento do recebimento somente poderá ser realizado através do Sipagnet. Esse arquivo possui as solicitações recebidas e pendentes de aprovação. Somente após o lançamento da aprovação do cartão pela GOP, as solicitações deixarão de ser listadas no relatório. Durante a fase de formalização, a Cooperativa pode monitorar o andamento da operação na GOP através da consulta do incidente no USD. * C = Cooperativa. Qualquer dúvida quanto ao Sipagnet poderá ser consultado no manual.

19 Sistemas Operacionais
ALTERAÇÃO DE LIMITE DO CARTÃO - O processo de alteração de limite poderá ocorrer semestralmente, devido as normas de rateio dos recursos de BNDES; - A janela de alteração está prevista para os meses de junho e dezembro. Mais informações sobre alteração de limite serão passadas nos próximos meses, tendo em vista que a primeira alteração só poderá ocorrer em Dez/2014. RELATÓRIOS Os relatórios serão inseridos automaticamente no FTP de cada Cooperativa. Relatório Periodicidade Conteúdo Regra de Nomenclatura Identificadores Relatório Cadastral Diária (segunda a sexta) Base Cadastral de Cartões 748-cccc-coop-reltcabalcadastral-ddmmaaa.txt cccc - Central coop -Cooperativa Relatório de cartões em Atraso Cartões em Inadimplência 748-cccc-coop-ReltCABALCartoesAtraso-bb-ddmmaaaa.txt Relatório de cartões Bloqueados por Emissor Cartões Bloqueados 748-cccc-coop-ReltCABALCartoesBloqueados-bb-ddmmaaaa.txt Relatório de Receitas Mensal - 05  Distribuição de spread por cooperativa 748-cccc-coop-ReltCABALRecCoop_bb_ddmmaaaa Relatório de Intercâmbio  Distribuição de intercambio por cooperativa 748-cccc-coop- ReltCabalIntercCoop_ddmmaaaa CB125 Quando houver cartões pendentes de aprovação  Arquivo de cartões pendentes de aprovação no portal BNDES  CB125_748_AAAA_relCartoesBNDESPendentes.aaaammdd AAAA - Cooperativa

20 Sistemas Operacionais
PROCESSO DE COBRANÇA Não será utilizado o limite de cheque especial para compor saldo, admitindo, porém, a utilização de resgate de aplicação automática Como nas demais operações em que a Cooperativa é garantidora, a GOP debita os valores diretamente da conta da Cooperativa, no dia 15 de cada mês A Cooperativa não deve liquidar as coobrigações do Cartão BNDES no SIAC. Este processo é executado, unicamente, pela GOP, já que o controle dos pagamentos está nesta área A cobrança do associado é realizada pela GOP através da liquidação das coobrigações diretamente na conta do associado Somente serão liquidadas as coobrigações caso o associado tenha saldo para liquidar todo o valor da fatura (todas as coobrigações). Não haverá liquidação parcial COOBRIGAÇÃO - Existe o processo de comprometimento da Cooperativa com o BNDES, como nas demais linhas de financiamento do BNDES; - A cada compra realizada pelos associados, serão criadas coobrigações no SIAC (produto 585C – Cartão BNDES); - O cadastramento e liberação desta operação será realizada de forma centralizada pela GOP, não gerando nenhum trabalho operacional para a Cooperativa.

21 Sistemas Operacionais
PROCESSO DE COBRANÇA/INADIMPLÊNCIA No caso de inadimplência, o cartão do associado será bloqueado automaticamente e só poderá ser desbloqueado o momento que o associado realizar o pagamento da inadimplência Após a liquidação da inadimplência, a Cooperativa deverá solicitar o desbloqueio do Cartão à GOP através do USD, categoria “Operações BNDES > Cartão BNDES > Solicitação de desbloqueio de cartão” A Cooperativa deverá liquidar as coobrigações inadimplentes com os valores do SIAC

22 Sistemas Operacionais
PROCESSO DE LIQUIDAÇÃO ANTECIPADA - Somente é admitida a liquidação antecipada da compra e não da fatura, lembrado que cada compra refere-se a uma coobrigação no SIAC - O associado pode solicitar a liquidação antecipada de apenas uma compra (saldo devedor de uma coobrigação) ou de todas as suas compras (saldo devedor de todas as coobrigações) - A liquidação dos valores antecipados é realizada sempre no dia 15, juntamente com as liquidações das parcelas vigentes do mês - As solicitações recebidas até o dia 10, são liquidadas no mês vigente. As solicitações recebidas posteriormente são liquidadas no próximo mês PARA SOLICITAR A LIQUIDAÇÃO ANTECIPADA, A COOPERATIVA DEVE: 1. Preencher o formulário “Solicitação de liquidação antecipada CB – associado” e arquivá-lo no dossiê da operação 2. Preencher o formulário “Solicitação de liquidação antecipada CB - Cooperativa* 3. Abrir uma requisição através do USD, categoria “Operações BNDES>Cartão BNDES> Solicitação de liquidação antecipada”, anexando o formulário “Solicitação de liquidação antecipada CB - Cooperativa* RECEBIDA A REQUISIÇÃO, A GOP DEVE: 1. Calcular o valor a ser liquidado; 2. Informar à Cooperativa, através do USD, o valor a ser liquidado 3. No dia 15, proceder o débito na conta das Cooperativas 4. Debitar a conta do associado; 5. Liquidar a operação no SIAC * O formulário está disponível na rede FTP //ftp-coop.sicredi.net/diversos/cartao_bndes/

23 Sistemas Operacionais
CANCELAMENTO DA SOLICITAÇÃO DO CARTÃO CANCELAMENTO DO CARTÃO Caso, por algum motivo, ocorra a desistência por parte do associado durante a fase de Formalização do Cartão, a Cooperativa pode solicitar o cancelamento desta solicitação à GOP. O cancelamento deve ser encaminhada à GOP através do USD, categoria “Operações BNDES > Cartão BNDES > Cancelamento de Solicitação de Cartão”. Para solicitação de cancelamento do cartão, a Cooperativa deve abrir uma requisição no USD na categoria “Operações BNDES > Cartão BNDES > Cancelamento de cartão” para a GOP efetuar o procedimento. Para cartões que já efetuaram compras, o recurso alocado não será devolvido a Cooperativa. Para cartões que ainda não efetuaram compras, o recurso será devolvido a Cooperativa.

24 INFORMAÇÕES FINANCEIRAS
Cartão BNDES Sicredi INFORMAÇÕES FINANCEIRAS

25 Informações Financeiras
RECEITAS REMUNERAÇÃO DO SICREDI: 35% da taxa de juros definida pelo BNDES (65% Cooperativa; 35% Banco) INTERCÂMBIO (100% Cooperativa) – 1,6% do valor da compra limitado a R$800,00, uma vez que a taxa de administração máxima cobrada pela Cabal do Estabelecimento Comercial é 2% do valor da compra limitada a R$1000 Exemplos: - Em uma transação de R$ ,00, é descontado do lojista 2%, resultando em uma taxa de R$ 400,00. O Intercâmbio é 80% da taxa, sendo R$ 320,00. - Em uma transação de R$ ,00, é descontado do lojista 2%, resultando em uma taxa de R$ 1.000,00. O Intercâmbio é 80% da taxa, sendo R$ 800,00. DESPESAS EMISSÃO DO CARTÃO: R$10,19 (Kit com Cartão: R$4,23 + Correio/AR: R$5,96) PROCESSAMENTO: R$2 por cartão/mês ACESSOS AO SIPAGNET: R$10 por login/mês

26 Informações Financeiras
RATEIO E LIMITES - Os valores destinados ao Cartão BNDES serão os valores do rateio normal de BNDES; - Na concessão de limite, as Cooperativas devem observar que os valores concedidos – independentemente de serem utilizados ou não – consomem do rateio de BNDES disponível. Portanto sobre os valores concedidos no Cartão BNDES haverá redução nos limites disponíveis dos rateios para as UA’s - Quando forem realizados os rateios semestrais, os limites concedidos até aquela data, em Cartão BNDES, serão descontados automaticamente (já na divulgação do rateio) - O lançamento dos limites no Sipagnet pela GOP são realizados após a divulgação do rateio (julho/2014), momento em que os valores das solicitações recebidas devem ser descontados do rateio da Cooperativa; - Neste período, até a divulgação do rateio, a GOP começa a efetuar a análise formalística Para apoiar as Cooperativas na concessão do crédito, levantamos, junto ao BNDES, os valores praticados pelo mercado: - O limite médio que os demais emissores praticam para este produto é de R$ ,00 - O ticket médio de cada compra informado pelo BNDES é de R$ ,00 - Média de 1,14 compras por ano

27 Informações Financeiras
COMPARATIVO ALOCAÇÃO DE CAPITAL Exigência de Alocação de Capital* do limite no Banco e na Cooperativa ALOCAÇÃO DE CAPITAL DO CARTÃO BNDES NO SICREDI - Liberação de Recursos - Repasse ao Associado - Alocação de Capital sobre coobrigação - Agente Financeiro - Alocação de Capital sobre o limite utilizado e não utilizado - Utilização dos Recursos BNDES BANCO SICREDI ASSOCIADO COOPERATIVA ALOCAÇÃO DE CAPITAL DAS DEMAIS OPERAÇÕES DE BNDES NO SICREDI - Liberação de Recursos - Repasse ao Associado - Alocação de Capital sobre coobrigação - Agente Financeiro - Alocação de Capital sobre o recurso liberado - Utilização dos Recursos BNDES BANCO SICREDI ASSOCIADO COOPERATIVA * Legislação que determina a alocação de capital - Circular do Banco Central.

28 ATENDIMENTO ÀS COOPERATIVAS
Canal de Atendimento ATENDIMENTO ÀS COOPERATIVAS Em caso de dúvidas, a cooperativa deverá abrir requisição ou incidente via 8000, opção 2-2.

29 Síntese SOLICITAÇÃO DOCUMENTOS FORMALÍSTICA DESBLOQUEIO COBRANÇA
- Em caso de inadimplência do associado o cartão será bloqueado; - O associado poderá solicitar a liquidação antecipada das parcelas a qualquer momento. - A cooperativa deverá efetuar a análise de crédito para o associado, por fora da esteira; - Será necessária abertura de uma requisição no USD para que a GOP faça toda a análise de documentos. - É feito através do sistema Sipagnet; - O colaborador deverá efetuar no momento da entrega do cartão para o associado. - A documentação será apresentada após o cadastro no portal; - Toda a documentação deverá ser entregue na UA. - É efetuada de forma centralizada pela GOP; - Ocorre em um dia fixo ao mês; - Pagamento por débito em conta. - Através do portal do Cartão BNDES; - Necessário preenchimento da proposta de adesão por parte do associado. - A alteração do limite do cartão será realizada semestralmente; - Para solicitação de cancelamento do cartão, a cooperativa deverá abrir uma requisição no USD para a GOP efetuar o procedimento. - O processo de compras ocorre através do portal do Cartão BNDES - A fatura é online - Existe o processo de coobrigação, da mesma forma que existe com os demais produtos do banco - Mediante análise do BNDES, os associados podem se credenciar para aceitação do Cartão BNDES SOLICITAÇÃO DOCUMENTOS FORMALÍSTICA DESBLOQUEIO COBRANÇA

30 Acesso à Ferramenta OBRIGADO!

31


Carregar ppt "CARTÃO BNDES SICREDI MATERIAL CONCEITUAL E EXPLICATIVO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google